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Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa

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Apresentação em tema: "Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Projeto de Sistemas Análise & modelagem conceitual Prof. Edjandir Corrêa Costa edjandir.costa@ifsc.edu.br

2 Sumário Introdução Etapa de análise – Conceito – Modelo conceitual – Modelagem conceitual 2

3 Introdução Ciclo de vida (padrão-básico) é composto por uma série de fases ou etapas: –Levantamento de requisitos –Análise –Projeto –Implementação –Testes –Implantação –Manutenção 3 Aglutinadas e/ou postas em ordem diferente Aglutinadas e/ou postas em ordem diferente

4 Análise Etapa: Análise –É uma etapa que pode conter o levantamento de requisitos Análise de Requisitos –Seu objetivo maior é conceber um modelo conceitual que permita representar a realidade do problema a ser resolvido Principal atividade corresponde à modelagem conceitual. 4

5 Modelagem conceitual –Visa identificar entidades ou conceitos que serão gerenciadas pelo software –Artefato do domínio do problema e não do domínio da solução –Suas fontes de informação encontram-se em: Levantamento de requisitos Casos de uso expandidos Cliente/usuário Documentos... 5

6 Modelagem conceitual Exemplo 6 Modelo conceitual ou de domínio construído a partir do diagrama de classes da UML Modelo conceitual ou de domínio construído a partir do diagrama de classes da UML

7 Modelagem conceitual Componentes –Conceito ou entidade: algo do mundo real Atributos: características de um conceito –Associações: correspondem as ligações entre conceitos, complementam a informações entre eles 7 ministra

8 Modelagem conceitual Como Encontrar Conceitos e Atributos? –Verificar o texto dos casos de uso expandidos –Selecionar termos que representam informação transmitida do e para o software –Agrupar sinônimos 8

9 Introdução Exemplo 9

10 Modelagem conceitual 10

11 Análise Como encontrar associações? –Observe cada conceito e se pergunte se a informação representada por ele é completa se não for, deve-se criar uma associação entre este conceito e outro(s) conceito(s) de forma a complementar a informação necessária para que o conceito faça sentido. 11

12 Análise 12 Evitar colocar atributos em conceitos para estabelecer uma associação

13 Análise Conceitos dependentes e independentes –Dependentes: precisam estar ligados a outros conceitos para fazer sentido –Independentes: não precisam estar ligados a outros conceitos para fazer sentido 13

14 Análise 14

15 Análise Papéis nas associações 15

16 Análise Multiplicidade –Corresponde ao total de instâncias de uma determinada entidade participantes da associação Tipos: 0, 1 e * 16

17 Análise Direção das Associações –Uma associação, no modelo conceitual, deve ser não- direcional –Sentido de leitura padrão Cima para baixo e da esquerda para direita 17

18 Análise Associações especiais –Agregação Todo é composto de partes de mesma natureza física Composição: partes são exclusivas do todo –Corpo humano é composto por braços –Avião é composto de asas Compartilhamento: partes não são exclusivas do todo –Curso pode ser composto por disciplinas. Estas podem formar outros cursos (estar na composição de) 18

19 Análise Associações especiais –Agregação Todo é composto de partes de mesma natureza física Composição: partes são exclusivas do todo Compartilhamento: partes não são exclusivas do todo 19

20 Herança Conceito – A partir de uma classe Pai ou base é possível definir classes filhas ou específicas. É um mecanismo que permite a uma classe (subclasse), estender o seu comportamento a partir de outra classe (superclasse). 20 Super Subclasse1 Subclasse 2 Comportamento estendido (atributos e/ou métodos) É um tipo de

21 Herança Cont... – O processo de definição de subclasses, em que uma classe herda (estende) características de outra classe e assim por diante, cria uma hierarquia de classes. Esta hierarquia é representada através de uma árvore, onde na raiz tem-se a classe base (de mais alto nível) e nos nível abaixo ficam as subclasses com novas funcionalidades; – Também é chamada de relacionamento é um tipo de; – O principal ganho no uso da herança é a reusabilidade de métodos e atributos já definidos. 21

22 Herança Hierarquia em Java 22

23 Herança Exemplo 23

24 Herança Generalização e Especialização – Quando classes são definidas a partir de superclasses, tem-se um processo de Especialização. – A definição de uma classe mais geral a partir de um conjunto de classes mais específicas é um processo chamado de generalização. 24 Especialização Generalização


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