UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis 2015.2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Java - Interfaces Prof. Msc. Flávio Viotti.
Advertisements

Java – Classes Abstratas
UML Diagrama de Classes elementos básicos. Contexto Os diagramas de classes fazem parte do da visão estática da UML. Os elemento desta visão são conceitos.
Polimorfismo e Classes Abstratas Profa
Diagrama de Classes.
Linguagem de Programação II
Linguagem de Programação II
Linguagem PHP Prof.: Sergio Pacheco Prof.: Sergio Pacheco 1 1.
Interfaces em Java1 Interfaces Prof. Ricardo Linden.
UMA ABORDAGEM SOBRE ORIENTAÇÃO A OBJETOS!
Herança e Polimorfismo
Linguagem técnica de programação I Java i
Diagrama de Classes.
Curso de extensão em Desenvolvimento Web
Herança em C#.
Programação Orientada a Objetos com Java
Introdução à Ciência da Computação-2 Fabio Nakano – Por favor colocar no assunto: ICC2 - – Bloco A-1, segundo andar,
Paradigmas da Programação – Semestre 1– Aula 5 Lab3
Interfaces.
Tópicos avançados em internet A
Atributos, Encapsulamento e Interface em Java
Programação I Aula 2 (Métodos)
Herança em Java.
UML Significado da Associação entre Classes
PHP Orientado a Objetos Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof
Programação Orientada à Objetos
© Ricardo Pereira e Silva
Aula prática 14 Orientação a Objetos – C++ Parte 2
Projeto Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Implementação Orientada a Objetos – Aula 03
POO II JEAN CARLO MENDES
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
UTFPR – Campus Curitiba - DAELN Cursos de Eng. Eletrônica/Eng
Prof. Gilberto Irajá Müller
Introdução às Java Threads
UTFPR – Campus Curitiba - DAELN Cursos de Eng. Eletrônica/Eng
Classes Abstratas P. O. O. Prof. Ângela e Grace.
Polimorfismo.
1 Marcio de Carvalho Victorino JAVA. 2 Declaração de Atributos [ ] [transient] [volatile] [static] [final] ; controle de acesso –public, package (default),
Interfaces POO Avançado.
Classes Abstratas e Interface
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.  Existe para poder servir de molde para outras classes.  Deve ser declarada tal usando-se a palavra chave.
Programação I Aula 1 Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 2/3/2009.
Herança e Arquitetura em camadas
Classes Abstratas e Interfaces GX – Aula05 1.
Bruno Inojosa MCP .NET Framework
Modificadores Programação II.
Conceitos de Orientação a Objetos zConceito de tipo zTipos Abstratos de Dados zMódulos/Pacotes zEncapsulamento.
Classes abstratas São classes das quais não se pode instanciar objetos. São classes das quais não se pode instanciar objetos. Seu objetivo é ser herdada.
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
4 CONCEITOS BÁSICOS EM POO Dilvan Moreira.  Objetos  Classes  Herança  Polimorfismo Lembrando: 4 Conceitos Básicos.
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Continuação Modelagem Orientada a Objetos Técnico Subsequente.
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Herança. É o compartilhamento de características entre classes com base em um relacionamento hierárquico. – Possibilita a derivação de tipos mais específicos.
Implementação Orientada a Objetos – Aula 08 Herança, sobrescrita de métodos e polimorfismo Prof. Danielle Martin Universidade de Mogi das Cruzes
UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis
Diagrama de Classes Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes
Jean Carlo mendes
1. 2 Programação Orientada a Objetos Prof. Maurício Rodrigues de Morais
Classes Abstratas e Interface. 2 Classe Abstrata  Uma classe abstrata serve apenas como modelo para uma classe concreta (classe que comumente usamos);
Herança em Java Curso: Informática Disciplina: Programação Orientada a Objetos Prof. Abrahão Lopes
Herança e Polimorfismo Prof. Gustavo Wagner (Alterações) Prof. Tiago Massoni (Slides Originais) Desenvolvimento de Sistemas FATEC-PB  Centro de Informática,
Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa
Jean Carlo mendes
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

UCSal – Bacharelado em Informática Tópicos Especiais em Informática II Profa. Semíramis Assis

Classes Abstratas Classes genéricas que ditam o comportamento das classes filhas, induzindo as mesmas a implementar seus métodos. Não é possível criar instâncias de classes abstratas, apenas das filhas dela. Métodos somente são implementados nas classes filhas. Servem de guia para as classes filhas saberem quais métodos devem ser implementados.

Classes Abstratas x Métodos Abstratos Métodos abstratos possuem apenas a definição de sua assinatura, sem nenhuma implementação na classe pai. Classes filhas são obrigadas a implementar todos os métodos abstratos da classe pai. Classe que contenha pelo menos um método abstrato é, obrigatoriamente, uma classe abstrata. Classes abstratas podem ter apenas métodos não abstratos ou um misto de métodos abstratos e não abstratos.

Classe Abstrata Exemplo de classe abstrata com métodos abstratos:

Classe Abstrata Exemplo de classe que herda de uma classe abstrata:

Exercício! Criar a classe abstrata Arvore com os métodos abstratos defineNomeFruto e calculaEpocaFloracao e os atributos nomePopular, nomeCientifico e especie. Criar a classe Jambeiro, filha de Arvore. Criar a classe Jaqueira, filha de Arvore. Implementar de forma diferente os métodos abstratos nas duas classes filhas.

Interfaces São classes nas quais TODOS os métodos são abstratos. Possui comportamento semelhante às classes abstratas, ou seja, não é possível instanciar uma interface. Métodos não podem ser declarados como protected ou private, apenas como public. Interfaces podem herdar de outras interfaces, mas não de classes.

Interfaces Exemplo de Classe que implementa uma interface:

Interfaces Classes podem herdar de outra classe e implementar uma interface:

Exercícios Criar interface Felino com métodos atacaCaca, qtdFilhotesCria, turnoCaca. Criar classe abstrata Pantera que implementa interface Felino e contém os métodos tipoPantera (não abstrato) e velocidadeMaxima (abstrato). Criar classe Tigre que é filha de Pantera. No método tipoPantera colocar Tigre. Criar classe Principal com método main, que invoque os métodos tipoPantera e velocidadeMaxima.

Exercícios Criar interface Niquel com métodos setPeso, getPeso,setUnidade, getUnidade. Criar interface Moeda que vai herdar de Niquel e conterá os métodos qtdProduzidaValor, simboloMoeda. Criar classe Real que irá implementar interface Moeda.