Perfilagem de Poços e Medidores Nucleares: Noções Básicas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medidores Nucleares: Noções Básicas
Advertisements

RAIO X Em 1895, físico Roentgen, em uma experiência observou fluorescência num cartão pintado com platino-cianureto de bário. A fluorescência era observada.
Status do Detector Central V Encontro de Trabalho Laudo Barbosa Santo André, 26 de Junho, 2009 Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) Projeto Neutrinos.
REAÇÕES NUCLEARES.
Aula 4 – Monitoração de Radiação
GRADUANDO : Anderson Heitor Veríssimo DISCLIPLINA : Instrumentação
Radioatividade A radioatividade ou radiatividade (no Brasil; em Portugal: radioactividade) é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias.
Radioatividade parte I
Aplicações da Radioatividade
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
Condutividade hidráulica do solo e sua avaliação
Histórico – Livro p.52 Ordem cronológica da p.52 a 59 Profª Silviane
CORRENTE E RESISTENCIA ELÉTRICA
Cap MEDIÇÕES VARIADAS Medição de fluxo de sólidos Medição de nível Umidade relativa.
O que você deve saber sobre
Prof: Detector de Fumaça Prof:
Detector Ultra-Sônico
RADIAÇÕES UTILIZADAS em outubro de 2010.
unesp Laboratório de Acústica e Vibrações
AULA 02 Materiais não ferrosos PROF: Elias Junior
Outras propriedades propaga-se a uma velocidade de 3x108 metros por segundos; raios-x para os ensaios não destrutivos são produzidos pela.
Estágio em Radiação ionizante e ambiente
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
Recursos Geológicos exploração sustentada
Energia Nuclear Trabalho realizado por: Andreia Santos Nº 4 Diogo Gonçalves Nº 10 David Rosa Nº 19.
Introdução a Perfis e Canhoneios.
Radioatividade e Energia Nuclear.
O que significa o símbolo abaixo?
Radiações.
Energia Nuclear.
Propagação(transmissão) do calor
Radiação e Seus Riscos à Saúde no Ambiente de Trabalho
Noções de Física Nuclear
Termômetro de infravermelho digital
Dinâmica da interação entre cápsula porosa água e ar
Marcelo Polonio Muler Rodrigo Tosetto
SONDA DE NÊUTRONS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Piracicaba- 2009
Introdução à Radiação Eletromagnética
ENERGIA NUCLEAR.
Curso: Eletrônica Básica
RADIOATIVIDADE.
RADIAÇÕES IONIZANTES RADIAÇÕES NÃO IONIZANTES
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
QÚIMICA NUCLEAR.
Materiais x Equipamentos
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
Detectores de partículas: alguns modelos
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
CURSO DE RADIOPROTEÇÃO
Professor: Robinho AULA 3 – QMC E Radioatividade I.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Prof. Clovis Almeida Curso: Eletrônica Básica Carga Horária: 80 horas Instrutor: Eng. Clovis Almeida.
SENSORES FÍSICOS E QUÍMICOS PARA MEIOS E GASES
Comportamento em função de parâmetros dimensionais e operacionais.
ENG309 – Fenômenos de Transporte III
 Radioatividade  A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas.
CT-13 Comissão Técnica de Vazão
Capítulo 10 - Medições variadas
RADIOATIVIDADE O que você deve saber sobre É o fenômeno que ocorre no núcleo do átomo. Muitos núcleos atômicos são instáveis e, para adquirir estabilidade,
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
Geração e distribuição de energia elétrica
FONTES RADIOATIVAS Cuidados e manuseio.
Professor Paulo Christakis
Aula 09 - Ensaio não destrutivos
RADIOATIVIDADE.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

Perfilagem de Poços e Medidores Nucleares: Noções Básicas Walmor Cardoso Godoi, M.Sc. http://www.walmorgodoi.com

Perfilagem de Poços – O que é? É uma operação realizada após a perfuração, a cabo ou com coluna (toolpusher), ou durante a perfuração (LWD – Logging while drilling) de uma fase do poço com a finalidade de obter uma imagem visual de uma ou mais características das várias formações atravessadas.

Registro no CNEN http://www.cnen.gov.br/seguranca/cons-ent-prof/lst-prof-credenciados.asp?OP=PP

Características Estas propriedades podem ser geométricas (diâmetro), elétricas (resistividade elétrica, potencial eletroquímico natural), acústicas (tempo de trânsito das ondas sonoras) e radioativas (radioatividade natural e induzida)

Objetivos Através da leitura e interpretação dos dados obtidos, pode-se conhecer a temperatura e a geometria do poço e da estrutura adjacente, e estimar a porosidade, litologia e identificar, qualitativa e quantitativamente, a existência de fluidos no meio poroso (rocha).

Perfilagem de Poços

Perfis de radioatividade Podem medir a radioatividade natural ( raios Gama) ou a resposta de uma irradiação induzida (Neutron e Densidade) de uma formação.

Perfil Neutron

Perfil Neutron

Medidores Nucleares São dispositivos que usam fontes de radiação associadas a um detector, numa geometria tal que permite por atenuação ou espalhamento da radiação, saber se o material medido está ou não presente no nível pré-estabelecido. Existem muitos tipos de medidores e muitas aplicações. Os mais conhecidos serão descritos a seguir.

Medidor de Nível Para realizar o controle do nível correto de uma bebida embalada num envólucro de alumínio utiliza-se uma fonte radioativa de baixa atividade (100 mCi) e um detector. As “latinhas” enfileiradas numa correia transportadora de alta velocidade, interceptam o feixe de radiação que saída fonte e é registrado no detector. Se o líquido estiver acima do nível estabelecido, o feixe será atenuado bastante em comparação com a presença só de gás, quando um pouco vazia. Quando não preencher o requisito, uma pequena alavanca retira a lata do roteiro de empacotamento. O mesmo princípio de variação brusca da atenuação do feixe de radiação que atravessa as paredes do invólucro e do material de preenchimento é utilizado, para controle de níveis de silos de grande porte para grãos, refinarias e materiais para altofornos. Os parâmetros que variam são: tipo de fonte, atividade e tipo de radiação utilizada. Para materiais de grande espessura e dimensões, utiliza-se fontes de maior atividade e radiação gama com maior energia. Por exemplo, Ra-226, Co-60, Cs-137, com atividade entre 1 a 5 Curies, para silos e depósitos. Para materiais de baixa densidade e pequenas dimensões, como medidores de nível de latas, espessuras de papel, pesagem de cigarros, detectores de fumaça, utiliza-se o Am-241 e o Sr-90, com atividades entre 100 a 300 mCi, e as radiações gama de baixa energia, beta de alta energia ou alfa. Os riscos de acidentes são reduzidos devido à baixa atividade das fontes e os arranjos mecânicos de construção. Entretanto, não se pode ser negligente com fontes com atividade da ordem de Curie.

Medidor de Densidade Alguns dispositivos possuem uma fonte que emite a radiação em direção ao material sob controle e colhem, num detector, a radiação espalhada ou induzida por fluorescência. Com isto, se pode avaliar o teor de umidade de um material ou a sua densidade. Nestes medidores, a fonte e os detectores estão montados num único equipamento portátil e devidamente blindado. São utilizados, por exemplo, na avaliação do nível de compactação durante o processo de concretagem de barragens em construção. Com o uso de fontes de nêutrons, os materiais mais hidrogenados como água, óleo, petróleo, podem espalhar e moderar melhor os nêutrons devido à igualdade das massas de nêutron e próton, nas colisões sucessivas. Assim, um detector de nêutrons térmicos diferencia as regiões e locais onde existe muita moderação de nêutrons e, portanto, a presença de materiais muito hidrogenados. Usinas de processamento de coque (um tipo de combustível derivado do carvão betuminoso), contendo coque e gás, tem seus depósitos monitorados com fontes de nêutrons e detectores montados num mesmo lado do silo. Os sinais são enviados para uma central de controle. Os processos de espalhamento e moderação de nêutrons podem servir de indicadores de água, petróleo, durante a perfuração de um poço. Neste caso dispositivo com fonte e detector se encontram alojados na ponta do sistema de perfuração. Os riscos associados a estes medidores são pequenos, exceto por atuações negligentes no seu transporte , operação e manipulação. Eventualmente pode ocorrer perdas de fontes. Algumas necessitam ser resgatadas.

Detectores de Fumaça São dispositivos dotados de uma fonte radioativa emissora de radiação alfa, de baixa atividade, e um sistema de detecção que produz um sinal elétrico. Na presença de fumaça, atingindo um nível pré-estabelecido, ele pode iniciar um sinal de alarme ou mesmo disparar um sistema com spray de água. O risco associado a este tipo de medidor é mínimo.

Detectores de contaminação Além dos detectores utilizados em instalações e laboratórios que utilizam materiais radioativos e nucleares para monitorar as superfícies, pessoas, objetos e fontes, existem outros, até mais sensíveis, em instalações da indústria convencional. Por exemplo em indústrias siderúrgicas que utilizam sucata e ferro velho, como matéria prima. Neste caso, como são cargas volumosas transportadas por carretas, os detectores de NaI(Tl) são grandes, numerosos e dispostos em toda a extensão de um grande portal, pelo qual passa o caminhão com toda sua carga. Caso exista algum material radioativo na carga, ele será detectado facilmente, impedindo que seja fundido junto com outros materiais.

Medidor Nuclear Usa tecnologia de emissão/detecção de radiação ionizante através da metodologia de medição não intrusiva. O Ronan X96S series é um sistema de medição de nível contínuo com calibração multiponto opcional, fonte pontual ou em faixa, que incorpora detectores (cintilômetros) rígidos ou flexíveis. Ideal para sólidos ou líquidos, trabalha com obstruções internas (agitadores), temperaturas extremas, processos corrosivos e estéreis, mudança de processo e fluxos violento ou variável de produto. http://www.engezer.com.br/