PAF No estudo das lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, devem-se considerar o ferimento de entrada, de saída e o trajeto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeiros Socorros Conceito:
Advertisements

Primeiros Socorros.
Feridas e úlceras : Cuidados de enfermagem
A pele A pele é o maior órgão do corpo humano. Tem cerca de 1,80 metros quadrados no corpo de um adulto médio, sem qualquer ruptura nas várias aberturas.
CÂNCER DE PELE.
Corridas planas.
PROF RENATA DE SOUZA ZANATELLI
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Prof. Fernando Ramos Gonçalves
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Noções de Primeiros Socorros
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
Profa. Leticia Lazarini de Abreu
BACTERIOSE DO FEIJOEIRO
TRAUMATISMO DE PELE AÇÃO DE UM AGENTE FÍSICO OU QUÍMICO ATUANDO SOBRE OS TECIDOS. A pele forma a cobertura externa do corpo. É constituída por três camadas.
REVISÃO 1º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
TRAUMATOLOGIA FORENSE
DISCIPLINA DE MEDICINA LEGAL
PRIMEIROS SOCORROS.
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
MEDICINA LEGAL Prof. Jorge Esper Esp. Saúde Pública
HEMORRAGIA Renatta Pontes.
Sabias que... Na escola ou em casa, por vezes, sofremos pequenos acidentes que provocam ferimentos que necessitam de ser tratados com urgência? Pois é...
Uso do ar comprimido com segurança jacira. com
TERMOTERAPIA CALOR PROFUNDO
Feridas e Escoriações Princípios de Actuação
Capacitação de Socorrista
TRAUMATOLOGIA FORENSE
INSTRUMENTO PÉRFURO-CONTUNDENTE
SULFATIAZINA DE PRATA A 1%
HEMORRAGIA Suporte Básico de Vida.
INSTRUMENTOS PERFURO CONTUNDENTES. LESÕES PRODUZIDAS POR MECANISMO DE
TRAUMATOLOGIA FORENSE
ACIDENTES DOMESTICOS COMO EVITA-LOS.
Instrumento Aplicação Mecanismo Ferimento Exemplo da Energia sobre
TRAUMATOLOGIA FACULDADE DE MEDICINA DEPATAMENTO DE PATOLOGIA
TRAUMATOLOGIA 3 INSTRUMENTOS PERFURO CORTANTES
Lesões produzidas por ação cortante
Lesões produzidas por ação Perfurante
Instrumentos pérfuro-contundentes e meios físicos
Lesões produzidas por ação mecânica
Lesoes Perfuro - Incisas
Dosagem de Radiação Luciana Cooper.
OSTEOLOGIA Osteologia é a parte da anatomia que estuda os ossos.
LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO
AGENTES LESIVOS DE NATUREZA TERMICA FRIO CALOR.
Instrumento perfuro contundente
SISTEMA DE PARTÍCULAS.
NEP Opção de socorro 1 Evento: Acidente com arma de fogo (PAF)
Evento: Agressão por projétil de arma de fogo (P.A.F.)
PRIMEIROS SOCORROS.
EXAMES NECROSCÓPICOS E LAUDOS DE EXAMES NECROSCÓPICOS EM VÍTIMAS ATINGIDAS POR PROJÉTEIS DE ARMA DE FOGO.
Lesões mais frequentes no futebol
Lesões produzidas por ação Pérfuro-Cortante
FERIDAS E COBERTURAS Profª Adriana Savatim Profª Aline Tadini
Gônadas TESTÍCULOS OVÁRIOS
CUIDADOS COM AR COMPRIMIDO
Transcrição da apresentação:

PAF No estudo das lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, devem-se considerar o ferimento de entrada, de saída e o trajeto.

PAF FERIMENTO DE ENTRADA: pode ser de tiro encostado, a curta distância ou a distância. No ferimento de entrada podemos encontrar: Orla de escoriação (zona de Fisch): deve-se ao arrancamento da epiderme motivado pelo movimento rotatório do projétil antes de penetrar no corpo. Bordas invertidas da ferida: pela ação de fora para dentro. Aréola equimótica: uma área de sufusão hemorrágica pelo rompimentos de pequenos vasos. Halo de enxugo: é explicado pela passagem do projétil através dos tecidos. Halo de tatuagem: é resultante da impregnação de grãos de pólvora incombustos que alcançam o corpo. Orla de esfumaçamento: é decorrente do depósito de fuligem. É chamada de zona de falsa tatuagem, pois, ao lavar o corpo, ela desaparece. Zona de queimadura: também chamada de zona de chama ou chamuscamento. Tem como responsável a ação superaquecida dos gases que atingem e queimam o alvo. Em áreas de pêlos há chamuscamento dos pêlos.

PAF Tiro encostado: os ferimentos de entrada nos tiros encostados, com plano ósseo logo abaixo, têm forma irregular, muitas vezes com bordas evertidas, devido à ação resultante dos gases que deslocam, refluem e laceram os tecidos. Fazem a chamada câmara de mina de Hoffmann (golpe de mina) e geralmente formam o sinal de Benassi que é o halo fuliginoso na lâmina externa do osso. Na pele há a marca da boca do cano conhecido como sinal de Werkgaertner.

PAF - Tiros a queima roupa: são tiros dados a uma distância de aproximadamente 10cm. Tem como característica principal a zona de queimadura com chamuscamento dos pêlos. Além da zona de esfumaçamento (fuligem), da zona de tatuagem (pelas partículas de pólvora) e zonas de equimose, escoriação e enxugo (causadas pelo próprio projétil).

PAF - Tiros a curta distância: calcula-se uma distância aproximada de 10 a 50cm. Apresenta zona de equimose, escoriação e enxugo (do projétil); zona de tatuagem (das partículas de pólvora) e zona de esfumaçamento (pela fuligem).

PAF - Tiro a média distância: distância aproximada de 50 a 60cm. Apresenta zona de equimose escoriação e enxugo; zona de tatuagem.

PAF - Tiro a longa distância: Apresenta somente os efeitos produzidos pelo projétil: zona de equimose, escoriação e enxugo.

PAF OBS: 1) A orla de escoriação é um sinal comprovador de orifício de entrada em tiro a qualquer distância. 2) A zona de tatuagem é um sinal indiscutível de orifício de entrada. 3) O sinal diferencial entre o orifício de entrada e o de saída no plano ósseo (principalmente no crânio) é o sinal de funil de Bonnet: na lâmina externa do osso, o ferimento de entrada é arredondado, regular e na lâmina interna o ferimento é irregular; o ferimento de saída é exatamente o contrário.

Sinal de funil de Bonnet PAF Sinal de funil de Bonnet

PAF Orifício de saída: Geralmente tem bordas evertidas e irregulares. Nunca apresenta zona de escoriação, tatuagem, esfumaçamento ou queimadura, porém pode apresentar halo de enxugo e equimose.