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PublicouThomaz Serio Alterado mais de 10 anos atrás
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O desenvolvimento emocional e a família Constituição de identidade individual, familiar e social
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O desenvolvimento emocional Primeiras relações entre cuidador e bebê: forte formador da pessoalidade Cuidado materno sensível e suficiente: possibilidade de saúde ao bebê Olhar dos cuidadores: construção do eu imaginário (Lacan e Winnicott-rosto)
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O desenvolvimento emocional Rosto do cuidador/mãe: nele eu vejo quem sou/estou (Winnicott) O Outro: é que me olha e me faz existir (Lacan) Alienação subjetivante: inconsciente dos pais; desejo dos pais Quem eu sou/fui constituído?
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O desenvolvimento emocional Determinantes fundamentais: base da vida adulta. Diz Winnicott sobre a história...não podemos relegar nada a segundo plano: nem as ocorrências da infância nem mesmo da primeiríssima infância (p. 30)
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O desenvolvimento individual Individuação: processo de acordo com o desenvolvimento do self e da maturidade dos pais. Responsabilidade à criança no tempo certo. Ex: o problema da precocidade Respeito à espontaneidade do self de acordo com a maturidade. Ex: Proporcionar degustação da responsabilidade Mas o que os pais esperam/desejam dessa criança?
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O desenvolvimento individual Respeito ao desenvolvimento da criança: base para processo de identificação com os cuidadores (aceitando imposições razoáveis, sem perder o sentido de self). O cuidador precisa: olhar o desenvolvimento assim, eu existo...(constituição subjetiva) para queambiente seja confiável
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O desenvolvimento individual Entra-se num momento de necessidade de confiança: quanto mais se recua, mais confiável deve ser o cuidador. Expressão de Amor: O que querem de mim? Pessoa confiável
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O desenvolvimento individual Para a criança, se não há reviravoltas na família e no ambiente: possibilidade de continuidade do ser. Segurança para a criança: com ela, pode desafia-la Liberdade: a todas crianças? Diferenças de necessidades: humanismo
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O desenvolvimento emocional Proporcionar segurança: ambiente verdadeiro, pessoas presentes, coerentes consigo mesmo, enfim, estáveis Por que segurança? 1. Ajuda a criança a se livrar do inesperado, das intrusões indesejáveis do mundo ainda desconhecido
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O desenvolvimento emocional 2. Protege-se a criança de seus próprios impulsos e de seus efeitos Aos poucos, é necessário ir soltando o filho com seus impulsos. Diz Winnicott (p. 46): Os pais continuam no papel de guardiões da paz, mas aguardam a anarquia e até a revolução.
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O desenvolvimento emocional Aparecem os testes para as medidas de segurança em crianças e adolescentes, por ter recebido dos pais cuidados adequados Precisam, no entanto, testá-las com professores, familiares e colegas para reforçar essa crença.
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O desenvolvimento emocional Crianças: necessitam de que alguém lhes imponha o controle. Mas essas pessoas devem poder ser amadas e odiadas, desafiadas e chamadas a ajudar Pais estão preparados para serem odiados? Eles sabem odiar?
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O desenvolvimento emocional Adolescentes: vivem sentimentos tão fortes e até amedrontadores, que precisam verificar se os controles externos ainda funcionam Mas também querem se estabelecer como autônomos
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O desenvolvimento emocional Consequências pela vivência saudável com sentido segurança: Passa-se a acreditar mais em si e nos outros O controle externo passa a ser autocontrole Desenvolve-se sentido de responsabilidade e cuidado.
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O desenvolvimento emocional Podemos ver as influências em situações, entre outras, como: PRIMEIRO FILHO INDO À ESCOLA DIVÓRCIO MUDANÇA DE CASA MORTE
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LEITURAS WINNICOTT, D.W. A família e o desenvolvimento individual. Martins Fontes, Capítulos 3 e 4. COMPLEMENTAR: LACAN, J. O Estágio do Espelho como formador da função do eu. Escritos. Jorge Zahar
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