Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Escola Estadual Silva Dourado
Se Liga B Professora: Claudemira de S. Silva.
2
Língua Portuguesa Conteúdo: Alfabeto
3
Competência: Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever de ler, a necessidade de ler e o prazer de ler.
4
Habilidades: Identificar no alfabeto as letras do próprio nome;
Diferenciar letras de números; Agrupar nomes que se iniciam com a mesma letra; A leitura do texto pode se feita de forma coletiva e individual para uma melhor interpretação do texto trabalhado.
5
Objetivo: Conhecer a escrita alfabética e utilizá-la para ler e para escrever Transformar os sinais gráficos em sons e os sons da fala em sinais gráficos
6
Acolhida Oração espontânea;
Dinâmica: A forca para os alunos internalizarem as letras do alfabeto na escrita de palavras
7
Desenvolvimento: No Curtindo a Leitura:
Falar sobre a importância do alfabeto para a nossa língua escrita e oral; Apresentar a História do alfabeto através do texto “No Reino das Letras Felizes” mostrando que as letras não são utilizadas separadamente.
9
Num sítio muito distante havia um reino que era habitado apenas por letras. Mas elas andavam sempre zangadas umas com as outras e nunca se reuniam, nem sequer para formar uma palavra só…
10
A rainha Alfa, que era muito divertida, não estava nada satisfeita com esta situação…
11
Mandou chamar os seus conselheiros e ordenou: - Quero que organizem um Grande Baile para todas as letras deste e de todos os reinos. E quero que todas sejam criativas e façam uma apresentação durante o Baile.
12
Quando a notícia se espalhou foi logo um alvoroço… todas as letras procuravam ter a melhor ideia…
13
Cada uma delas pensava, pensava, mas não conseguia imaginar nada de jeito. Até que resolveram juntar-se. Conversa vai, conversa vem, uma delas disse assim:
14
- Companheiras, uma letra só não serve para nada mas, se nos unirmos, poderemos mudar este reino para sempre! – E a letra G explicou timtim-por-timtim o seu plano, embora algumas letras não achassem nada bem…
15
Depois de muita discussão e conversa, todas as letras concordaram com a sugestão da letra G e começaram os ensaios. Aos poucos, ia surgindo amizade entre as letras…
16
Passou muito tempo…até que chegou a noite do Grande Baile
Passou muito tempo…até que chegou a noite do Grande Baile. As letras aguardavam ansiosas… E então, sua majestade a rainha Alfa entrou no salão.
17
Quando a música terminou a rainha anunciou: - Esta noite serão apresentadas todas as letras que irão formar o Alfabeto e através dele iremos estabelecer a comunicação oral e escrita neste reino.
18
A cerimónia teve início com a apresentação das seguintes letras:
19
Depois, a rainha separou as letras vogais e ordenou que elas pudessem ser MAIÚSCULAS ou minúsculas.
20
E escolheu também as letras consoantes… também elas MAIÚSCULAS e minúsculas.
21
Depois homenageou as letras Y, W e K, por serem diferentes das demais e menos utilizadas.
22
Todas as letras ficaram felizes, parecia que estavam a viver um conto de fadas!
23
O fotógrafo real até tirou uma fotografia oficial de grupo a todo o Alfabeto, MAIÚSCULO e minúsculo…
24
Então as letras surpreenderam a todos quando, ao som da orquestra, cantaram: Todas as crianças Entram para as escolas, Para ler e escrever E também contar histórias! (Melodia - Marcha soldado)
25
Com tanta alegria, até a rainha desceu do trono para dançar!
26
E todas as letras prometeram que, daí em diante, seriam mais unidas do que nunca e formariam todas as palavras do reino, fossem elas MAIÚSCULAS ou minúsculas FIM
27
Heck, Lenira Almeida (2007) Lajeado: Univates.
Uma história adaptada e formatada em PowerPoint por Maria Jesus Sousa (Juca)a partir de original brasileiro com a referência: Heck, Lenira Almeida (2007) Lajeado: Univates.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.