ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 2 DO CD “NÓS E OS NÓS” Certa vez um escritor, na busca da verdade, registrou a dura escolha do homem na sociedade: segurança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FILOSOFIA – INDIVÍDUO E SOCIEDADE
Advertisements

CURSO BÁSICO DE ESPIRITISMO 2011 METAS
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social.
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
MOTIVAÇÃO VONTADE MOTIVOS MOTIVIMENTO ATIVAÇÃO O QUE LHE EMPURRA MOTOR
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos
1 - Ética, sociedade e tecnologia CLAUDIO LUIS DE ALVARENGA BARBOSA
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
A BORBOLETA AZUL.
QUATRO TALENTOS DO LÍDER EFICAZ
Filosofia Professor Breno Cunha
Compreender o caráter da Lei difundido genericamente em todas as coisas Apreço pela Lei de Deus como uma expressão de amor e do caráter.
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Acho que deves gostar deste Power Point.
Amor... Respeito... e Liberdade !
A dinâmica do aconselhamento não-diretivo
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
A EVOLUÇÃO HUMANA O ADULTO.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
O que é esclarecimento Simone Nardi.
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
A Filosofia Existencialista
PEDAGOGIA VOCACIONAL.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
Foto: Rildo Silveira A Lei do Carma e o Vegetarianismo Rildo Silveira Created by Cruzília – MG – Brasil Adaptado de Dr. Alberto.
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS Sucursal Brasil
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
EVANGELISMO PÚBLICO.
Não quero só para mim o teu sorriso!!!
O que vim fazer neste mundo?
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
Pedalando com Deus “Viver é como andar de bicicleta. Você só cai se parar de pedalar.” Claude Pepper.
PÓ PARÁ, VAMOS TODOS PARAR PODE PARÁ, PODE PARÁ, DE PECAR PÓ PARÁ, VAMOS TODOS PARÁ PODE PARÁ, PODE PARÁ DE PECÁ.
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
Alienação Jurídica Nomes: Dayane Basílio nº10 Fernanda Berti nº17
O “Sem” Já pertenci a maioria das religiões. Hoje sou sem religião.
“JOHANNA MARIA EM RIMAS E MELODIAS”
ROLAGEM AUTOMÁTICA Faixa 1 do CD “Johanna Maria em Rimas e Melodias”
ROLAGEM AUTOMÁTICA Canto liberdade, liberdade canto, para renascer. Canto liberdade, liberdade canto, para um “vir a ser”. Canto liberdade na certeza.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 16 DO CD CALEIDOSCÓPIO DO COPRAÇÃO 2.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 15 DO CD CALEIDOSCÓPIO DO CORAÇÃO 2.
Fezinha numa Casa Lotérica Esperanças de bons governos Confiança nas palavras de ordem das lideranças Crença nas cartas, búzios e mandingas ROLAGEM AUTOMÁTICA.
ciência empenhada em compreender e explicar as reações humanas””””.
Você está pronto para entrar num universo de extremo poder?
Fragmentos do livro de Carlos Costa “Time is flowing in the middle oft the night.”Tennyson. (O tempo corre no meio da noite) Carlos Costa.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 4 DO CD: “NÓS E OS NÓS 2”
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 9 DO CD: NÓS E OS NÓS” Seja pobre, ou seja rico; seja fraco ou seja forte; militar, operário, ou político, no fim, a mesma sorte.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 7 DO CD: NÓS E OS NÓS 2.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 6 DO CD: “NÓS E OS NÓS 2”
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXAS:6 DO CD NÓS E OS NÓS; E 12 DO CD “NÓS E OS NÓS 2”
Professor: Suderlan Tozo Binda
O Estado como garantia de Liberdade SPINOZA. Objetivos “ Trabalhar a questão do Estado como garantidor da Liberdade que nasce da própria natureza humana.
ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 1 DO CD “CALEIDOSCÓPIO DO CORAÇÃO 2”
A TEORIA ÉTICA DE KANT UMA ÉTICA DEONTOLÓGICA
O nosso coração está sempre insatisfeito do que é e do que tem... está sempre com fome de algo… Deus intervém sempre na vida dos homens, saciando-nos.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Profº.: Denílson Pereira (86)
Transcrição da apresentação:

ROLAGEM AUTOMÁTICA FAIXA 2 DO CD “NÓS E OS NÓS”

Certa vez um escritor, na busca da verdade, registrou a dura escolha do homem na sociedade: segurança ou liberdade; segurança ou liberdade.

Se segurança escolho, liberdade perco, me aceitam no grupo, não me digo a verdade. Vivo a vida morto, vivo a morte tarde. Segurança ou liberdade.

Se liberdade escolho, segurança perco, marginal me transformo, com a verdade e sem medo. Vivo a vida vivo, vivo a morte cedo. Segurança ou liberdade.

Certa vez um escritor, na busca da verdade, registrou a dura escolha do homem na sociedade: segurança ou liberdade; segurança ou liberdade.

Se segurança escolho, liberdade perco, me aceitam no grupo, não me digo a verdade. Vivo a vida morto, vivo a morte tarde. Segurança ou liberdade.

Se liberdade escolho, segurança perco, marginal me transformo, com a verdade e sem medo. Vivo a vida vivo, vivo a morte cedo. Segurança ou liberdade.

IMAGENS DOS SITES: abuscapessoal.blogspot.com; clickmulher..com; gazetadopovo.com.br; imporfrance.com; naovivoparamim.blogspot.com; sinek.es; skirobamattos.blogspot.com; videolog.tv; e wn.com. A seguir a crônica “Já Raiou a Liberdade?” complementa o tema da canção “Segurança ou Liberdade”. Se for de interesse é só usar o “ratinho”.

Para responder a essa pergunta, que nos acompanha desde adolescência, compreendemos ser necessário entender o que representa liberdade. Na adolescência, acreditávamos que liberdade era algo sintetizado pela expressão consagrada de Caetano: "sem lenço e sem documento".

Depois, vem a rebeldia da juventude e passamos a perceber a liberdade como algo materializado na expressão do Chico Buarque: "afasta de mim esse Cale-se". Caminhando contra o tempo e ao iniciarmos a maturidade, passamos a percebê-la como a expressão do Gil: "meu caminho pelo mundo eu mesmo traço". Apesar de o tempo passar, continuávamos sem resposta para a pergunta e sem o entendimento sobre liberdade. Isso é assim mesmo. É preciso um sinal, para nos tirar da inércia. Neiva é um general da reserva e colega de trabalho. Homem de bom nível cultural, contestador e irrequieto. Foi no momento de um cafezinho, que me conseguiu passar, de forma simples e rápida, o dilema psicossocial muito bem caracterizado em uma das fábulas de La Fontaine, segundo ele: "estar seguro ou ficar livre".

A partir desse sinal, decidimos pesquisar e registrar aquilo que julgamos suficiente para, entendermos um pouco liberdade. Do dicionário transcrevemos o que julgamos importante sobre o significado do termo liberdade, no seu aspecto filosófico: “é o efetivo exercício das potencialidades que caracterizam a humanidade na sua essência e a determinação dos limites que sejam a garantia para o desenvolvimento dessas potencialidades - a organização política, social e econômica, as leis, a moral etc....- ". Do livro de Erich Fromm, "Medo à liberdade", destacamos os seguintes trechos: a)”as mais belas, assim como as mais feias inclinações do homem, não são parte de uma natureza humana fixa e recebida biologicamente, mas provêm do processo social que forma o homem. A sociedade não tem somente uma função supressora, mas também uma função criadora. A natureza do homem, suas paixões e ansiedades são um produto cultural"

b)"existem alguns fatores da natureza humana que são fixos e imutáveis: a necessidade de satisfazer impulsos fisiologicamente condicionados e a de evitar o isolamento e a solidão"; c) "o homem, quanto mais liberdade adquire, na acepção de emergir da união original com os outros homens e com a Natureza, tornando- se cada vez mais um indivíduo, não tem outra alternativa que não a de unir-se ao mundo na espontaneidade do amor e do trabalho produtivo, ou de procurar uma espécie de segurança por meio de vínculos com o mundo que lhe destruam a liberdade e a integridade do seu eu individual"; d) "o indivíduo assustado busca alguém ou algo a que possa prender seu ego, não suporta mais seu próprio eu individual e tenta, freneticamente, descartar-se dele e reencontrar outra vez a segurança, eliminando esse fardo: o seu ego"; e) "o desfazer-se do ego é evidente quando o indivíduo tenta sujeitar- se a uma pessoa ou poder, que considera irresistivelmente superior".

Concluímos que a liberdade está intimamente ligada à individualidade, cuja conquista depende de condições sociais, econômicas e políticas. Sentimos que sistemas políticos autoritários, economias inflacionárias, sistemas industriais monopolistas, latifúndios improdutivos, cirandas financeiras, desemprego, violência urbana, desorganização do estado, organização do crime, relaxamento do processo educacional e falta de delineamento de princípios morais e éticos contribuem para o desenvolvimento de uma personalidade impotente, solitária, angustiada e insegura. Personalidade com essas características está sempre disposta a restabelecer a segurança por meio de outros vínculos, que o submeterão a novos tipos de escravidão. Manifestam-se nos fanatismos religiosos, esportivos ou ideológicos e nas correspondentes idolatrias, bem como em outras formas de alienação.

Certamente nosso processo de evolução está intimamente relacionado à nossa escolha entre Segurança ou Liberdade. Para conquistarmos nossa individualidade e conseqüentemente nos tornarmos livres, tal como Ulisses, precisamos nos fazer de surdos para o canto das sereias, que nos seduzem a vínculos protetores de todos os riscos e males. Nosso nascimento nos ensina que a Mãe Natureza nos deu a sabedoria para optarmos pela liberdade. Com a ajuda das contrações de nossas inesquecíveis e amadas mãezinhas, abandonamos a segurança do útero para a luta pela conquista de nossa individualidade e da liberdade. "Segurança ou Liberdade" é um apelo, em rimas, para que todos, sem distinção de raça, credo, ideologia, sexo ou nacionalidade, nos ajudem a responder: já raiou a liberdade?

"Segurança ou Liberdade" representa, em rimas, o dilema psicossocial há muito materializado, em fábula, por "La Fontaine ". E mais, é um alerta para as armadilhas da estrada da segurança e os riscos da trilha da liberdade.