Vaivéns Foguetões Fatos Espaciais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ACÇÃO DE FORMAÇÃO ASTRONOMIA IV
Advertisements

Escola Secundária Sebastião da Gama
O que existe no Universo
Vamos recuar no tempo ... Lisboa … 1 de Novembro de 1755 …
Tecnologia e Ciência Satélites. Satélite Um satélite artificial é qualquer corpo feito pelo homem e colocado em órbita ao redor da Terra ou de qualquer.
SISTEMA SOLAR.
Sistemas Terrestres.
O SÉCULO XX Depois da conquista da Lua... O próximo passo lógico ... um outro desenvolvimento tecnológico Primeiro desenvolvimento humano.
20 ANOS DO ÔNIBUS ESPACIAL "Shuttle" ? em inglês: “Space Shuttle” lançadeira, que vai e vem transportador expressão: “Ônibus Espacial" Columbia.
A chegada do Homem a Marte por Aldo Loup Interior da cápsula do “Columbiad”
Foguetes e Satélites Caio B. G. C. Konstantin Tsiolkovsky - Russo. Os Nomes: Konstantin Tsiolkovsky - Russo. Hermann J. Oberth - Alemão. Robert.
Sessão Astronomia Especial MISSÃO LUA PARTE II - III.
Corrida para o Espaço Parte1 : Do início à Lua Por Raphael Moraes.
Sessão Astronomia Especial PARTE III - III.
Constituição da Avaliação
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. OBA 2013.
O Planeta Branco Miguel Sousa Tavares.
UNIVERSO: Formação do Universo Professor António Nunes
Deus em nossas vidas By
O Planeta Branco Miguel Sousa Tavares.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA
Conhecendo o universo Professor João luiz

Centro de Divulgação da Astronomia
Há dois tipos de Satélites:
Ciências Naturais – 7.º ano
Sob aspectos astronáuticos
Professora Fernanda Landim
Lançados em 2003, a missão MER consiste em dois robôs Rover idênticos, concebidos para cobrir, cada um, mais de 100 metros por dia de solo marciano. Cada.
Sessão Astronomia Especial PARTE I - III Breve história da Astronáutica Dos primeiros sonhadores aos primeiros astronautas Por:Aldo Loup.
Reformulação do cartaz da Sessão Astronomia: uma proposta
Apollo 11 Viagem a Lua.
A chegada do homem A lua!.
Tema 2 – O Universo e a Terra
Queda Livre e Lançamento Vertical
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica! OBA 2011.
Relações Interespecíficas.
POLARIZAÇÃO. GUERRA FRIA “A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável e a paz impossível”
Ele é antes de todas as coisas, e Nele subsistem
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA TERRA E DO MAR CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO JOGO DE NAVE COMO FERRAMENTA PARA AUXÍLIO.
O Sistema Solar 8-abr-17.
Localização da Terra no Universo
Educação Ambiental.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
Laboratório 1 Medidas e Incertezas Universidade Federal de Itajubá ICE – DFQ Disciplina de Metodologia Científica Em 3 de Dezembro de 1999, a sonda Mars.
Filipa Vicente TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO n Como o Homem tem conseguido explorar o Universo.
Sputnik Um pioneiro no espaço
Sistema Solar.
NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS
Esta é uma viagem que começa e termina com distâncias possíveis de serem entendidas, apenas por meio de notação científica. Começa a 10 milhões de anos-luz.
Sistema Solar A Terra, a Lua e o Sol fazem parte do Sistema Solar.
O Universo nunca foi visto assim Visto agora pelo Hubble . . .
DESCOBRINDO O CÉU.
Os desastres no Universo

Observatório do CDCC - USP/SC Setor de Astronomia (OBSERVATÓRIO) (Centro de Divulgação da Astronomia - CDA) Centro de Divulgação Científica e Cultural.
Numero de satélites: 47 luas
SISTEMA SOLAR.
AULA 02.
Sondas pioneiras em ação Palestrante: Jéssica Cristina Ramos –

Representação do espaço geográfico
A CIÊNCIA POR QUEM A ENSINA ASTROGEOLOGIA : CRATERAS NA LUA, MARTE E TERRA Rosa Soares - setembro de 2015.
AS NOVAS FRONTEIRAS DA EXPLORAÇÃO
A sonda norte-americana Mariner 4 foi a primeira a alcançar com sucesso a órbita de Marte em 1964, produzindo 21 imagens ALGUMAS MISSÕES JÁ ENVIADAS AO.
CORRIDA ESPACIAL.
ESTRUTURA DA TERRA CONTRIBUTOS PARA O SEU CONHECIMENTO ESTRUTURA DA TERRA CONTRIBUTOS PARA O SEU CONHECIMENTO.
Astronáutica no Brasil Centro de Divulgação Científica e Cultural.
1. Sondas Marcianas Rumo a Marte Jéssica Cristina Ramos
Transcrição da apresentação:

Vaivéns Foguetões Fatos Espaciais Trabalho realizado por: Filipe Cunha nº13 Mariana Farto nº18 Vasco Correia nº23 Prof.: Anabela Santos Disciplina: Ciências Naturais

Indíce Introdução Foguetões Como e quando foram construídos? Qual é o seu objectivo? Saturno V O que são as missões Apollo e Skylab? VaiVém O que é um VaiVém? Desastre do VaiVém Columbia Fatos Astronautas Por quem foram desenhados e feitos? Quem foi o primeiro Homem a pisar a Lua? Conclusão Netgrafia

Introdução  Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.  Vamos falar sobre duas naves espaciais, o foguetão e o vaivém, que foram utilizados em várias missões.  Vamos falar também sobre uma novidade que nos permite andar aos pulos pela Lua, os fatos espaciais criados pela NASA.

1 8 3 2 6 10 4 7 9 5

Foguetões

Como e quando construíram o Foguetão? A origem do foguetão é provavelmente oriental. A primeira notícia que se tem do seu uso é em ano 1232, na China, onde foi inventada a pólvora. Na Europa e na América os entusiastas começaram a construir foguetões a partir de 1920 Como? Robert Goddard, um americano, construía foguetões a combustível líquido, lançou o seu primeiro foguetão em 1926.

Qual é o seu objectivo?  Normalmente, o seu objectivo é enviar objectos (especialmente satélites artificiais e sondas espaciais) ou naves espaciais e homens ao espaço.

Saturno V  Foi o foguetão utilizado nas missões Apollo e Skylab. Foi desenvolvido por Wernher von Braun. Ele possui três andares, tem 5 motores no primeiro andar e mais 2 no segundo.  Foi o maior e mais caro foguete do mundo a ser utilizado com sucesso. Seu último voo lançou em órbita o laboratório espacial Skylab.  Neil A. Armstrong, o primeiro homem a pisar a Lua, foi enviado para lá no Saturno V, na missão Apollo 11.

O que são as missões Apollo e SkyLab O Projeto Apollo foi um conjunto de missões espaciais coordenadas pela  Nasa entre 1961 e 1972 com o objectivo de colocar o homem na Lua. A missão incluiu onze voos tripulados. Inclui-se aí o que ficou conhecido como "Apollo 1", em homenagem aos  astronautas Virgil "Gus" Ivan Grissom,  Edward Higgins White II e Roger Bruce Chaffee, que morreram no solo num incêndio, dentro da cabine de comando. O objectivo de explorar a Lua foi abandonado em Dezembro de 1972, com o voo da Apollo 17.

O que são as missões Apollo e SkyLab SkyLab Skylab designa a estação espacial que foi lançada ao espaço a 14 de maio de 1973, a uma altitude de 435 km, e reentrou na atmosfera, destruindo-se prematuramente, em 1979. O nome também designa a missão Skylab I, que colocou a estação em órbita, e as três missões tripuladas, Skylab II, III e IV que foram lançadas para trabalhar na estação espacial e usavam a nave

VaiVém

O que é um VaiVém? Os vaivéns são as naves norte-americanas mais recentes. Têm forma de avião e um comprimento de 43 metros, são capazes de ficar na órbita da Terra e regressar logo à nossa atmosfera e aterrar e podem ser usadas até 100 vezes!

Como e quando foram construídos? Quando? O projeto de construção de veículos espaciais reutilizáveis remonta a 1975, quando foram feitos o primeiros testes de um protótipo acoplado a um avião Boeing 747 adaptado a testes de vôo a grande altura. Como? O vaivém é constituído por três partes: o veículo reutilizável, um tanque externo e dois foguetes propulsores de combustível sólido. O vaivém é operado por motores traseiros e 44 mini-jatos. A descolagem é feita na vertical, auxiliada pelos foguetes e aterra como avião.

Desastre do Vaivém Columbia O vaivém norte-americano Columbia explodiu no dia 1 de Fevereiro de 2003 quando regressava à Terra depois de uma missão de 16 dias no espaço. A cerca de quinze minutos da hora prevista para a aterragem no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, o vaivém Columbia, após perder as comunicações com a base, desintegrou-se, no momento em que sobrevoava o estado do Texas. A nave estava a uma altitude de 63 quilómetros e a 1400 quilómetros do local de aterragem. Morreram os 7 tripulantes que nele seguiam.

Qual é o Seu Objectivo?  Os astronautas utilizam as naves espaciais denominadas de vaivéns para realizar experiências no espaço e levar até lá satélites de televisão. Ainda não alcançam os espaços interplanetários, mas constituíram o primeiro passo para poder visitar Marte ou Vénus no futuro.

Fotos de vaivéns

Benefícios e prejuízos destas tecnologias De acordo com a maior parte da comunidade científica estas naves espaciais, o foguetão e o vaivém tanto pode ter benefícios para o ambiente, para a ciência e para a sociedade como prejuízos, podendo referir nomeadamente: Prejuízos:  Possíveis quedas na superfície terrestre provocando catástrofes humanitárias se atingir zonas habitadas. Eventuais desintegrações no espaço formando lixo na atmosfera. Benefícios:  Desenvolvimento do conhecimento cientifico.  Descoberta de novas realidades desconhecidas.

Fatos Espaciais

Por quem foram desenhados e feitos?  Estes fatos foram desenhados e feitos pela NASA.  O primeiro fato foi feito em 19 de Julho de 1969.  No âmbito do plano de regresso à Lua (em 2020), a NASA começou a trabalhar no desenvolvimento de fatos mais leves, que proporcionem maior flexibilidade e mobilidade aos astronautas.  Apenas deverá começar a produzir efeito em 2013, com a apresentação do primeiro protótipo em 2015. O novo fato, que está a ser desenvolvido pela produtora de fatos de mergulho Oceaneering International em parceria com outras empresas com experiência na criação de fatos espaciais, poderá ser usado tanto no regresso à Lua, na Estação Espacial Internacional ou mesmo numa hipotética exploração de Marte, informa a Technology Review.

Quem foi o primeiro Homem a pisar a Lua?  Neil Amstrong, comandante na missão Apollo 11, foi o primeiro homem a pisar a Lua.  Existe uma pequena cratera na Lua, perto do local onde aterrou a Apollo 11, chamada Armstrong em sua homenagem.

Conclusão Com a realização deste trabalho descobrimos que estas naves espaciais (foguetões e vaivéns) são realmente espantosas. Elas ajudam-nos a perceber o que existe para além do nosso planeta e a desenvolver o conhecimento científico mas também podem ser muito prejudiciais para o ambiente. Em relação aos fatos espaciais concluímos que foram desenhados e feitos pela NASA e que a mesma NASA está a trabalhar no desenvolvimento de fatos mais leves, que proporcionem maior flexibilidade e mobilidade aos astronautas. Gostámos imenso de fazer este trabalho pois ele desenvolveu a nossa bagagem cultural e aumentou o nosso conhecimento em relação a estas tecnologias. Esperamos ter atingido todos os objectivos traçados pela professora Anabela Santos.

Netgrafia Bibliografia http://aeiou.exameinformatica.pt/nasa-ja-esta-a-criar-fatos-de-astronauta-para-ir-a-marte=f1004824 http://www.kids.sapo.ao/article/14 http://pt.wikipedia.org/wiki/Foguete_espacial http://pt.wikipedia.org/wiki/Neil_Armstrong http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_do_vaiv%C3%A9m_espacial_Columbia Bibliografia  O Homem na Lua – Caroline Stott  Mundo Fantástico, Espaço

Fim