Acesso completo x Sem acesso O acesso ao código fonte do Linux é tratado de forma aberta, isso quer dizer que qualquer pessoal que tenha conhecimentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Windows.
Advertisements

Sistemas Operacionais
Material elaborado pela professora Alzennyr Cléa da UFRPE / DFM
Eduardo Stevanato A solução que confere aos laboratórios de informática garantia de funcionalidade e melhor dinâmica de.
Noções de Sistemas Operacionais
Noções de Informática Prof. Eduardo
Scientific Linux O Sistema Linux muito parecido com RedHat e CentOS mas que é tão estável quanto.
Informática Aplicada Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Prof.: Fabrício M. Melo Bom dia!! Informática para concursos Prof.: Fabrício M. Melo
Modo Gráfico x Modo Texto
Sistemas Operacionais de Rede Professor: João Paulo de Brito Gonçalves
Pof. Marcelo.
Conceitos Básicos de Computação O ABC da Computação.
O QUE É UM SISTEMA OPERACIONAL
Introdução à Informática
Profª. ALINE (WEB-TUTORA)
Professor Victor Sotero
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
FUNDAMENTOS DE SOFTWARE
MICROSOFT WINDOWS XP Painel de Controle.
Transparência Total! O Software Secullum TI.Net foi desenvolvido para facilitar o gerenciamento das informações que circulam nos computadores conectados.
Aula 6 – Sistema Operacional
LINUX.
Ana Duarte nº1; Ana Marques nº2
My Drivers Bruna Helena Silva, n°05 Gabrielle Prado, n°15 Legacy.
Software Livre O software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído.
Gestão de Sistemas Operacionais II
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES PARA EXECUTIVOS1 Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 2 – Revisando Conceitos.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Recife 2014.
Sistemas Operacionais
Virtualização.
Sistema Operativo (S.O) em ambiente gráfico
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
MY DRIVERS.
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
DEBIAN.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
O que são  O S.O. é o principal software de um computador, funciona como intermediário entre o utilizador e o hardware, sem ele a máquina não funciona.
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
S ISTEMAS O PERACIONAIS Prof. André Aparecido da Silva.
Prof.: Fabrício M. Melo Informática para concursos
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Software Livre.
PROF PAULO MAXIMO, MSc
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Colégio Agrícola “José Bonifacio” Sistemas Operacionais Prof. Carlos Eduardo Caraski.
Redes Configurações e teste.
O que são, quais existem e suas características.
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
Introdução aos Sistemas Operacionais
Elementos de Informática
Tipos de Sistemas Operacionais
Inclusão Digital Unidade III Profª. Esp. Ana Paula Maciel.
Ciência da Computação I
Escola de Engenharia de Piracicaba Administração Sistema de Comunicação de Dados Aula 1 – Introdução Alberto Martins Júnior Flávio I. Callegari.
Aula 2 – Informática para Concursos
Sistemas Operativos.
Equipe Danilo Miguel Elias Lacerda Felipe Riguete Henderson Garcia
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS.
Introdução a Informática
Emerson Felipe GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MARIA EDUARDA RAMOS DE BARROS.
Computação em Nuvem Google Chrome OS Felipe Carvalho UFES 2009/2.
Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador I Seminário Final Ferramenta Nessus e.
Wubi: como instalar o Ubuntu Linux sem mexer no Windows Valdir Barbosa
CAPÍTULO 1- Apresentação.  A Elipse Software é uma empresa genuinamente brasileira, com foco na produção de software de supervisão para automação industrial,
Sistemas Operacionais de Redes Introdução ao Linux IGOR ALVES.
Trabalho De Tecnologia Nomes: Davi Régis, Paulo Vitor, João Victor Silva e Matheus Assis. Números: 04, 34, 15, 29. Turma: 1.1. Professor: Marcos.
Transcrição da apresentação:

Acesso completo x Sem acesso O acesso ao código fonte do Linux é tratado de forma aberta, isso quer dizer que qualquer pessoal que tenha conhecimentos suficientes para manusear as linhas de código pode mudar o “Kernel” do seu sistema operacional e usá-lo da forma que achar melhor. Para que essas modificações serem aproveitadas e disponíveis para todos os usuários é preciso passar por uma equipe de testes oficial Linux. Para os que querem alterar o código do Windows é um “pouco” mais difícil, é preciso fazer parte da equipe de desenvolvedores da Microsoft.

Liberdade de licença X Restrições de licença A questão do licenciamento é muito abordado no mundo da informática. Os sistemas operacionais da Microsoft são licenciados e vendidos, já os sistemas Linux estão sob a GNU Public License (GPL), Cada licença adquirida junto a Microsoft poderá ser instalada em apenas 1 computador, o mesmo não ocorre com o Linux. Apenas 1 cd do Linux pode ser usado em quantos computadores forem necessários.

Suporte online comunitário X Suporte via help-desk pago Existe o suporte dos fóruns e o pago. O Linux também fornece suporte, porém, por se tratar de sistemas operacionais livres é muito comum o uso dos fóruns. Já os usuários Windows tem no suporte pago a melhor forma de resolver seus problemas. Não há um consentimento sobre qual melhor suporte.

Suporte completo de hardware X Suporte parcial O suporte ao hardware também faz parte das discussões. No inicio do Linux, era comum não encontrar os drivers para sistema operacionais Linux, porém, hoje isso já é bem diferente. Com o Windows isso não ocorre, pois para todos os hardwares existem os drivers for Windows.

Linha de comando X Sem linha de comando Ferramenta muito utilizada pelos usuários de Linux, as linhas de comando geram um grande aproveitamento dos recursos do computador, justamente por eliminar o gasto de memória e processador que o ambiente gráfico exige. No Windows também há as linhas de comando, porém, sem a mesma eficiência do gráfico.

Instalação centralizada de aplicativos X Instalação descentralizada Para instalar um software no Windows, é necessário buscar o aplicativo na internte ou em algum cd e executar o setup.exe ou o install.exe. No Linux é mais simples pois possui gerenciadores de pacotes.

Montagem automática de mídia removível X Montagem não-automática Quando inserimos um pen-drive em um computador com Windows, automaticamente ele o reconhece. Até um tempo atrás no Linux era diferente, você tinha que montar as partições para poder acessar o cd por exemplo. Para tanto tem um significado, a segurança.

Run levels(nivel de excução) multi-camadas X Run level único É possível utilizar o Linux em rum levels multi-camadas, isso quer dizer que se pode utilizar o Linux em modo gráfico e/ou em modo texto. No Windows isso não é possível.

Diferenças Windows: é Software Proprietário (o uso é restrito à licença) Linux: é Sofware Livre (você pode compartilhar à vontade). Windows: tem uma opção: Windows. Linux: tem mais de Distros ou pacotes de distribuição. Windows: é alvo de mais de vírus e parasitas virtuais Linux: é praticamente imune à vírus. Windows: tem muitos acordos com fabricantes de hardwares, e, portanto, usa drivers binários proprietários que dão bom suporte à multimedia e jogos gráficos 3D. Linux: desenvolve seus drivers de forma livre e com código fonte (compiláveis) via engenharia reversa ou com base nas informações que são disponibilizadas por fabricantes que apóiam o software livre, que ainda são em número inferior aos parceiros de código fechado do Windows. Windows: requer hardware potente. Linux: funciona desde computadores Pentium-100 até os modernos Quad-Cores ou ainda Clusters de Supercomputadores. Windows: é menos usado em servidores e mais usado em desktops. Linux: é mais usado em servidores e menos usado em desktops.

Windows: exige mais reboots e reformatações devido à instalação de novos programas e à instabilidades do sistema e aquelas induzidas por vírus. Linux: foi projetado para não necessitar de reboot (quando instala um programa não precisa reiniciar a máquina) e muito menos reformatações periódicas Windows: tornou-se o padrão na era dos 32 bits Linux: está a caminho de se tornar o padrão na era dos 64 bits Windows: não dá muita margem ao usuário para que este adquira um profundo conhecimento do sistema, e nem o usuário vai conseguir muita vantagem se tentar fazer isso pois o sistema é fechado. Linux: dá total liberdade ao usuário para que este obtenha total conhecimento do sistema de forma a adequá-lo às suas necessidades específicas, podendo modificá-lo à vontade e ir fundo em suas entranhas para ter certeza de que o sistema o obedece 100%. Windows: é desenvolvido por um número limitado de técnicos, em ambiente privado corporativo, na forma de uma empresa privada tradicional do século 20. Linux: Sistemas Operacionais Open-Source (código aberto) é desenvolvido por um número ilimitado de colaboradores, a chamada comunidade global do software livre, apoiada na internet, onde todo e qualquer problema por mais complexo que possa parecer, acaba se transformando num problema trivial, daí o Linux ter menos Bugs, numa forma de produção colaborativa típica do século 21.

SEMELHANÇAS Rápida alternância de usuários Windows XP - Vários usuários podem acessar suas próprias contas sem ter de fechar os aplicativos dos outros usuários ou reinicializar o computador. Linux - Possui sistema compartihado que identifica o usuário por meio de senha e login desde que foi desenvolvido, no início da década de 90. Permite acesso a arquivos e configuração de ambiente. Design visual novo e simplificado XP - Design limpo e simples destaca os recursos para que ser acessado facilmente Linux - Diversas maneiras de configurar o Linux (recurso criado entre 1994 e Há inúmeros fornecedores de interface gráfica semelhantes ao Windows. Há o Star Office (com editor de texto e planilha, entre outros),gerenciador de arquivos, browser, gerenciador de janelas (permite duas janelas abertas na mesma máquina). Compatível com ICQ. Navegadores XP - Internet Explorer 6 Linux - Mozila e Nescape, entre outros.

Assistência Remota XP Permite a um amigo ou profissional de suporte, que também use o XP, controlar seu computador remotamente para demonstrar um processo ou ajudar a resolver um problema. Linux - O sistema permite essa interação desde que foi desenvolvido. O usuário pode controlar a máquina de um amigo. Restauração do Sistema XP - A Restauração do Sistema monitora as alterações de arquivos de sistema. Se houver alguma falha no computador, dá para restaurar o estado anterior do sistema sem perder dados. Linux - Num sistema de rede onde há servidor ligado a máquinas. Esses micros não têm disco rígido, portanto, não perdem informações no caso de uma pane. Assistente de Configuração de Rede XP - O Assistente de Configuração de Rede facilita a instalação de uma rede doméstica e permite aos computadores compartilhar impressoras, dispositivos, arquivos e uma conexão com a Internet. Linux - Ambiente de compartilhamento é integrada ao sistema operacional desde que ele foi desenvolvido.

Prof. Daniel Begnami Site: