Radio Operador GMDSS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INSCRIÇÕES OBQ OBQjunior - 8º ou 9 º ano do ensino fundamental e
Advertisements

Tutorial de Pesquisa Básica de Bibliotecas Acadêmicas
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
Manual IAMSAR.
PLATAFORMA DE COLETA DE DADOS
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
TIPOS DE CORRENTE ELÉTRICA
A Radiação Não Ionizante e a atuação da Anatel
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
Comunicação de longa distância
Introdução ao Moodle! Moodle é uma alternativa às soluções comerciais de ensino on-line, e distribui-se gratuitamente sob licença Open Source.. O contexto.
1° Aula – Práticas Profissionais
TIRISTORES SCR Alunos: Alex Ricardo Gallego Clésio de Mattos Ferreira
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Emitindo seu Certificado Digital
Banda passante do meio físico
ATM 005.
Sinais e tipos de transmissão;
TELECOMUNICAÇÕES INFORMAÇÕES voz, tambor, fumaça, correio, telégrafo,
Modulação AM-DSB-SC e AM- SSB
Transmissão AM Objetivo:
INSCRIÇÕES OBQ OBQjunior - 8º ou 9 º ano do ensino fundamental e
Os celulares vistos com outros olhos.
Passo a passo 2 de 3. Insira aqui o válido e a sua senha de acesso e clique Entrar.
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Código Morse /
Treinamento Wifi-Visitante
IDEIAS INICIAIS RESPEITO MÚTUO + ESTUDO = BOA CONVIVÊNCIA
Manual Site Porta a Porta
Desenho elétro-eletrônico
Cadastro de Instituições
Norma DIN.
INVERSOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
Bem Vindo ao Manual Web Próximo.
Passo a passo para a sua adesão ao Incentivo É Contigo 2013
MEDIDORES DE CORRENTE CONTÍNUA
ACESSE: Acesse o site do SENAI e clique no link “Trabalhe Conosco”, em seguida clicar em CANDIDATE-SE.
ENGENHARIA AERONÁUTICA
Inscrição Submissão Clique AquiClique Aqui. Endereço de acesso – 1º Clique no menu Inscrição 2º Clique no link.
CAPITANIA FLUVIAL DE BRASÍLIA
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Eletrodinâmica
NOVA FORMA DE ACESSO AO SISTEMA COMPREV PLATAFORMA WEB
Agenda, otimize seu atendimento tornando-o rápido e inteligente
Prof. Cristiano Forte Aula 4
Eletromagnetismo 2 meio ambiente Noções Básicas Sobre Campo Magnético
Curso de Treinamento de Tutores Sat
Neste primeiro acesso você deverá fazer o inventário inicial no formato de arquivo XML de medicamentos e/ou substâncias sob controle especial e antimicrobianos.
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Curso: Eletrônica Básica
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Curso: Engenharia Elétrica
Professor Eduardo da Silva -
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Redes sem fio Fundamentos de Rádio Frequência
COMUNICAÇÕES É o conjunto de meio técnico e materiais usados para transmissão de mensagens (ligações) faladas e escritas.
TutorialAneiBrasil Um passo-a-passo de acesso ao site e aos cursos.
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
Prof. Clovis Almeida Curso: Eletrônica Básica Carga Horária: 80 horas Instrutor: Eng. Clovis Almeida.
A História do Rádio Era de Ouro
MEDIDAS ELÉTRICAS MEDIÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA
Introdução teórica – Demodulação AM-DSB-FC
Gerenciamento de Controle de Combustível
0800 Via Embratel Solução de Relacionamento.
Comunicação de Longa Distância (Portadoras, Modulação e Modems) Marcello / Rogério Tecnologias e Mídias Digitais 25/03/2002 Sair Windows.
Curso: Eletrônica Básica
INDUÇÃO MAGNÉTICA Faraday, baseando-se nos trabalhos de Oersted ( ) e Ampère, em meados de 1831, começou a investigar o efeito inverso do fenômeno.
Fundamentos de Redes de Computadores
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
MarineTraffic.com Sistemas de Comunicação Multimédia.
Transcrição da apresentação:

Radio Operador GMDSS

O que é GMDSS? O GMDSS – Global Maritime Distress and Safety System é um sistema global internacional que usa tecnologia terrestre e satélite e sistemas rádio instalados a bordo dos navios, que asseguram o alerta rápido e automático das estações terrestres e autoridades responsáveis pela busca e salvamento, e no caso de uma emergência marítima alerta também os navios que naveguem nas proximidades.

CONCEITO BÁSICO DO GMDSS De acordo com as determinações do GMDSS, todos os navios de transportes de carga e os navios de passageiros em viagens internacionais devem encontrar-se dotados de equipamentos rádio de acordo com os padrões internacionais, em conformidade com as determinações do sistema

O conceito básico que se pretende alcançar com este sistema tem a ver com a rapidez com que as autoridades de busca e salvamento, bem como os navios que naveguem nas proximidades, são informados da existência de um navio em emergência, através de técnicas de comunicação terrestres e satélite, e deste modo poderem prestar assistência com recurso a operações de busca e salvamento no mais curto espaço de tempo.

A AJUDA DO GMDSS NUMA EMERGÊNCIA Os navios apetrechados com equipamentos de GMDSS são mais seguros no mar – para além da maior probabilidade de receber assistência em situações de emergência – uma vez que o sistema GMDSS pode enviar automaticamente um alerta de emergência e localização do navio, em especial quando o pessoal de bordo não tem tempo para transmitir uma chamada de emergência completa.

O GMDSS obriga à recepção, por parte dos navios, da Informação de Segurança Marítima, a qual poderá prevenir a ocorrência de situações de emergência,  no caso do afundamento de um navio, alertando as autoridades de busca e salvamento da identificação e posição do navio sinistrado.

Documentos de um Rádio Operador GMDSS Para se tornar um profissional na função de Rádio Operador GMDSS é necessário possuir as seguintes certificações e habilidades: *  Certificação ANATEL ( Habilitação como Radio telefonista geral ) *  Certificação GMDSS ( Numa escola reconhecida pela Marinha "DPC" ) *  Autorização da Representante da Unidade (Bandeira ou CIR ) *  Certificação da OEA CNS 014 ( Operador de Estação Aeronautica)

Para conseguir a certificação na OEA da CNS 014, dependerá do agendamento realizado no Campus do ICEA / CTCA ( Força Aérea Brasileira ), situado em São José dos Campos - SP. O agendamento só pode ser realizado por pessoa jurídica, ou seja: Somente a empresa que te contratou é que pode te encaminhar para realizar esse curso. LINK do ICEA: http://www.icea.gov.br/ensino/cns014/inf_cns014.htm

Certificado ANATEL A certificação da ANATEL para 'Operador radio telefonista classe GERAL'  dependerá do cadastro que é feito no próprio site da ANATEL, e necessitará  do agendamento com antecedência de uma avaliação  que será feita  pelo futuro operador de rádio  em uma determinada cidade ou estado.

CATEGORIAS DE OPERADORES Operador Radiotelegrafista. Há quatro categorias de operador radiotelegrafista: a) operador de radiocomunicações (RT/G); b) operador radiotelegrafista 1ª classe (RT/1); c) operador radiotelegrafista de 2ª classe (RT/2); d) operador radiotelegrafista especial (RT/E).

Operador Radiotelefonista. Há duas categorias de operador radiotelefonista: a) operador radiotelefonista geral (RF/G); b) operador radiotelefonista restrito (RF/R).

Os operadores radiotelegrafista especial (RT/E) e radiotelefonista restrito (RF/R), somente podem operar estações no Território, Águas e Espaço Aéreo Nacionais. Exige-se, para cada categoria, conhecimento das disciplinas assinaladas no seguinte quadro:

Prova Para fazer essa avaliação o aluno precisa ter conhecimentos relacionados à:  conhecimentos técnico, legislação e operação radio telefônica. Para obter o Certificado de Operador Radiotelefonista, o interessado deve obter aprovação nos exames correspondentes, conforme legislação vigente. A Anatel faculta aos interessados o conhecimento prévio das questões; para isto, elaborou três manuais contendo as questões que poderão ser usadas para a composição das provas.

Conteudo da prova - noções de legislação – 10 - geografia geral – 10 - conhecimentos técnicos I – 10 - conhecimentos técnicos II – 10 - operação radiotelegráfica – 10 - operação radiotelefônica – 10 - idioma – 20

A prova de telegrafia consistirá na transmissão e recepção de sinais, em código Morse Universal (Alfabeto Telegráfico Internacional nº2 da CCITT), de textos contendo: a) para radiotelegrafista RT/1: cem grupos alfanuméricos codificados e cento e vinte e cinco palavras; b) para radiotelegrafista RT/2 ou RT/E: oitenta grupos alfanuméricos codificados e cem palavras;

Idiomas (Espanhol, Inglês e Francês) a) Vocabulário básico e expressões idiomáticas de uso corrente. b) Gramática: regras básicas do idioma. c) Vocabulário específico de radiocomunicações de uso corrente no tráfego internacional, incluindo as expressões de alarme, emergência e socorro.

NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO a) Código Brasileiro de Telecomunicações (Lei nº4.117/62). b) Regulamento Geral do Código Brasileiro de Telecomunicações (Decreto nº52.026/63). c) Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei nº2.848/40-Art. 151). d) Regulamento de Radiocomunicações da União Internacional de Telecomunicações. e) Convenção Internacional para Salvaguarda da Vida Humana no Mar. f) Normas do Ministério das Comunicações e Instruções do DENTEL, relativas ao Serviço Limitado, Móvel Marítimo e Móvel Aeronáutico. OBSERVAÇÃO: da legislação citada nas letras a, b, c, d, e, apenas os tópicos referentes as radiocomunicações.

NOÇÕES GERAIS DE OPERAÇÃO RADIOTELEFÔNICA a) Alfabeto fonético internacional. b) Operações preliminares. c) Chamadas de radiotelefonia d) Freqüencias utilizadas. e) Resposta à chamada. f) Dificuldade na recepção. g) Estabelecimento das comunicações radiotelefônicas e transmissão de radiotelegramas. h) Duração e direção do trabalho.

NOÇÕES GERAIS DE OPERAÇÃO RADIOTELEGRÁFICA a) Procedimento geral radiotelegráfico-Operações Preliminares. b) Chamadas em radiotelegrafia. c) Tráfego – Dificuldade na recepção. d) Suspensão do Tráfego – Final do tráfego e do trabalho. e) Radiotelegramas. f) Direção do Trabalho – Fim de trabalho. g) Sinais de prova e ajuste dos equipamentos.

GEOGRAFIA GERAL a) A Terra: movimento e estações. Coordenadas geográficas e fusos horários. Orientação. b) A Lua: movimento e fases. c) Os continentes, oceanos e mares. Relevo e litoral do Brasil e dos Continentes. Movimento dos mares. d) Atmosfera, temperatura e pressão. Ventos. Umidade do ar. Nuvens. Precipitações atmosféricas. Climas. e) Hidrografia. Principais bacias hidrográficas brasileiras quanto a navegação. f) Transportes aéreos: principais rotas nacionais e internacionais. g) Transportes marítimos: principais rotas e portos nacionais e internacionais. h) O Sistema Nacional de Telecomunicações: troncos, rede telefônica, telegráfica, telex e gentex. Rede Nacional de Estações Costeiras. Comunicações Internacionais: Sistema Intelsat e rede de cabos submarinos. Conexões de navios com a rede pública mundial.

CONHECIMENTOS TÉCNICOS I Radiotelefonia – Princípios elementares (conceituação) a) Mensagens e onda portadora; b) Espectro de freqüência. b1) Divisão do Espectro b2) Utilização do Espectro c) Modulação (Demodulação) c1) Modulação em amplitude – AM (DSB e SSB) c2) Modulação em freqüência – FM d) Transmissores e Receptores d1) Transmissor e Receptor de AM – Diagrama de bloco d2) Transmissor e Receptor de FM – Diagrama de bloco e) Linhas de Transmissão – tipos de maior emprego f) Antenas - Tipos g) Propagação - Modos

CONHECIMENTOS TÉCNICOS II 7.1. Eletricidade Geral a) Conceitos básicos – molécula e átomo. Eletricidade Estática. Magnetismo. Diferença de potencial e corrente elétrica: resistência e condutância elétrica. b) Fontes primárias de corrente contínua – pilha e bateria. Tipos comerciais de baterias. Instalação e manutenção. c) Circuito de corrente contínua – Lei de Ohm e Lei de Joule. d) Condutores elétricos – fios e cabos. Medidas e calibre. Sobrecarga e proteção: fusíveis. Dados práticos de uso corrente. e) Resistores elétricos – tipos, padronização comercial, código de cores. f) Eletromagnetismo – campo magnético de um condutor. Bobinas. Materiais magnéticos. Eletroímas. g) Corrente alternada – geração. Onda senoidal: ciclo, freqüência e fase. h) Indutância – indução, auto-indução e indução mútua. Unidades. Indutores reatores, transformadores e relés. Dados práticos de uso corrente. i) Capacitância – dielétricos. Capacitores: tipos, emprego e código de cores. Dados práticos de uso corrente. j) Circuitos de corrente alternada – Dados de interesse prático. k) Instrumento de medidas elétricas – amperímetro, voltímetro e ohmímetro. Características e modelos correntes. l) Máquinas elétricas – geradores de corrente alternada. Geradoras de corrente contínua. Motores de CC e CA. Tipos e características básicas.

Radioeletricidade elementar a) Circuitos ressonantes – circuitos ressonantes: Freqüência de ressonância, banda passante e seletividade. b) Filtros radioelétricos – função, tipos e emprego. Filtros LC e mecânicos. c) Válvulas eletrônicas – diodo, triodo e válvula multigrade: princípio de funcionamento, identificação e simbologia. Manual de válvula. d) Semicondutores – elétrons e lacunas. Junções tipo P e N. Polarização. Transistor de junção. Controle de corrente, amplificação e ganho. Identificação dos terminais. Símbolos. Efeitos da temperatura, dissipadores de calor – diodos, diodo zener e tiristores, testes de diodo e de transistores. Circuitos integrados. Manual de transistores. e) Osciladores LC – princípios de funcionamento do oscilador típico. f) Osciladores a cristal – efeito piezoelétrico. Princípio de funcionamento de oscilador típico. Estabilidade térmica. 7 g) Amplificadores – princípio de funcionamento. Classe e configuração básicas. h) Telecomunicações – mensagens, onda portadora, modulação e demodulação; canal e banda. Espectro de freqüência: divisão de espectro e emprego; UIT, MINICOM e DENTEL. i) Modulação em amplitude – conceituação. DFL (DSB) e FLS (SSB). Moduladores típicos: configuração e descrição sumária de funcionamento. j) Modulação em freqüência – conceituação – Circuito típico: configuração e descrição sumária de funcionamento. k) Transmissores e receptores de AM (DSB e SSB) – configuração típica e descrição sumária de l) Transmissores e receptores de FM – configuração típica e descrição sumária de funcionamento. m) Linhas de transmissão – conceituação. Tipos de maior emprego. n) Antenas – conceituação, Tipos e características das maior emprego. o) Propagação – camada ionosférica. Ruído. Características particulares dos modos de propagação e uso na telecomunicação.

Radiogoniometria e Radionavegação a) Noções de radiogoniometria: conceituação e aplicações práticas. b) Noções de radionavegação: conceituação. Sistema VOR. Sistema LORAN. Sistema ÔMEGA. Sistema Satélite. Uso da Radiogoniometria para radionavegação.

Manual de questoes da prova No próprio site da ANATEL você encontra as 3 apostilas para baixar com o conteúdo a ser estudado, ou no http://www.wix.com/renatodemarchi/renato

Passo-a-passo para se cadastrar no site da ANATEL 1º - Passo:  se cadastrar no site * entrar no site da ANATEL - http://www.anatel.gov.br/  clicar em SISTEMAS  INTERATIVA * clicar em SITAR WEB * clicar em SEC Obs: vai aparecer uma pagina pedindo o CPF e senha, na parte de baixo clique  em: AINDA NÃO SOU CADASTRADO

Em seguida, vai abrir uma página onde você vai fazer o seu cadastro, certifique-se que os seus dados corretos, principalmente o e-mail, pois será nele que você vai receber a sua senha. 2º - Passo:  Ligar para a ANATEL no telefone 133 e saber o dia e a hora exata que vai abrir a inscrição da prova para seu estado.

3º - Passo:  No dia e hora da inscrição, já com a senha que foi enviado ao seu e-mail, retorne à página SEC. LINK DA PAG SEC - https://sistemas.anatel.gov.br/sis/LoginInternet.asp?codSistema=435&Pagina=https%3A%2F%2Fsistemas%2Eanatel%2Egov%2Ebr%2Fsec%2FDefault%2Easp%3F&Aviso=1

Informe seu CPF e sua senha, cadastre uma nova senha * Clicar em INSCRIÇÃO * Clicar em INCLUIR Vai abrir uma página com seu CPF e solicitando a opção de local de prova ( escolha o estado que você mora) *  Escolha a categoria GERAL/Não restrito *  Clicar em CONFIRMAR * Escolher a data para fazer a prova * Confirmar.

Contato ANATEL Escritório Regional 01 Gerente:Everaldo Gomes Ferreira Endereço: Rua Vergueiro, nº 3073, Vila Mariana - CEP 04101-300 São Paulo/SP Telefone: (0XX11) 2104-8800 Fax: (0XX11) 2104-8815