CARTA GEOTÉCNICA DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN: ÁREAS DE SUSCETIBILIDADE E RISCO DE DESLIZAMENTOS E INUNDAÇÕES Melquisedec Medeiros Moreira Ministério da Ciência,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Saneamento em Comunidades Organizadas
Advertisements

01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
O papel do Ministério das Cidades na Gestão Integrada de Riscos
Alguns elementos para reflexão:
André Quintão de Almeida Leandro Ribeiro Pires
Coordenadas geográficas
ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO DE ESGOTOS URBANOS
ST HIDROLOGIA E DRENAGEM
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Monitoramento Ambiental Comunitário de Áreas de Risco de Deslizamentos nos Morros Urbanos de Antonina.
Reserva de Biosfera Universidade Federal de Campina Grande
TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
MCT/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL Rede de Manejo de Águas Pluviais Urbanas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN Programa de Pós-Graduação em Emgenharia Civil e Ambiental.
SIG e Modelagem de Dados Parte III
QUALIDADE DA ÁGUA EM RESERVATÓRIOS DE CONTROLE DE CHEIAS URBANAS
ORIENTAÇÃO.
PROJETO DE REVITALIZAÇÃO
1. Arquipélago da Madeira
Erick dos Santos Leal Ester Luiz de Araújo
SIG e Modelagem de Dados
FOTOGRAMETRIA E FOTOINTERPRETAÇÃO
Geomorfologia e Planejamento
Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente –unid-2 Representando a terra:como cartografar o planeta?
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
Joana Pereira e Márcia Seguro
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR ACESSO BÁSICO.
GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
RELEVO O relevo é o conjunto das irregularidades que a superfície terrestre apresenta.
Aqüifero Guarani O maior manancial de água doce do mundo.
Sistemas de Abastecimento de Água:
BIOMAS BRASILEIROS.
Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Maria Aparecida Salles Franco
Principais Aplicações da Modelagem Numérica de Terreno
Mapeamento de Áreas de Risco MODELAGEM PARA SELE Ç ÃO DE MUNIC Í PIOS COM VULNERABILIDADE A EVENTOS DE ENXURRADAS.
PRÉ-VESTIBULAR GEOGRAFIA Professor: Cláudio.
Barragens de contraforte
Introdução à Cartografia
PROGRAMA MANANCIAIS Propostas Relativas ao Município de Guarulhos.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 02.
Prof. Carlos Alberto Alves Varella –
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
O Que é são Riscos ?.
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
PLANO ESTADUAL DE GERENCIAMENTO COSTEIRO
A ESPACIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO EM ÁREAS DE MANANCIAIS - PIRAQUARA(PR) Ana Claudia Stangarlin Fróes PIBIC/IC-Voluntária Cristina de Araújo.
PPGT - UnB SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM TRANSPORTES USO DE FERRAMENTAS SIG PARA PLANEJAMENTO E TRAÇADO DE OBRAS LINEARES, MONITORAMENTO E MITIGAÇÃO DE RISCOS.
A localização absoluta Latitude, longitude e altitude Colégio de Nossa Senhora de Fátima 7ºano 2014/2015 Filipe Miguel Botelho.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Planeta Terra Professor Diego Alves de Oliveira. Sistemas de referência Podemos nos orientar por dois modos básicos: 1) com objetos no espaço geográfico.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
Sistemas de Drenagem Urbana
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
Suportes para armazenamento - pá eólica Escopo: Desenvolvimento de suportes para armazenamento de pás de turbinas eólicas de 12 toneladas, substituindo.
Orientação e Localização
Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia de engenharia Ano: 3ro
Secretaria de Qualidade Ambiental Ministério do Meio Ambiente Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Qualidade Ambiental nos Assentamentos Humanos Programa.
Mapeamento Geotécnico de Áreas de Risco Através de Sistema de Informações Geográficas (SIG) e Simulações Computacionais no Município de Palhoça (Geotecnia)
ÁGUA EM CAXIAS DO SUL Garantia de quantidade e qualidade nos próximos 30 anos.
Prof. José Victor Instituto GayLussac
SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINICOLA SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINÍCOLA.
Palestra Projeto Piloto Ribeirão Preto Jornada Estadual Aqüífero Guarani 16, 17 e 18 de Agosto de 2006 Botucatu (SP)
O mal gerenciamento e planejamento territorial pode favorecer o surgimento de áreas de risco em taludes às margens de rodovias. Tal situação ocorre no.
Melquisedec Medeiros Moreira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE CRN, Natal-RN, Brasil, Newton Moreira de Souza Universidade.
Slide 1 Estado de Santa Catarina I Seminário Multidisciplinar Sobre Desastres Melquisedec Medeiros Moreira, DSc Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Transcrição da apresentação:

CARTA GEOTÉCNICA DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN: ÁREAS DE SUSCETIBILIDADE E RISCO DE DESLIZAMENTOS E INUNDAÇÕES Melquisedec Medeiros Moreira Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI INPE, Natal-RN, Brasil, melquisedec@crn.inpe.br   Newton Moreira de Souza Universidade de Brasília - Faculdade de Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Brasília-DF, Brasil, nmsouza@unb.br Miguel Dragomir Zanic Cuellar Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE CRN, Natal-RN, Brasil, miguel@crn.inpe.br Kátia Alves Arraes Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE CRN, Natal-RN, Brasil, katiaarraes@crn.inpe.br RESUMO: A execução deste estudo consistiu de uma caracterização geológico-geotécnica e de um reconhecimento da drenagem de uma área costeira de aproximadamente 62 km2, compreendendo parte do Município de Natal-RN. A pesquisa está sendo desenvolvida a partir dos procedimentos e premissas do Manual para o Zoneamento de Susceptibilidade de Perigo e Risco do Comitê Técnico Internacional para Deslizamentos (JTC-1) inseridos no programa “Construindo Nosso Mapa Municipal Visto do Espaço”, realizado pelo INPE/CRN (Centro Regional do Nordeste). Verifica-se que o uso do sistema VANT pode melhorar a Carta em questão, possibilitando gerar imagens georreferenciadas e ortorretificadas da cidade, sendo possível gerar uma Carta de Suscetibilidade de Perigo e Risco Geotécnico de altíssima qualidade. ÁREA DO ESTUDO PROPOSTO O Município de Natal está localizado no Litoral Oriental do Rio Grande do Norte, entre os paralelos 36°42’53" e 37°15’11" de latitude sul e entre os meridianos 38° 35’52” e 34°58’03" de longitude oeste. MÉTODO DE TRABALHO A execução do trabalho compreende cinco etapas a saber, que são descritas a seguir: A) Levantamento e aquisição de informações pré-existentes e produtos de sensoriamento remoto; B) Fotointerpretação e estudo de perfis de poços e de sondagens geotécnicas; C) Etapa de campo; D) Etapa de ensaios de laboratório e campo; E) Etapa de confecção de mapas e cartas, e elaboração do texto final.

CARTA DE SUSCETIBILIDADE E RISCO GEOTÉCNICO Na elaboração da Carta de Risco, avaliou-se os seguintes atributos: Tipo de material inconsolidado, características do substrato geológico, características geomorfológicas, profundidade do nível d´água do aqüífero Dunas-Potengi, existência de esgotos domésticos e carta de declividade, onde se constata que boa parte da área de Natal apresenta risco geotécnico médio e alto. CONCLUSÕES O aquífero Dunas-Potengi, por sua própria natureza litológica e posição estratigráfica, é tipicamente livre, com alta taxa de infiltração e boas condições de armazenamento e circulação de água. Sua superfície piezométrica tanto aflora na superfície do terreno, como se situa a profundidades de até 14 metros. Durante ou após a estação chuvosa, as dunas mostram-se saturadas em água, com exposição da superfície piezométrica da unidade aquífera Dunas-Potengi na forma de lagoas, podendo causar inundações. Desta forma, sugere-se a infiltração das águas pluviais nos próprios lotes, para que as consequências da urbanização não sejam transportadas para jusante, sendo realizado seu controle na fonte. Também se pode utilizar reservatórios de detenção, associados a superfícies de infiltração em lotes, possibilitando a redução de vazões de pico a valores compatíveis com os encontrados antes da urbanização.