4 CONCEITOS BÁSICOS EM POO Dilvan Moreira.  Objetos  Classes  Herança  Polimorfismo Lembrando: 4 Conceitos Básicos.

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4 CONCEITOS BÁSICOS EM POO
Transcrição da apresentação:

4 CONCEITOS BÁSICOS EM POO Dilvan Moreira

 Objetos  Classes  Herança  Polimorfismo Lembrando: 4 Conceitos Básicos

Lembrando: Objetos  Uma entidade capaz de salvar estado (variáveis) e que oferece um conjunto de comportamentos (métodos) para examinar/alterar esse estado. Estado (variáveis) Comportamento (métodos) Nome do clienteCobre do cliente ValorAdicione impostos ImpostosMude endereço etc...

Lembrando: Classes  Classe  Uma definição, template ou molde que permite a criação de novos objetos.  Contém a descrição das características comuns de vários objetos  Instância  Um objeto que pertence a uma classe

Lembrando: Herança  Duas classes tem muita informação em comum  Informação comum é compartilhada  ela é extraída e colocada numa outra classe (pai)  Classes originais herdam essa informação dessa classe pai

Polimorfismo  Problema  Todos os objetos implementam a mesma ação usando métodos diferentes.  Solução  ?

Polimorfismo  Problema  Todos os objetos implementam a mesma ação usando métodos diferentes.  Solução  Chamar um método sem saber qual o tipo do objeto que vai executá-lo.

Polimorfismo  Definição  Significa que quem chama um método (envia uma mensagem) em um objeto não precisa saber a que classe esse objeto pertence. Ele pode pertencer a qualquer classe.  Polimorfismo  várias formas  o alvo (executor) de um método pode ter várias formas (classes)

Polimorfismo: Importância  Quem está chamando um método num objeto precisa saber apenas que esse objeto pode realizar essa função (comportamento).  Não precisa saber:  A classe desse objeto  Como essa função (comportamento) será implementada  É possível até trocar o objeto que implementa a função sem “avisar” os usuários de seus métodos.

Polimorfismo: Vantagens  Sistemas mais flexíveis e resistentes a modificações (modificações não vão “quebrar” facilmente o sistema)  Quando um novo objeto de uma nova classe é adicionado:  Essa modificação deve afetar apenas esse novo objeto  E não os os outros objetos que chamam os métodos dele (mandam mensagens)

Perguntas?