MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO Profª.: Maria Anna Gerk Turmas 01m1, 01m2 e 01m3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Simbolismo.
Advertisements

“O Quadro”.
Estava triste, desmotivado, Sua mulher havia deixado de amá-lo
Música : Holding Your Hand
O corvo e o jarro.
TEXTO.
APARÊNCIA... JÁ PAROU PARA PENSAR COMO NOS VEMOS?
Gêneros Textuais.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
“O Quadro”.
Music: Holding your hand
Relação Obsessiva Jean François Millet ( )
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 3
A Pintura.
MORAL DA HISTÓRIA.
O ESPELHO Uma história de Amor.
Um Reflexo De Amor....
A Princesa e a Ervilha Era uma vez um príncipe que queria casar com uma princesa - mas tinha de ser uma princesa verdadeira. Por isso, foi viajar pelo.
Relato de Viagem com Descrição
A luz é como a água.
Sentar-se à janela do AVIÃO
Pierre Auguste Renoir
NADA ACONTECE POR ACASO!
Crônica com Descrição Profª Natália.
Relato Pessoal com Descrição
PRÁTICAS DE LINGUAGENS: FUNDAMENTOS
Campo dos Sonhos (um desabafo partilhado) Lourenço Leite (Direitos Reservados, 2002)
A casa assombrada.
Cinderela.
O Quebra-Cabeças e a Vida.
O que foi que o mendigo disse?.
Slide automático e sonorizado
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito doente. E que necessitava de orações... Quando o sacerdote entrou no.
O ESPELHO.
Impressionismo.
Bom dia!!! O que foi que o mendigo disse?.
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
“O Quadro”.
ESCOLHAS… EM LIBERDADE.
Bom dia!... By Vânia Maria.
As 4 Crises Como Conservar o Que Foi Ganho Texto: Heriberto Peter
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
Os olhos da alma Ao seu tempo vá clicando.
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
A felicidade Compartilhada
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO O QUE PARECEM
"Ouvi algo como o farfalhar de um vestido de seda, que vinha da direita da tribuna. Vislumbrei, então, a Virgem Santíssima perto do quadro de São José.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
“O Quadro” Um homem havia pintado um lindo quadro...
Coisas de mulher.
“O Quadro” Um homem havia pintado um lindo quadro...
“O Quadro” Um homem havia pintado um lindo quadro...
A ressurreição de Jesus, é conseqüência de uma vida gasta em fazer o bem. Libertar aqueles que estão presos em seu interior. Disse Jesus: “Eu Sou a.
Estávamos em Nossa 'Água-Viva' (restaurante missionário) do Peru contava, apenas, com cinco meses de existência e naquele dia, uma família viera.
Prof. Edinaldo Ribeiro.
“ O DIA QUE ME TORNEI INVISÍVEL”
  Pós-impressionismo.
A BOA SORTE.   Dois  homens, ambos  gravemente  doentes, estavam no  mesmo quarto de hospital. Um  deles  podia sentar-se na sua cama durante uma hora,
O SONHO DE CLARA Clicar.
Impressionismo Ensino Médio.
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
Belchior José R. Araújo Texto 1 1. Tipos:
Pintando o NatalVincent Van Gogh Pintando o Natal… a brincar com Vincent Van Gogh Apresentação elaborada por Maria Jesus Sousa (Juca)
A Cadeira Um sacerdote foi chamado pela filha de um homem que se encontrava muito enfermo. E que necessitava de orações. Quando o sacerdote entrou no.
Transcrição da apresentação:

MODOS DE ORGANIZAÇÃO DO DISCURSO Profª.: Maria Anna Gerk Turmas 01m1, 01m2 e 01m3

Van Gogh, O quarto de Vincent em Arles, 1889.

Texto 1: O quarto estava localizado na parte velha de Paris. Não era grande nem luxuoso, mas tinha tudo aquilo de que o artista necessitava naquele momento de sua vida: uma cama, duas cadeiras e uma mesa, sobre a qual ficava uma bacia e uma jarra d’água. Uma janela envidraçada iluminava fartamente o aposento, deixando sobre o assoalho de tábua corrida um rastro de luz. Nas paredes ao lado da cama havia dois quadros e algumas fotografias que lembravam ao pintor a sua origem.

Texto 2: Van Gogh viajou para Paris no final de dezembro e no início de janeiro alugou o quarto onde iria morar por longo tempo. Logo que lhe foi permitido ocupar o aposento, para lá transportou seus poucos pertences, especialmente alguns quadros e fotografias. Em seguida instalou o cavalete de pintura ao pé da janela, por onde entrava a luminosidade necessária e começou imediatamente a pintar, certo do sucesso que, no entanto, iria tardar muito.

Texto 3: O fato de viver longe de casa pode ter contribuído para uma maior disposição artística do pintor. De fato, a história pessoal dos grandes artistas parece relacionar certa dose de sofrimento à maior capacidade O de produção: assim foi com Camões, Cervantes, Dante e muitos outros. A alegria, ao contrário, parece estéril, não leva a derivativos. Van Gogh certamente transportou a saudade e a solidão para as telas que pintou em seu quarto de Paris.

Gênero Textual X Modo de organização Prendem-se à função básica, à sua declarada finalidade e ao contexto social (carta, crônica, conto, receita, bula, notícia etc.) Estrutura básica, relação das coisas com o tempo: descrição, narração, dissertação [argumentação/exposiç ão]. injunção, exortação, dialogal

Le Moulin de la Galette Pierre-August Renoir, 1908