Segurança da Informação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração e segurança de redes
Advertisements

Segurança da Informação
Confiança.
1. 2 Tecnologias de Informação e Risco O que esperamos das tecnologias de informação? Como atingir os objectivos das tecnologias de informação? Segurança.
SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS
SEGURANÇA E AUDITORIA DE SISTEMAS
1 Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE Curso de Ciências da Computação.
Mecanismo de Proteção (Prevenção e Detecção)
GERENCIAMENTO DE REDES
SEGURANÇA Imagens:
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
Segurança em Aplicações 1. Introdução
Segurança em Sistemas e Redes
Segurança em Sistemas e Redes
Segurança da Informação:
Segurança e Auditoria de Sistemas
Trabalho – 03/09/ FIM.
Auditoria e Segurança de Sistemas – Cód
Cloud Computing. Jorge Luiz Taioque Gerente de Técnologia (Grupo LPNet) Bacharelado em Sistemas de Informação Mestrado em Ciência da Computação.
1.1 – Conceitos Básicos Definições e Propriedades; Ameaças; Ataques;
Segurança da informação
Segurança e Auditoria de Sistemas Normas de Segurança (ISO 27002)
Políticas de Backup FATEC – Americana
Segurança da Informação
Política de Segurança O que é Política de Segurança da Informação?
Segurança e auditoria de sistemas
4.
Política de Segurança.
A Defesa Civil O que é Defesa Civil?
Segurança, Controle e Auditoria de Dados
Introdução Toda empresa com potencial de gerar uma ocorrência anormal, cujas conseqüências possam provocar sérios danos a pessoas, ao meio ambiente e a.
Segurança da informação
Tolerância a Falhas em Sistemas Distribuídos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança de Redes Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores CEFETES – Unidade Colatina.
1. Conceitos de Segurança
Segurança da Informação
Sistema de informação.
Sistemas de Informação (SI) para RH
OLÁ SEJAM BEM-VINDOS AULA DE HOJE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.
Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana. Controles Gerais Prof.: Cheila Bombana.
INCIDENTE DE SEGURANÇA Corresponde a quaquer evento adverso relacionado á segurança; Por exemplo: Ataques de Negação de Serviços(Denial of Service - DoS);
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Segurança da informação
Segurança física e lógica
Segurança da Informação e seus Critérios
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
Objetivos da Segurança da Informação
Segurança Física. É a necessidade de proteção contra o acesso ou manipulação intencional ou não de dados ou informações confidenciais em um computador.
INE 5630 Segurança da Informação
Segurança da Informação
Prof. Antonio Felicio Netto
POLITICAS DE SEGURANÇA
Segurança da Informação
Informação É recomendável que seja sempre protegida adequadamente, seja qual for a forma apresentada: Impressa; Escrita em papel; Armazenada eletronicamente;
Documentos Eletrônicos
Segurança da Informação Alexandre Peres Certificado LPIC 101/102/201/202 CEHv8 - Certified Ethical Hacker SUSE Certification Partnership ITILV3.
Segurança da Informação
Segurança Da Informação
Auditoria e Segurança de Sistemas – Cód Prof. MSc. Ronnison Reges Vidal.
Objetivos do Capítulo Identificar diversos problemas éticos causados pelo uso das tecnologias de informação em e-business, tais como os relacionados ao.
Gustavo e Thiago – 3H15 Técnicas de Defesa AgendaTécnicasClassificaçãoDadosConclusão Agenda -Técnicas; -Classificações; -Dados/gráficos; -Conclusão.
SEGURANÇA EM INFORMÁTICA. Origem Década de 50: Primeiras preocupações 1984: Estados Unidos pioneiro no avanço da segurança Garantir a confiabilidade de.
Análise de vulnerabilidades
FATEC – Americana Diagnóstico e solução de problemas em TI
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
Ricardo de Andrade Kratz
Controles para Sistemas de Informações Informatizados
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Transcrição da apresentação:

Segurança da Informação Princípios Básicos A2

Segurança da Informação Segurança da Informação é a proteção da informação de vários tipos de ameaças para garantir a continuidade do negócio, minimizar o risco ao negócio. Podemos ainda definir Segurança da Informação como uma área do conhecimento dedicada à proteção de ativos da informação contra acessos não autorizados, alterações indevidas ou a sua indisponibilidade.

Segurança da Informação ATIVO: É tudo aquilo que possui valor para uma organização. Exemplo de classificação dos ativos: Categoria de ativos Exemplo Tangíveis Informações impressas ou digitais Impressoras Móveis de escritório Intangíveis Imagem de uma empresa Confiabilidade de um órgão federal Marca de um produto

Segurança da Informação ATIVO: É tudo aquilo que possui valor para uma organização. Exemplo de classificação dos ativos: Categoria de ativos Exemplo Lógicos Dados armazenados em um servidor Físicos Estação de trabalho, sistema de ar-condicionado Humanos Empregados, prestadores de serviços

Segurança da Informação Mais ainda: Segurança da Informação é obtida a partir da implementação de um conjunto de controles adequados, incluindo políticas, processos, procedimentos, estruturas organizacionais e funções de software e hardware.

Segurança da Informação É a prática de gestão de riscos de incidentes que impliquem no comprometimento dos três principais conceitos da segurança: Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade. Agindo em seu manuseio, armazenamento, transporte e descarte.

Segurança da Informação Os 3 princípios básicos: Confidencialidade Toda informação deve ser protegida conta acesso de pessoas não explicitamente autorizadas. Integridade Toda informação deve ser protegida afim de se evitar que dados sejam apagados ou alterados de alguma forma não autorizada. Disponibilidade Toda informação deve ser protegida afim de que os serviços de informática de tal forma que não sejam degradados ou tornados indisponíveis.

Segurança da Informação Os Aspectos da Segurança: Autenticação Processo de identificação e reconhecimento formal da identidade dos elementos que entram em comunicação ou fazem parte de uma transação eletrônica. Legalidade característica das informações que possuem valor legal dentro de um processo de comunicação, estando de acordo com as cláusulas contratuais pactuadas ou a legislação política institucional, nacional ou internacional vigentes.

C - Confidencialidade I - Integridade D - Disponibilidade C I D A L C - Confidencialidade I - Integridade D - Disponibilidade A - Autenticação L - Legalidade

Segurança da Informação Vulnerabilidades Ameaças

Segurança da Informação Ameaças Agentes ou condições que causam incidentes que comprometem as informações e seus ativos por meio da exploração de vulnerabilidades, provocando perdas de confidencialidade, integridade e disponibilidade e, consequentemente, causando impactos aos negócios de uma organização. São agentes capazes de explorar as falhas de segurança.

Segurança da Informação Ameaças 3 Grandes Grupos Naturais Intencionais Involuntárias Fenômenos da natureza e suas intemperes Incêndios, Enchentes, Terremotos, Maremotos, Aquecimento, Poluição, Etc... Aquelas propositais Causadas por agentes humanos: Hackers, Invasores, Espiões, Ladrões, Vírus, Etc... Ações inconscientes Causadas pelo desconhecimento. Acidentes, Erros, Falta de energia, Etc...

Segurança da Informação Vulnerabilidade Fragilidade presente ou associada a ativos que manipulam e/ou processam informações que, ao ser explorada por ameaças, permite a ocorrência de um incidente de segurança, afetando negativamente um ou mais princípios da segurança da informação: Confidencialidade, Integridade e Disponilibidade. Por si só não provocam incidentes, são elementos passivos, necessitando para tanto de um agente causador ou condição favorável, que são as ameaças. São as falhas que são exploradas pelas ameaças.

Segurança da Informação Exemplos de vulnerabilidade Físicas Instalações prediais fora do padrão; Salas de CPD mal planejadas; Falta de extintores; Risco de explosões; Vazamentos; Incêndios. Naturais Incêndios, Enchentes, Terremotos, Tempestades, Falta de energia, Acúmulo de poeira, Aumento de umidade e de temperatura.

Segurança da Informação Exemplos de vulnerabilidade Hardware Falha nos recursos tecnológicos; Desgaste; Obsolescência; Má utilização; Erros durante a instalação. Software Erros de instalação Erros na configuração que causam acesso indevidos; Vazamento de informações; Perda de dados; Indisponibilidade do recurso quando necessário.

Segurança da Informação Exemplos de vulnerabilidade Mídia Discos, fitas, relatórios e impressos podem ser perdidos ou danificados. A radiação eletromagnética pode afetar diversos tipos de mídias magnéticas. Comunicação Acessos não autorizados ou perda de comunicação.

Segurança da Informação Exemplos de vulnerabilidade Humanas Falta de treinamento; Compartilhamento de informações confidenciais; Não execução de rotinas de segurança; Erros ou omissões; Ameaças de bomba; Sabotagens; Distúrbios civis, greves; Vandalismo, roubo, destruição da propriedade ou dados; Invasões ou guerras.

Segurança da Informação Medidas de Segurança São as práticas, os procedimentos e os mecanismos usados para a proteção da informação e seus ativos, que podem impedir que ameaças explorem vulnerabilidades. São ações voltadas à eliminação de vulnerabilidades com vista a evitar a concretização de uma ameaça. Podem ter as seguintes características: Preventivas, Detectáveis, Corretivas

Segurança da Informação Medidas de Segurança Preventivas Medidas de segurança que tem o objetivo de evitar que incidentes venham a ocorrer. Visam manter a segurança já implementada por meio de mecanismos que estabeleçam a conduta e a ética da segurança na instituição. São: Políticas de Segurança; instruções e procedimentos de trabalho; campanhas e palestras de conscientização de usuários; ferramentas como firewall, antivírus, etc...

Segurança da Informação Medidas de Segurança Detectáveis Medidas de segurança que visam identificar condições ou indivíduos causadores de ameaças, a fim de evitar que as mesmas explorem vulnerabilidades. São: análise de riscos; sistemas de detecção de intrusão; alertas de segurança; câmeras de vigilância, alarmes, etc...

Segurança da Informação Medidas de Segurança Corretivas Ações voltadas à correção de uma estrutura tecnológica e humana para que as mesmas se adaptem às condições de segurança estabelecidas pela instituição, ou voltadas à redução dos impactos; São: equipes para emergências, restauração de backup; plano de continuidade operacional; plano de recuperação de desastres; etc...

Segurança da Informação Riscos Probabilidade de ameaças explorarem vulnerabilidades, provocando perdas de confidencialidade, integridade e disponibilidade, causando possivelmente, impactos nos negócios. Impacto Abrangência dos danos causados por um incidente de segurança sobre um ou mais processo de negócio.

Segurança da Informação Portanto: Segurança é uma prática voltada à eliminação de Vulnerabilidades. para reduzir os Riscos de uma Ameaça se concretizar no ambiente que se quer proteger.

Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade Ameaças Impedem Exploram Vulnerabilidades Medidas de Segurança RISCOS Limitados Expondo Ativos Impacto Causam Perdas Confidencialidade, Integridade, Disponibilidade