USOS DA LINGUAGEM: DITOS E MAL-DITOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Municipal de Ensino Fundamental Anita Garibaldi
Advertisements

«NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO,
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
Desta rua retornamos até chegar à Igreja. Ao nos aproximarmos desta, o sino tocava anunciado a chegada da banda para o início da celebração. Neste percurso.
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
O Cachorro e o Coelho.
Tente ler sem chorar!!!.
Exercício – aula 3 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Era chamado por todos de Joca e costumava.
O Palhaço e o Nariz.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Ao acordar, a senhora Delfina, acordou e decidiu mudar radicalmente o seu visual. Ligou a amiga para saber qual era o melhor cabeleireiro do bairro. Quando.
e a partir daí começaram a viver um grande amor.
Estudo Opcional de Célula
Fundito Musicale: Amalia Rodrigues - Uma Casa Portuguesa Com Certeza
AVISOS PAROQUIAIS Inocência, ingenuidade ou criatividade?
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
O Pedreiro.
Um velho pedreiro que construia casas
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
A BONECA.
Amor sem Limite!.
Nasceu o Salvador.
O PEDREIRO.
Cinderela.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
O Pedreiro Um velho pedreiro que construía casas estava pronto para se aposentar. Ele informou o chefe, do seu desejo de se aposentar e passar mais tempo.
Bombeiros... Uma filosofia de vida!
Lenda do Guaraná.
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O Sol e a Lua.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Lembra do Pastor que chutou Nossa Sra. APARECIDA? Você se lembra do pastor Sérgio Von Helder? Para refrescar a sua memória: Você se lembra do pastor.
Porque alguns profissionais têm mais sucesso que os outros?
A BONECA 002 Colacio.j.
Boca a Boca na empresa é fatal. Boca a Boca na empresa é fatal.
O Tapetinho vermelho.
João e Mário ..
Discurso direto, indireto e indireto livre
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
Escola Estadual Silva Dourado
Mobilizando seus colegas de trabalho
De Boca em Boca De Boca em Boca De Boca em Boca De Boca em Boca Conversa fiada na empresa é fatal. De Boca em Boca, a empresa vai mal. Baseado em fatos.
TAPETINHO VERMELHO TAPETINHO VERMELHO. TAPETINHO VERMELHO TAPETINHO VERMELHO.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Passado por Adriana (Brastek) Criação: Valter Garcia
Tapetinho Vermelho.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A mãe parou ao lado do leito de seu filhinho de 6
Dois irmãozinhos brincavam em frente de casa,
Entraram todos com seus bilhetes e maletas, correndo pelos corredores. De repente, sem querer, um dos vendedores tropeçou em uma mesa na qual havia uma.
O Pedreiro By Búzios Slides Automático Um velho pedreiro que construía casas estava pronto para se aposentar. Ele informou o chefe, do seu desejo de.
Na próxima sexta-feira, aproximadamente às
P ERGUNTAS ? Jacó responde!. Thiago - O grupo começou quando, por quem? Jacó - O grupo é fundado por mim, Jacó do Nascimento, Carlandreia Ribeiro, desde.
ZÉ MALANDRO Reconto escrito por Sávio Silva de Melo Edição feita por: Lucas Porcino.
Planejamento Operacional: Recursos Humanos
Método de Evangelhismo
Relacionamento com Deus
Bom dia! Costumo no meio da tarde dar uma volta a pé, para refrescar as idéias (como dizem o pessoal do interior) e ontem saí dar uma volta e perto da.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
Uma pobre mulher morava numa humilde casinha com a sua neta muito doente. Como não tinha dinheiro sequer para levá-la a um médico, e vendo que, apesar.
O Urso Polar que não gostava do frio
COLACIO.J SLIDES APRESENTA Ligue o som... Click p/ mudar de slide.
Construção do sentido do texto
Naquela vila perdida na base da Serra do Tatu, o povo era simples e poucos eram alfabetizados e mesmo esses privilegiados não perdiam tempo com leituras,
O COMETA HALLEY E AS PÉROLAS DA COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

USOS DA LINGUAGEM: DITOS E MAL-DITOS Profª Luciana Platero luciana.goncalves@aes.edu.br

Como você classifica seu conhecimento e os usos que faz da Língua Portuguesa? Leitura e compreensão ( ) bom ( ) mediano ( ) poderia ser bem melhor Expressão escrita Expressão oral

Intenção X Expressão Não deixe a preocupação acabar com você. Deixe que a igreja ajude. Terça à noite: sopão dos pobres. Depois, oração e medicação. Lembrem-se de todos que estão tristes e cansados da nossa igreja e da nossa comunidade. Quinta-feira, às 5h, haverá reunião do Clube das Jovens Mamães. Todas aquelas que quiserem se tornar uma Jovem Mamãe devem contatar padre Cavalcante em seu escritório.

Intenção X Expressão Sendo este o domingo de Páscoa, pediremos à senhora Jandira que ponha um ovo no altar. Para todos aqueles que têm filhos e não sabem, nós temos uma creche no segundo andar. Esta tarde teremos congraçamento nos lados Sul e Norte da igreja. As crianças serão batizadas nos dois lados. Na missa de domingo, o sermão será sobre “O Inferno na Terra”. Chegue e ouça o ensaio do nosso coro de meninos.

Intenção X Expressão

Intenção X Expressão

Intenção X Expressão

Intenção X Expressão

Mas, como nos acostumamos a usar a Língua Portuguesa? Primeiros passos: O cachorro é diferente. O cachorro mora no sítio. O cachorro vive na floresta. O cachorro é Bilu. O cachorro gosta de sua dona.

Mas, como nos acostumamos a usar a Língua Portuguesa? Era uma vez um pionho queroia o cabelo daí umenino pionhento pasou daum menino lipo venho ai pasou oemnino pionheto daí o menino pegou pionhi daíi amunher pegoupionho daí todomundo saiogritãdo todomundo pegou pionho daí até sofinho pegou pionho.

Mas, como nos acostumamos a usar a Língua Portuguesa? “Antes de fazer uma doação, é preciso fazer alguns exames para saber se não tem nenhuma doença, no caso a doação de sangue. O doador já morto deve deixar claro para a família que gostaria que seja feita a doação.” “Não é nada mais justo que nós cidadões ajudarem pessoas como nós que precisam de apoio ou um pedaço de nós que a nós mesmos não fará falta.” “Se você faleceu você não vai mais utilizar seus órgãos e para o pó voltará.”

Interpretação e comunicação de idéias Do Presidente para o Diretor: Na próxima sexta-feira, às 17 horas, o cometa Halley estará passando por esta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno. Se chover, não veremos o raro espetáculo a olho nu. Do Diretor para o Gerente: A pedido do Presidente, na sexta-feira às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sob a fábrica. Se chover, por favor, reúna os funcionários, todos com capacete e os encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que ocorre a cada 78 anos a olho nu. Do Gerente para o Supervisor: A convite do nosso querido Presidente, o cientista Halley de 78 anos vai aparecer nu na fábrica, usando apenas capacete quando irá explicar o fenômeno da chuva para os seguranças no pátio.

Interpretação e comunicação de idéias Do Supervisor para o Chefe: Todo mundo nu, na próxima sexta às 17 horas, pois o mandachuva do presidente, Sr. Halley, estará lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, o que ocorre a cada 78 anos, por motivo de segurança coloque o capacete. AVISO PARA TODOS: Nesta sexta-feira o Presidente fará 78 anos. A festa será às 17 horas no pátio da fábrica. Vão estar lá Bill Halley e seus cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete. O espetáculo vai rolar mesmo que chova, porque a banda é um fenômeno.

Interpretação e comunicação de idéias

Para finalizar... Vivemos, hoje, na Sociedade do Conhecimento e nosso maior desafio é justamente o de conseguir transformar informação em conhecimento. Para isso, é preciso desenvolver, a partir das diferentes situações cotidianas, CAPACIDADES: para a aquisição de informação para a interpretação da informação para a análise da informação para a compreensão da informação para a comunicação da informação