RETA FINAL 2012- SOMA MUNDO CONTEMPORÂNEO historiativanet.wordpress.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO PÓS GUERRA Caracterizou-se:
Advertisements

A GEOGRAFIA DO PODER.
1914 – 1918.
ORIENTAÇÕES DE ESTUDO – AVALIAÇÃO MENSAL
Regimes autoritários nos anos 30
A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918)
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
GEOPOLÍTICA ESTUDA AS RELAÇOES DE PODER QUE SE DÃO NO ESPAÇO
Primeira Guerra Mundial
OS FASCISMOS Conceito de fascismo: simbologia. Contexto Italiano.
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
Guerra Fria.
Países socialistas: URSS e China
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:
Guerra Fria Guerra Fria
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
2ª Guerra Mundial.
Exercícios de Vestibulares
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
HISTÓRIA DA CULTURA E DA SOCIEDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Guerra Fria ( ) Características.
PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ( )
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
REGIMES TOTALITÁRIOS Um regime totalitário é marcado por um Estado forte, absoluto e que domina todos os setores da sociedade.
Do mundo multipolar para o bipolar da Guerra Fria
AULA DE HISTÓRIA Prof.ª MARTA CIBELE
História “Guerra Fria”.
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
CRISES IMPERIALISTAS E AS CAUSAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
Gustavo Giuseppe Medeiros
Características e Conlfitos
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo e Nazismo Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITALIA E ALEMANHA,
Fascismo alemão (nazismo)
Prof. Raphael de Almeida Prado
Guerra Fria.
MUNDO BIPOLAR Estados Unidos - USA (CAPITALISMO) X União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS – 15 Repúblicas) (SOCIALISMO)
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Revolução Russa.
GUERRA FRIA Nem tudo são flores
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Descolonização afro asiática
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
Definicão: Ver o texto Regimes Totalitários no portal.
Prof. Carlos Nasser. 1.Resquícios do Tratado de Versalhes  “única culpada”  exagero de punições  Resultado: desejo de vingança. 2.Crise de 29  aprofundamento.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL ) INTRODUÇÃO: Na transição do século XIX para o XX, a Europa vivia um período de euforia e de grandes avanços tecnológicos.
Professor: Israel Frois Turma: 1° ANO
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GUERRA FRIA.
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
P RIMEIRA G UERRA M UNDIAL O declínio da Europa. POLÍTICA NEOCOLONIAL  A Primeira Guerra Mundial é vista como a “mãe” de todas as guerras. Uma gama de.
I Guerra Mundial Prof. Paulo Lyra Maio/2009. A Belle Époque A I Guerra Mundial é o acontecimento que realmente dá início ao século XX, pondo fim ao que.
 Embora seja uma guerra predominantemente europeia, o conflito atingiu dimensões mundiais devido à participação dos EUA e do Japão e à existência.
Rússia e Europa Oriental
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
A Primeira Guerra Mundial
Definição: tipo de governo característico de alguns países no período entre guerras (1918 – 1939). Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características.
Transcrição da apresentação:

RETA FINAL SOMA MUNDO CONTEMPORÂNEO historiativanet.wordpress.com

1ª Guerra Mundial historiativanet.wordpress.com 2 Pg.43/Q.1 a) As disputas (neo) colonialistas provocaram tensões entre as potências imperialistas. Tal fato concorreu para a corrida armamentista e a formação de pactos militares entre as principais nações europeias. Esse cenário foi fundamental para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. b) A campanha desastrosa da Rússia – deserções e derrotas freqüentes – desarticulou o governo do czar Nicolau II que, numa medida extrema, assumiu pessoalmente o comando das tropas russas. Sem conseguir reverter o desastre do país no conflito mundial, o czar foi derrubado do trono e substituído por um governo parlamentar. Pg.43/Q.1 a) As disputas (neo) colonialistas provocaram tensões entre as potências imperialistas. Tal fato concorreu para a corrida armamentista e a formação de pactos militares entre as principais nações europeias. Esse cenário foi fundamental para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. b) A campanha desastrosa da Rússia – deserções e derrotas freqüentes – desarticulou o governo do czar Nicolau II que, numa medida extrema, assumiu pessoalmente o comando das tropas russas. Sem conseguir reverter o desastre do país no conflito mundial, o czar foi derrubado do trono e substituído por um governo parlamentar.

Tratado de Versalhes historiativanet.wordpress.com 3 P.43/Q.02 a) O Tratado de Versalhes estabeleceu que a Alemanha deveria pagar pesadas indenizações aos vencedores, além de determinar o desarmamento das forças armadas alemãs. b) Para fazer face às exigências financeiras de Versalhes, o governo alemão emitiu moeda sem controle, fato que provocou uma hiperinflação. A crise financeira decorrente abalou a República de Weimar e serviu de pretexto para uma tentativa de golpe pro parte dos nazistas. Apesar do fracasso do golpe e da sua prisão, Hitler ganhou notoriedade e divulgou os ideais nazistas. c) Os ressentimentos gerados pelas humilhantes disposições de Versalhes provocaram um sentimento de revanche no povo alemão. Esse contexto foi explorado pelos nazistas, sendo fundamental para a ascensão de Hitler e consequentemente, para o advento da 2ª. Guerra Mundial. P.43/Q.02 a) O Tratado de Versalhes estabeleceu que a Alemanha deveria pagar pesadas indenizações aos vencedores, além de determinar o desarmamento das forças armadas alemãs. b) Para fazer face às exigências financeiras de Versalhes, o governo alemão emitiu moeda sem controle, fato que provocou uma hiperinflação. A crise financeira decorrente abalou a República de Weimar e serviu de pretexto para uma tentativa de golpe pro parte dos nazistas. Apesar do fracasso do golpe e da sua prisão, Hitler ganhou notoriedade e divulgou os ideais nazistas. c) Os ressentimentos gerados pelas humilhantes disposições de Versalhes provocaram um sentimento de revanche no povo alemão. Esse contexto foi explorado pelos nazistas, sendo fundamental para a ascensão de Hitler e consequentemente, para o advento da 2ª. Guerra Mundial.

Nazi fascismo historiativanet.wordpress.com 4 P.44/Q.3 a) autoritarismo, nacionalismo, militarismo, culto ao líder, unipartidarismo, oposição ao comunismo, rejeição aos valores da democracia liberal, romantismo... b) O fascismo é fundamentado na tese da supremacia do Estado em relação ao individuo. Nesse sentido, o regime é baseado no autoritarismo do governo, já que o fim último da sociedade é o engrandecimento do Estado. P.44/Q.3 a) autoritarismo, nacionalismo, militarismo, culto ao líder, unipartidarismo, oposição ao comunismo, rejeição aos valores da democracia liberal, romantismo... b) O fascismo é fundamentado na tese da supremacia do Estado em relação ao individuo. Nesse sentido, o regime é baseado no autoritarismo do governo, já que o fim último da sociedade é o engrandecimento do Estado.

Alemanha- Nazismo historiativanet.wordpress.com 5 P.44/Q.04 – O quadro político eleitoral alemão ficou polarizado entre a extrema direita – nazismo – e a extrema esquerda – comunismo. Enquanto os nazistas pregavam um Estado forte e centralizador para combater a crise, o Partido Comunista Alemão defendia a ação do proletariado para a tomada do poder pelos trabalhadores. O discurso nazista ganhou maior eleitorado e, em 1933, Hitler assumiu o governo, após a vitória dos nazistas nas eleições para o parlamento.

Crise de 1929 historiativanet.wordpress.com 6 P.44/Q.5 O primeiro texto apresenta a defesa do liberalismo e rejeita ações intervencionistas do Estado para combater crises econômicas (1929 e 2008). Alega que o encerramento das crises ocorrerá independentemente das ações do Estado. O segundo texto, de Paul Krugman, é uma defesa do Estado intervencionista para combater os efeitos de uma economia deprimida. Assim, o autor elogia as ações de Roosevelt no New Deal e conclama Obama a adotar uma postura semelhante para resolver a crise atual. P.44/Q.5 O primeiro texto apresenta a defesa do liberalismo e rejeita ações intervencionistas do Estado para combater crises econômicas (1929 e 2008). Alega que o encerramento das crises ocorrerá independentemente das ações do Estado. O segundo texto, de Paul Krugman, é uma defesa do Estado intervencionista para combater os efeitos de uma economia deprimida. Assim, o autor elogia as ações de Roosevelt no New Deal e conclama Obama a adotar uma postura semelhante para resolver a crise atual.

Stalinismo historiativanet.wordpress.com 7 P.45/Q.6 a) Os comunistas franceses alegam que, assim como foi o Terror na época de Robespierre, os expurgos de Stalin tinham um objetivo justo: salvar a revolução e garantir o sucesso de seus ideais. b) O regime soviético é baseado na ditadura do proletariado, no Estado ateu e na existência um somente um partido – PCUS – que governa o país. Além disso, os meios de produção são estatizados. P.45/Q.6 a) Os comunistas franceses alegam que, assim como foi o Terror na época de Robespierre, os expurgos de Stalin tinham um objetivo justo: salvar a revolução e garantir o sucesso de seus ideais. b) O regime soviético é baseado na ditadura do proletariado, no Estado ateu e na existência um somente um partido – PCUS – que governa o país. Além disso, os meios de produção são estatizados.

Guerra Fria historiativanet.wordpress.com 8 P.46/Q.08 1.Plano Marshall. 2. Os empréstimos concedidos pelos Estados Unidos, utilizados prioritariamente na compra de produtos e serviços norte-americanos, reforçaram a hegemonia dos Estados Unidos na Europa Ocidental e espantaram a ameaça de difusão do socialismo na região. 3. COMECON 4. a). OTAN (dos EUA). Pacto de Varsóvia (da URSS) b) A OTAN pretendia defender a Europa Ocidental de qualquer ameaça oriunda do Leste Europeu, enguanto que o Pacto de Varsóvia, criado logo em seguida, objetivava defender o Leste europeu. P.46/Q.08 1.Plano Marshall. 2. Os empréstimos concedidos pelos Estados Unidos, utilizados prioritariamente na compra de produtos e serviços norte-americanos, reforçaram a hegemonia dos Estados Unidos na Europa Ocidental e espantaram a ameaça de difusão do socialismo na região. 3. COMECON 4. a). OTAN (dos EUA). Pacto de Varsóvia (da URSS) b) A OTAN pretendia defender a Europa Ocidental de qualquer ameaça oriunda do Leste Europeu, enguanto que o Pacto de Varsóvia, criado logo em seguida, objetivava defender o Leste europeu. O que foi a COMECON? Conselho para Assistência Econômica Mútua - foi fundado em 1949 e extinto em Visava a integração econômica das nações do Leste Europeu, sob a direção da URSS, a partir do fornecemento de ajuda mútua para o desenvolvimento dos países membros. Mais tarde, juntaram- se ao COMECON: Mongólia, Cuba e Vietnã.. O que foi a COMECON? Conselho para Assistência Econômica Mútua - foi fundado em 1949 e extinto em Visava a integração econômica das nações do Leste Europeu, sob a direção da URSS, a partir do fornecemento de ajuda mútua para o desenvolvimento dos países membros. Mais tarde, juntaram- se ao COMECON: Mongólia, Cuba e Vietnã..

Guerra Fria historiativanet.wordpress.com 9 P.47/Q Invasão à Hungria (1956) 2. Primavera de Praga (1968) – invasão soviética à Tchecoslováquia. P.47/Q Invasão à Hungria (1956) 2. Primavera de Praga (1968) – invasão soviética à Tchecoslováquia. P.79/Q.5 1.Contexto 1: Corrida armamentista gerada pela Guerra Fria/ Contexto 2: Crises Mundiais do Petróleo 2.Contexto 1: A bipolarização mundial gerada pela Guerra Fria provocou uma escalada militar. EUA e URSS iniciaram uma corrida armamentista que incluía a produção de armas nucleares a fim de protegerem suas áreas de influência. Assim, a produção de energia nuclear estava relacionada, principalmente, à questão militar. Contexto 2: No cenário final do século XX, as crises mundiais do petróleo estimularam a busca por soluções alternativas para a geração de energia, sendo que os maiores investimentos ocorreram no setor de produção de energia atômica. P.79/Q.5 1.Contexto 1: Corrida armamentista gerada pela Guerra Fria/ Contexto 2: Crises Mundiais do Petróleo 2.Contexto 1: A bipolarização mundial gerada pela Guerra Fria provocou uma escalada militar. EUA e URSS iniciaram uma corrida armamentista que incluía a produção de armas nucleares a fim de protegerem suas áreas de influência. Assim, a produção de energia nuclear estava relacionada, principalmente, à questão militar. Contexto 2: No cenário final do século XX, as crises mundiais do petróleo estimularam a busca por soluções alternativas para a geração de energia, sendo que os maiores investimentos ocorreram no setor de produção de energia atômica.

Guerra Civil Espanhola historiativanet.wordpress.com 10 P.46/Q.07 a) Os republicanos – democratas – enfrentaram os nacionalistas – fascistas. b) O republicanos foram apoiadas pelas brigadas internacionais e pela URSS. Os fascistas tiveram o apoio de Hitler e de Mussolini. c) Os nacionalistas venceram e implantaram o regime fascista (que vigorou até 1975, quando ocorreu a morte de Franco). P.46/Q.07 a) Os republicanos – democratas – enfrentaram os nacionalistas – fascistas. b) O republicanos foram apoiadas pelas brigadas internacionais e pela URSS. Os fascistas tiveram o apoio de Hitler e de Mussolini. c) Os nacionalistas venceram e implantaram o regime fascista (que vigorou até 1975, quando ocorreu a morte de Franco).

Descolonização Afroasiática historiativanet.wordpress.com 11 P.47/Q.10 a)A formação da ONU a expansão dos ideais socialistas e a Guerra Fria b)O líder da descolonização da Índia, Mahatma Gandhi, adotou a estratégia da não violência e da desobediência civil, que incentivava o não pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses. P.47/Q.10 a)A formação da ONU a expansão dos ideais socialistas e a Guerra Fria b)O líder da descolonização da Índia, Mahatma Gandhi, adotou a estratégia da não violência e da desobediência civil, que incentivava o não pagamento de impostos e o boicote aos produtos ingleses.

Descolonização Afro-asiática historiativanet.wordpress.com 12 P.47/Q.12 a)De acordo com o autor, a luta pela emancipação da África exigia a compreensão de que os africanos foram explorados e que a África já existia antes da chegada dos europeus b)O apartheid foi o regime racista no qual a maioria negra era considerada inferior à minoria branca. Esse racismo institucionalizado é uma herança do período colonial. P.47/Q.12 a)De acordo com o autor, a luta pela emancipação da África exigia a compreensão de que os africanos foram explorados e que a África já existia antes da chegada dos europeus b)O apartheid foi o regime racista no qual a maioria negra era considerada inferior à minoria branca. Esse racismo institucionalizado é uma herança do período colonial.

Guerra Fria – Guerra do Vietnã historiativanet.wordpress.com 13 P.48/Q.13 a)Os Estados Unidos pretendiam deter a expansão do socialismo na Ásia. Assim, o governo norte-americano enviou milhares de soldados para combater, sem sucesso, os Vietcongs. b)O fracasso militar dos norte-americanos, que acabaram abandonando o conflito em 1973, é o principal exemplo das tentativas infrutíferas dos EUA de deterem o avanço socialista no Sudeste Asiático. P.48/Q.13 a)Os Estados Unidos pretendiam deter a expansão do socialismo na Ásia. Assim, o governo norte-americano enviou milhares de soldados para combater, sem sucesso, os Vietcongs. b)O fracasso militar dos norte-americanos, que acabaram abandonando o conflito em 1973, é o principal exemplo das tentativas infrutíferas dos EUA de deterem o avanço socialista no Sudeste Asiático.

Oriente Médio historiativanet.wordpress.com 14 P.48/Q.14 A criação do Estado de Israel em um território pleiteado pelos palestinos. A radicalização do fundamentalismo judeu e muçulmano, avesso a acordos e favorável à utilização da força. P.48/Q.14 A criação do Estado de Israel em um território pleiteado pelos palestinos. A radicalização do fundamentalismo judeu e muçulmano, avesso a acordos e favorável à utilização da força.

Revolução Chinesa historiativanet.wordpress.com 15 P.49/Q.15 a)Alguns autores questionavam se Mao era verdadeiramente marxista, enquanto que outros afirmam que ele era stalinista. b)Em 1966, o governo chinês adotou um padrão cultural socialista que criticava e perseguia intelectuais, artistas, professores, cujos ideais foram considerados contra- revolucionários. P.49/Q.15 a)Alguns autores questionavam se Mao era verdadeiramente marxista, enquanto que outros afirmam que ele era stalinista. b)Em 1966, o governo chinês adotou um padrão cultural socialista que criticava e perseguia intelectuais, artistas, professores, cujos ideais foram considerados contra- revolucionários.