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Como redigir um bom texto?

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Apresentação em tema: "Como redigir um bom texto?"— Transcrição da apresentação:

1 Como redigir um bom texto?

2 Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação
Dominar a arte da escrita é um trabalho que exige prática e dedicação. Não existem fórmulas mágicas: o exercício contínuo, aliado à leitura de bons autores, e a reflexão são indispensáveis para a criação de bons textos.

3 Saber escrever pressupõe, antes de qualquer coisa, saber ler e pensar
Saber escrever pressupõe, antes de qualquer coisa, saber ler e pensar. O pensamento é expresso por palavras, que são registradas na escrita, que por sua vez é interpretada pela leitura. Como essas atividades estão intimamente relacionadas, podemos concluir que quem não pensa (ou pensa mal), não escreve (ou escreve mal); quem não lê (ou lê mal) não escreve (ou escreve mal).

4 Ler, portanto, é fundamental para escrever.
Apesar do grande poder dos meios eletrônicos, a leitura é ainda uma das formas mais ricas de informação, pois grande parte do conhecimento nos é apresentado sob forma de linguagem escrita. Lembre-se: estar bem informado é uma das normas mais importantes para quem quer escrever bem.

5 Redação Texto dissertativo.
DISSERTAÇÃO: dissertar significa “falar sobre”. É o texto em que se expõem ideias seguidas de argumentos que as comprovem. Na dissertação, você deve revelar sua opinião a respeito do assunto.

6 Texto descritivo: DESCRIÇÃO: texto em que se indicam as características de um determinado objeto, pessoa, ambiente ou paisagem. Na descrição, você deve responder à pergunta: Como a coisa  (lugar / pessoa) é? É importante tentar usar os mais variados sentidos: fale do aroma, dos cheiros, das cores, das sensações, de tudo que envolve a realidade a ser descrita. 

7 Texto narrativo: NARRAÇÃO: texto em que se contam fatos ocorridos em determinado tempo e lugar, envolvendo personagens. Lembre-se: você deve “narrar a ação”, respondendo à pergunta: O que aconteceu?

8 Dissertação - Estrutura

9 1ª parte: Introdução No primeiro parágrafo, o autor apresenta o tema que será abordado. O primeiro passo para a elaboração do esquema é ter entendido o tema, pois de nada adiantará um ótimo esquema se ele não estiver adequado ao tema proposto. Dica: anuncie claramente o tema sobre o qual você escreverá e as delimitações propostas.

10 2ª parte: Desenvolvimento
Nos parágrafos subsequentes (geralmente dois), o autor apresenta uma série de argumentos ordenados logicamente, a fim de convencer o leitor. Dica: argumente, discuta, exponha suas ideias, prove o que você pensa.

11 3ª parte: Conclusão No último parágrafo, o autor "amarra" as ideias e procura transmitir uma mensagem ao leitor. Dica: conclua de maneira clara, simples, coerente, confirmando o que foi exposto no desenvolvimento.

12 Atenção: A dissertação deve obedecer à extensão mínima indicada na proposta, a qual costuma ser de 25 a 30 linhas, considerando letra de tamanho regular. Inicialmente, utilize a folha de rascunho e, depois, passe a limpo na folha de redação, sem rasuras e com letra legível. Utilize caneta; lápis, apenas no rascunho.

13 Dicas: 1) Interrogue o tema; 2) Responda-o de acordo com a sua opinião; 3) Apresente um argumento básico;  4) Apresente argumentos auxiliares; 5) Apresente um fato-exemplo; 6) Conclua. 

14 Coesão e Coerência Para que um texto tenha o seu sentido completo, ou seja, transmita a mensagem pretendida, é necessário que esteja coerente e coeso. Na construção de um texto, assim como na fala, usamos mecanismos para garantir ao interlocutor a compreensão do que é dito ou lido.

15 Coesão Quando falamos de coesão, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico- semântica entre as partes de um texto. Em resumo, podemos dizer que a COESÃO trata da conexão harmoniosa entre as partes do texto, do parágrafo, da frase. Ela permite a ligação entre as palavras e frases, fazendo com que um dê sequência lógica ao outro. Palavras-frases-orações-períodos.

16 Coesão é a ligação, a relação, a conexão entre as
palavras, expressões ou frases do texto. Exemplos: Comprei um livro que me foi muito útil para realizar a prova. Comprei um livro. O livro me foi muito útil para realizar a prova.

17 Coerência A COERÊNCIA é a relação lógica entre as ideias, fazendo com que umas complementem as outras, não se contradigam e formem um todo significativo que é o texto. É acerca da significação do texto, e não mais dos elementos estruturais que o compõem. Ex: Aquele garoto não gosta de futebol e portanto fica chamando seus amigos para jogar futebol no Playstation 4.

18 Um texto pode ser incoerente se o seu autor não consegue inferir um sentido ou uma ideia através da articulação de suas frases e parágrafos e por meio de recursos linguísticos (pontuação, vocabulário, etc.).   A coerência textual é a relação lógica entre as ideias; é o resultado da não contradição entre as partes do texto. Ex.: As crianças estão morrendo de fome por causa da riqueza do país.  Adoro sanduíche porque engorda. As frases acima são contraditórias, não apresentam informações claras, portanto, são incoerentes.

19 Ambiguidade A duplicidade de sentido, seja de uma palavra ou de uma expressão, dá-se o nome de ambiguidade. Ex.:Crianças que recebem leite materno frequentemente são mais sadias. As crianças são mais sadias porque recebem leite frequentemente ou são frequentemente mais sadias porque recebem leite? Eliminando a ambiguidade: Crianças que recebem frequentemente leite materno são mais sadias.


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