EIXO: Leitura CAPACIDADE: Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: - Levantar e confirmar hipóteses relativas ao.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Advertisements

Preparar-me para um teste
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Ajudando o meio ambiente
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Modo Indicativo e Subjuntivo
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Tente ler sem chorar!!!.
GIOVANNA LIMA CASTELO BRANCO REGO
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Uma linda idéia a ser imitada......
ROSAS VERMELHAS Por:
O ESPELHO Uma história de Amor.
Um Reflexo De Amor....
Ensinar leitura e escrita com o gênero como instrumento: uma proposta "Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino"
QUE ACHO VAIS GOSTAR DE LER
Um erro no céu Adaptação: Valéria.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
Progressão automática
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Eufrásia Bica.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O PONTO PRETO.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
A BONECA.
Resolução de Problemas
O PONTO NEGRO.
APRENDIZ DA VIDA!.
O SABER CUIDAR DA SAÚDE OS ALUNOS PERGUNTARAM COMO TEMA DE CASA,UMA MANEIRA SAUDÁVEL DE CUIDAR DA SAÚDE . A MAIORIA DOS PAIS DISSERAM QUE TOMAR CHÁ.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
COMO VOCÊ ENCARA “SEUS PROBLEMAS”.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
A BONECA 002 Colacio.j.
Leitura de Textos Científicos
Olá turminha, tudo bem? Na nossa aula de hoje nós vamos juntar e separar várias coisas. Vai ser uma aula muito legal, vamos lá?
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Talvez o destino queira que nós conheçamos
Leia e tente não chorar Exatamente na véspera de Natal, eu corri ao mercado para comprar os últimos presentinhos, que eu não havia conseguido comprar antes.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Organizando o trabalho pedagógico
Simone Podadera Gouvea - Fac. de Informática Eduacaional
Aprendi Clique.
Felizes escolhas 2012 clicar.
ESTA DIZEM SER UMA HISTÓRIA REAL
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Chapeuzinho Vermelho Era uma vez uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho, que tinha esse apelido pois desde pequenina gostava de usar chapéus e capas.
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
EDELWEISS By Búzios Slides Automático
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
Leitura Estiloja.com.
A Boneca e a Rosa Branca.
A Pessoa Errada....
GÊNERO TEXTUAL FÁBULA A FÁBULA é uma narrativa curta que trata de certas atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza e a lerdeza,
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
APRENDIZ DA VIDA!.
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
ESCOLA MUNICIPAL PONTE DA AMIZADE
Colacio.j COLACIO. J SLIDES APRESENTA Clique p/ mudar o slide.
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

EIXO: Leitura CAPACIDADE: Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão: - Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.

ATIVIDADE DE INTRODUÇÃO: Conversar com os alunos sobre os gatos: quem tem em casa, como eles são, o que mais gostam de fazer, etc Dizer que trouxe um texto bastante interessante para lerem juntos. Perguntar: de que será que o texto fala? (anotar todas as hipóteses dos alunos no quadro)‏ Apresentar o texto em cartaz, apenas com o título descoberto. Ler o título para a turma.

O GATO DOMÉSTICO O GATO DOMÉSTICO É ORIGINÁRIO DO EGITO. GERALMENTE, TEM PELOS CURTOS, FACE ARREDONDADA E SUA PELAGEM PODE SER DE VÁRIAS CORES: MARRON, PRETA, MALHADA, BRANCA. NÃO GOSTA DE FICAR PRESO E À NOITE ADORA FUGIR PARA NOMORAR EM CIMA DOS TELHADOS. QUANDO TRANQUILO TEM UM MIADO SUAVE E DENGOSO. QUANDO ESTÁ BRAVO SEU MIADO É AGRESSIVO COMO AS UNHAS AFIADAS QUE MOSTRA. O GATO PODE VIVER ATÉ 15 ANOS. Encarte do jornal “Estado de Minas”- Gurilândia, abril de 2001

Perguntar: quais as hipóteses que vocês consideram que estarão certas, a partir do título? Apagar as que os alunos considerarem erradas. alguém quer levantar outras hipóteses sobre o que o texto fala a respeito deste tipo de gato? (deixar que os alunos levantem suas hipóteses e anotá-las no quadro). Orientar o raciocínio dos alunos: Origem do gato, características, preferências, formas de defesa, tempo de vida.

Ler parágrafo por parágrafo do texto, com entonação e expressividade (2 ou 3 vezes utilizando estratégias diferentes: bem baixinho, alto, normal, etc). confirmar ou não as hipóteses relativas ao parágrafo lido. Deixar no quadro as hipóteses confirmadas e apagar as que não se confirmaram. Os alunos podem copiar, no caderno, as hipóteses confirmadas, antes de colarem o texto. Trabalhar vários textos com a mesma orientação, até que os alunos estejam bem familiarizados com esse tipo de raciocínio.

ATIVIDADE DE ENSINO SISTEMÁTICO Trabalhar vários texto com a mesma orientação, até que os alunos sejam capazes de desenvolver atividades de consolidação.

Magali Magali é uma menina. Ela tem fama de ser comilona. Ela, realmente, come de tudo. Na verdade, ela come tudo! Um dia Magali encontrou, num cantinho do quintal uma coisa que lhe interessou muito.

Ela encontrou uma plantinha muito verdinha e forte. Logo Magali imaginou que ali estava uma pequena macieira. Pensou que, no futuro, ela iria produzir deliciosas maças. Resolveu cuidar muito bem dela. Regava-a e adubava-a sempre para que pudesse crescer rápido.

Um dia a menina teve uma surpresa. A plantinha havia crescido e mostrava à Magali, o que podia produzir.

Ela produzia lindas flores vermelhas Ela produzia lindas flores vermelhas. Magali não gostou muito mais apanhou a linda florzinha e resolveu dar-lhe um destino.

Levou a linda florzinha vermelha e deu de presente à sua mamãe, que ficou muito emocionada e feliz.

ATIVIDADE DE ENSINO SISTEMÁTICO Organizar a turma em grupos. Distribuir revistinha da turma da Mônica entre os grupos para serem lidas livremente. Conversar sobre a principal característica de cada personagem: Mônica: brava Cebolinha: troca o r pelo l ao falar e gosta de implicar com a Mônica Cascão: não gosta de tomar banho Franjinha: é inventor Magali: é muito comilona Mingau: é o gato de Magali, etc

Recolher as revistinhas e dizer que irá apresentar uma historinha da Turma da Mônica de uma maneira diferente: no retro projetor. Desafiar os grupos a adivinharem quem é o personagem da história. Pedir que escrevam numa ficha que será distribuída.(o grupo deve se identificado na ficha)‏ Apresentar apenas a primeira ilustração e depois o título da história. O grupo cuja hipótese se confirmar, ganha um ponto. Os grupos devem levantar hipóteses a respeito do conteúdo do texto e escrevê-las numa ficha, com o grupo identificado.(Estas serão conferidas ao final)‏

Apresentar a primeira fatia do texto e pedir que um aluno leia o texto (escolher um alunos que tenha uma boa leitura). Conversar com os alunos sobre as possíveis coisas que Magali poderia encontrar num cantinho do quintal e anotá-las no quadro. Desafio aos grupos: O que será que Magali encontrou num cantinho do quintal? O grupo deve escolher entre as hipóteses listadas no quadro aquela que consideram que será confirmada pelo texto e escrevê-la numa ficha. Depois devem entregá-la ao(à) professor(a), que anotará atrás dela, o grupo correspondente.

Apresentar a segunda fatia do texto e pedir a todos os alunos que façam uma leitura coletiva. Confirmar se algum grupo acertou (o grupo que acertar ganha um ponto). Se ninguém acertar, confirmar ou não as hipóteses listadas no quadro e que não foram escolhidas por ninguém. Caso a hipótese da plantinha não apareça listada a professora conversa com os alunos o motivo pelo qual ninguém pensou numa plantinha.

Apresentar as próximas “fatias” do texto( cada grupo lê uma lâmina) e proceder da mesma forma em relação: a surpresa que a menina teve, àquilo que a plantinha podia produzir, ao destino da florzinha, dado pela Magali. Confirmar ou não as hipóteses levantadas no primeiro momento, sobre o conteúdo do texto e entregues ao professor, em ficha. O grupo que tiver sua hipótese confirmada ganha um ponto. O grupo vencedor deverá dramatizar a história para os outros.

ATIVIDADE DE CONSOLIDAÇÃO Apresentar uma manchete de jornal xerocada e pedir que os alunos levantem hipóteses a respeito de sua reportagem. Pedir que listem as hipóteses no verso da folha. Depois os alunos deverão ler a reportagem e confirmar ou não as hipóteses levantadas. As que não se confirmarem ele deve apagar, as que se confirmarem ele deve copiar no caderno logo abaixo de onde colou a manchete. Abaixo das hipóteses confirmadas ele deve colar a reportagem.