Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Homem como agente de mudanças ambientais
Advertisements

A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 biliões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
A ATMOSFERA.
Vamos conhecer O clima.
TEMPO E CLIMA.
A Terra e o sistema solar
Atmosfera.
IMPORTÂNCIA DO AR PARA OS SERES VIVOS
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Aquecimento global Aula n.º5 (90 minutos).
Atmosfera.
Composição e importância da atmosfera
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
Sistemas Terrestres.
1.1- Problemas ambientais Disciplina: Geografia Professora: Taís
Existe mesmo o tal “buraco” na camada de ozônio?
Atmosfera e suas camadas
CLIMATOLOGIA.
Chuvas ácidas, efeito de estufa e o buraco do ozono
Atmosfera, primitiva e actual
A atmosfera.
Importância do ar para os seres vivos
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
Atmosfera, sua estrutura
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
3. INTERACÇÃO RADIAÇÃO-MATÉRIA. ESTRUTURA DA ATMOSFERA TERRESTRE
A atmosfera.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
3.1. – Descrição do tempo atmosférico
TEMA: Mudança Global O que vais aprender:
Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
Atmosfera terrestre.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Ar e ciência Pág: 106.
A ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA e COMPOSIÇÃO
A RADIAÇÃO SOLAR  ESPECTRO SOLAR ESTRUTURA VERTICAL DA ATMOSFERA
Interação Radiação - Matéria
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA REGIÕES DA ATMOSFERA.
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
Origem dos seres vivos.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
A atmosfera.
Ciências Naturais – 8.º ano
ATMOSFERA Camada de ar que envolve a Terra; FUNÇÃO
A VIDA NA TERRA CONDIÇÕES: Temperatura adequada; Água líquida;
PROVA BIMESTRAL 1°BIM. 6º Ano A e B
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
ATMOSFERA Neste curso, estuda-se a Meteorologia Física, que estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a Física e a Química como,
RADIAÇÃO SOLAR Representação do espectro eletromagnético
A camada de ozono A camada de ozono sobre a Terra é um escudo de protecção vital. A sua função mais importante para nós é a de filtrar os raios ultravioleta.
Revisão Prova Bimestral 6º Ano (1º Bimestre) ATMOSFERA
Ciências Naturais – 8.º ano
Atmosfera e suas camadas
ATMOSFERA Quais as características da atmosfera e de suas camadas?
Sistema climático global
Terra, um planeta com vida
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
Atmosfera.
A matéria é constituída por pequeníssimos corpúsculos que estão em constante movimento o que define cada um dos estados físicos.
Escola Sec. c/3º Ciclo Gonçalo Anes Bandarra Geologia Geo “Terra” + logos “estudo”. Origem e evolução;. Estrutura e composição;. Processos que nela operam;.
Atmosfera A atmosfera terrestre é uma fina camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto, presa à Terra pela força da gravidade. A Atmosfera dá sustento.
EFEITO ESTUFA.
Atmosfera: o ar que nos rodeia
ATMOSFERA Diferença entre tempo e clima – Definição – Função – Composição – Camadas – Dinâmica.
Transcrição da apresentação:

Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude

O que é a atmosfera? É uma camada de gás que cerca qualquer planeta ou estrela, e que exerce pressão sobre este. A atmosfera terrestre possui cerca de 1000 km de espessura estando presa à Terra pela força da gravidade. Sem ela, a Terra seria demasiado fria e as condições seriam hostis à vida.

Evolução A primeira atmosfera, era principalmente constituída por hélio e hidrogénio. Por serem muito leves, o calor provindo da crosta terrestre ainda em forma de plasma e as radiações e o vento solar emitidos pelo jovem Sol, dissiparam-nos. A segunda atmosfera (atmosfera primitiva) era formada principalmente por dióxido de carbono e vapor de água, com algum azoto e resultou de um arrefecimento que deu origem a uma crosta endurecida.

Evolução A atmosfera actual possui uma estrutura complexa que age como reguladora da temperatura e humidade da superfície, é constituída principalmente por azoto e oxigénio.

Composição da atmosfera Actual O azoto, o oxigénio e o dióxido de carbono são os componentes essenciais do “ar” que permitem a sobrevivência dos seres vivos.

Estrutura da Atmosfera A atmosfera apresenta alterações, da base para o topo, em termos de temperatura, composição química, movimento e densidade e é com base na temperatura que ela é dividida em cinco camadas esféricas concêntricas e quatro zonas estreitas de transição (pausas).

Estrutura da Atmosfera

Troposfera Contem o ar que respiramos; Contém ainda 99% do vapor de água da atmosfera ; Onde ocorrem correntes de ar horizontais e verticais; Onde ocorrem os fenómenos meteorológicos como chuva, vento, relâmpagos, furacões; Onde ocorrem reacções de fotossíntese e de fixação de azoto; Estende-se desde a superfície até uma altitude média de 12 - 15 km. O seu limite superior é a Tropopausa.

Estratosfera Apresenta pequena concentração de vapor de água; Onde se situa a camada de ozono. Contem cerca de 90% do ozono da atmosfera; Onde ocorre a absorção de radiações UV pelo ozono e pelo oxigénio – regulação térmica desta camada; As condições térmicas são estabilizadas pelo aumento de temperatura; Entre os 10 km e os 50 km. O seu limite superior é a Estratopausa.

Mesosfera Contém uma camada de pó resultante da destruição de meteoritos – estrelas cadentes visíveis (chuva de meteoritos); Praticamente sem ozono; Vai até aos 80-90 km de altitude. O seu limite é a Mesopausa.

Termosfera A sua temperatura aumenta rápida e monotonamente com a altitude; Baixa densidade do ar; Concentração elevada de iões devido à absorção de intensa radiação solar (das mais perigosas para os seres vivos); Reflexão para a Terra de sinais de rádio importantes nas telecomunicações; Onde circulam os space shuttles. O seu limite superior é a Termopausa.

Exosfera Onde se podem encontrar os satélites meteorológicos (satélites geoestacionários); Zona de transição entre a atmosfera e o espaço interplanetário; Tem limite indefinido.