Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso Basico de Linux Marcela Santos
Advertisements

Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Administração de sistemas operacionais
Componente Curricular Sistemas Operacionais - SOP
Configuração de um servidor FTP
Configuração de servidores SMTP e POP3
Sistema de Arquivos - PROTEÇÃO DE ARQUIVOS
Gerenciamento de Usuários
Prof. João Paulo de Brito Gonçalves Sistema de Arquivos - COMANDOS DE VISUALIZAÇÃO, BUSCA E LOCALIZAÇÃO Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
Primeira aula de laboratório
Comandos para navegação no Sistema de Arquivos
Informática 2° Bimestre Luiz Antônio.
Interpretador Online.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Como instalar e executar o programa
Prof. André Leon S. Gradvohl, Dr.
Ubuntu Day [ SAMBA ] (Servidor de Compartilhamento de Arquivos e Impressoras) Sistema utilizado: Ubuntu Rodrigo Almeida Costa.
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Características Técnicas e Operacionais
Sistemas Operacionais PLATAFORMA LINUX
WINDOWS Professor: Leandro Crescencio
Sistemas Operacionais
Aulas 86 / 87 – TEC 11ºF Sistema Operativo de Rede Prof. António dos Anjos.
Entendendo uma Shell Existem 6 terminais para serem utilizados, para habilitar cada um pressione crtl+alt+ F1 (...F6). Adicionar um usuário em modo gráfico.
Arvore de Diretório. Arvore de Diretório Arvore de Diretório.
GERENCIANDO PORTAIS COM O CMS Prof. Bruno Catiari - Faculdade São Mateus.
FTP (File Transfer Protocol) Protocolo de Transferencia de Arquivos
Permissões e Propriedades de Arquivos
L INUX G ERENCIAMENTO PRIVILÉGIOS Sistemas Operacionais de Redes José Roberto Cruz e Silva.
Guia de Abertura de Chamado
MICROSOFT Windows XP.
Sistemas Operacionais
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
1. Digite o que você cadastrou no Blogger 2. Digite a senha 3. Desmarque a caixa: Continuar conectado 4. Clique em LOGIN.
07/04/2017 Linux Comandos básicos.
Professor: Cristiano Mariotti
Sistemas Operacionais c Prof. Victor Guimarães
Professor Cristiano Mariotti
Linux Prof. Fabio Santos, D.Sc
Disciplina: Sistemas Operacionais Professor: Cristiano Mariotti
09/04/2017 Linux Comandos básicos.
Usuários e Grupos Usuário: alguém que possui conta, internamente é tratado como um número (UID) que é a identificação do usuário (USER ID). Cada usuário.
Comandos Ubuntu/Linux Michelle Nery
GOOGLE DOCS 3º ATIVIDADE FORMULÁRIOS TUTORIAL GOOGLE DOCS.
Capítulo - Redes ponto-a-ponto
ARQUITETURA DE COMPUTADORES II
Silberschatz, Galvin and Gagne ©2009 Operating System Concepts – 8 th Edition Capítulo 10: Interface de Sistemas de Arquivos.
Sistemas Operacionais PLATAFORMALINUX PLATAFORMALINUX Jean Morais 3ºSINA/07.
Introdução ao Linux André Ricardo da Silva Souza arss at cin.ufpe.br.
Redes Configurações e teste.
Prof. Rafael Folha SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO SISTEMA DE.
Engenharia de Controle e Automação Computação Para Engenharia Semana /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Aula – Sistemas Operacionais
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Administrando usuários 1 Controle de contas de usuários 1.
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Shell Script Parte 2.
Tópicos em Sistemas Operacionais (LINUX) Prof:. Msc. Arimatéia Junior Fortaleza-2011.
LINUX. O que é LINUX  Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operacionais que utilizem o núcleo Linux  O Linux foi desenvolvido pelo.
Serviço de rede e internet Jackson Eduardo da Silva.
SICII (Sistemas Operacionais) – Prof. Alberto  Comandos de console (Linux)
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Faculdade de Computação Linux – Prática Regiane Kawasaki
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Comandos DOS DOS – O MS-DOS ou prompt de comando pode ser iniciado pelo caminho. Inciar> Todos os programas> Acessórios> Prompt de Comando Ou através do.
Comandos Básicos do Linux Prof. Alberto Felipe. Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos baseados em interface gráfica, com o uso.
Voce pode ativa e desativar permissões de arquivos usando os sinais de mais(+) e menos (-), respectivamente, junto com as letras para indicar o que muda.
ELEMENTOS DE INFORMÁTICA
Transcrição da apresentação:

Permissões de Acesso No Linux há três modelos de controle de acesso básicos: Read, Write e Execution. Veja um exemplo de permissão básica na figura abaixo: O Tipo do Objeto significa: d => diretório. - => arquivo normal.

Permissões de Acesso Já os outros caracteres significam: r => permissão de leitura (read); w => permissão de gravação (write); x => permissão de execução (execution); - => permissão desabilitada. Explicando um pouco mais: Leitura (r): Em arquivos, permite examinar o conteúdo do arquivo. Em diretórios permite listar conteúdo do diretório. Escrita (w): Em arquivos, permite escrever, remover e alterar o arquivo. Em diretórios, permite criar e remover arquivos dentro do diretório. Execução (x): Em arquivos, permite executar um arquivo como um programa. Em diretório, permite ler e escrever em arquivos dentro do diretório. Sendo que os três primeiros rwx pertencem ao Dono do arquivo, os outros três rwx pertencem ao Grupo e por fim os últimos três rwx pertencem há outros usuários que não fazem parte do grupo

Permissões de Acesso Permissões Ligações diretas dono grupo tamanho Para ver as permissões dos arquivos e subdiretórios do diretório corrente, basta digitar o comando ls -l. Abaixo mostramos um exemplo. Permissões de Acesso Permissões Ligações diretas dono grupo tamanho Última Atualização Arq/Dir drwxrwxr-x 4 aluno basico 1024 May 10 22:07 . drwx------ 8 May 10 21:50 .. -rw-rw---- 1 34585 linux.txt -rw-rw-r-- 15258 Apr 23 12:26 perl.txt 2 Apr 28 10:56 pesquisa_alunos Apr 24 11:38 testes_perl -rwxrwsr-x 14785 Nov 15 10:50 teste

Permissões de Acesso Os comandos chown e chgrp O comando chown permite a mudança do usuário proprietário de um arquivo. Somente o super-usuário pode fazê-lo. O comando chgrp permite a permite a mudança do grupo proprietário de um arquivo. Somente o super-usuário (root) e o usuário proprietário do arquivo podem fazê-lo. O proprietário só pode mudá-lo para um grupo ao qual ele também pertença. Exemplos: ppgia:~> ls -l drw-------  2 maziero    prof   0   Mar 27   08:51 dir1 ppgia:~> chown joao dir1    (somente como root) drw-------  2 joao       prof   0   Mar 27   08:51 dir1 ppgia:~> chgrp labin dir1     (somente como root ou usuário joao) drw-------  2 joao       labin  0   Mar 27   08:51 dir1

Permissões de Acesso O comando newgrp Permite ao usuário mudar seu grupo principal para outro grupo ao qual ele também pertença. Todos os arquivos e diretórios criados a partir dessa mudança pertencerão ao novo grupo, e não mais ao grupo primário do usuário. Por exemplo: ppgia:~> mkdir dir1 ppgia:~> ls -l drw-------  2 maziero    prof   0   Mar 27   08:51 dir1 ppgia:~> newgrp ladis ppgia:~> mkdir dir2 drw-------  2 maziero    ladis  0   Mar 27   08:52 dir2

Permissões de Acesso Adicionar grupo groupadd nome_do_grupo Se vc quiser que uma pasta seja de um determinado usuário e grupo vc faz esse comando: chown nome_do_usuario:nome_do_grupo e ai aquela pasta vai pertencer a ele.

Permissões de Acesso Logname Mostra seu login (username). `logname‘ users Mostra os nomes de usuários usando atualmente o sistema. `users' Groups Mostra os grupos que o usuário pertence. `groups [_usuário_]' Exemplo: `groups', `groups root'

Permissões de Acesso groupdel Apaga um grupo do sistema, este comando apaga todos os dados do grupo especificado dos arquivos de contas do sistema. `groupdel [_grupo_]' OBS: Você não pode remover o grupo primário de um usuário. Remova o usuário primeiro. id Mostra a identificação atual do usuário, grupo primário e outros grupos que pertence. `id [_opções_] [_usuário_]' Onde: _usuário_ É o usuário que desejamos ver a identificação, grupos primários e complementares. _opções_ -g, --group Mostra somente a identificação do grupo primário. -G, --groups

Permissões de Acesso Mostra a identificação de outros grupos que pertence. -n, --name Mostra o nome do usuário e grupo ao invés da identificação numérica. -u, --user Mostra somente a identificação do usuário (user ID). -r, --real Mostra a identificação real de usuário e grupo, ao invés da efetiva. Esta opção deve ser usada junto com uma das opções: -u, -g, ou -G. Caso não sejam especificadas opções, `id' mostrará todos os dados do usuário. Exemplo: `id', `id --user', `id -r -u'.

Permissões de Acesso Vejamos um exemplo onde queremos modificar a data do Sistema para 31 de Outubro de 2005 e atualizar na BIOS: $ date -s 10/31/2005 Ok, agora precisamos fazer o hardware receber a hora setada no sistema: $ clock –w. clock é um link para hwclock e a opção -w faz exatamente o que queremos: usar a data/hora do sistema para atualizar a data/hora da BIOS. O contrário também é possível, podemos utilizar a data/hora da BIOS para setar nosso sistema, trocando a opção -w por -s. Isso é feito pelo sistema na inicialização.

Permissões de Acesso Conexões ssh com Konqueror Uma facilidade pouco conhecida, mas bastante útil, do Konqueror, é a conexão via ssh a computadores remotos. Desta forma, é possível navegar em modo gráfico, abrir e editar arquivos, como se estivessemos em um computador local. O acesso é feito através de endereços da forma fish://queiroz:abc123@computador.com.br/home/ O comando acima, digitado na caixa de endereços do konqueror, irá estabelecer uma conexão ssh com o computador chamado computador.com.br, usuário chamado queiroz, senha abc123, exibindo o diretório /home.