Redes de computadores Prof. António dos Anjos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes de computadores I
Advertisements

Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
Redes I Os Protocolos Prof. Dr. Amine BERQIA
Redes de Computadores Arquitetura de Protocolos
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
CONCEITO BÁSICO DE REDE
Aula 01: Arquitetura TCP/IP
Arquitectura TCP/IP Camada de rede.
Visão Geral de Protocolos
Modelos de Referência.
Obtenção de IP TCP UDP.
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Escola Secundária Filipa de Vilhena Ano Lectivo 2010/ Turma IGR1
REDES DE COMPUTADORES II
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
Módulo de Transmissão e Ativos de Rede Curso Técnico de Informática
Modelos de Referência Profa. Andréa Chicri Torga Adaptações
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
REDES DE COMPUTADORES Comparativo dos modelos ISSO/OSI x TCP/IP
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Aula 64 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Disciplina: Redes de Comunicação
Redes de Comunicação – Módulo 3
Camada de Transporte prof. Eduardo.
Modelos de Referência OSITCP/IP29/06/06.  Camadas de Protocolos  Modelo de Referência OSI Funcionamento Camadas e Funcionalidades  Modelo de Referência.
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
ARQUITECTURA TCP/IP.
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Pedro Amaro – ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
ICORI Instalação e configuração de computadores em redes locais e Internet Pedro Amaro –
Arquitetura TCP/IP Redes de Computadores.
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
Disciplina de: Comunicação de Dados Professor: Carlos Pereira Trabalho Realizado por: João Santos.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Arquitetura de Redes de Computadores – Luiz Paulo Maia Camada de Transporte1 Arquitetura de Redes de Computadores Luiz Paulo Maia Camada de Transporte.
Nesta Aula... Software de Rede Redes de Computadores
Aula 01: Arquitetura TCP/IP
Redes de computadores: Arquitectura e Normas
Redes de computadores: Aplicações Prof. Dr. Amine BERQIA
TCP/IP.
Arquitetura tcp/ip Suporte técnico.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
TCP È um dos protocolos sob os quais assenta o núcleo da Internet nos dias de hoje. A versatilidade e robustez deste protocolo tornaram adequado para.
Modelo de Referência OSI/ISO Modelo OSI
TCP/IP Fabiano Mayer Fernanda F. de Oliveira João Boechat Neto
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
MODELO OSI/TCP-IP.
Redes Industriais Prof. Arthur Salgado.
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Aulas 50 / 51 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos.
Capitulo 04 Camada de Enlace Prof. Ricardo de Macedo.
Informática Industrial N8INF
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
O QUE FOI OSI ? OSI foi uma das primeiras organizações a definir formalmente uma forma comum de conectar computadores. A sua arquitectura é chamada OSI.
Alessandro D. R. Fazenda
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Protocolos TCP, UDP e ICMP Etienne César R. de Oliveira
Escola de Ciência e Tecnologia Arquitetura TCP/IP Arquitetura TCP/IP Interface entre o Nível Lógico e Físico Protocolo IP Etienne César R. de Oliveira.
Redes de Computadores Arquitetura TCP/IP Prof. Alberto Felipe / Ester Ozório.
Transcrição da apresentação:

Redes de computadores Prof. António dos Anjos Aulas 25 / 26 – TEC 11ºF Redes de computadores Prof. António dos Anjos

Modelo OSI – Problemas! Falha num dos seus princípios de criação: Cada camada deve definir uma função bem específica; Isto resulta em que a separação de algumas camadas, está muito difusa: I.e. as de Sessão, Apresentação e Aplicação; Podem existir duas ou mais camadas a efectuar a mesma tarefa. A camada de transporte apenas prevê mecanismos de TX orientados à ligação.

Alternativa ao modelo OSI O modelo DoD (Department of Defense): Foi desenvolvido antes do modelo OSI (1974), na sequência do desenvolvimento da ARPANET; Também conhecido por modelo TCP/IP; Tem apenas quatro camadas; Responde às mesmas questões sobre comunicação de redes que o modelo OSI.

Modelo OSI vs Modelo DoD DoD (TCP/IP) Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Internet Ligação Física

Modelo OSI vs Modelo DoD–TCP/IP O modelo OSI é muito útil para discutir redes, mas tem algumas camadas muito difusas; A camada de acesso ao meio (física) é uma grande omissão no modelo TCP/IP; O modelo TCP/IP é muito mais popular na industria de redes que o modelo OSI; Protocolos primeiro e modelo depois; Ambos têm aspectos positivos e negativos. O que seria ideal? Um híbrido dos dois (Sugestões!!!).

OSI vs DoD vs Híbrido OSI DoD (TCP/IP) Híbrido Aplicação Apresentação Sessão Transporte + = Rede Internet Ligação Física

Modelo de Referência Híbrido Modelo de cinco camadas idealizado por Tanenbaum; Vamos situar-nos nas camadas deste modelo ao analisar: Os equipamentos de Internetworking; Os protocolos do conjunto TCP/IP; Híbrido Aplicação Transporte Rede Ligação Física

Camada Física Trata da TX de bits entre dois nós de rede: Que tipo de cablagem? (e.g. cobre, fibra óptica); Que tipo de sinal? (e.g. digital, analógica); Qual a frequência? (e.g. 400Hz, 2Ghz); A que velocidade enviar? (e.g. 10Mbps, 100Mbps, 1000Mbps); Como codificar os bits? (e.g. Manchester Encoding, Differential Manchester Encoding). Ao nível da camada física, a unidade de informação é o BIT. Exemplos de protocolos que respondem: Ethernet, X25, RS232C;

Camada de Ligação Permite a TX fiável sobre o meio físico de TX: Agrupa os bits recebidos da camada física em Tramas e verifica se não tem erros (Checksum); Se houver erros volta a pedir a Trama; Como identificar cada NIC num meio partilhado? (e.g. MAC Address); Como controlar o acesso ao meio? (e.g. CSMA/CD, Token-Passing). Ao nível da camada de ligação, a unidade de informação é a TRAMA (Frame). Também se dá o nome de pacotes aos dados que viajam entre computadores/redes. Exemplos de protocolos que respondem: Ethernet, FDDI, Frame Relay.

Camada de Rede Trata de como encaminhar (routing) os pacotes baseando-se num endereço lógico: Como identificar logicamente uma rede? Como identificar logicamente (≠ fisicamente) um nó na rede? E.g. endereço IP (Rede + Computador) ≠ MAC Address; Como fragmentar o pacote? Ao nível da camada de Rede, a unidade de informação é o DATAGRAMA. Exemplos de protocolos que respondem: IP, IPX, AppleTalk;

Camada de Transporte Assegura a entrega fiável dos pacotes: Como estabelecer uma ligação lógica? (e.g. SYN, FIN) Como saber se o pacote foi entregue com sucesso? (e.g. ACK ≈ Aviso Recepção); Quanto tempo esperar pela confirmação? Como fazer para não sobrecarregar o destinatário com demasiados pacotes? (e.g. WinSize); Que mecanismos utilizar para permitir o reagrupamento dos pacotes ao nível lógico? (e.g. Sequence Number). Ao nível da Camada de Transporte, a unidade de informação é o SEGMENTO. Exemplos de protocolos que respondem: TCP, UDP.

Camada de Aplicação Providencia, às aplicações, o interface para utilizar a comunicação em rede: E.g. para clientes de Internet, Email, FTP, Telnet, VNC, etc; Providencia também o acesso a funcionalidades para o incremento de segurança na comunicação e compressão de dados: E.g. mecanismos de encriptação (camada de apresentação do modelo OSI); Ao nível da Camada de Aplicação, a unidade de informação é a MENSAGEM.

Unidades de Informação – Resumo CAMADA UNIDADE Aplicação Mensagem Transporte Segmento Rede Datagrama Ligação Trama Física Bit

O TCP/IP Suite O que é? Conjunto (suite) de protocolos que responde às questões de cada camada do modelo de referência DoD/Híbrido; Apesar de bastante coerente e funcional, tem evoluído ao longo dos anos: Modificação do funcionamento de protocolos (e.g. DNS); Criação e adição de novos protocolos (e.g. HTTP, DHCP).

As camadas e o TCP/IP Suite Exemplos de respostas dadas pelo TCP/IP Suite ao nível de cada camada: Camada Protocolos Aplicação POP3; SMTP; Telnet; DNS; HTTP; FTP Transporte TCP; UDP Rede IP; ARP; ICMP Ligação Ethernet Física

TCP/IP Suite – Objectivos Independência de HW – Poder ser usado de igual forma em qualquer computador; Independência de SW – Poder ser utilizado por diferentes aplicações e com configurações diferentes; Recuperação de erros – Ser capaz de recuperar de qualquer falha na comunicação, resultante de perda de dados ou falha em qualquer nó; Baixo overhead – Adicionar o mínimo de informação extra aos dados a ser enviados; Adição de novas redes – Permitir que novas redes independentes possam ser adicionadas à rede global sem que esta seja perturbada; Dados encaminháveis – Permitir que dados possam ser enviados através de uma rede de computadores para qualquer destino possível.

TCP/IP Suite - Encapsulamento Exemplo de encapsulamento de um pacote de transferência de um ficheiro utilizando o protocolo FTP: Dados Aplicação TCP Transporte IP Rede Ethernet Ligação Física

TCP/IP Suite – Encapsulamento (2)