Fluxo horizontal.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Exemplo I – Um carro com massa inicial M0 é feito por um tubo de área A com um comprimento horizontal L e uma altura h0. Na sua extremidade tem uma válvula.
Advertisements

Cinemática dos Fluidos
Ensino Superior Cálculo 2 3- Volume de Sólidos Amintas Paiva Afonso.
Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas.
u , Fr 1.Qual será o tratamento do fundo de vale?
Hidráulica Geral (ESA024A)
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Características físicas de uma Bacia Hidrográfica
HIDROMETRIA ORIFÍCIOS E BOCAIS.
Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista
Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista
Aluna de mestrado: Myrla de Souza Batista
E S C O A M E N T O Conceito, Classificação e Formação
ESCOAMENTO Superficial – Sub-Superficial - Subterrâneo
-Uma bomba retira água de um resevatório através de um tubo de aspiração de 150 mm de diâmetro. A extremidade do tubo de aspiração está 2 m abaixo da superfície.
Décima sétima aula Exercícios de instalações de bombeamento com medidores, tanto de velocidade como de vazão.
Experiência Bocal convergente.
HIDROMETRIA ORIFÍCIOS E BOCAIS.
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
Hidrologia Água subterrânea Benedito C. Silva IRN - UNIFEI
Aula 5.
Disciplina: Hidráulica I
Cap.9 - Escoamento Externo
Irrigação por Aspersão
CONDUTOS LIVRES Conceito:
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
VERTEDORES INSTRUMENTOS PARA MEDIÇÃO DE VAZÃO EM CURSOS D’ÁGUA NATURAIS E EM CANAIS CONSTRUÍDOS.
Benedito C. Silva IRN UNIFEI
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Propagação de Cheias em Reservatório
1 INTRODUÇÃO A água é um recurso natural importante para qualquer atividade humana e animal. É importante que o engenheiro saiba utilizar este recurso.
b Fisiografia Fluvial (Morfologia dos Curso d’Água)
INFILTRAÇÃO E ÁGUA NO SOLO
Benedito C. Silva IRN UNIFEI
ESCOAMENTO SUPERFICIAL
2. FORMAS INTEGRAIS DAS LEIS FUNDAMENTAIS
Falha de Painéis Reforçados
Águas pluviais.
Estado de superfície NBR 8404
Estado de superfície NBR 8404
Hidráulica Geral (ESA024A)
PROJETOS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO
Resolução do trabalho de CONES
Análise de incerteza e confiabilidade
ORIFÍCIOS, BOCAIS E TUBOS CURTOS
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Exercício: Determinar os diâmetros, a altura manométrica e a potência transmitida ao líquido para recalcar 45 l/s, durante 24 h/dia. As tubulações de sucção.
i) Elementos de estruturação da calha fluvial
CANAIS LIVRES - MOVIMENTOS
Aula - 14 Rotações IV Curso de Física Geral.
Escoamento Livre – Canais Escoamento Crítico e Número de Froude
CORPOS REDONDOS CILINDROS.
Escoamento em Condutos Livres
CCA 039 – Irrigação e Drenagem
DRENAGEM NATURAL Toda bacia hidrográfica possui uma rede de drenagem natural Essa rede conduz parte das chuvas, degelo ou outras fontes de água, para outras.
DRENAGEM SUBSUPERFICIAL
CANAIS LIVRES - MOVIMENTOS
Métodos para o estudo da cinemática dos fluidos
CONTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS - III
Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas.
Cálculo 2 Cálculo de volumes.
Disciplina Tecnologia dos Transportes
Águas Subterrâneas Eudes José Arantes.
Exemplo 3.2 Uma mangueira de P.V.C., com L=50m de comprimento e D=50mm de diâmetro, é ligada a um hidrante no qual a pressão é constante. Um bocal, segundo.
Barragem de Enroncamento
O MOVIMENTO DE FLUIDOS IDEAIS Os fluidos ideais são:... de fluxo estacionário (laminar) - em cada ponto a velocidade (vetorial)
ESCOAMENTO EM MEIOS POROSOS
TRIÂNGULOS DE VELOCIDADE
FEITEP – Hidráulica I Prof. Andrés.
Profª Gersina N.R.C. Junior
Transcrição da apresentação:

Fluxo horizontal

Fluxo Horizontal e radial b d

Camada equivalente (de) para transformar um fluxo horizontal e radial num fluxo horizontal equivalente

REGIME PERMANENTE Camada impermeável do solo é profunda Fluxo é Horizontal e Radial Drenos atingem a barreira ou a camada impermeável do solo é pouco profunda Eq. de Hooghoudt Com Correção Fluxo é Horizontal Eq. de Hooghoudt ou Eq. de Donan ou da Elipse TABELA O de pode ser obtido: Para drenos abertos 1) Calcular Espaçamento por tentativas: atribuir um valor para S, calcular de e recalcular S. Se S inicial for igual ao S recalculado: Ok Se não: outra tentativa 2) Calcular Espaçamento usando o método de Van Beers 3) Usar Gráficos da Soil Conservation Service

Cálculo do estrato equivalente para drenos tubulares: Rh: resistência horizontal Rr: resistência vertical

REGIME PERMANENTE c a b d Begin with a strong opening, relevant to the topic and your audience. Appeal to your audience’s interests. Your energy and attitude set the tone and provide momentum for the meeting. Facilitation is a process that helps people communicate and work together. Establish an open environment conducive to problem solving and change. S = espaçamento Camada impermeável 7

REGIME VARIÁVEL Fluxo é Horizontal e Radial Eq. de Glover-Dumm 1) Calcular Espaçamento por tentativas: atribuir um valor para S, calcular de recalcular S. Se S inicial for igual ao S recalculado: Ok Se não: outra tentativa 2) Calcular Espaçamento usando o método de Van Beers

REGIME VARIÁVEL h0 a ht d Begin with a strong opening, relevant to the topic and your audience. Appeal to your audience’s interests. Your energy and attitude set the tone and provide momentum for the meeting. Facilitation is a process that helps people communicate and work together. Establish an open environment conducive to problem solving and change. S = espaçamento Camada impermeável 9

S: espaçamento entre drenos; K: condutividade hidráulica; a: distância entre o dreno e a superfície do solo; b: altura do lençol sobre os drenos na parte central de seu espaçamento; c: profundidade do lençol em relação à superfície do solo, na parte central do espaçamento; d: distância entre o dreno e a camada impermeável; α:porosidade drenável; de: espessura da camada equivalente; P: perímetro molhado; r0: raio do dreno; h0: altura inicial do lençol em relação sobre os drenos, logo após cessar a recarga; ht: altura final do lençol sobre os drenos após um rebaixamento no tempo t; t: tempo.

Dicas Importantes para drenagem subterrânea: Critério para saber qual o tipo de fluxo: Fluxo predominantemente horizontal d: distância entre o dreno e a camada impermeável; a: distância entre o dreno e a superfície do solo. Fluxo horizontal e radial A máxima recuperação do lençol acima dos drenos, na parte central de seu espaçamento, deve estar entre 0,3 a 0,5 m. 0,3 m < b < 0,5 m A profundidade do lençol freático será: c + b Comprimento máximo dos coletores é de 400 a 500 m. Isso limita o comprimento máximo dos drenos em cada área. Para drenos tubulares: Drenos de campo devem ser dispostos perpendicularmente ao fluxo subterrâneo quando a declividade do lençol freático > 1%. Se a declividade do lençol < 1%, drenos são dispostos paralelamente ao fluxo subterrâneo.

Dicas Importantes: Para drenos abertos (valetas): Drenos de campo devem ser dispostos transversalmente (ângulo x) ao fluxo subterrâneo quando a declividade do lençol freático > 3 por mil. Se a declividade do lençol ≤ 3 por mil, drenos são dispostos longitudinalmente ao fluxo subterrâneo. Drenos de campo devem ter desnível mínimo de 0,2 %. É tolerada uma variação de 5% no espaçamento dos drenos, visando o ajuste do número de drenos em cada área. O comprimento efetivo do dreno pode ser menor que o comprimento real, pois o dreno tem uma capacidade adicional à sua montante. Não é conveniente adotar um diâmetro de dreno menor que 3” (75 mm). Nos EUA, o diâmetro mínimo é de 100 mm. É conveniente adotar seções parcialmente cheias ao invés de completamente cheia.

Dimensionamento de condutos circulares parcialmente cheios Seção de descarga A Área R Raio Hidráulico F 50 % 0,393 D2 0,25 D 0,156 60 % 0,471 D2 0,277 D 0,2 70 % 0,550 D2 0,296 D 0,244 80 % 0,628 D2 0,304 D 0,284 90 % 0,707 D2 0,298 D 0,315 95 % Vazão máxima 0,746 D2 0,286 D 0,324 100 % 0,785 D2 0,311 Equação de Manning: D: Diâmetro do dreno, m; Q: vazão do dreno, m3/s; I: declividade do dreno, decimal; n: coeficiente de rugosidade de Manning; F: coeficiente dependente da seção de descarga

Uma área plana de 400 x 1.200 m precisa ser drenada a fim de se aproveitar para cultivo anual. Investigações preliminares revelaram que o lençol freático se eleva no perfil pela recarga do solo devido às precipitações de verão. Foi observado que o seu nível máximo chegou a 40 cm da superfície, permanecendo em torno desse valor durante tempo prolongado. O solo tem porosidade drenável de 9% até a profundidade de 2,1 m, onde apresenta uma camada de impedimento argilosa. A condutividade hidráulica média é de 4 cm/h. O sistema radicular efetivo da cultura exige 80 cm de solo insaturado e no período coincidente com a elevação máxima do lençol, a planta estará num estágio de crescimento que não tolera condições anaeróbias por mais de 3 dias sem prejuízo sério à produção. O rebaixamento e controle do lençol freático deverá portanto ser efetuado por um sistema de drenagem de alívio. Admitir que o regime é de recarga permanente. Trabalhar com seção parcialmente cheia de 50%. Os drenos de campo terão desnível mínimo e os coletores uma declividade de 0,3%. Dimensionar todo o sistema com base na figura a seguir. Adote coeficiente de rugosidade de 0,013 na equação de Manning.

Direção do fluxo subterrâneo Dimensionar todo o sistema com base na figura a seguir. 1.200 m Direção do fluxo subterrâneo 400 m

Sistema de alívio: aplicado para rebaixar e controlar o lençol quando este é plano ou tem declividade menor que 1%. Os drenos de alívio seguem a direção do fluxo subterrâneo. Sistema de drenagem de intercepção: aplicado para interceptar o fluxo subterrâneo quando a declividade do lençol freático é maior que 1 %. Os drenos interceptores são dispostos perpendicularmente ao fluxo subterrâneo.

LF1 c a b d Begin with a strong opening, relevant to the topic and your audience. Appeal to your audience’s interests. Your energy and attitude set the tone and provide momentum for the meeting. Facilitation is a process that helps people communicate and work together. Establish an open environment conducive to problem solving and change. S = espaçamento Camada impermeável 17

LF1 c = 0,8 m a = 1,3 m b = 0,5 m d = 0,8 m S = espaçamento Begin with a strong opening, relevant to the topic and your audience. Appeal to your audience’s interests. Your energy and attitude set the tone and provide momentum for the meeting. Facilitation is a process that helps people communicate and work together. Establish an open environment conducive to problem solving and change. Camada impermeável Fluxo horizontal 18

Fluxo horizontal

Como o regime é permanente e o fluxo é predominantemente horizontal, usar a equação de Hooghoudt:

Disposição dos drenos no campo poderia ser:

Número de drenos no campo: Drenos coletores: 4 drenos Drenos de campo para cada coletor: 600m/18m = 33 drenos N° total de drenos de campo: 33 x 4 = 132 drenos

Comprimento dos drenos coletores: 1200/2= 600 m Comprimento dos drenos de campo: ? Poderia ser 200 m, mas pode haver uma economia se considerar: L S/2 O dreno de campo tem uma capacidade adicional à sua montante. Ele drena um retângulo de dimensão

L S/2 O comprimento efetivo é menor! L = Comprimento dos drenos = 200 m – S/2 = 200 – 18/2 = 200-9 = 191 m Além disso, o primeiro dreno deve ficar a 9 m da margem da parcela da área.

Capacidade de um dreno de alívio: Vazão de um dreno coletor: Vazão total (dreno principal):

Cálculo do diâmetro dos drenos de campo e dos drenos coletores Essa equação é válida para seção de 50%!!! Seção de 50%: altura de água até a metade da seção do dreno.

Diâmetro do dreno de campo: Q : 0,0005 m3/s n : 0,013 I : 0,2% = 0,002 (declividade mínima, ver dicas) Ver as dicas! Não adotar diâmetro menor que 3”.

Dimensionamento de condutos circulares parcialmente cheios Diâmetro do dreno coletor: Q : 0,017 m3/s n : 0,013 I : 0,3% = 0,003

Encontrar o espaçamento entre drenos laterais do exercício anterior, mas considerando a camada impermeável a 3 m da superfície do solo. Usar solução gráfica.

LF1 c = 0,8 m a = 1,3 m b = 0,5 m d = 1,7m S = espaçamento Begin with a strong opening, relevant to the topic and your audience. Appeal to your audience’s interests. Your energy and attitude set the tone and provide momentum for the meeting. Facilitation is a process that helps people communicate and work together. Establish an open environment conducive to problem solving and change. Camada impermeável Fluxo horizontal e radial 30

Fluxo horizontal e radial Considerar espessura da camada equivalente

Usando solução gráfica: Encontrar o espaçamento entre drenos laterais do exercício anterior, mas considerando a camada impermeável a 3 m da superfície do solo. Usando solução gráfica: Com o gráfico:

Encontrar o espaçamento entre drenos laterais do exercício anterior, mas considerando um regime variável. Usar solução de Van Beers. Adote diâmetro de 3” e seção de 50 %.

Usar solução de Van Beers. Adote diâmetro de 3” e seção de 50 %. Encontrar o espaçamento entre drenos laterais do exercício anterior, mas considerando um regime variável. Deseja-se que o rebaixamento do lençol ocorra em 3 dias entre os níveis de 40 cm e 80 cm da superfície do solo. Usar solução de Van Beers. Adote diâmetro de 3” e seção de 50 %. Se o regime é variável: Usar equação apropriada que considere a oscilação do lençol freático. Eq. de Glover-Dumm Como o fluxo é ‘horizontal e radial’, considerar a espessura da camada equivalente.

L.F. antes do rebaixamento c = 0,8 m h0 = 0,9 m a= 1,3 m ht = 0,5 m Begin with a strong opening, relevant to the topic and your audience. Appeal to your audience’s interests. Your energy and attitude set the tone and provide momentum for the meeting. Facilitation is a process that helps people communicate and work together. Establish an open environment conducive to problem solving and change. d = 1,7m 35

Encontrar o espaçamento entre drenos laterais do exercício anterior, mas considerando um regime variável. Usar solução de Van Beers. Adote diâmetro de 3” e seção de 50 %. Com seção de 50%: