O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
história da salvação A História da Salvação
Barroco Brasileiro.
ARTE COLONIAL Preocupado com que outros povos ocupassem terras brasileiras, o rei de Portugal enviou, em 1530, uma expedição comandada por Martim Afonso.
BARROCO s.
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Barroco Pernambuco e Paraíba.
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA
O Barroco O Barroco na península itálica
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Projeto vida consciente
Estudo do Meio 2010 Descobrindo o antigo.
BARROCO.
A ARTE MEDIEVAL ROMÂNICO E O GÓTICO COLÉGIO SALESIANO
AULA 8 - O Barroco e o Rococó. Missão artística francesa.
DO MUSEU DO HOSPITAL E DAS CALDAS
Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu por volta de 1738
Ouro Preto A Arquitetura Esplendor
Rembrandt (vídeo – Slides)
Professor Edley
Arte Bizantina.
Expansão e ouro na América portuguesa
Monumentos Históricos do Brasil
Antonio Francisco Lisboa O Aleijadinho e suas obras
ARTE BARROCA Escultura.
ALEIJADINHO
Barroco no Brasil ( ).
Barroco.
BARROCO.
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
ALEIJADINHO.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Vamos descobrir tudo o que aconteceu no Brasil na época de exploração?
Aleijadinho Ronaldo Alves.
História da Cultura e das Artes
SOCIEDADE MINERADORA ÉPOCA DO OURO NO BRASIL.
Barroco Profª Patricia.
Barroco no Brasil Alunas: Bruna Torres - 02 Daniela Fadul - 21
A MARCHA DA COLONIZAÇÃO NA AMÉRICA PORTUGUESA
CAPÍTULO 11 O BARROCO NO BRASIL.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
7º Ano 3º Bimestre 2015 Artes Prof.Juventino
Arte das Minas: o Barroco
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
BARROCO NO BRASIL SÉC. XVIII.
A LOJA MAÇÔNICA DE ALEIJADINHO
ARTE BARROCA NO BRASIL SÉCULO XVIII / XIX
A ARTE GREGA.
ARTE GÓTICA.
Barroco Mineiro Quais os seus principais artistas?
CLICAR A 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, em Fátima. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco.
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
História da arte: breves considerações
Brasil Colônia: a economia mineradora (século XVIII)
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
Obras do mestre Aleijadinho
Contextualização: A contribuição da mineração para a construção das igrejas de Ouro Preto, Diamantina e Mariana. A influência do estilo Barroco na arte.
ARTE BIZANTINA A arte bizantina está dirigida pela religião, ao clero cabia, além das suas funções, organizar também as artes, tornando os artistas meros.
O BARROCO.
Barroco no Brasil.
Escultura/ Arquitetura Barroca
O ouro no Brasil.
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO BARROCO
Barroco.
Transcrição da apresentação:

O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO FUNDADA NO SÉCULO XVI, A CIDADE DE SÃO PAULO E SEUS ARREDORES NÃO TIVERAM O MESMO DESENVOLVIMENTO QUE OUTRAS REGIÕES NO PERÍODO COLONIAL.

NO SÉCULO XVII, OS PAULISTAS ORGANIZARAM AS BANDEIRAS E SEGUIRAM PARA MINAS GERAIS, LANÇANDO-SE ÀS ATIVIDADES DE MINERAÇÃO.

Nossa Senhora da Boa Morte ENQUANTO ISSO, SÃO PAULO PERMANECEU ESTAGNADA POR TODO O SÉCULO XVIII, E AS ORDENS RELIGIOSAS APENAS ERGUERAM MODESTAS IGREJAS BARROCAS.

HOJE HÁ POUCAS CONSTRUÇÕES BARROCAS NA CIDADE DE SÃO PAULO HOJE HÁ POUCAS CONSTRUÇÕES BARROCAS NA CIDADE DE SÃO PAULO. DELAS, DESTACA-SE O CONJUNTO FORMADO PELA IGREJA E PELO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA LUZ.

A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ ESSA IGREJA, QUE COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA POR VOLTA DE 1600 E PASSOU POR VÁRIAS RECONSTRUÇÕES, É UM DOS POUCOS EXEMPLOS DA ARQUITETURA COLONIAL DE SÃO PAULO.

EM 1970, AÍ INSTALOU-SE O MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO, QUE REÚNE UM CONJUNTO DE IMPORTANTES PEÇAS – O QUE RESTOU DE IMAGENS, TALHAS, CASTIÇAIS, CÁLICES, CANDELABROS E OUTRAS PEÇAS DE IGREJAS DE VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS, PRINCIPALMENTE DAS IGREJAS PAULISTAS QUE COM O TEMPO FORAM DESTRUÍDAS.

AS ESCULTURAS DO BARROCO PAULISTA Anônimo, São Francisco recebendo a Estigma (chagas), século XVII. Terracota policromada, 105 x 65 x 47 cm. Museu de Arte Sacra de São Paulo. SÃO MUITO SIMPLES: EM RAZÃO DA POBREZA DA CIDADE, NENHUM ARTISTA DE RENOME IA PARA LÁ. POR ISSO AS IMAGENS SÃO, EM GERAL, RÚSTICAS, PRIMITIVAS, FEITAS DE BARRO COZIDO.

Teto da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Itu A PINTURA BARROCA EM SÃO PAULO TAMBÉM TRAZ TRAÇOS DE SIMPLICIDADE. OBSERVE A SIMPLICIDADE DA PINTURA DE FREI JESUÍNO DO MONTE CARMELO (1764-1818). O PINTOR PAULISTA MAIS CONHECIDO DO PERÍODO.

O BARROCO MINEIRO: TEM INÍCIO UMA ARQUITETURA BRASILEIRA FORAM OS BANDEIRANTES PAULISTAS QUE DESBRAVARAM AS TERRAS MINEIRAS, COMEÇARAM A EXPLORAR OURO E PEDRAS PRECIOSAS E FUNDARAM OS PRIMEIROS ARRAIAS DA REGIÃO DE MINAS GERAIS.

UM DESSES BANDEIRANTES FOI ANTÔNIO DIAS, QUE EM 1698 CHEGOU A VILA RICA, HOJE OURO PRETO.

DESDE ESSA ÉPOCA, VILAREJOS COMO MARIANA, SABARÁ, CONGONHAS DO CAMPO, SÃO JOÃO DEL-REI, CAETÉ E CATAS ALTAS COMEÇARAM A DESENVOLVER-SE E A CONSTRUIR SEUS PRIMEIROS EDIFÍCIOS IMPORTANTES.

A ARTE BARROCA EM OURO PRETO   A EVOLUÇÃO DA ARQUITETURA MINEIRA NÃO FOI RÁPIDA. PRIMEIRO TENTOU-SE UTILIZARA TÉCNICA CONSTRUTIVA PAULISTA DA TAIPA DE PILÃO.

O TERRENO MINEIRO, PORÉM, É DURO E PEDREGOSO, POBRE EM TERRAS ARGILOSAS. MAIS TARDE TENTARAM-SE OUTROS PROCESSOS ATÉ CHEGAR ÀS CONSTRUÇÕES COM MUROS DE PEDRA.

COM O TEMPO, AS DIVERSAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO FORAM COMBINADAS HARMONIOSAMENTE COM A RICA DECORAÇÃO INTERIOR.

ESSA INTEGRAÇÃO TEVE SEI AUGE EM MINAS GERAIS, COM ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA (1739-1814) .

Detalhe da Assunção da Virgem, seu painel mais conhecido, na Igreja de São Francisco de Ouro Preto NA PINTURA DO BARROCO MINEIRO DESTACA-SE MANUEL DA COSTA ATAÍDE. SUA PINTURA NOS FORRO DE IGREJAS REVELA EXCEPCIONAL DOMÍNIO DA PERSPECTIVA.

MAS SEU TALENTO TAMBÉM PODE SER VISTO NAS TELAS E NOS PAINÉIS PINTADOS PARA AS SACRISTIAS E AS PAREDES LATERAIS.

Ascensão de Cristo, Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara ATAÍDE FEZ PINTURAS PARA A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO, EM SANTA BÁRBARA, E PARA A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EM MARIANA, ALÉM DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO, EM OURO PRETO.

São Francisco em agonia, Igreja de São Francisco em Mariana A PRESENÇA DE ATAÍDE NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO ESTE TETO É, SEM DÚVIDA, A OBRA-PRIMA DE MESTRE ATAÍDE.

UTILIZANDO A MESMA TÉCNICA AUDACIOSA USADA PELO ITALIANO ANDREA POZZO, ELE CRIA UMA PERSPECTIVA EM QUE AS COLUNAS PARECEM AVANÇAR PARA O ALTO, SUGERINDO QUE O TETO SE ABRE PARA O CÉU.

NELE ESTÁ MARIA, COM TRAÇOS BEM BRASILEIROS, CERCADA DE ANJOS NELE ESTÁ MARIA, COM TRAÇOS BEM BRASILEIROS, CERCADA DE ANJOS. OS TONS VERMELHOS DÃO À CENA RELIGIOSA ALEGRIA E VIVACIDADE.

ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA: O PRINCIPAL ESCULTOR DO BARROCO DO BRASIL Cristo em oração no Horto das Oliveiras, parte da série de esculturas de Aleijadinho encarnadas por Ataíde. Santuário de Matosinhos ALÉM DE ARQUITETO E DECORADOR DE IGREJAS, ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA FOI ESCULTOR.

EXISTEM INÚMERAS OBRAS SUAS EM MUSEUS E IGREJAS, PRINCIPALMENTE DE OURO PRETO. MAS É A CIDADE DE CONGONHAS DO CAMPO QUE ABRIGA SEU MAIS IMPORTANTE CONJUNTO ESCULTÓRICO.

O SANTUÁRIO DO BOM JESUS DE MATOSINHO ESSE SANTUÁRIO É CONSTRUÍDO POR UMA IGREJA EM CUJO ADRO ESTÃO ESCULTURAS DE PEDRA-SABÃO DE DOZE PROFETAS: ISAÍAS, JEREMIAS, BARUQUE, EZEQUIEL, DANIEL, OSÉAS, JONAS, JOEL, ANDIAS, HERBACUQUE, AMÓS E NAUM.

CADA UM DELES ESTÁ EM UMA POSIÇÃO DIFERENTE, FAZENDO GESTOS QUE SE COORDENAM. O RESULTADO DISSO É MUITO INTERESSANTE, POIS O OBSERVADOR TEM A FORTE IMPRESSÃO DE QUE AS FIGURAS DE PEDRA ESTÃO SE MOVENDO, GESTICULANDO E DIRIGINDO-SE A OUVINTES.

NA LADEIRA EM FRENTE À IGREJA FORAM CONSTRUÍDAS SEIS CAPELAS, TRÊS DE CADA LADO. EM CADA UMA DELAS, UM CONJUNTO DE ESTÁTUAS DE MADEIRA EM TAMANHO NATURAL NARRA UM PASSO DA PAIXÃO DE CRISTO.

HÁ AINDA INÚMERAS OBRAS DE ARTISTAS ANÔNIMOS PELA ESPALHADAS PELAS DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS. ISSO CONFIRMA A IMPORTÂNCIA DO BARROCO EM NOSSA HISTÓRIA COMO UM MARCO DO INÍCIO DE UMA NOVA ARTE QUE PROCURA AFIRMAR SEU PRÓPRIO VALOR.

OS PASSOS DA PAIXÃO NAS ESCULTURAS DESTE CONJUNTO ESCULTÓRICO DESTACA-SE SEMPRE A FIGURA DE CRISTO.

Cristo carregando a cruz

OBSERVE O GESTO DE ATENÇÃO E EXPECTATIVA NO MOMENTO DA ORAÇÃO NO HORTO DAS OLIVEIRAS, A APARÊNCIA DE PERPLEXIDADE E DOR NO CAMINHO PARA O CALVÁRIO E A EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO FINAL NO MOMENTO DA CRUCIFICAÇÃO.