A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010."— Transcrição da apresentação:

1 TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Departamento de Engenharia Civil Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental Área de Concentração: Engenharia de Recursos Hídricos e Sanitária Equipe: Bárbara Gitana Alves Vieira José Williams Nogueira da Costa. Professora: Iana Alexandra Alves Rufino. Disciplina: Geotecnologias Aplicadas a Engenharia Civil e Ambiental TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.

2 TerraView O software TerraView é um SIG – Sistema de Informação Geográfica, desenvolvido pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É um software livre e gratuito, que possibilita ao usuário manipular informações geográficas através de mapas eletrônicos de forma fácil e interativa.

3 TerraView É oferecido gratuitamente no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), podendo por isso ser considerado com um software de domínio público, e ser utilizado por qualquer pessoa.

4 TerraView O TerraView é um visualizador de dados geográficos armazenados em um banco de dados do modelo TerraLib. Além de ferramentas de visualização o TerraView possui também uma série de ferramentas de análise. Para utilizarmos o TerraView precisamos criar um banco de dados para gravação das informações.

5 Usando o TerraView: Abra o aplicativo a partir do ícone colocado na tela principal do seu computador. Veja que na tela não aparecem dados ou mapas. É necessário criar ou conectar a um banco de dados.

6

7 A tela se divide em:

8 Botões da caixa de ferramentas:

9 Para ver novas informações no mapa é necessário marcar na caixa de Vistas e Temas a informação desejada. Por exemplo, se marcar a caixa de Malha_Municipal e clicar no botão Redesenhar. Vai aparecer um mapa com todos os municípios brasileiros:

10 Para alteração das cores dos objetos do mapa:

11 Por exemplo, pode-se identificar quais municípios tem população superior a 200 mil habitantes.

12 O resultado será um mapa temático, onde os municípios maiores que 200
O resultado será um mapa temático, onde os municípios maiores que habitantes serão destacados.

13 Da mesma forma pode-se escolher outros temas para “plotar” no mapa
Da mesma forma pode-se escolher outros temas para “plotar” no mapa. Um exemplo interessante seria identificar as BRs 101 e 116 no mapa. Basta incluir um novo tema com as seguintes condições:

14

15 Pode-se escolher um município específico pelo nome e fazer o mapa da região de interesse. Por exemplo, se for escolhido o município de Barreiras na Bahia e será visualizado os temas de rodovias e rios da Região:

16 O SIG TerraView pode ser utilizado em diversas outras funções, tais como:
Importar novos dados em diversos formatos existentes no mercado; Incluir pontos a partir de levantamentos de GPS; Incluir e visualizar Imagens de satélite; Realizar pesquisas espaciais, tais como proximidades, áreas de polígonos, concentrações de objetos no território, etc.; O TerraView associado com o software TerraSIG, permite criar novos polígonos e linhas dentro de um território, possibilitando a sua visualização.

17 Plugin TerraPrint A finalidade do TerraPrint é diagramar um relatório para impressão, constituído de elementos cartográficos como mapas, escalas, legendas e mapas de localização, dentre outros, além de textos e figuras geométricas. É possível visualizar e imprimir relatórios em diversos tamanhos de papel.

18 Plugin TerraPrint

19 Plugin TerraPrint

20 Ferramentas

21 APLICAÇÃO ( Rodovias Paraíba)

22 APLICAÇÃO (Mesorregiões)

23 APLICAÇÃO ( População)


Carregar ppt "TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google