Atividades de Língua Portuguesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois modos de ler a Bíblia.
Advertisements

Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
REDAÇÃO 2013 CRITÉRIOS DE CORREÇÃO.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ...
ROSAS VERMELHAS Por:
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Rotina....
ESTAR SOZINHO....
O relato é real e comovente!
Amor... Respeito... e Liberdade ! Enviado por – Elza Kalybatas
Sawabona Shikoba.
MPU -Prova Discursiva-
EU APRENDI.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Amor... Respeito... e Liberdade !
SAWABONA - Sobre estar sozinho -
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
Se eu morrer antes de você ...
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
Rotina....
APRENDIZ DA VIDA!.
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Verbo Língua Portuguesa.
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Carta pessoal.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
NAO BRIGUE COM DEUS.
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
APRENDÍ QUE... APRENDÍ QUE... William Shakespeare.
Aprendi Clique.
Rotina....
Carlise Inês Kronbauer
Amizade é isso... Ligue o Som.
" Louvai ao Senhor porque Ele é bom" (Salmo 117,1)
Prado Slides – Tramandaí / RS Se eu morrer antes de você, faça-me um favor Chore o quanto quiser, Mas não brigue com Deus Por Ele haver me levado.
Assunto: Estudo do poema (versos e estrofes) Professora: Rosana Santos
Amor, Respeito e Liberdade!
COLÉGIO SÃO PAULO -7ºANO – LÍNGUA PORTUGUESA – PROF.ª.: VALÉRIA
SE EU MORRER PRIMEIRO QUE VOCÊ! PASSAGEM AUTOMÁTICA DOS SLIDES.
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
As marcas ideológicas dos textos
Minimamente Feliz..
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Aprendi Que eu não posso exigir o amor de ninguém; posso, apenas, dar boas razões para que gostem de mim, e ter paciência para que.
Se eu morrer antes de você ...
SE EU MORRER ANTES DE VOCÊ...
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
ESTAR SOZINHO.
Como redigir um bom texto?
Se eu morrer antes de você Chico Xavier.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
APRENDIZ DA VIDA!.
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Se eu morrer antes de você, faça-me um favor: Chore o quanto quiser, mas não brigue comigo. Se não quiser chorar, não chore... Se eu morrer antes de.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Atividades de Língua Portuguesa Turma: 1271 Prof: Dariane Zanini

Siga o roteiro das atividades: 1º: Leia o título do texto 2º: Faça reflexões a respeito do que o texto vai tratar. Anote-as em seu caderno. 3º:Leia o texto na íntegra, dando atenção às palavras principais. 4º: Pesquise na internet sobre o autor do texto para entendermos um texto, é bom sabermos quem escreve) http://www.tiba.com.br http://pt.wikipedia.org/wiki/I%C3%A7ami_Tiba

5º:Responda às questões e envie para o seguinte e-mail: dariane_zanini@hotmail.com 6º: A produção textual será avaliada. Por isso, digite-a e envie para o e-mail já citado.

O AMOR É ROSA

Eu sou branco. Você é vermelho. Quando estamos juntos somos rosa Eu sou branco. Você é vermelho. Quando estamos juntos somos rosa. Antes de eu conhecer você, eu não sabia o que era ser rosa. Até que eu vivia bem sozinho: comia o que e na hora que eu queria: saía quando bem entendia para ir ao lugar a que tinha vontade de ir, com liberdade, independência e auto-suficiência. Quando eu vi você, fiquei vermelho de paixão e nem me incomodei com os meus brancos. Até perceber que eu já não era mais o branco. Foi quando o vermelho começou a me sufocar e, então, brancamente me protegi. Mas às vezes eu me irritava e brigava com você. No fundo era porque você era vermelha e não branca igualzinha a mim. Percebi-me em alguns variados momentos querendo mudar a sua cor. Ainda bem que você soube permanecer-se vermelha, ter suas próprias emoções, sentimentos, comportamentos e pontos de vista. Caso contrário, você seria também branca. Mas tive minhas reticências, pois estava acostumado ao meu ritmo e modo de vida brancos. Temi perder minha individualidade. Mas aos poucos fui descobrindo que o branco para se transformar em rosa não é se perder, desestruturar-se e desaparecer, mas é completar-se com o vermelho. O rosa me atemorizou, mas hoje vejo quanto é gostoso conviver, relacionar-se, amar e ser amado. Dá mais trabalho, porque nem tudo pode e deve ser feito brancamente, mas sem dúvida tudo pode ser mais gostoso e rico com o vermelho. Frequentemente, um bom lanche branco não é tão agradável quanto um singelo jantar rosa. Içami Tibi.

Atividades sobre o texto: 1) Expresse por meio de imagem, pode ser desenho ou recortadas de revistas ou jornais, as impressões causadas pelo texto em você. Quais sentimentos estão presentes durante a leitura?

Rosa – abismo – mar – estrela - 2) Explique como você entende esse trecho. “Eu sou branco. Você é vermelho. Quando estamos juntos somos rosa . . .” 3) Por que o narrador afirma que “Antes de eu conhecer você, eu não sabia o que era ser rosa . . .” ? 4) Releia o 3º parágrafo. Usando as cores como referência, o narrador fala sobre os conflitos que ocorrem em um relacionamento. Retire desse parágrafo alguns exemplos que mostram esse conflito. 5) O narrador confessa que temia perder a sua individualidade, se entregando ao relacionamento. Em seguida, afirma que se entregar não é a mesma coisa que se perder. O que ele quis dizer com isso? 6) Segundo o texto: Por que dá mais trabalho “ser rosa”? 7) Sobre os sentidos das palavras no texto: Diga os possíveis sentidos para as palavras abaixo, considerando seu significado no texto e fora: Perceba que no texto existe uma palavra em negrito e sublinhada, caso ela fosse substituída pela palavra “viver”, o sentido da frase mudaria ou ficaria o mesmo? Por que isso acontece? Rosa – abismo – mar – estrela -

Reflita! Ao ler o texto, você deve ter percebido que o tema é o AMOR, que pode ser expresso de diversas maneiras. Existe o amor entre pais e filhos; amigos; avós e netos; namorados... Agora pense e reflita sobre as questões abaixo: Para você, o que é o amor? Você acredita que todo amor deve ser sempre “perene”, “eterno”, sem fim? Comente sua opinião. Por que o ser humano tem a necessidade de amar?

PRODUÇÃO DE TEXTO (20 pts) A partir das reflexões escreva um texto, em forma de narrativa (uma história), sendo que as personagens da história estejam envolvidas em algum conflito e necessitam resolver sem usar a violência ou estupidez. Use sua criatividade e sensibilidade!!! CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO: O título do texto consiste em recurso expressivo. (1) Compreendeu e desenvolveu o tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitado; (5) Durante o desenvolvimento da carta, há progressão, clareza e coesão na apresentação doa fatos;(5) O vocabulário empregado no texto é variado e está sendo usado como um recurso expressivo.(2) A organização sintática dos períodos e a pontuação são apropriadas aos objetivos e à estrutura global da narrativa. (2) As relações de concordância estão ajustadas ao padrão culto da escrita. (3) O texto é redigido segundo às normas ortográficas oficiais. (2) OBS: A redação que apresentar letra ilegível, não será corrigida!!

Competências a serem construídas: C Competências a serem construídas: C. Essenciais: - Produzir texto narrativo. Usar vocabulário adequado à série. Demais Comp.: ─Organizar informações. - Dominar os padrões de textualidade da escrita (traçado da letra, ortografia, acentuação, pontuação, coerência e coesão). Habilidades desenvolvidas para construção das Competências: - Compreender e desenvolver o tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitado; Organizar o texto com coerência e clareza; Formular hipóteses. Analisar.Refletir.