Associação de Resistores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
Advertisements

Aula de Física Agosto de 2013
CIRCUITOS ELÉTRICOS.
Carga Elétrica Quando um bastão de vidro é atritado com seda, adquire essa capacidade graças a passagem de “algo”; Esse “algo” é chamado genericamente.
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua - MOTOR DC
Associação de resistores
ELETROSTÁTICA parte 2.
Analise de Circuitos em Corrente Continua - Ed. Erica
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
O que você deve saber sobre CAPACITORES, GERADORES E RECEPTORES
GERADORES ELÉTRICOS.
Associação de resistores
ELETRICIDADE 7 CIRCUITO EM REDE Prof. Cesário.
CORRENTE ELÉTRICA.
O símbolo que representa um resistor é:
Máquinas Elétricas I Aula 12
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
IVAN SANTOS IVAN SANTOS. CIRCUITO EM SÉRIE Quando as resistências são conectadas uma em seguida da outra A corrente é a mesma em todas elas.
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES E
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT – Joinville
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES.
Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Capacitor É um componente constituído por dois condutores separados por um isolante: os condutores são chamados armaduras (ou placas) do capacitor e o.
GERADORES P I L H A Geradores
Eletricidade e Mecânica
Gerador Elétrico Gerador → dispositivo com função de transformar ou transferir energia. Transforma qualquer tipo de energia em energia elétrica. Exemplos:
Entendendo a Eletricidade Revisão: C
CIRCUITOS ELÉTRICOS PROFa. SANDRA MELCHIOR
Capacitores ou Condensadores
Associação de resistores
FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
Eletrodinâmica Professor Sandro Dias Martins.
Aula 06: Circuitos em série Prof. Diovani Milhorim
FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.
Teoremas de rede Prof. Luis S. B. Marques MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Associação de Resistores
Eletricidade Aula 13.
Aula 07: Circuitos em paralelo Prof. Diovani Milhorim
Ramo da eletricidade que estuda as cargas em movimento.
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 3º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Geradores ELÉTRICOS.
Eletricidade Aula 11 Lei de Ohm
1. Na maior parte das residências que dispõem de sistemas de TV a cabo, o aparelho que decodifica o sinal permanece ligado sem interrupção, operando com.
TIPOS DE CORRENTE ELÉCTRICA
Temos: R3 em serie com R4 e com R5. Resulta em:
RESISTORES EM PARALELO
ELETRICIDADE BÁSICA Prof. Luís Carlos C. Monteiro.
Corrente Elétrica.
Geradores ELÉTRICOS.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Associação de Resistores
Associação de resistências Resistência equivalente
Associação de Resistores
ASSOCIAÇÕES DE RESISTORES
Eletricidade Geral Aula 8 Marcelo Machado da Costa.
Resistores Professor John Disciplina Física C.
Corrente Elétrica e Resistores
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Revisão do Segundo Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Analise de Circuitos em Corrente Contínua Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
II. Resistência elétrica
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
Robert L. Boylestad Introductory Circuit Analysis, 8ed. Copyright ©1997 by Pearson Education, Inc. Upper Saddle River, New Jersey All rights reserved.
Transcrição da apresentação:

Associação de Resistores

Em nosso dia-a-dia utilizamos vários aparelhos elétricos onde são empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal. Os resistores podem ser associados basicamente de três maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo e associação mista.

Associação em série Em uma associação em série de resistores, o resistor equivalente é igual à soma de todos os resistores que compõem a associação. A resistência equivalente de uma associação em série sempre será maior que o resistor de maior resistência da associação. Veja porque: - A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4 .. - A tensão no gerador elétrico é igual à soma de todas as tensões dos resistores: V = V1 + V2 + V3 + V4 .. - A equação que calcula a tensão em um ponto do circuito é: V = R . i , então teremos a equação final: Req . i = R1 . i1 + R2 . i2 + R3 . i3 + R4 . i4 …

Associação em paralelo: A associação de resistores em paralelo é um conjunto de resistores ligados de maneira a todos receberem a mesma diferença de potencial (ddp). Nesta associação existem dois ou mais caminhos para a corrente elétrica, e desta maneira, os resistores não são percorridos pela corrente elétrica total do circuito. Observe a figura.

A corrente, em uma associação de resistores em paralelo, é a soma das correntes nos resistores associados. Na associação em paralelo, o valor da resistência equivalente é sempre menor que o valor de qualquer resistência dos resistores da associação. Este valor pode ser obtido com as seguintes equações:

Associação mista: Uma associação mista é composta quando associamos resistores em série e em paralelo no mesmo circuito. Observe na figura abaixo que os resistores R1 e R2 estão em série e os resistores R3 e R4 estão em paralelo:

Nas associações mistas também podemos encontrar um valor para a resistência equivalente. Para isto devemos considerar cada associação (série ou paralelo) separadamente, sendo que todas as propriedades descritas acima são válidas para estas associações.

Associação equivalente de resistores A analise e projeto de circuitos requerem em muitos casos a determinação da resistências equivalente a partir de dois terminais quaisquer do circuito. Além disso, pode-se numa série de casos práticos solucionar o circuito a partir da associação dos resistores que compõem determinadas partes do circuito. Essa técnica é denominada de redução de circuitos.

Resumindo: Verifica-se que é possível trocar conjunto das resistências R1, R2, R3,..., por uma resistência única, R, capaz de substituir a associação. Essa resistência é denominada resistência equivalente da associação.