Revisão: CHINA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Econômico Comparado
Advertisements

NOVO SÍMBOLO NO COMÉRCIO MUNDIAL
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
CHINA.
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
(UFMS ) - A economia chinesa tem crescido em ritmo acelerado nas últimas décadas. O surto econômico da China tem-se baseado na produção de artigos.
Japão! O Japão é um país insular da Ásia Oriental. Localizado no Oceano Pacífico. Os caracteres que compõem seu nome significam "origem do Sol", razão.
1 – REVOLUÇÃO RUSSA (1917): Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo. Antecedentes: País mais atrasado da Europa. Base agrícola. Sem liberdades.
CHINA.
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
O mundo do ponto de vista de Pequim
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
O mundo do ponto de vista de Moscou
A SEGUNDA ECONOMIA DO MUNDO
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
JAPÃO E OS TIGRES ASIÁTICOS
CHINA. CHINA CHINA: HISTÓRIA ATÉ SÉCULO XV – NAVEGAÇÕES PORTUGUESES FRANCESES BRITÂNICOS ALEMÃES JAPONESES.
Novos Países Industrializados
CHINA.
Desenvolvimento Econômico Comparado
Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
2 - A REVOLUÇÃO CHINESA (1949):
A Revolução Chinesa 1949.
Atualidades de Geografia Professor : Célio Júnior
A China na política internacional contemporânea
CHINA.
O Comércio Internacional de Bens e Serviços
O DRAGÃO e os TIGRES ASIÁTICOS
China e o mundo contemporâneo
REPUBLICA POPULAR DA CHINA
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
MAGNUM PHOTOS/LATINSTOCK
Revolução Chinesa Revolução Chinesa Webster Pinheiro Webster Pinheiro.
Regimes totalitários na Ásia
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
Agricultura e Atividade Industrial
A NOVA CHINA.
A Circulação da Mercadoria
A REVOLUÇÃO CHINESA 1949.
CHINA.
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
UT 12 –INDUSTRIALIZAÇÃO EM PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Correção das Atividades do Livro China
Empresas Multinacionais
CAPÍTULO 24: CHINA.
LESTE ASIÁTICO Os Tigres asiáticos: Japão
CHINA.
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
Japão e os tigres asiáticos
Produção Econômica da América Latina – parte II
QUESTÕES GEOPOLÍTICAS SOBRE A CHINA
China: Um universo dentro do mundo
Japão e Tigres asiáticos
JAPÃO: ASPECTOS SOCIO-ECONOMICOS
Guerra Fria – 2ª parte Revolução Chinesa 1949
TIGRES ASIÁTICOS Prof. Arnaldo trilobita.org.br/arnaldo.
A Ásia Industrializada
1960: China e URSS rompem relações
CHINA. MURALHAS DA CHINA Construída em 220 A.c – Km Evitar invasão dos povos nômades do norte (Mongóis).
BRASIL, RÚSSIA, ÍNDIA E CHINA
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
China: a potência do século XXI
Tigres Asiáticos Geografia Geral Prof. Sérgio Nart.
ASPECTOS SOCIOECONOMICOS ASPECTOS NATURAIS
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
GEOPOLÍTICA DO JAPÃO AULAS 28 A 30 DATA: 29/05 PERÍODO: MANHÃ E TARDE.
Transcrição da apresentação:

Revisão: CHINA

A bandeira da República Popular da China foi adotada em 27 de setembro de 1949. A cor predominante é a vermelha, que simboliza a revolução e o Partido Comunista da China, que tomou o poder em 1949. No canto superior esquerdo estão dispostas uma estrela grande e quatro pequenas, sendo todas na cor amarela e de cinco pontas. A estrela grande simboliza o PCC (Partido Comunista da China) e as quatro menores o povo chinês. O amarelo das estrelas representa o brilho da luz no solo chinês. O posicionamento das estrelas representa a união e o engajamento entre o povo chinês e o Partido Comunista da China.

A China conta com cerca de 15 ZEE - zonas de livre comércio ao longo de suas áreas costeiras no leste e sul, que gozam de uma série de políticas preferenciais tarifárias e em matéria de investimento. Abertura Econômica Registros de Patentes Dentre os países asiáticos, Japão (2º lugar), Coréia do Sul (4º) e China (7º) foram os que mais se destacaram. O Japão, que substituíra a Alemanha no segundo lugar em 2003, manteve sua posição com 2,6% de crescimento em relação a 2006, respondendo por 17,8% do total de registros de patentes.

O QUINTO LUGAR MAIS POLUÍDO TAMBÉM É NA CHINA Linfen, China - Seus três milhões de habitantes sufocam com a poeira e bebem o arsênico provenientes do combustível fóssil.

Hu Jintao, foi à na Nigéria e recebeu na China o presidente do Irã, depois o Sheik da Arábia Saudita e Hugo Chaves para firmar acordos sobre petróleo – 2006/2007. Sinopec irá comprar 250 milhões de toneladas de gás natural liquefeito: US$100 bilhões

DISTRIBUIÇÃO DAS 100 TRANSNACIONAIS EMERGENTES Este quadro mostra a percentagem de empresas multinacionais oriundas de mercados (países) emergentes.

Cronologia – abertura chinesa

China – empresas estrangeiras Regiões da China – PIB per capita

China . Extenso território, com litoral bastante recortado (mais de 5 mil ilhas a leste, enormes montanhas a oeste e o Deserto de Gobi, ao norte). . Nesse território, há 4 mil anos a etnia han, majoritária, procura dominar vários outros povos. São mais de cinquenta grupos étnicos diferentes: diversos ramos da família sino-tibetana (miao e yao, zuang-dong e daí), do grupo tibeto-birmanês e das etnias de línguas uralo- altaicas, como os turcos, mongóis e tungus.

Até 1910: Submissão aos interesses estrangeiros. 1911: Proclamação da República. Sun Yat-Sem – Kuomintang (Partido Nacionalista). Até meados dos anos 20 (instabilidade): “senhores da guerra” (lideranças locais) e interesses externos impunham-se sobre a República. 1921: Criação do PCCh (Mao Tsé-Tung). Até 1925: Aliança entre Kuomintang e PCCh. Com a morte de Sun Yat-Sem, assume Chiang Kai-Shek 1927: PCCh é declarado ilegal (perseguição aos comunistas).

1928: Kuomintang consolida-se no poder. 1934: Longa Marcha (12 mil Km). Fuga de comunistas e tentativa de ampliar bases. 1937 – 1945: Guerra contra o Japão. Aliança provisória entre Kuomintang e PCCh. Longa Marcha e guerra contra o Japão

1945 – 1949: Guerra Civil Kuomintang X PCCh* Shiang Kai-Shek e seguidores refugiam-se na ilha de Formosa (Taiwan). Nacionalização de indústrias e reforma agrária. 1953 – 1958: Plano Qüinqüenal. Modelo e suporte técnico soviético. Ênfase na indústria de base. Criação de cooperativas nos campos.

China – disputas territoriais

China – densidade demográfica

LÍDERES E PRÁTICAS ECONÔMICAS DA REVOLUÇÃO PERÍODO PROGRAMA Mao Tsé-Tung 1949 – 1976 Grande Salto Para Frente, Crescer com os Próprios Pés, a Grande Revolução Cultural proletária Deng Xiaoping 1976 – 1993 As Quatro Modernizações Jiang Zemin 1993 – 2003 Abertura ao Capitalismo Internacional e inserção da China Popular no comércio mundial Hu Jintao 2003 – 2013 Continuidade da política anterior.

Não importa a cor do gato e sim Deng Xiaoping: Não importa a cor do gato e sim que ele pegue o rato. . As reformas econômicas chinesas da era de Deng Xiaoping basearam-se em uma estratégia exportadora e na política de portas abertas. . Elas foram implantadas para viabilizar a expansão global da capacidade de importar e proporcionar um rápido deslocamento da pauta de importações na direção de máquinas e equipamentos. . A pauta exportadora chinesa concentrava-se ao longo dos anos 80 essencialmente em produtos intensivos em mão de obra e de baixo valor unitário.

MEDIDAS ECONÔMICAS • Zonas econômicas especiais Incentivos: impostos reduzidos, facilitação das exportações e das importações, Concessão de áreas para instalação, etc. • Cidades abertas – 15 cidades costeiras – Fortalecimento de SHANGHAI como centro financeiro internacional • Áreas costeiras abertas – Também destinadas a atrair investimentos externos. – Concentradas ao longo dos deltas e penínsulas.

O ciclo de expansão dos investimentos estatais . Ousada estratégia industrial – seleção de 120 grupos empresariais para formar um “national team” em setores de importância estratégica. . Parcela significativa dos investimentos públicos concentrados na construção civil. . Nos últimos anos as maiores taxas de crescimento foram registradas nas indústrias de cimento, aço, alumínio, automóveis, têxtil e carvão induzidos pela expansão da construção residencial que seguiu a urbanização.

O mundo visto pela China O mundo visto pela China Araújo, Regina; Corrêa, ângela, Guimarães, Raul. Observatório de Geografia (volume 4). São Paulo: Moderna, 2009.