A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho."— Transcrição da apresentação:

1 FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.

2 A imaginação é mais importante que o conhecimento.
ELETRICIDADE AULA 3 A imaginação é mais importante que o conhecimento. Albert Einstein Professor Peixinho.

3 O filamento fica tão quente que gera luz
RESISTORES São dispositivos que transformam a energia elétrica em energia, exclusivamente, térmica. A energia elétrica é transformada em térmica através dos choques entre partículas do condutor e as cargas que por ele passam em movimento ordenado. O filamento fica tão quente que gera luz Professor Peixinho.

4 TIPOS DE RESISTORES Resistor de carvão: Resistor variável:
Professor Peixinho.

5 UAB ...... Tensão entre os pontos A e B do circuito.
PRIMEIRA LEI DE OHM GEORG SIMON OHM ( ) determinou, experimentalmente: PRIMEIRA LEI: Mantida a temperatura constante, a tensão elétrica e a intensidade de corrente elétrica são diretamente proporcionais, ou seja: UAB Tensão entre os pontos A e B do circuito. RAB Resistência entre os pontos A e B do circuito. iAB Intensidade da corrente elétrica que percorre o trecho entre os pontos A e B do circuito. Professor Peixinho.

6 2. a área de sua secção transversal, 3. o material do qual ele é feito
SEGUNDA LEI DE OHM A experiência mostra que a resistência elétrica de um condutor depende, basicamente, de quatro fatores: 1. o seu comprimento, 2. a área de sua secção transversal, 3. o material do qual ele é feito 4. de sua temperatura. R Resistência elétrica do resistor. L Comprimento do condutor que forma o resistor. A Área da secção transversal do condutor. ρ Resistividade elétrica do material. α Coeficiente de temperatura. Professor Peixinho.

7 A corrente elétrica nos resistores é a mesma.
RESISTORES EM SÉRIE Dois resistores R1 e R2 estarão em série quando forem percorridos pela mesma corrente elétrica. A corrente elétrica nos resistores é a mesma. A ddp da fonte é igual à soma das ddp dos resistores. R1 U R2 3. A resistência elétrica equivalente é igual a soma das resistências elétricas dos resistores. Professor Peixinho.

8 RESISTORES EM PARALELO
Dois resistores R1 e R2 estarão em paralelo quando estiverem sob a mesma ddp e não forem percorridos pela mesma corrente elétrica. U R1 R2 A intensidade da corrente elétrica no gerador é igual a soma das intensidades das correntes nos resistores. Professor Peixinho.

9 Somente para resistores em paralelo.
FÓRMULAS: Somente para resistores em paralelo. Cálculo do valor da resistência do resistor equivalente: 1. 2. 3. Professor Peixinho.


Carregar ppt "FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google