PERDOAR A TAREFA MAIS ÁRDUA DO AMOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UM APRENDIZADO QUE EU TIVE DO 11/09
Advertisements

Elaboração: Virginia Pontelo
O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA
Aprender: A reconhecer a importância do modo como o arrependimento e a confissão se relacionam com o reavivamento e a receção do Espírito Santo.
Com o tempo....
COMO APROVEITAR AO MÁXIMO O SEU TEMPO E POTENCIAL
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
Vá clicando à medida que fores lendo.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
MENSAGEM DE ESPERANÇA.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
 Avance ao clicar com o mouse
O início da transformação
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
Vá clicando à medida que fores lendo. É mais confortável.
A Folha Amassada.
Esta Animação foi Desenvolvida Exclusivamente para Você.
DEUS... Nunca Erra!.
5. Aprenda a perdoar Nesta lição você vai aprender: O que é o perdão.
Lobos Internos (autor desconhecido) by Sonia Boni.
NÃO ACREDITE QUE VOCE SABE TUDO SOBRE DEUS
Meu Baú Meu Baú
Eternidade Eternidade Eternidade Letícia Thompson.
“GOSTO DE UMA MÚSICA QUE FRANCK SINATRA COSTUMAVA CANTAR, MY WAY
A ARTE DE PERDOAR Em todos os caminhos de crescimento humano, tanto psicológico quanto espiritual, uma ênfase especial é dada à questão da mágoa. Não só.
O Amor é construído sobre dois pilares;
Vá clicando à medida que fores lendo.
Namoro Santo: uma Caminhada em
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
A Difícil Arte de Recomeçar
SENDO UMA PESSOA MANSA E CONTROLADA
As coisas que aprendi....
Será que vou ser perdoado?
Teste sua Memória. Veja se você é um gênio!
COMO CRESCER NA VIDA SE TORNANDO UMA PESSOA AMADURECIDA
Tecle para o avanço dos slides.
Jesus ensina a rezar o Pai-nosso!
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
LOBOS INTERNOS.
OS NOVE PASSOS PARA O PERDÃO Frederick Luskin
MENSAGEM DE ESPERANÇA Nunca diga que algo é impossível As coisas são, no máximo, improváveis Mas nunca impossíveis.
AJUDA: MEU OITAVO PASSO
As qualidades do discípulo de Cristo
NA INJUSTIÇA, MOSTRA-ME O TEU CAMINHO SENHOR!
Como expectadores da vida alheia, julgamos diariamente os gestos e atitudes do nosso próximo. Quem diz que nunca julga, não é honesto consigo mesmo.
BOM DIA !!!.
Amizade é isso... Ligue o Som.
LIMPEZA: MEU QUARTO PASSO
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
By Búzios Slides UM AMOR VIVIDO.

ETERNIDADE Letícia Thompson.
LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO. LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO.
Escola Evangélica Ágape 8º Ano
82 Anos Pregando boas novas.
O ANTÍDOTO DE DEUS PARA A AMARGURA
FELICIDADE INTERIOR.
A PAZ QUE TRAGO EM MEU PEITO
ESCOLA BÍBLICA – Educação que Transforma Liderança Geral – Décima Segunda Aula Removendo as Barreiras Texto base: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo.
Fazer alguns sacrifícios com o intuito de ver e ter certeza do que quer ou que estão querendo, nem sempre é uma tarefa fácil já que corremos o risco de.
ETERNIDADE.
Escola de Crescimento Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
RESTAURANDO A COMUNHÃO QUEBRADA II CORÍNTIOS 5.18 Pr Josenildo Oliveira Silva PIB/THE,
PERDÃO Os Prazeres da Alma Escola de Evangelização de Pacientes
Eternidade... Progressão automática. Eternidade... Progressão automática.
IMPOTÊNCIA.
Transcrição da apresentação:

PERDOAR A TAREFA MAIS ÁRDUA DO AMOR

“... Perdoa as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores...” E você sabe perdoar? Muitas vidas são arruinadas pela amargura e pela falta de perdão.

Segundo Dr.Belisário Marques, há uma série de sintomas físicos e mentais associados com as mágoas reprimidas: depressão, ansiedade, desespero, tristeza profunda, baixa auto-estima, desconfiança e dificuldades nos relacionamentos.

Quanto mais tempo carregamos rancor, o fardo se tornará mais pesado. As pessoas passam por desgostos emocionais e físicos porque recusam perdoar os outros. Quanto mais tempo carregamos rancor, o fardo se tornará mais pesado.

Segundo a escritora americana Kay Kusma, o perdão recolhe: a mágoa a ira o medo a incompreensão a vergonha o orgulho a culpa

O perdão tem poder curativo. Tiago 5:16 nos diz: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis.” O perdão tem poder curativo. O perdão é uma atitude de humildade que nos prepara para receber a Cristo.

O perdão não é uma opção. É um mandamento! O ato de perdoar a quem nos ofende e pedir perdão àqueles que ofendemos, drena as obstruções causadas pelas emoções negativas, dando abertura para que Deus tome conta do nosso coração. O perdão está no centro de um relacionamento. Remove as barreiras da separação, e quebra as grades da prisão que nós mesmos construímos. Na parábola que Jesus contou em Mateus 18:23-35 nos deixa claro que: O perdão não é uma opção. É um mandamento!

A BASE DO PERDÃO Mas é uma coisa tão pequena, será que eu tenho mesmo de pedir perdão? Sim. Se você feriu alguém física, psicológica, espiritual ou materialmente, não importa a dimensão do ferimento – você precisa ser perdoado. Mas é uma coisa tão pequena; será que eu tenho mesmo de perdoar? Sim. O perdão é o único caminho para a reconciliação. Mas, e se a outra pessoa não pede para ser perdoada? O seu perdão não deve depender do pedido da pessoa que lhe ofendeu.

Mas, e se a pessoa não estiver nenhum pouco arrependida Mas, e se a pessoa não estiver nenhum pouco arrependida? Tudo o que você deve fazer é construir a ponte no seu lado do abismo. Deixe que Deus Se preocupe com a completa conexão. Mas, e se eu não acho que fiz algo de errado, e a pessoa está sendo apenas sensível demais, ou me culpando injustamente? Se há mágoa e inimizade, há necessidade de haver uma reconciliação, e o único caminho para a reconciliação é o perdão. Peça perdão por causar sofrimento à pessoa.

Mas, se eu pedir perdão, não estarei admitindo que estou errado Mas, se eu pedir perdão, não estarei admitindo que estou errado? A lei pode estar do seu lado, mas você pode morrer certo, ou matar alguém com suas maneiras, atitudes e pela sua escolha. Mas, se eu perdoar, não estarei incentivando a pessoa a repetir a ofensa? Você só pode ser responsável por aquilo que você faz. Não tente controlar o comportamento dos outros.

Mas, se a pessoa não merecer perdão? Mas, e se a pessoa não quiser mais nada comigo, ou se eu não quiser mais nada com ela? O pecado sempre acarreta conseqüências. Construa o seu lado da ponte. A conseqüência pode ser que o outro lado da ponte nunca venha a ser construído. Ou ainda, o fato de os dois lados estarem construídos não significa que a ponte será atravessada novamente. O que importa é que a ponte está lá, caso alguém queira usá-la. Mas, e se a pessoa continuar a me ofender? Quantas vezes devo perdoá-la? Pedro fez essa pergunta, julgando estar sendo generoso ao sugerir sete vezes. A resposta de Jesus, porém, deixou claro que não existem limites para o perdão. Mas, se a pessoa não merecer perdão? O perdão nunca é merecido. É sempre uma dádiva. É bondade em ação.

Mas, e se eu perdoar, e ainda sentir raiva ou mágoa Mas, e se eu perdoar, e ainda sentir raiva ou mágoa? A mágoa não é insuportável. Quanto à raiva, podemos dizer que ela é uma emoção justificável quando alguém é ofendido. Insuportável é a raiva e a mágoa associadas aos sentimentos de culpa, ódio, fúria, vinganças e rancor, que corroem o nosso próprio coração, e faz com que desejemos o mal aos outros. Com o tempo, a mágoa e a raiva vão diminuir. Mas como saber se você foi perdoado? Idealisticamente, o perdoador e o perdoado buscariam a reconciliação. Realisticamente, nunca se sabe. Você é somente responsável pelos seus próprios sentimentos e comportamento.

Mas como sei se eu realmente perdoei alguém Mas como sei se eu realmente perdoei alguém? Você se verá desejando a essa pessoa tudo de bom na vida. Você será capaz de pedir honestamente a Deus que conceda a ele ou a ela as mesmas bênçãos que Ele tem concedido a você. Mas, e se eu não sentir vontade de perdoar? Os sentimentos não devem necessariamente preceder as atitudes. Não conte com os seus sentimentos como bons indicadores para predizer a atitude correta. O perdão é um ato de sua escolha, de seu desejo; não de seus sentimentos. Mas, e se eu não puder perdoar? E se o mal que foi feito a mim for imperdoável? Dizer “não posso perdoar” é apenas uma maneira diferente de dizer “não vou perdoar”. “... para Deus todas as coisas são possíveis”, inclusive o perdão.

1º Passo RECONHECER O PROBLEMA Os 5 Passos para o Perdão 1º Passo RECONHECER O PROBLEMA Quando o perdão é necessário? Quando nós sentimos que causamos uma ferida que quebra o relacionamento. É quando nós nos pegamos desejando o mal aos outros, que todo o processo do perdão precisa ser iniciado. A primeira maneira de “falsificar” o perdão é acreditar que você não tem culpa. Mas há também o risco de errar no outro extremo, ficar tão paranóico, a ponto de pedir perdão desnecessariamente.

2º Passo ACEITAR A RESPONSABILIDADE PELO SEU COMPORTAMENTO Reconheça que você está em falta. Você não pode pedir perdão se não reconhece seu próprio erro. Alguns transferem a culpa dos seus próprios erros para os outros. A falha em não aceitar e assumir a responsabilidade pelos próprios erros incentiva a irresponsabilidade. Os acusadores acusam todos até os inocentes. Quando a acusação é lançada, surge a dúvida na mente dos outros. Em quem acreditar? O seu caráter é questionado. Não tolere esse espírito em você. Admita seus erros e não acuse os outros. Os grandes seres humanos são aqueles que assumem seus próprios erros.

3º Passo TER UMA ATITUDE DE PERDÃO E ARREPENDIMENTO “Desculpe-me” é uma palavra mágica, mas será que realmente quer dizer arrependimento? Dizer “desculpe-me” não é o suficiente a menos que tenhamos uma ATITUDE de sincero arrependimento. Só perdoamos quando queremos. Não pressione as pessoas a se desculparem. O indivíduo pressionado pode até seguir os passos do perdão, mas só superficialmente. O perdão brota do âmago da pessoa, não da ponta da língua. É uma escolha livre e consciente. Não pode ser forçado; precisa ser desejado. Dê um tempo para acalmar os ânimos. Quando a raiva e vingança predominam é impossível o arrependimento. Deixe aberta a porta para o arrependimento, e espere.

4º Passo LUTAR PELA RECONCILIAÇÃO A reconciliação não acontece quando alguém diz: “Eu perdôo, mas não faça isso novamente”. “Você está perdoado, mas não confio mais em você”. Estar pronto para a reconciliação somente se a outra pessoa tomar a iniciativa, prejudica o processo do perdão. Seja humilde e tome a iniciativa da reconciliação.

5º Passo ESQUECER OU ESCOLHER NÃO SE LEMBRAR MAIS Lembrar erros passados atrapalha nossas expectativas em relação a outra pessoa. Mas é possível esquecer uma mágoa? O Criador do nosso computador tem uma forma de apagar nossos arquivos. Ele enterra nossos erros, as lembranças dolorosas, nas profundezas do mar.

ENFIM, O PERDÃO PRECISA SER BUSCADO E OFERECIDO. José, escolheu esquecer e perdoar as ofensas recebidas. Paulo, escolheu aceitar o perdão de Deus; e depois de perdoado disse: “... esquecendo-me das coisas que para trás ficam, avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...” Filip. 3:13 e 14

Precisamos hoje, aprender a mesma lição de perdão. Experimente esta dádiva, O Perdão!