FORÇAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Professor: Marcelo Alano
Advertisements

( primeiros instantes do big-bang)
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Dinâmica Rosângela Moreira.
OS MOVIMENTOS.
Leis de Isaac Newton.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Física Leis de Newton.
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Aula 9° ANO Professor : Diego
DINÂMICA.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Interacção gravitacional
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
Da Terra à Lua FQA Leis de Newton Prof.ª Marília Peres
DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
MOVIMENTO UNIFORME (Aulas 13 e 14) Física A
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
LEIS DE NEWTON 1ª LEI – INÉRCIA:
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom.
Leis de Newton do Movimento
FORÇA
INTERAÇÕES MECÂNICAS.
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
As Leis de Newton.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
Leis de Newton.
Leis de Newton Princípio da inércia (primeira lei de Newton)
Lei de Coulomb força elétrica
LEIS DE NEWTON.
Gráficos Posição-Tempo
Definição de Grandeza física
Dinâmica Força e Movimento
O gráfico que se segue traduz o movimento retilíneo de um corpo de massa 3Kg.
DINÂMICA FORÇA.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
LEIS DE NEWTON.
DINÂMICA.
2.1. Tipos de Movimentos M4 M18.
Lei da gravitação universal
ENERGIA As leis de Newton permitem analisar vários tipos de movimentos. Esta análise pode ser bastante complexa, necessitando de detalhes do movimento.
Bloco 1 Bloco 2  , igualamos (1) e (2) 
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Módulo 12.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Clique na imagem acima e assista ao vídeo sugerido
Leis de Newton Prof. Ademir Amaral.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
CEEP NEWTON FREIRE MAIA Leis de Newton e suas Aplicações PROFESSOR: ADEMIR DISCIPLINA: FÍSICA TURMA: 1 ANO.
LEIS DE KEPLER.
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Massa Indica quantidade de matéria de um corpo e também a medida da inércia do mesmo; É uma característica do corpo, não do local onde ele está; A balança.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
Professor: Fábio Jaime Raimundo
Aceleração Escalar (a):
1. O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim,
Professora Paula Melo Silva
2.4 Lei Fundamental da Dinâmica
Cinemática Professor John Disciplina Física A.
Professora: Paula Melo Silva
1 CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Mecânica da Partícula PROFº: MSc. Demetrius Leão CURSO: Engenharia Civil DISCIPLINA: Mecânica da Partícula PROFº:
Física I 2009/2010 Aula 01 Forças e Movimentos I.
Grandezas vetoriais na Mecânica e a movimentação dos objetos Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada Prof. Paulo A Baltazar.
Transcrição da apresentação:

FORÇAS

Forças São Grandezas Vetoriais. Resultam da Interação entre os corpos. Podem causar deformações ou alteração do estado de repouso ou movimento. São Grandezas Vetoriais. Unidades SI – N (Newton)

Forças de Contato Forças à Distância

Forças Fundamentais da Natureza Forças de Contacto – Não são forças fundamentais. São o resultado de forças eletromagnéticas entre partículas dos corpos em contacto. A nível microscópico, não estão rigorosamente em contacto.

Força Interação Efeito Gravitacional Interatua entre todas as massas Mantém os planetas nas suas órbitas em torno do Sol Eletromagnética Interatua entre todas as cargas elétricas Mantém os átomos agregados uns aos outros e os eletrões nas suas órbitas em torno do núcleo Nuclear Forte Interatua entre quarks Mantém a agregação nuclear Nuclear Fraca bosões É responsável pela radioatividade

Terceira Lei de Newton Lei do Par Ação-Reação Uma força traduz uma interação entre 2 corpos. Não há forças isoladas. As forças atuam sempre aos pares, par ação-reação

Características das Forças do Par Ação-Reação

Lei da Gravitação Universal Dois corpos atraem-se exercendo, um sobre o outro, uma força que é diretamente proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa. Constante Gravitacional Universal G=6,67x10-11 Nm2/Kg2

Porque razão não caem os satélites para a terra, se há força gravítica? Se largamos uma maçã ela cai na vertical. Mas se a largamos com velocidade inicial ela cai mais adiante…

No fundo, está sempre a cair. Quanto maior o impulso inicial, maior a distância a que cai um projétil. Se a velocidade inicial for suficientemente, o projétil nunca cai na terra (porque esta é curva). Acaba por voltar ao mesmo sítio, com a mesma velocidade, entra em órbita. No fundo, está sempre a cair.

Todos os planetas e satélites tiveram velocidades iniciais adequadas para permanecerem em órbita.

Questão Considere uma pessoa com uma massa de 75 kg. A. Calcule o peso dessa pessoa quando se encontra superfície de Marte. Dados: G = 6,67 x 10-11 N.m2.kg 2 Massa de Marte = 6,5 x 1023 kg Raio de Marte = 3398 km B. Compare o peso da pessoa em Marte com o seu peso à superfície da Terra sabendo que a massa da Terra é 9,20 vezes maior do que a de Marte e o diâmetro da Terra é 1,887 vezes maior do que a de Marte.

Efeito das forças sobre a velocidade Como é que uma força modifica o movimento de um corpo? A velocidade de um corpo é alterada sempre que exista uma força a atuar sobre ela.  Se a velocidade é nula, a aplicação de uma força faz mover o corpo.

 Se for aplicada uma força com a direção da velocidade, esta faz variar o seu módulo (aumenta e diminui), sempre em movimento retilíneo.

 Se a força aplicada não tem a direção da velocidade, faz mudar a sua direção. Uma força que atua perpendicularmente à velocidade é um caso particular. Ela só faz variar a direção da velocidade e não o seu módulo.

Aceleração Mede a variação da Velocidade Uma força faz variar a velocidade: Se a velocidade aumenta: Movimento acelerado. Se a velocidade diminui: Movimento retardado Unidades SI (a): ms-2

A aceleração indica como a velocidade está a variar… Movimento retilíneo pode ou não ter aceleração. Movimento curvilíneo tem sempre aceleração. Aceleração – Variação da velocidade num dado instante.

Movimentos Retilíneos Podem ou não ter aceleração a (quando existe) e v têm sempre a mesma direção Só há aceleração se variar o módulo da velocidade pois a direção de v não varia Movimento Retilíneo Acelerado a e v têm o mesmo sentido (a e v têm o mesmo sinal) a>o e v>0 sentido positivo a<o e v<0 sentido negativo Retardado a e v têm sentidos contrários (a e v têm sinal contrário) a>o e v<0 a<o e v>0 Movimentos Curvilíneos Têm sempre aceleração a e v têm sempre direções diferentes Há aceleração mesmo quando o módulo da velocidade não varia, pois a direção varia sempre

Gráficos v(t) e a(t) O declive da reta tangente ao gráfico v(t) num dado ponto indica o valor da projeção escalar da aceleração.

Segunda Lei de Newton Lei Fundamental da dinâmica Quando uma força atua sobre um corpo, provoca neste uma variação da velocidade, ou seja, uma aceleração. Segunda Lei de Newton Lei Fundamental da dinâmica Quando sobre um corpo de massa m atua uma resultante de forças Fr, ele adquire uma aceleração tal que: Fr=mxa             (a tem a mesma direção e sentido de Fr)

Segunda Lei de Newton Lei Fundamental da dinâmica

Segunda Lei de Newton Lei Fundamental da dinâmica

Aceleração da Gravidade g=GxM/r2 g = 9,8m/s2 P=gxm

Primeira Lei de Newton Lei da Inércia Se a Fr=0, então a=0 Quando a resultante das forças a atuar sobre um corpo for zero, a sua velocidade é constante.

Primeira Lei de Newton Lei da Inércia Se a força resultante que atua sobre um corpo for nula, o corpo permanecerá em repouso se estiver inicialmente em repouso, ou terá movimento retilíneo uniforme, se estiver em movimento. A primeira lei é um caso particular da segunda lei (Fr=0).

Lei da Inércia

Inércia Inércia: Propriedade de um corpo que mede a sua oposição à alteração da sua velocidade. Quanto maior a massa, maior a inércia.

Inércia