A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL (PPGECA) GEOTECNOLOGIA

2 GEOTECNOLOGIA ANÁLISE DE ALTERNATIVA DE TRAÇADO DE UMA ESTRADA UTILIZANDO ROTINAS DE APOIOS A DECISÃO EM SIG OBJETIVO: Aplicação de ferramentas SIG para auxiliar na tomadas de decisões de um melhor traçado da estrada a ser pavimentada. DADOS + IMAGENS = INFORMAÇÕES Tomada de Decisão

3 Estrada Cidades a serem Ligadas : Sinumbu Barros Cassal
GEOTECNOLOGIA Estrada Cidades a serem Ligadas : Sinumbu Barros Cassal Área de Estudo = km2 Coordenadas UTM (zona 22) : X = m e m; Y = m e m .

4 GEOTECNOLOGIA Materiais e Métodos Fotografias aéreas do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem; Cartas Planialtimétricas do mapeamento; Imagem de satélite TM LANDSAT5, banda 3, 4, 5 ; Software de digitalização e edição vetorial TOSCA. Software de geoprocessamento IDRISI for Windows v.20; Aparelho recptores GPS.

5 Critérios de Avaliação
GEOTECNOLOGIA Critérios de Avaliação Cobertura atual do solo; Índice de Rampas, Tortuosidade ; Topografia ; Natureza Técnica; Natureza Ambiental

6 Estrada Quais os melhores traçados da estrada segundo esse critério ?
GEOTECNOLOGIA Estrada Quais os melhores traçados da estrada segundo esse critério ?

7 Cobertura atual do Solo
GEOTECNOLOGIA Cobertura atual do Solo Mapa de uso / cobertura do solo obtido da classificação da imagem LANDSAT

8 GEOTECNOLOGIA Topografia Modelo digital de Elevação

9 Geotécnica Mapa geotécnico , obtido interpretação de imagem aéreas .
GEOTECNOLOGIA Geotécnica Mapa geotécnico , obtido interpretação de imagem aéreas .

10 Avaliações dos Critérios
GEOTECNOLOGIA Avaliações dos Critérios

11 GEOTECNOLOGIA Traçado

12 Outras Aplicações de SIG em Geotécnia – Pavimentação -.
GEOTECNOLOGIA Outras Aplicações de SIG em Geotécnia – Pavimentação -. Traçado de Rotas; Logística.

13 GEOTECNOLOGIA Conclusão O SIG constitui de uma ferramenta de auxilio muito importante no apoio, de tomadas de decisões e planejamentos de infra-estrutura. A Ferramenta SIG contribui para um melhor análise : Impactos Ambientais; Menor Custo; Melhor Rota.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google