Orientações para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - EFAP) para o curso Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB.

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Transcrição da apresentação:

Orientações para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA - EFAP) para o curso Curso de Formação Específica do Concurso Público para PEB II – 2011 VER LOGOS... ENTRA RS/EFAP?

O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP)? É uma aplicação online, acessada pela internet, na qual estão disponíveis ferramentas que possibilitam acesso a: Conteúdos Ilustrações Animações Simulações Vídeos Atividades avaliativas

Possibilita: Interação entre os participantes do curso por meio de fóruns de discussão, correio eletrônico e avaliações dos professores tutores sobre as produções dos cursistas. Realização das atividades: Fórum Questão Objetiva Questão Discursiva Atividade de envio de arquivo Atividades de Respostas Instantâneas (Quiz )

Acesso – Site da EFAP http://www.escoladeformacao.sp.gov.br Clique em “CURSOS”.

Acesso – Site da EFAP Clique em “Curso de Formação Específica - Concurso Público para PEB II – 2011”.

Acesso – Site da EFAP Clique no link de acesso ao site do curso.

Acesso – Site do Curso Clique em “O Curso” e selecione a opção “Acesse o Curso” ou clique em “Acesse o Curso” no menu lateral “Destaques”.

Acesso – Site do Curso Clique em “clique aqui” para acessar o AVA-EFAP.

Tela de Login CPF RG Usuário: Digite seu CPF (sem ponto nem traço; caso o seu CPF tenha zero(s) à esquerda, informe-o(s). Senha: Digite seu RG (sem ponto nem traço).

Página Inicial Menu Principal Lista de Cursos Atividades que devem ser entregues na semana Recados enviados pelo Tutor

Conteúdo do Curso

Conteúdo do Curso Utilize o “Conhecendo o AVA” para praticar as atividades e navegações do ambiente. Navegar pelo conteúdo: utilize as “setas” localizadas no canto superior direito da tela ou utilize o menu lateral. utilize a seta localizada no centro da página para “ocultar” o menu lateral.

O que é o Fale Conosco O Fale Conosco é o meio de comunicação entre o público das ações da EFAP e a equipe gestora dos cursos e projetos. É uma ferramenta on-line que permite o registro e o acompanhamento de todo o suporte durante o curso.

O que é o Fale Conosco O Fale Conosco se restringe ao atendimento de dúvidas técnicas, de navegação e de acesso. Atenção: Para dúvidas pedagógicas, relatos ou questões relativas à dinâmica do curso e ao conteúdo, procurem o professor tutor de sua turma, por meio da ferramenta “Correio” no AVA-EFAP.

Importante! Ao abrir um chamado, informem sempre: Descrição do problema; Sua disciplina e turma.

ATENÇÃO! Antes de abrir um chamado, consultem no site do curso: o Regulamento; o Cronograma; os Boletins informativos; o FAQ (perguntas frequentes). Incentivar a leitura destes documentos – possivelmente as respostas às dúvidas constam nestes materiais.

Dados de acesso xxxxxxxx Entrar xxxxxxxx Na tela de acesso do Fale Conosco você deverá informar o seu usuário e senha. No campo “Usuário” informe o seu CPF sem ponto nem traço, composto pelos 11 dígitos. A senha padrão de acesso às ferramentas da Rede do Saber é o RG sem ponto nem traço, caso você tenha alterado a sua senha em alguma ferramenta da Rede do Saber a senha de acesso ao Fale Conosco também foi alterada. Cabe lembrar que apenas usuários cadastrados na Rede do Saber podem acessar a ferramenta do Fale Conosco, caso você não tenha cadastro clique em “Clique aqui para se cadastrar”. Caso você digite a senha errada ou tenha esquecido sua senha, clique em “Esqueci minha senha”. Um e-mail será enviado para você com os passos necessários para a alteração da senha. Usuário: CPF (sem ponto nem traço, composto pelos 11 dígitos). Senha: RG (sem ponto nem traço) ou senha alterada.

Importante: orientar para que mantenha o e-mail atualizado!

Como abrir um chamado Após efetuar o login, clique em “Abrir um novo chamado”

Como abrir um chamado Avançar Note que ao acessar a página de envio, as primeiras informações são os seus dados cadastrados no sistema, verifique se o e-mail cadastrado está correto. Caso seja necessário atualizá-lo, aproveite a abertura do chamado para informar o e-mail correto juntamente com a descrição do chamado. Você receberá o retorno deste chamado no e-mail cadastrado. Informe o motivo dó seu chamado. Descreva o assunto que irá relatar. Escreva o chamado no campo “descrição” relatando as suas dúvidas de modo detalhado. Após preencher todos os campos solicitados clique em “Avançar”.

Confirmação de envio Seu Chamado foi enviado com sucesso! Imprima ou anote o número do Protocolo do chamado para futuras pesquisas. Você receberá um e-mail quando esse chamado for fechado. 2011.7.13.237653 Note que aparecerá uma mensagem informando que o seu chamado foi enviado com sucesso. É importante que você anote o número do chamado para futuras consultas.

Como consultar chamados Após enviar um chamado você poderá consultá-lo, para isso acesse a ferramenta Fale Conosco e clique em “Listar Chamados”

Como consultar um chamado Aberto (não respondido) Primeiramente você terá acesso aos chamados abertos que ainda não foram respondidos e que estão na situação “Aberto”. Para visualizar um desses chamados clique no ícone da “Lupa”. Situação: Aberto

Como cancelar um chamado aberto Nesta tela você visualizará o chamado e também têm a opção de cancelá-lo, caso deseje cancelar o chamado clique em “Cancelar Chamado”.

Formas de consultar um chamado respondido Ao acessar o Fale Conosco Ao acessar o e-mail cadastrado

Consultar um chamado respondido Ao acessar o Fale Conosco Para consultar os chamados respondidos, em “Listar chamados” selecione a opção de situação “Respondido” e, em seguida, clique em “Localizar” Localizar

Consultar um chamado respondido Ao acessar o Fale Conosco Serão listados todos os chamados abertos por você que já foram respondidos pela equipe responsável. Para visualizar o chamado e a resposta clique no ícone da “Lupa”. Importante: todas as respostas aos seus chamados ficam disponíveis para consulta no Fale Conosco em “Listar chamados”. Além disso, a cada chamado respondido é enviado um e-mail a você com a respectiva resposta. Por isso a importância de manter seu e-mail atualizado. Data: 13/07/2011 10:27:00

Consultar um chamado respondido Ao acessar o Fale Conosco 13/07/2011 10:27:00 Note que aparecerá os seus dados e o chamado que você enviou. Logo abaixo você visualizará a data da resposta e a mensagem de resposta enviada pela equipe responsável.

Consultar um chamado respondido Pelo e-mail cadastrado Notificação do Chamado de Nº 2011.7.13.237653 Seu chamado foi: Respondido Para consultar os chamados respondidos, em “Listar chamados” selecione a opção de situação “Respondido” e em seguida clique em “Localizar”

Posicionamento Caso, por alguma razão, a equipe gestora do curso optar por aguardar por uma resposta definitiva para a sua dúvida, ela pode manter o seu chamado aberto e encaminhar uma justificativa a você, por meio de um “posicionamento de chamado”. Se o seu chamado estiver aguardando uma solução antes de ser respondido, a equipe responsável enviará para você um posicionamento informando que em breve o seu chamado será respondido e dando um parecer referente ao seu chamado. Ao receber um posicionamento o chamado enviado continuará em aberto até que a equipe responsável tenha a solução e, então, responda seu chamado.

Posicionamento De: rede.saber@sp.gov.br Posicionamento do Chamado Situação: Aberto Posicionamento: Prezada Professora, Encaminhamos sua mensagem para a equipe responsável. Em breve você receberá o retorno, aguarde. Atenciosamente, Equipe de Suporte Você receberá o posicionamento por meio do e-mail cadastrado na Rede do Saber/Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores.

ATENÇÃO! É importante manter seu e-mail sempre atualizado para: receber nova senha, caso necessário; receber notificações sobre seus chamados; manter seu cadastro atualizado na EFAP.

Conteúdo do Curso Navegar pelo conteúdo: utilize as “setas” localizadas no canto superior direito da tela ou utilize o menu lateral. utilize a seta localizada no centro da página para “ocultar” o menu lateral.

Conteúdos e atividades a serem realizadas: Ícones Conteúdos e atividades a serem realizadas: Páginas de conteúdo e atividades de envio de texto: Fórum: Questões objetivas e discursivas:

Ícones Atividades enviadas: Atividades que já foram enviadas: Atividades que precisam ser enviadas novamente (nova tentativa):

Informações sobre as atividades: Acesso às atividades por: “Conteúdo do Curso “ ou “Meu Percurso” Todas as atividades (exceto fórum) permitem que o cursista salve a atividade antes do envio. Atenção: O professor tutor só terá acesso à atividade quando o cursista efetivar o ENVIO. As atividades “Questão Objetiva” e “Fórum” podem ser realizadas e refeitas até o final do prazo do módulo. As atividades “Questão Discursiva” e “Envio de Arquivo” só serão visíveis ao professor tutor após a confirmação de envio, conforme imagem ao lado:

Atividade Fórum Possibilita a interação dos participantes da turma entre si e com o professor tutor. Nessa atividade são discutidos temas propostos para o desenvolvimento do curso. VER LOGOS... ENTRA RS/EFAP?

Fórum Você poderá ordenar a forma de visualização das mensagens. Para isso, selecione uma das opções: “árvore”, “autor” ou “data”, na opção “Ordenar por”. Para visualizar a mensagem completa, clique no ícone da “setinha” ao lado do título da publicação. Atenção: Ao “Excluir” uma mensagem publicada, todas as respostas enviadas a essa publicação serão excluídas.

Fórum Para responder a uma mensagem, clique em “Responder”, abaixo da mensagem. Para criar um novo tópico, clique em “Nova Resposta”, no topo da página de fórum.

Fórum Escreva a mensagem. Clique em “Publicar”.

Dica importante: No espaço reservado para editar o texto da resposta é preciso utilizar as ferramentas do próprio fórum para edição de fonte, incluir tabelas, imagens, links etc. Evite “copiar e colar” tabelas e figuras de qualquer programa de edição de textos, como por exemplo o Microsoft Word ou textos da internet.

Questão Objetiva São questões de correção automática, isto é, não são questões avaliadas pelo professor tutor. As respostas e a pontuação são apresentadas ao cursista assim que as atividades são enviadas. Após envio, as respostas podem ser alteradas, quantas vezes for necessário, desde que esteja dentro do prazo de realização da atividade. VER LOGOS... ENTRA RS/EFAP?

Questão Objetiva Na fala, chamar atenção entre a diferença na nomenclatura das atividades/questões Para responder a um questionário objetivo, clique em “Iniciar”.

Questão Objetiva Selecione as respostas. Caso queira continuar em outro momento, clique em “Salvar” . Para finalizar a atividade e enviá-la, clique em “Enviar” e confirme o envio. Atenção: Neste caso a atividade não será enviada; será possível retornar posteriormente para finalizá-la. Para isso, retorne à tela da atividade e clique em “Continuar”.

Questão Objetiva V Correção automática da atividade.

Questão Objetiva V É possível visualizar as respostas enviadas; para isso, clique em “Revisar”. Para refazer a atividade e enviar novamente (dentro do prazo), clique em “Refazer”.

Questão Discursiva Possibilita a dissertação de respostas para serem enviadas ao professor tutor. A questão discursiva só poderá ser refeita, dentro do prazo, pelo cursista se o professor tutor permitir uma nova tentativa. Portanto, não deixe para última hora! VER LOGOS... ENTRA RS/EFAP?

Questão Discursiva Para responder a uma questão discursiva, clique em “Iniciar”.

Questão Discursiva Escreva uma resposta. Clique em “Enviar” e confirme o envio.

Atividade de Envio de Arquivo Atividade que possibilita o envio de arquivos para o professor tutor (que podem ser: redações, projetos e relatórios de vivência). Podemos ter no curso dois formatos de atividade de envio de arquivo: Atividade de Envio de Arquivo – com Modelo Atividade de Envio de Arquivo – Livre (sem Modelo) VER LOGOS... ENTRA RS/EFAP?

Atividade de Envio de Arquivo - com Modelo Para responder, clique em “Arquivo” e em seguida clique em “Salvar”. Abra o documento e realize a atividade e clique em “Salvar”. Após realizá-la, você deverá encaminhar o arquivo para avaliação do professor tutor. Atenção: Não altere o nome do arquivo e a extensão do mesmo (ex.: nomedoarquivo.doc). Atenção: Não altere o nome do arquivo e a extensão do mesmo (ex.: nomedoarquivo.doc).

Atividade de Envio de Arquivo - com Modelo Retorne para a página da atividade no AVA-EFAP e clique em “Enviar”; em seguida clique em “Procurar”. Localize o arquivo em seu computador e clique em “OK”. Aguarde para que o arquivo seja carregado e clique novamente em “OK”.

Atividade de Envio de Arquivo - Livre (sem Modelo) Utilize esse campo para enviar uma observação para o seu professor tutor, sobre o seu arquivo anexo. Para responder a uma atividade de “Envio de Arquivo – Envio Livre (sem Modelo)”, clique em “Arquivo”. Para anexar um arquivo, clique em “Procurar”; localize o arquivo em seu computador. Clique em “Enviar” e confirme o envio.

Atividades de Respostas Instantâneas (Quiz) São atividades para testar rapidamente os conhecimentos aprendidos; não são consideradas para avaliação. Geralmente são intercaladas no meio do texto do conteúdo. VER LOGOS... ENTRA RS/EFAP?

Atividades de Respostas Instantâneas (Quiz) São atividades do tipo: associação entre colunas, clique e arraste, verdadeiro ou falso etc.

Meu Percurso Ferramenta na qual o cursista acompanha suas atividades e permite visualizar: Data de término das atividades; Data em que a atividade foi enviada; Permissões de nova tentativa; Pontuação; Comentários/devolutiva do professor tutor. VER LOGOS... ENTRA RS/EFAP?

Permissão de nova tentativa Meu Percurso Permissão de nova tentativa V = Validado Ao clicar na pontuação aparecerá a tela de “Detalhes” V V NV NV = Não Validado NV V Atividade que ainda não foi avaliada pelo professor tutor Em “Meu Percurso”, o cursista visualiza: Pontuação (validação) dada pelo professor tutor; Data que enviou a atividade; Data de término da atividade; Permissões de nova tentativa.

Detalhes da avaliação dada à atividade Acesso à atividade Pontuação V Arquivo enviado pelo professor tutor Comentário do professor tutor No caso da atividade de envio de arquivo, o professor tutor poderá encaminhar um arquivo para o cursista.

Ferramentas

Atenção: Confira diariamente os recados! Ferramenta: Recados Permite ao professor tutor enviar recados para todos os cursistas cadastrados na turma. Atenção: Confira diariamente os recados! Clique em “Recados” para visualizar a lista completa de recados da sua turma, ou clique no Título para visualizar o conteúdo completo.

Ferramenta: Recados É possível agrupar os recados por curso ou data.

Ferramenta: Agenda Exibe as datas de término das atividades Você poderá visualizar a data das atividades por: “dia”, “semana”, “mês”, “tudo”; ou utilize o calendário para consultar um dia específico.

Ferramenta: Perfil Possibilita visualizar o perfil de todos os participantes da turma e do professor tutor. É preciso escolher a turma a qual deseja visualizar.

Ferramenta: Configurações Permite que você configure o seu perfil, incluindo uma foto e seus dados pessoais. Após preencher as informações, clique em “Salvar Alterações”.

Ferramenta: Correio Possibilita a comunicação entre “professor tutor e cursista” e “cursista e cursista”. É preciso escolher a turma com a qual deseja se comunicar.

Ferramenta: Correio A tela do correio é semelhante à tela de um e-mail. A primeira tela é a Caixa de Entrada; nela você tem acesso a todas as mensagens recebidas. Para visualizar, clique no título da mensagem.

Ferramenta: Correio Prezado cursista, Para resolver sua dúvida com relação... Assim como em qualquer ferramenta de e-mail, as mensagens recebidas podem ser respondidas, encaminhadas para outros destinatários ou excluídas. Para enviar uma mensagem, clique em “Nova Mensagem” na parte superior esquerda da tela.

Ferramenta: Correio Selecione o destinatário: você poderá selecionar o professor tutor, todos os cursistas ou apenas alguns. Após finalizar, clique em “Enviar”.

Ferramenta: Correio Para organizar as mensagens, clique em “Criar Pasta” no menu lateral esquerdo. As pastas podem ser editadas ou excluídas, mas, ao serem excluídas, as mensagens contidas dentro dessas pastas também serão removidas. Fique atento!

Ferramenta: Correio Importante: As mensagens enviadas e recebidas na ferramenta Correio NÃO são enviadas para o e- mail dos cursistas e professores tutores e NÃO será exibida nenhuma notificação de recebimento de mensagem na página inicial do AVA. Por isso, é importante que todos consultem essa ferramenta, a cada acesso, para verificar se novas mensagens foram recebidas. Não utilize o correio para envio de atividades, elas NÃO serão validadas pelo professor tutor.

Ferramenta: Relatórios Apresenta o relatório sobre seu percurso e a realização das atividades.

Alterar E-mail e Senha VER LOGOS... ENTRA RS/EFAP?

Alterar E-mail e Senha Para alterar a sua senha, clique sobre seu nome no canto superior direito da tela e clique em “Informações pessoais”. Essa alteração só será válida para acesso ao AVA-EFAP.

Alterar E-mail e Senha – AVA Online Selecione a opção “Mude a senha”, digite a senha desejada no campo “Nova Senha” e digite novamente a senha no campo “Confirmar”. Para finalizar, clique em “Salvar Alterações”.

Bom trabalho! VER LOGOS... ENTRA RS/EFAP?