13º Encontro Regional do PROLER - 17 de maio de Blumenau – SC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Support.ebsco.com EBSCOhost Pesquisa básica para usuários corporativos Tutorial.
EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
Assessoras: Flora Maria Helena. COMO COMEÇOU: O primeiro Wiki foi proposto e publicado em 1995 por Ward Cunningham que o denominou WikiWikiWeb, ficando.
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
Revisao da literatura Revisao bibliografica Revisao etc
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP
Portal de Periódicos CAPES
disponíveis no Portal de Serviços do SIBiUSP
Base SCOPUS 2011 Divisão de Biblioteca e Documentação FMUSP.
Internet: conceitos básicos
Tutorial de utilização do
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
TUTORIAL PARA CADASTRO NA PLATAFORMA FREIRE
Tutorial da Plataforma MOODLE
Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Processos & Sistemas de Sinistros Novo Orçamento Web
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Aplicação de mapas conceituais na educação
O Uso Pedagógico do Blog
CURRICULO +.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Museu Memórias de Alfabetização
Tutorial Scopus.
Treinamento para Professores
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Tutorial de pesquisa.
Profa. Reane Franco Goulart
PERC (Patient Education Reference Center) Tutorial de uso.
Guia rápido para busca na Internet
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
História nas atuais propostas curriculares
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional WEBFÓLIO Discente: Daniela Scalia Rodrigues Rosalini Professoras: Gilca dos Santos.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
PREPARAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DE TRABALHO ACADÊMICO Adaptado de Tutoriais do Programa de Capacitação da BU/UFSC Tatiana Rossi Bibliotecária – CRB 14/1186.
Emerald Group Publishing Limited Descubra como aproveitar os benefícios da editora líder mundial de Pesquisa em Gestão.
CURSO - LIVRO DIGITAL.
BE/CRE ESCOLA E. B. 2-3/S JOSEFA DE ÓBIDOS GUIA PARA AVALIAR PÁGINAS WEB.
TUTORIAL. SABIN AMERICANA Esta base é formulada conforme a bibliografia de Joseph Sabin, bibliófilo americano que viveu entre 1821 e Com.
Skype: urcampvirtual.ead         Endereço: Tupy Silveira, 2086  Telefone: Ramal: 263.
Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: | |
Atividade complementar 04
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Ricardo de Andrade Kratz
HighWire Press. HighWire Press é uma divisão da Stanford University Libraries, que desde 1995 tem a missão de auxiliar na disseminação de informação acadêmica.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Tutorial DynaMed Plus support.ebsco.com.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
GUIA PARA USO DO CATÁLOGO DA BIBLIOTECA2013 PARTE I - CONSULTA AO ACERVO PARTE II - ACESSO USUÁRIO PARTE III - INTERATIVIDADE (WEB 2.0) Universidade Tecnológica.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
GUIA PARA CONSULTA NO REPOSITÓRIO DA UTFPR2013 INTRODUÇÃO PARTE I - CONSULTA AOS TCCS/TCCES PARTE II - CONSULTA ÀS DISSERTAÇÕES/ TESES/PRODUÇÃO DE SERVIDORES.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Autoria, plágio e acesso ao conhecimento no contexto da EaD Profas. Cristiane Borges e Iraci Schmidlin.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Tarefa Autor: Skyup Informática. Atividade – Tarefa O módulo atividade tarefa tem como principio básico a interação professor-aluno. Os alunos podem apresentar.
Transcrição da apresentação:

13º Encontro Regional do PROLER - 17 de maio de 2010 - Blumenau – SC PESQUISA ESCOLAR EM BASES DE DADOS: O USO DA INTERNET COMO FONTE DE INFORMAÇÃO 13º Encontro Regional do PROLER - 17 de maio de 2010 - Blumenau – SC TEMA CENTRAL: Uso das Tecnologias na Pesquisa Escolar Karyn Munyk Lehmkuhl Bibliotecária CRB14/906 Mestranda PGCIN/UFSC BSCCA/UFSC | Contato: karyn@bu.ufsc.br

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET Década de 60 : A pesquisa escolar é introduzida no Brasil ao lado de outros métodos de ensino considerados ativos, ou seja, que visavam uma educação menos centrada no professor; Atualmente a participação mais construtiva do aluno em sua própria aprendizagem é enfatizada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais; (CAMPELLO et al, 2000)

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET Aprender a aprender é uma habilidade fundamental dos indivíduos que crescem numa sociedade em acelerada transformação, não só no que se refere ao arsenal tecnológico disponível como também nas relações sociais afetivas; Essa sociedade é marcada, entre outras características, pela abundância informacional, a qual é representada claramente pela Internet. (CAMPELLO et al, 2000)

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET Quanto a Internet, mais especificamente o uso de computadores os PCNs enfatizam que “É indiscutível a necessidade crescente do uso de computadores pelos alunos como instrumento de aprendizagem escolar, para que possam estar atualizados em relação às novas tecnologias da informação e se instrumentalizarem para as demandas sociais presentes e futuras”. (BRASIL, 1997)

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET Um outro aspecto muito importante é que as crianças e jovens de hoje são de uma geração cada vez mais ligada às novas tecnologias; São indivíduos que, desde cedo, tem contato com jogos eletrônicos, telefones celulares, computadores, aparelhos como mp3 players e, é claro, computadores.

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET Portanto, no contexto da pesquisa escolar a Internet pode ser tanto uma aliada como uma inimiga… A Internet é aliada pelo manacial informacional que representa, porém tornou-se inimiga da pesquisa por facilitar o plágio ou seja o famigerado “copia e cola”.

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET A era digital mudou o acesso a informação de forma tremenda; setores educacionais e intelectuais foram revolucionados pela Internet e pela Web. Quase todos as fontes escritas produzidas recentemente estão disponíveis no formato digital. Provavelmente a melhor ferramenta para obter informação atualmente é a Internet e é muito difícil imaginar a pesquisa sem ela. (MAURER, 2007)

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET Essa facilidade nunca vista antes para acessar informações aumentou as possibilidades e a tentação de copiar ou reutilizar conteúdos. Quando essa atividade é realizada sem dar o devido crédito aos autores originais está constituido o plágio. (MAURER, 2007)

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET Ferramentas para detectar o plágio:

http://copyscape.com

Como exemplo vamos verificar se o conteúdo deste blog sobre ciência, física e astronomia está sendo usado em algum lugar da Web. O primero passo é copiar o endereço: http://pordentrodaciencia.blogspot.com/

pordentrodaciencia.blogspot.com O endereço deve ser digitado no campo de pesquisa do site “Copyscape” e, em seguida, clicar em “Go”.

A pesquisa recuperou diversos resultados A pesquisa recuperou diversos resultados. Ao clicar em um deles o conteúdo é apresentado com destaques coloridos. Assim é possível verificar se o site foi devidamente referenciado ou se realmente trata-se de plágio.

http://approbo.citilab.eu/

Primeiro realizar uma inscrição no site. O serviço é gratuito.

Após clicar em enviar aparecerá uma mensagem avisando para verificar o e-mail. Essa verificação é necessária para completar o registro.

Após a confirmação do registro por e-mail clicar em “Analizar” Após a confirmação do registro por e-mail clicar em “Analizar”. É possível fazer o “upload” do documento a ser verificado.

http://www.plagium.com/ Serviço semelhante ao Approbo. Dispensa registro. Não permite upload de arquivos, o trecho a ser verificado precisa ser digitado no campo de pesquisa.

Aqui tanto é possível digitar o texto como fazer upload de arquivos para verificação. Entretanto não permite formatos de documentos tão variados quanto o Approbo. http://www.duplichecker.com/

A Pesquisa Avançada do Google dispõe de uma série de recursos para filtrar conteúdos. http://www.google.com/

Acima recomenda-se ler as “Dicas de Pesquisa”.

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET Formas de evitar o plágio: Ensinar aos estudantes o conceito de plágio e as as implicações dessa prática; Discutir a importância de se produzir trabalhos criativos e originais; Apresentar as formas corretas de utilizar trechos de trabalhos de outros autores (citação); Ensinar não somente a localizar a informação, mas formas de ler e estudar os textos para que haja entendimento e uma visão geral do assunto;

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET Bom uso da internet e seu potencial informacional : Critérios para seleção de sites

Critérios para avaliar as fontes e as informações disponíveis online. Precisão das informações Quem escreveu as informações e é possível contactá-lo? Qual o propósito do documento? O autor é qualificado para escrever sobre o assunto? Verificar se há E-mail, endereços ou telefones para entrar em contato com o autor. É importante não confundir o autor do conteúdo com o webmaster.

Critérios para avaliar as fontes e as informações disponíveis online. Autoridade Quem publicou o documento? Verificar domínio. É ligado a alguma instituição? O publicador informou suas qualificações? Verificar credenciais Verificar URL

Critérios para avaliar as fontes e as informações disponíveis online. Objetividade Quais objetivos do site ou página? Quão detalhadas são as informações? Quais opiniões são expressas pelo autor? Verificar se a página é pretexto para propaganda ou se é tendenciosa Perguntar a si mesmo por quê e para quem a informação está voltada

Critérios para avaliar as fontes e as informações disponíveis online. Vigência Quando o site ou página foi produzido? Quando foi atualizado? Quão atualizados são os link, quando existirem Verificar links inativos Verificar se a atualização é regular Verificar se o conteúdo é desatualizado

Critérios para avaliar as fontes e as informações disponíveis online. Cobertura Se fornece links, são avaliados e complementam a informação do conteúdo do site? Existe equilíbrio entre quantidade de texto e imagens? A informação apresentada é citada corretamente? Verificar se há formatos diferentes de visualização da página e se é indicada a melhor configuração

Portanto, se... A página informa o autor e instituição que a publica e oferece formas de contatos com eles (Precisão das informações); A página apresenta as credenciais do autor e o domínio é, preferencialmente .edu, .gov, .org, ou .net (Autoridade); A página oferece informação correta e objetiva, com o mínimo de propagandas comerciais (Objetividade); A página é atualizada com frequência e seus links, quando apresentados, estão em dia e funcionando (Vigência); A informação é citada corretamente e fornece links que complementam a informação apresentada (Cobertura); Você pode estar diante de uma página ou site que pode ser válido para sua pesquisa!

PESQUISA ESCOLAR E INTERNET Bom uso da internet e seu potencial informacional : Sites recomendados para pesquisa escolar e uso em sala de aula

Google Earth: http://earth.google.com

Google Livros: http://books.google.com.br

Ferramenta de Tradução para diversos idiomas Google Tradutor: http://translate.google.com.br Ferramenta de Tradução para diversos idiomas

Google Mapas: http://maps.google.com.br

Google Acadêmico: http://scholar.google.com

KidRex: http://www.kidrex.org

Portal Domínio Público: http://www.dominiopublico.gov.br

Na página principal do Portal Domínio Público também é possível encontrar na íntegra a obra completa de Machado de Assis

Portal do Grupo Virtuous http://www.grupovirtuous.com.br/

Guia de Pesquisa Escolar http://www.sobresites.com/pesquisa/

REFERÊNCIAS BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: Mec/sef, 1997. 126 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 16 maio 2010. CAMPELLO, Bernadete Santos et al. A internet na pesquisa escolar: um panorama do uso da Web por alunos do ensino fundamental. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 19., 2000, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, 2000. Disponível em: <http://gebe.eci.ufmg.br/?download=T029.pdf>. Acesso em: 14 maio 2010. FIVE criteria for evaluating web pages Disponível em: <http://www.library.cornell.edu/olinuris/ref/research/webcrit.html>. Acesso em: 08 maio 2008. MAURER, Hermann et al. Report on dangers and opportunities posed by large search engines, particularly Google. Graz, Áustria: Graz University Of Technology, 2007. Disponível em: <http://www.google-watch.org/gpower.pdf>. Acesso em: 01 fev. 2010.