Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Introdução a Geografia e Cartografia
CARTOGRAFIA Prof. Jane Ilce.
CARTOGRAFIA: CLASSIFICAÇÃO E PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA LINHA DE APOIO
Geografia . Aula 02 Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas” 2 . Projeções cartográficas 2.1. Como representar figuras tridimensionais.
CARTOGRAFIA - A. NETO.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
ORIENTAÇÃO.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Projeções cartográficas
CARTOGRAFIA Elementos para se produzir um mapa
Cartografia É a arte ou ciência de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. O mapa mais antigo data de a.C., tendo.
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
Projeções Cartográficas
Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”
Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas
CARTOGRAFIA ELEMENTOS DO MAPA ORIENTAÇÃO COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas
Sistema de representação cartográfica
Cartografia I G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
Cartografia II G 6; G 7 e G 8 Jeferson C. de Souza.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções cartográficas Prof: Humberto Miranda
Cartografia II – G 7 Revisão: Projeções; Escala e Anamorfismo.
Cartografia II Movimento de rotação
Constelação de satélites do Sistema de Posicionamento Global (GPS)
Elementos de um mapa Título – tema que é apresentado
M A P A S Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano
Cartografia Cartografia é a ciência da produção e estudo de mapas, tradicionalmente feitos de papel e que, com o aparecimento dos computadores, passaram.
A Moderna Cartografia – parte 1
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Fusos Horários Cartografia.
A Moderna Cartografia – parte 2
CARTOGRAFIA: Noções Básicas
CARTOGRAFIA A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa. Ou seja, é a ciência que trata.
Pré-enem/vestibular Frei Seráfico
Verificação de Aprendizagem
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
REPRESENTAÇÕES DA TERRA
Forma e movimentos da Terra
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
CARTOGRAFIA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Projeções Cartográficas
A representação da Terra
Geografia - Cartografia
EXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 04.
Coordenadas Geográficas
PRP 1 ano Ensino Médio Geografia Gay Lussac
CARTOGRAFIA PROF. ISRAEL FROIS.
Projeções Cartográficas
Projeções Cartográficas
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Projeções Cartográficas
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS
Fases da Lua Posição dos astros Situação da Lua Eclipse Maré Lua nova (Novilúnio) Sol Lua Terra alinhados conjunção.
PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. processo matemático que permite representar uma superfície esférica (a Terra) num plano (o mapa).
Área – Ciências Humanas e suas Tecnologias 6º Ano, Ensino Fundamental
CARTOGRAFIA O planeta terra é um geóide, logo a única forma possível de representar a Terra com perfeição é através de um globo terrestre, ocorrendo distorções.
Cartografia.
Cartografia A Linguagem dos Mapas.
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
Grande valorização das grandes latitudes; Mantém as formas corretas.
Prof. Márcia. GLOBO Representação correta Sem distorções Respeita a forma da Terra Dificuldade de visualização e transporte.
Transcrição da apresentação:

Projeções cartográficas – 1º B Ensino Médio Prof. Ronaldo

Projeções Cartográficas Projeção cartográfica é a técnica que permite a transcrição de uma superfície curva para uma plana. Ela não pode respeitar ao mesmo tempo as distâncias entre os objetos, os ângulos (a forma dos objetos) e as superfícies (a extensão territorial dos objetos). As diferentes projeções (mais de 200) deformam e favorecem de maneira seletiva um ou outro de seus elementos. As projeções cartográficas permitem representar a superfície esférica da Terra em um plano, ou seja, no mapa; elas são a base para a confecção de um mapa, constituindo uma rede sistemática de paralelos e meridianos, permitindo que esses sejam desenhados.  As diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas com o intuito de minimizar as distorções ocorridas durante a produção de um mapa e, principalmente, fazer com que essas distorções sejam conhecidas.

Projeções Cônica, Cilíndrica, Plana (Azimutal)

Projeção Cilíndrica: O plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Após realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa. Projeção Plana ou Azimutal: O plano da projeção é um plano tangente à esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos irradiam-se do polo. Projeção Cônica: O plano da projeção é um cone envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos convergem para o polo.

Projeção de Mercator A representação mais precisa da superfície da Terra é o globo. A representação por meio de mapas, sempre acarretará distorções. Não existem projeções melhores ou piores. Cada uma se adapta a determinadas finalidades. Mas nenhuma resolve o problema da representação da curvatura da Terra numa superfície plana.

Projeção de Mercator Elaborada no século XVI pelo geógrafo Gerhard Kremer, conhecido como Mercator. Características gerais: É uma das projeções mais utilizadas em todo o mundo. A Europa está centralizada no mapa (visão eurocêntrica) Conserva o formato dos continentes, mas altera a dimensão de suas áreas. As regiões polares aparecem muito exageradas Quanto maior a distância em relação a Linha do Equador (onde está o foco da projeção), maior a distorção da área.  Amplia o hemisfério norte – podendo sugerir maior importância política, econômica e social dos países aí situados. http://mathsforeurope.digibel.be/mercator.htm

Projeção de Arno Peters

Projeção de Peters (1973) A Projeção de Arno Peters é uma projeção cartográfica cilíndrica equivalente, ou seja, que mantém a proporção das áreas representadas, mas altera as suas formas. Amplia as áreas dos países do sul, cuja maioria dos países é subdesenvolvida, e diminuir as áreas dos países do norte, de maioria desenvolvida. O continente africano é representado no centro do mapa Apesar de deformar a forma dos continentes, esta projeção mantém a área proporcional dos continentes, mais próxima do tamanho real. Valorização do mundo subdesenvolvido As áreas são preservadas, mas formas são distorcidas, gerando o alongamento do continente.   http://www.odt.org/album.htm

Projeção de Jacques Bertin (1950) http://pt.wikipedia.org/wiki/Jacques_Bertin

Projeção de Betin Fiel na relação entre os tamanhos das superfícies dos continentes Mais utilizada na elaboração de mapas temáticos Sua utilização não é muito comum   http://www.blog.fr/community/profile_photo_sizes.php?item_ID=7041915

Projeção de Richard Buckminster Fuller

Projeção de Buckminster Fuller O mapa Dymaxion ou mapa Fuller é uma projeção de um mapa mundo na superfície de um poliedro, que pode ser desdobrada para uma rede de muitas maneiras diferentes e achatada para formar um mapa bidimensional, que retém a maior parte da integridade proporcional relativa do mapa-múndi. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Proje%C3%A7%C3%A3o_Dymaxion http://www.thegorgeousdaily.com/richard-buckminster-fuller/ http://professorfaustosimoes.blogspot.com.br/2013/03/cartografia-elementos-que-constituem-o.htm https://gtobr.wordpress.com/

Outras Projeções: Projeção de Goode (interrompida) Tem a finalidade de mostrar a equivalência das massas continentais e oceânicas; por isso, elas estão interrompidas ou descontínuas http://pre-seed.blogspot.com.br/2012/03/nocoes-de-cartografia.html

Projeção de Mollweid Apresenta formato elíptico Copyright © 2008 C.A.Furuti – All rights reserved – www.progonos.com/furuti Apresenta formato elíptico É muito utilizadas para a confecção de mapas-múndi Conserva a proporção ou equivalência das áreas representadas em detrimento da forma.

Projeção de Robinson não preserva nem a forma e nem a correta área dos continentes. No entanto, ela consegue minimizar as distorções que ocorrem nesses dois aspectos A Antártida apresenta grandes distorções http://mundogeo.com/blog/2010/12/15/geoeducacao/#

Anamorfose

Este tipo de mapa associa a forma ao evento representado Nas projeções do tipo anamorfose a superfície de cada espaço cartografado muda proporcionalmente segundo o fenômeno selecionado. Estas representações não apresentam escalas Este tipo de mapa associa a forma ao evento representado O mapa acima traz uma anamorfose que representa uma projeção da população do mundo para o ano 2025, em que o tamanho de cada país é proporcional à população (fonte: Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento Humano/1990)

Mapa anamórfico mostrando as maiores economias do mundo

Produção industrial http://meioambiente.culturamix.com/ecologia/anamorfoses-geograficas