A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Circulação da Mercadoria

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Circulação da Mercadoria"— Transcrição da apresentação:

1 A Circulação da Mercadoria
A Mundialização da Economia A Circulação da Mercadoria

2 Rota da seda -200 d.C. – abandonada pós progresso da ciência – construção de navios na Europa.

3 Expansão marítima européia de 1500 a 1600 – Espanha e Portugal – Inicio da globalização – intensificada a rede de comunicações

4 A Circulação da Mercadoria
Entre os fatores que permitiram o desenvolvimento do sistema de produção capitalista estão o comércio e a própria produção em escala internacional. A circulação de matérias-primas e de mercadorias não ocorre com a mesma intensidade em todas as partes do planeta.

5 A Circulação da Mercadoria
A participação dos países no processo de globalização é diferente porque cada qual possui um desenvolvimento econômico e uma divisão territorial do trabalho com características próprias. Atualmente para que o crescimento econômico ocorra em grande escala, é necessário uma maior interdependência dos países ricos em relação aos países pobres, tanto no que se refere ao fluxo de mercadorias, como ao de capital e de informação.

6 A Circulação da Mercadoria
A disponibilidade dos meios de transporte também interfere no desenvolvimento do mercado e na intensidade das trocas e caracteriza a economia de um país. Os países que desenvolvem pesquisa e tecnologia são os que estabelecem as regras no comércio internacional. Os principais meios e transporte são o rodoviário, o ferroviário, o hidroviário o marítimo e o aéreo.

7 A Circulação da Mercadoria
A expansão das rodovias é uma realidade mundial e está relacionada com a industrialização e utilização de petróleo. Ex: Brasil

8

9

10 A Circulação da Mercadoria
No Brasil, o sistema ferroviário foi constituído visando a integrar as áreas produtoras de matérias-primas aos portos de exportação, concentrando-se mais em algumas regiões e sendo majoritariamente utilizado para transporte de cargas. Estimulado entre 1860 e 1940 – produção de café. Ajudou a incrementar o processo de urbanização e integração do território brasileiro, principalmente no Estado de São Paulo.

11

12 A Circulação da Mercadoria
O transporte hidroviário apresenta uma característica interessante: As principais hidrovias não coincidem necessariamente com os rios navegáveis; Muitas hidrovias foram implantadas em locais de fluxo intenso, o volume e a escala de produção exigiram que os rios se tornassem vias de navegação, mesmo não sendo originalmente navegáveis.

13

14

15 A Circulação da Mercadoria
O tráfego marítimo permite um fluxo diário de 5 milhões de toneladas de mercadorias, incluindo petróleo, matérias-primas, produtos industrializados e creias; A maior intensidade de navegação ocorre na América do Norte, onde está concentrada a maior parte dos produtos industrializados.

16 A Circulação da Mercadoria
Os três grandes pólos mundiais que representam os pontos de partida e chegada dos fluxos marítimos são; EUA /Canadá, Japão/China e Europa Ocidental. Destacam-se também: Venezuela, Brasil, Tigres Asiáticos e alguns países africanos e do Oriente Médio

17 A Circulação da Mercadoria
O fluxo marítimo, no Brasil, está concentrada no Sudeste onde cerca de 80% da carga são movimentados nos portos de: São Sebastião, Santos, Vitória e Rio de Janeiro.

18 A Circulação da Mercadoria
O mundo moderno conta com o sistema de transporte por meio de dutos para transportar petróleo e gás natural, como o gasoduto construído entre as áreas produtoras da Bolívia e consumidoras no Brasil.

19 A Circulação da Mercadoria
O transporte aéreo, desde meados do século XX até os dias de hoje, é bastante significativo em todo mundo. Os países que se destacam nos campos da tecnologia e da pesquisa vêm desenvolvendo aviões cada vez mais sofisticados. O transporte aéreo está concentrado nas áreas mais desenvolvidas.

20 A Circulação da Mercadoria
No Brasil, a aviação regional e internacional vem crescendo de forma significativa; Tanto no transporte como na fabricação de aparelhos; Os fatores responsáveis por esse crescimento estão as pesquisas desenvolvidas por empresas, como a Embraer

21

22


Carregar ppt "A Circulação da Mercadoria"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google