TEMPO E CLIMA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
A ATMOSFERA.
Climas do Continente Americano
Revisão para os alunos 2º E.M C
Climas brasileiros e domínios climáticos
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Vamos conhecer O clima.
O CLIMA DA TERRA.
ATMOSFERA Capítulo 7 – da página 114 a página130
2º Ano CENSA Prof. Jane Ilce
CLIMA DAS AMÉRICAS.
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
Os climas no mundo (1ª parte)
O que você deve saber sobre
CLIMA O clima compreende os diversos fenômenos climáticos que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenos como frente frias, tempestades, furacões etc estão.
METEOROLOGIA.
PROBLEMAS AMBIENTAIS.
CLIMATOLOGIA.
A atmosfera é constituída de cinco camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. O ar se torna mais rarefeito quanto mais a gente.
Ciências A atmosfera– cap. 14 (6ª série)
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
A atmosfera Atmosfera significa esfera de ar;
FATORES E PRINCIPAIS ELEMENTOS DO CLIMA
Elementos e fatores climáticos
GEOGRAFIA I – 3º BIMESTRE
Módulo 18 – Brasil: Climas e Domínios Vegetais

ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Prof.: Natacha P. Gama Capítulo:2
Professor Luiz Felipe Geografia
Clima.
Elementos do Clima.
A Atmosfera A Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos e era bastante diferente da Terra que conhecemos hoje. Assim também é a atmosfera terrestre,
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Dinâmica Climática Capítulo 7.
ATMOSFERA COMPOSIÇÃO: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases
A DINÂMICA CLIMÁTICA.
Climas do Brasil conceitos básicos fatores elementos classificação.
Climatologia.
climatologia Fatores climáticos: o que interfere no clima de um lugar
Prof. Jefferson O Clima.
Problemas Ambientais.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
1ª série do Ensino Médio Professora: Luiza de Marilac
Dinâmica geral da atmosfera
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
ATMOSFERA Neste curso, estuda-se a Meteorologia Física, que estuda os fenômenos atmosféricos relacionados diretamente com a Física e a Química como,
Atmosfera, clima e tempo.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
FATORES CLIMÁTICOS.
Dinâmica Climática.
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 07.
A dinâmica da atmosfera (Tempo x Clima)
DINÂMICA CLIMÁTICA.
Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude
Clima do Planeta Pág. 166 a 181 Clima do Planeta Pág. 166 a 181  Fylipe Alves Minikovski.
Prof. José Victor Colégio Gaylussac
Temperatura e Vapor de água
Fatores de influência climática
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
Atmosfera.
DINÂMICA CLIMÁTICA CIC – REVISIONAL ENEM/2016 JANDERSON.
E.E Dona Consuelo Muller Geografia – Professor Gilvano 1º Ano Noturno – Junho de 2013 Problemas Atmosféricos Urbanos.
Transcrição da apresentação:

TEMPO E CLIMA

TEMPO CLIMA Tempo e clima não são sinônimos Comportamento atual da atmosfera Comportamento duradouro da atmosfera Temperatura máxima do dia Classificação climática

PREVISÕES METEOROLÓGICAS As previsões são realizadas através do levantamento de dados de superfície, em estações climatológicas e imagens de satélites. Seus dados podem contribuir para o planejamento agrícola, execução de grandes obras e fluxo de transportes. Estação climatológica Estação climatológica

SISTEMAS METEOROLÓGICOS DE ALERTA Os sistemas de alerta consistem em sirenes que podem ser acionadas a partir de centrais meteorológicas, e avisam a população que vive nas áreas de risco a deslizamento de terras ou enchentes, quando identificadas e mapeadas. Deslizamento de terra em encostas ocupadas

ATMOSFERA Camada de gases que envolvem a Terra, constitui-se de cinco camadas, que se tornam mais rarefeitas a medida que se eleva a altitude. Troposfera: concentra a maioria dos gases, e é onde ocorrem quase todos os fenômenos meteorológicos; Estratosfera: possui a camada de ozônio responsável por filtrar os raios ultra-violeta do Sol; Mesosfera: muito rarefeita, retém pouco calor e sofre queda brusca da temperatura; Termosfera: concentra gases leves como o hélio, que elevam a temperatura; Exosfera: faz a transição da atmosfera com o espaço sideral.

O calor surge de baixo para cima AQUECIMENTO ATMOSFÉRICO O calor surge de baixo para cima A maior parte do aquecimento da atmosfera é proveniente da radiação terrestre: a atmosfera deixa passar a energia solar e intercepta a saída da radiação terrestre. No entanto, a quantidade de calor na atmosfera é variável nos diferentes pontos da superfície da Terra.

AQUECIMENTO ATMOSFÉRICO

EFEITO ESTUFA O efeito estufa é um fenômeno natural capaz de reter calor na atmosfera terrestre. Sem ele a temperatura média do planeta seria abaixo de zero. O homem tem intensificado esse fenômeno, através da emissão de gases que retém o calor, provocando o aquecimento global. Mecanismo de aquecimento em estufa Efeito estufa natural

EFEITO ESTUFA

BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO A Terra possui uma frágil camada de um gás chamado ozônio (O3), que nos protege dos raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Contudo, o uso do CFC causa sua destruição, já que quebra as moléculas de ozônio. Há alguns anos foi descoberto um buraco sobre a Antártida que tem 31 milhões de quilômetros quadrados. 

ELEMENTOS E FATORES DO CLIMA Temperatura Latitude Pressão Atmosférica Altitude Os fatores climáticos são determinantes no comportamento diário dos elementos do clima. Relevo Umidade Continentalidade e maritimidade Vegetação Nebulosidade Correntes Marítimas Pluviosidade Massas de Ar Urbanização

LATITUDE E TEMPERATURA Quanto maior a latitude menor a temperatura, porque os raios solares incidem de maneira obliqua (inclinada), aumentando a área de absorção, e mantendo a mesma quantidade de energia.

ALTITUDE E TEMPERATURA Quanto maior a altitude menor a temperatura, pois a retenção de calor é menor, devido a redução dos gases atmosféricos.

RELEVO E AS MASSAS DE AR O relevo orienta o deslocamento das massas de ar, podendo obstruir sua passagem, provocando a formação de chuvas orográficas numa vertente (encosta), enquanto no contra-forte (outro lado), a massa de ar passa seca. Esse mecanismo é chamada de barlavento (área úmida) e sotavento (área seca).

Temperaturas Médias nos Hemisférios Norte e Sul CONTINENTALIDADE E MARITIMIDADE Temperaturas Médias nos Hemisférios Norte e Sul Estações do Ano Hemisfério Norte Hemisfério Sul Verão 22,4ºC 17,1ºC Inverno 8,1ºC 9,7ºC As áreas marítimas ou litorâneas, sendo bastante úmidas, têm suas temperaturas amenizadas e, portanto, a amplitude térmica diária (diferença entre a temperatura máxima e mínima) é bem pequena. À medida que nos interiorizamos no continente, o ar vai diminuindo o seu teor de umidade e por isso a amplitude térmica vai se acentuando. Todo esse processo resulta do fato de a água ser um verdadeiro regulador térmico.

CORRENTES MARÍTIMAS As correntes marítimas afetam a umidade do ar e o comportamento térmico das áreas litorâneas. Correntes quentes elevam o índice pluviométrico, enquanto as correntes frias, quando associadas aos trópicos, que recebem ventos secos, podem contribuir para a formação de desertos.

OUTROS FATORES CLIMÁTICOS Vegetação: atenuam a temperatura, em função do sombreamento, além disso, contribuem para o aumento da umidade, através da evapotranspiração, e a manutenção dos índices pluviométricos. Solos / Superfície : a cor da superfície irá determinar na capacidade de reflexão da energia solar, ou seja, o seu albedo. Quanto mais escura menor o albedo, logo, maior a absorção de energia e temperatura. Quanto mais clara, maior o albedo, menor a absorção e menor a temperatura. Urbanização: a intervenção antrópica pode ter influência local, regional ou global. As cidades são os espaços com maiores intervenções, dentre as quais, podemos citar: alteração do ciclo hidrológico e atmosférico, como a redução da circulação atmosférica, o aumento da temperatura e a redução da umidade.