A GESTALT UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mundo do Conhecimento Informação não é Conhecimento.
Advertisements

LEITURA E PESQUISA CIENTÍFICA
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA DA GESTALT Disciplina: Psicologia Educacional
Óptica.
Técnicas de Apresentação
CNSN 2011 Professor Antenor Introdução a Óptica..
Curso de Óptica Geométrica
Movimentos da Psicologia
Gestalt Profa. Aline A. de Andrade.
Neurociência e Leitura Elvira Souza Lima
Neurociência e escrita
curriculum vitae professora desde ago/2009 mestrado design de produto
Percepção e Fund. Das Artes Visuais
NOSSO CÉREBRO TEM UM BUG
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
GESTALT.
Cap. 2- Interpretação e Competência leitora
Conceitos Fundamentais da Teoria da Gestalt
Como Agir com Inteligência
Linguagem.
Aula 4 – Psicologia da Gestalt – Escola Forma
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
BASES EM NEUROFISIOLOGIA
SOE CAFC/ P 1 Exercitar a Vontade
Introdução à Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
E a leitura, como se faz? Processamento cognitivo da leitura
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução à Óptica Geométrica
Curso de Óptica Geométrica
Temas da Psicologia Jurídica
Teoria da Gestalt Teoria da “Forma”.
SOE CAFC/2012- P 1 Exercitar a Vontade
Análise BEHAVIORISMO Ação Reação Conduta Comportamento.
Curso de Óptica Geométrica
Trabalho realizado por : DCA António Moreira nº5
PERCEPÇÃO É O PROCESSO DE ORGANIZAR E INTERPRETAR DADOS SENSORIAIS RECEBIDOS PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA DO AMBIENTE QUE NOS CERCA E DE NÓS MESMOS.
ESTUDO PELA LEITURA TRABALHADA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Representação Visual Dyogenes ESTUDO DA PERCEPÇÃO.
PROPRIEDADE DA LUZ É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando a km/s ANO LUZ: É a distância que a luz percorre durante 1 ano viajando.
Estratégias de Leitura
Teoria Psicanalítica.
Óptica Geométrica.
PERCEPÇÃO DA FORMA Figura e Fundo
PERCEPÇÃO E INTERPRETAÇÃO
RESENHA,RESUMO E FICHAMENTO
DECISÕES INTELIGENTES
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
Óptica Geométrica.
(A psicologia da Forma)
Necessidade de integração dos mundos dos dados, informação, conhecimento e saber SITP – Módulo 2.2.
Gestaltismo ..
Aplicativos Web – Web Design
PRINCIPAIS TEORIAS DA PSICOLOGIA NO SÉCULO XX
O Behaviorismo Paula Gonçalves Ribeiro – 14336
GESTALT Trata-se da pregnância da forma.
como percebemos, organizamos e interpretamos os estímulos.
Psicologia da Educação (Filosofia)
blogspot.com GESTALT A psicologia das formas.
Gestalt Gilmaro Nogueira. Gestalt Termo alemão – forma ou configuração. Ernst Mach ( ), físico, e Christian von Ehrenfels ( ), filósofo.
1 “Contribuindo para o Incremento da Segurança Operacional no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”
Fundamentos de Psicologia Experimental
RAMOS DA PSICOLOGIA Primeiras abordagens. Final do século XIX.
Professora: Luciana Campos Aula 4 – A palavra Gestalt vem do alemão e significa forma. Alguns estudiosos da Psicofísica (que estudavam as sensações)
Curso de Óptica Geométrica
Óptica Geométrica.
Gestaltismo ..
Curso de Óptica Geométrica
Transcrição da apresentação:

A GESTALT UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá Fernanda Helena Costa Mangia – 15660 Guilherme Meirelles da Silva Letícia Fernandes Costa – 15663 Mayara Arci Rezeck – 15671 Pâmela Faria Zuliani – 15672 UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá ADM072 – Introdução à Psicologia

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea.

Agenda A percepção A boa-forma Vídeo Meio geográfico e meio comportamental Insight Campo psicológico Teoria de campo de Kurt Lewin

A GESTALT Psicologia da Forma Alemanha e Áustria; 1910 – 1912 Kurt Lewin (1890 – 1917)

A GESTALT Estudo do comportamento humano fenômenos da percepção compreensão dos processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica Análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo.

Behaviorismo versus Gestalt Ambas as escolas entendem que a psicologia é o estudo do comportamento. Behaviorismo  estímulo – resposta Gestalt  estímulo - percepção – resposta As duas escolas tem em comum o fato de entenderem a psicologia com ciência que estuda o comportamento humano. A diferença que a Behaviorista tende a objetividade, ou seja o estudo do comportamento se restringe numa esfera de estimulo e resposta. A teoria de Gestalt já amplia a questão para o lado da percepção, ou seja entre o estímulo e a resposta temos percepção.

A PERCEPÇÃO

Percepção “ Em psicologia, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.” Através da percepção o indivíduo atribui significado a seus estímulos. A percepção é adquirida por meio da interação. E uma função cerebral na qual armazenamos informações que influenciam nos nossos estímulos.

Restauração do equilíbrio da Forma O ser humano desenvolve seu aprendizado atraves da comparacao, de dados historicos que refletirao na nossa percepcao. E so pensar na linguagem metaforica e construida no qual construimos alguns termos. Quando olhamos na figura enxergamos um quadrado e não uma figura inclinada ou um perfil. E os mais interessante, os pontos estão no mesmo lugar e inseridos dentro do tracejado, mas pq toda vez que olharmos esta figura, pensaremos num quadrado? Se colocarmos mais quarto pontos enxergaremos um circulo e não dois quadrados sobrepostos Fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura

A Boa-Forma A maneira como percebemos um determinado estímulo desencadeia um comportamento Nossa percepção do estilo é dada pela forma como interpretamos o conteúdo percebido Condições que alteram a percepção do estímulos Cada situação que estamos inseridos desencadeia reações diferentes. Um estudante de medicina quando entra na faculdade não está habituado ao meio que está inserido e pode desencadear reações que refletem a importância da percepção no estudo dos indivíduos. Com o tempo ver sangue, pessoas acidentadas passa a ser comum. Mas ao mesmo tempo quando estas pessoas assistem cenas fortes em um filme elas podem ter uma reação que não condiz a este comportamento frio que um medico possui para lidar com situações traumáticas do seu ambiente de trabalho. Por que no momento do seu trabalho ele tem uma reação diferente ao ter um estímulo semelhante em um ambiente familiar?

Ilusão de ótica

A BOA-FORMA

VÍDEO (sugestão Fer) http://www.youtube.com/watch?v=a0zktpHirGA

MEIO GEOGRÁFICO E MEIO COMPORTAMENTAL Comportamento  percepção do estímulo  lei da boa-forma Conjunto de estímulos  meio ou meio ambiental: 2 tipos Meio geográfico Meio comportamental Força do campo psicológico

INSIGHT Gestalt: relação entre todo e parte Associacionismo/Behaviorismo: relações dos objetos mais simples complexos Insight

CAMPO PSICOLÓGICO Campo de força Procura pela boa-forma Busca da melhor forma possível em situações que não estão muito estruturadas

CAMPO PSICOLÓGICO Princípio da Proximidade

CAMPO PSICOLÓGICO Princípio da Proximidade Elementos mais próximos tendem a ser agrupados. Vemos 3 colunas e não 3 linhas.

CAMPO PSICOLÓGICO Princípio da Semelhança

CAMPO PSICOLÓGICO Princípio da Semelhança Os elementos semelhantes são agrupados. Vemos 3 linhas e não 4 colunas.

CAMPO PSICOLÓGICO Princípio do Fechamento

Vemos um triângulo e não alguns traços. CAMPO PSICOLÓGICO Princípio do Fechamento Tendência de completar os elementos faltantes para garantir compreensão. Vemos um triângulo e não alguns traços.

TEORIA DE CAMPO DE KURT LEWIN Psicofisiologia  física Espaço Vital “A totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento” Garcia-Roza apud Bock et al, 1999

TEORIA DE CAMPO DE KURT LEWIN Campo como realidade fenomênica Meio comportamental da Gestalt O entendimento do espaço vital depende diretamente do campo psicológico

EXEMPLIFICAÇÃO 1. Chaves da Vaguidão. Fernando Sabino

EXEMPLIFICAÇÃO . Preocupação dos Pais

TEORIA DE CAMPO DE KURT LEWIN Comportamento visto em sua totalidade Grupo Campo social

CONCLUSÃO Contribuições: da Gestalt: - exploração de como as partes constituem e se relacionam com o todo. - sugestões sobre como o indivíduo muda suas percepções conforme seu interesse num dado momento. de Kurt Lewin: teorias e técnicas de trabalho com grupos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias – Uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª edição, Editora Saraiva, 1999. FADIMAN, James; FRAGER, Robert. Teorias da Personalidade. Editora Harbra, 2002.