Climatização GeoSolar uma história de fontes de calor e velocidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ENVELOPE DOS EDIFÍCIOS E O CLIMA
Advertisements

Climas do Continente Americano
Conforto Térmico em Ambientes Climatizados
Energia transferida entre dois sistemas, a diferentes temperaturas.
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
CLIMA NO BRASIL.
Conservação de Energia em Sistemas de Condicionamento Ambiental Conforto Térmico em Ambientes Climatizados Adaptado de material originalmente criado pelo.
CLIMA DAS AMÉRICAS.
MONÇÕES.
Física Termologia Propagação do Calor Prof. Rodrigo Lins.
ENERGIA OCEÂNICA Murilo Lima Yasmin Ferrari Informática –tarde.
Variação diurna da temperatura
Massas de ar e superfícies frontais
A DISTRIBUIÇÃO DA TEMPERATURA
CONFORTO TÉRMICO na Arquitetura e no Urbanismo
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE

Climas do Brasil Cap Jean Cid. Massas de Ar do Brasil.
Clima e suas características
Meteorologia.
Professor Luiz Felipe Geografia
Biomas.
Prof. Christian de Pinho Ramos
Caderno 2 Capítulo Dilatações
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
FÍSICA TÉRMICA.
Física Termologia Propagação do Calor Prof. Rodrigo Lins.
PROPAGAÇÃO (TRANSMISSÃO) DE CALOR
FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Questionamentos iniciais:
Prof. Jefferson O Clima.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Variação diurna da temperatura
Arquitetura Bioclimática
Problemas de Geometria Espacial
Climas do Brasil Prof. Filipe Santos.
Calorimetria FEP 114 – Aula 3b.
RESFRIAMENTO E AQUECIMENTO GEOTÉRMICO
Camadas da atmosfera Prof Claudinei Perencin.
A camada de ozono A camada de ozono sobre a Terra é um escudo de protecção vital. A sua função mais importante para nós é a de filtrar os raios ultravioleta.
Calor e temperatura Calor: É uma forma de energia térmica em trânsito, ou seja, está sempre se transferindo de um corpo com maior temperatura para um corpo.
LATITUDE. LATITUDE "Quanto maior a latitude, menor a temperatura"
Temperatura: conceito
Japão : Aspectos Naturais
Classificação Climática
Viagens GEOGRAFIA 7.º Ano continuar 1 Viagens GEOGRAFIA 7.º Ano P (mm) T (ºC)Tefe 3º 22’ S P (mm) T (ºC)
Exercício 1 1- Óleo quente com temperatura de 200ºC, h = 50W/m.k escoa através de um longo tubo ( L = 2 m ) de paredes delgadas e 30 mm de diâmetro.
Formanda Conceição Mimoso
Projeto de Otimização Térmica de um CVT Fabio Tashima Felipe Coltro Gustavo Pinheiro Murilo Santos Rodrigo Schuhmacher Vitor Hugo Zago Orientador: Prof.
RISCOS DE EXPOSIÇÃO AOS AGENTES FÍSICOS Marcos Barbosa Horta – Engenheiro de Segurança TEMPERATURAS EXTREMAS.
Os principais climas e formações vegetais
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
OFICINA DE CLIMATOLOGIA
TIPOS CLIMÁTICOS DO MUNDO
À descoberta do ambiente natural Aspectos físicos do meio local FICHA SUMATIVA NOMEDATA 1 – Escreve uma legenda para cada desenho. ● O céu está limpo.
Terra, um planeta com vida
AMBIÊNCIA APLICADA AS AVES Prof. Dr. Levy Rei de França
Geografia Revisão.
Causas das Alterações Climáticas. Emissões de CO2 por sectores e por países, em osphere/atmosphere02-16.html.
7.3 – Dilatação Térmica Site:
CLIMAS TEMPERADOS CLIMA TEMPERADO CONTINENTAL
Clima Diferença entre tempo e clima Massas de ar
SISTEMA AUTONOMO DE ENERGIAS RENOVÁVEIS PARA ALIMENTAÇÃO DE SITES DE TELECOMUNICAÇÕES E AR CONDICIONADO SOLAR SEMINÁRIO “ENERGIAS RENOVÁVEIS E SUSTENTABILIDADE.
A Distribuição da Temperatura no Território Nacional
Termologia O que vem a ser termologia? O que ela estuda? Termologia é a parte da física que estuda o calor, ou seja, ela estuda as manifestações dos tipos.
Clima 1. Diferença entre clima e tempo 2.Elementos do clima:
Calor, Trabalho, Vida e Sociedade Estudo sobre as Máquinas Térmicas MAURÍCIO PIETROCOLA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - USP.
Primavera verão Outono inverno
Transcrição da apresentação:

Climatização GeoSolar uma história de fontes de calor e velocidade

(considerou‑se uma difusividade térmica do solo de 0,6 mm2/s). O comportamento térmico do subsolo terrestre até aos 15m de profundidade Insert RollingBoulder movie here Figura 1- Evolução da temperatura do solo com a profundidade e mês do ano (considerou‑se uma difusividade térmica do solo de 0,6 mm2/s).

Fontes Frias e Quentes Inverno – Fontes Quentes Geo solar Tar, ext = 5 ºC Tsolo,5m = 18 ºC Insert Intro movie here Fonte Quente de Baixa Temperatura Fonte Quente de Alta Temperatura

Fontes Frias e Quentes Verão– Fontes Frias Geo solar Tar, ext = 43 ºC Tsolo,5m = 18 ºC Insert Intro movie here Fonte Fria de Alta Temperatura Fonte Fria de BaixaTemperatura

Estimativas resultantes 1,33 m/s 1,33 m/s Text=32ºC Text=43ºC 0,51 m/s 0,51 m/s Insert RollingBoulder movie here

Escala de velocidades chita – 33,3 m/s coiote – 19,2 m/s coelho – 13,3 m/s corrida Humana – 10,0 m/s “roadrunner” (bip-bip) – 8,9 m/s marcha humana – 1,4 m/s passeio humano – 0,7 m/s corrida de tartaruga – 0,2 m/s

Porquê uma questão de velocidade? Tmáx Tmáx Tmáx Tmáx 0,51 m/s 1,33 m/s Tin= Temperatura do ar à entrada do tubo Insert RollingBoulder movie here Potência útil para arrefecimento ambiente Potência útil para arrefecimento de ar novo Parr,tubo= Parr,ambiente + Parr,ar novo

UM tubo ou vários? Insert HumanCannonball movie here

Num mundo ideal a questão não se colocaria. UM tubo ou vários? Num mundo ideal a questão não se colocaria. Na realidade o processo afecta a vizinhança de cada tubo. Em consequência, na solução multitubo a troca de calor não se realiza com a temperatura de referência. Insert FanPoweredSail movie here A extensão da zona afectada das temperaturas do solo e do ar exterior e da velocidade do ar nos tubos. Para velocidades mais elevadas a zona afectada não é regenerada no ciclo diário.

propostas de temas para investigação futura : Caracterização termohigrométrica do subsolo (Portugal) Propriedades termofísicas do subsolo (portugal) Transmissão de calor efetiva em túneis de diversas geometrias (tubo, multitubo e efeitos de proximidade) Capacidades de desumidificação em túneis de diversas geometrias Insert FanPoweredSail movie here

propostas de temas para investigação futura : Velocidades recomendadas em túneis para ventilação e climatização (potências de arrefecimento de ar novo e de climatização) Caracterização tridimensional de escoamentos de baixa velocidade em túneis enterrados de diversas geometrias (movimentos verticais, desumidificação e velocidades médias efetivas) . Ventilação Noturna e carregamento estrutural em Sistemas de Climatização pelo subsolo. . Insert FanPoweredSail movie here Potência dissipada em túneis e regeneração térmica do solo em ciclo diário

propostas de temas para investigação futura : Caracterização termohigrométrica do subsolo (Portugal) Otimização de custos de investimento no projecto de túneis enterrados para climatização (métodos construtivos e geometrias otimizados) Conforto térmico e sistemas de climatização pelo subsolo (construções e fatores construtivos, isolamento, inércia, e sistemas de deslocamento e estratificação) Insert FanPoweredSail movie here Qualidade do ar em sistemas de climatização pelo subsolo (pendentes e escoamento de condensados, controlo de fungos e acabamentos superficiais)

A proposta de climatização para a Lógica E.M. em Moura 100% Ar exterior (0% recirculação) AVac Carbono zero Insert GiantRubberBand movie here Avac – Aquecimento, Ventilação e ar condicionado

A proposta de climatização para a Lógica e.m. em Moura Insert GiantRubberBand movie here Uma solução com dois tubos de 1m de diâmetro interno afastados de três metros Entre si, e um comprimento de 70m.

A proposta de climatização para a Lógica e.m. em Moura Insert GiantRubberBand movie here Em termos de classificação de sistema de avac na distribuição no edifício, foi projetado um sistema de VAV e “displacement cooling”.

A proposta de climatização para a Lógica E.M. em Moura Complementação térmica invernal com base em formas de energia solar – “solar térmico” e “pellets” Complementação elétrica (Unidade de Tratamento de ar) Insert GiantRubberBand movie here

Contactos: Miguel Santos Rogério Duarte Tm: +351 917 212424 engenharia.bioclimatica@gmail.com rogerio.duarte@estsetubal.ips.pt Insert GiantRubberBand movie here