MAPA DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL DA CIDADE DE GUARULHOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Curso de ADMINISTRAÇÃO
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
Relações Adriano Joaquim de O Cruz ©2002 NCE/UFRJ
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
FUNÇÃO MODULAR.
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Quem é o jovem brasileiro?
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL
PLENÁRIA FINAL.
Estrutura e Dinâmica Social
LES 470 – MERCADO DE CAPITAIS
MECÂNICA - DINÂMICA Cinemática Plana de um Corpo Rígido Cap. 16.
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Modelagem Estatística
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Trigonometria 19/11/2009.
Projeto Agilizar Licitações
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES DE SERVIÇOS
Caminhos da Cana Relatório e show de imagens Marcos Fava Neves Prof. FEA/USP Ribeirão Preto Purdue University (2013)
Medidas de tendência central e de dispersão
II Seminário Internacional do Projeto URBAL "Potencialização do uso de sistemas de informação georreferenciados nos projetos de combate à pobreza de jovens.
Apresentação Diagnóstico Social
II Seminário Internacional
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Transcrição da apresentação:

MAPA DA EXCLUSÃO/INCLUSÃO SOCIAL DA CIDADE DE GUARULHOS O que é? É um processo de construção coletiva de conhecimento sobre as diferentes partes da cidade de Guarulhos através de indicadores de exclusão/inclusão social.

O principal objetivo ao se fazer o Mapa da Exclusão/Inclusão Social da Cidade de Guarulhos foi: Ter uma visão real dos seus problemas, sistematizar dados da realidade e conhecer ainda mais a cidade; Visualizar os locais de exclusão/inclusão social no território de Guarulhos, como se fosse uma topografia social; Construir o padrão básico de inclusão social; Sistematizar indicadores sociais territorializados; Subsidiar a definição/priorização das políticas sociais; Ter uma ferramenta para o planejamento urbano da cidade; Direcionar programas sociais de acordo com localidades com principais carências, evitando a ação focalizada.

Qual foi a principal justificativa para realização do Mapa da Exclusão/Inclusão Social da Cidade de Guarulhos? Inexistência de dados oficiais, por exemplo com relação às crianças e adolescentes em situação de rua; Ausência de índices de qualidade de vida específico para Guarulhos Falta de um instrumento integrado de decisão política Falta de informação específica dos problemas e características do cidadão de Guarulhos Ausência de dados sistematizados e interpretados Obter dados referentes ás crianças e adolescentes com os parceiros do projeto Definição de índices de qualidade de vida para o município de Guarulhos Para um planejamento mais adequado das ações do governo local, para uma melhor qualidade de vida da sua população Para o cidadão guarulhense obter informações concretas para uma melhor articulação, até mesmo política, e exercício da sua cidadania Para consolidar em um único documento os vários dados, índices, problemas e oportunidades existentes do município

Etapas do trabalho: Bases Territoriais Índice de discrepância de cada variável, IDI estabelecem uma escala que mede a distribuição proporcional dos vários bairros em função daqueles que estão nos extremos da classificação geral.

Definição do Padrão Básico de Inclusão Social, IEX. São parâmetros para a definição dos graus de exclusão e inclusão social dos bairros da cidade. Discussões coletivas junto a atores sociais e técnicos envolvidos na produção de dados, análises e na formulação de políticas, programas e ações sociais. Trata-se de uma pactuação em torno de alguns objetivos estabelecidos a partir de análises sobre a realidade local desenvolvidas na leitura dos dados isolados e dos Indicadores de Discrepância (ID). Do ponto de vista daqueles que trabalham na formulação de políticas sociais, essas metas podem servir como instrumentos de avaliação de resultados. Do ponto de vista dos grupos sociais envolvidos em discussões públicas, os “padrões básicos de inclusão social” podem referenciar a construção de agendas de reivindicações e de monitoramento dos investimentos em políticas públicas.

CONCEPÇÕES: AUTONOMIA: o conceito de autonomia é compreendido, no âmbito do Mapa da Exclusão/Inclusão Social, como a capacidade e a possi bilidade do cidadão em suprir suas necessidades vitais, especiais, culturais, políticas e sociais, sob as condições de respeito às idéias individuais e coletivas, supondo uma relação com o mercado, onde parte das necessidades deve ser adquirida, e com o Estado, respon sável por assegurar outra parte das necessidades; a possibilidade de exercício de sua liberdade, tendo reconhecida a sua dignidade, e a possibilidade de representar pública e partidariamente os seus interesses sem ser obstaculizado por ações de violação dos direitos humanos e políticos ou pelo cerceamento à sua expressão. Sob esta concepção o campo da autonomia inclui não só a capacidade do cidadão se auto-suprir, desde o mínimo de sobrevivência até necessidades mais específicas, como a de usufruir de segurança social pessoal mesmo quando na situação de recluso ou sob pena. É este o campo dos direitos humanos fundamentais.

QUALIDADE DE VIDA: a noção de qualidade de vida envolve duas grandes questões: a qualidade e a democratização dos acessos às condições de preservação do homem, da natureza e do meio ambiente. Sob esta dupla consideração entendeu-se que a qualidade de vida é a possibilidade de melhor redistribuição - e usufruto - da riqueza social e tecnológica aos cidadãos de uma comunidade; a garantia de ambiente de desenvolvimento ecológico e participativo de respeito ao homem e à natureza,com o menor grau de degradação e precariedade.

ção e de sofrimento;a possibilidade da sociedade poder usufruir • DESENVOLVIMENTO HUMANO: o estudo do desenvolvimento humano tem sido realizado pela ONU/PNUD, por meio do Indicador de Desenvolvimento Humano (IDH). Com base em suas reflexões, entende-se que o desenvolvimento humano é a possibilidade de todos os cidadãos de uma sociedade melhor desenvolverem seu potencial com menor grau possível de priva ção e de sofrimento;a possibilidade da sociedade poder usufruir coletivamente do mais alto grau de capacidade humana.

EQÜIDADE: o conceito de eqüidade é concebido como o reconhe cimento e a efetivação, com igualdade, dos direitos da população, sem restringir o acesso a eles nem estigmatizar as diferenças que conformam os diversos segmentos que a compõem. Assim, eqüi- dade é entendida como possibilidade das diferenças serem mani- festadas e respeitadas, sem discriminação;condição que favoreça o combate das práticas de subordinação ou de preconceito em relação às diferenças de gênero, políticas, étnicas, religiosas, culturais, de minorias etc.

Construção referencial da utopia de inclusão social: Autonomia Indicador Padrão Básico de Inclusão Chefes de Domicílio sem renda 3 a 5 salários mínimos  Chefes de Domicílio com até 1 salário mínimo Chefes de Domicílio com até 1 a 2 salários mínimos Chefes de Domicílio com renda de 2 a 3 salários mínimos Chefes de Domicílio com renda de 3 a 5 salários mínimos Chefes de Domicílio com renda de 5 a 10 salários mínimos Chefes de Domicílio com renda de 10 a 20 salários mínimos Chefes de Domicílio com renda maior do que 20 s. m. Domicílios próprios Maior índice da cidade População com 10 anos ou mais desempregada

Qualidade de Vida Indicador Padrão Básico de Inclusão Domicílios precariamente servidos por água 0% Domicílios com coleta de esgoto precária Domicílios com coleta de lixo precária Calcular densidade domiciliar Média da cidade Número domicílios sem banheiro Número médio de pessoas por dormitório 2 pessoas por dormitório Pessoas vivendo em favelas Menor índice da cidade Pessoas vivendo em áreas com risco de inundação e deslizamento Déficit-Superávit de vagas em educação infantil) Atendimento da demanda Déficit-Superávit de vagas em ensino fundamental Déficit-Superávit de UBS

Desenvolvimento Humano Indicador Padrão Básico de Inclusão Pessoas com 10 a 14 anos de idade não alfabetizada 0% Chefes de Domicílio sem instrução 11 a 14 anos de estudo Chefes de Domicílio com 1 a 3 anos de estudos Chefes de Domicílio com 4 a 7 anos de estudos Chefes de Domicílio com 8 a 10 anos de estudos Chefes de Domicílio com 11 a 14 anos de estudos Chefes de Domicílio com mais de 15 anos de estudos Nascidos vivos de mães adolescentes Mínimo da cidade Taxa de homicídios Taxa de mortalidade na infância

Mulher chefe de família Mulher chefe de família não alfabetizada Gênero Indicador Padrão Básico de Inclusão Mulher chefe de família Média da Cidade Mulher chefe de família não alfabetizada 0% Mulher chefe de família sem renda

Incremento populacional de 1991 a 2000 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

% dos Responsáveis pelo Domicílio sem Rendimento 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

% de responsáveis pelo domicílio com 3 a 5 s.m. - 2000 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

% de responsáveis pelo domicílio com mais de 20 s.m. - 2000 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

% de domicílios com coleta de lixo precária - 2000 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

% de domicílios com coleta de esgoto precária - 2000 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

% da população de 10 a 14 anos de idade não alfabetizadas - 2000 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

% de responsáveis pelo domicílios com 1 a 3 anos de estudo – 2000 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

46. Vila Rio 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

46. Vila Rio 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

46. Vila Rio 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

46. Vila Rio 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

46. Vila Rio 0. Aeroporto 1. Água Azul 2. Água Chata 3. Aracília 4. Bananal 5. Bela Vista 6. Bom Clima 7. Bonsucesso 8. Cabuçu 9. Cabuçu de Cima 10. Capelinha 11. Cecap 12. Centro 13. Cocaia 14. Cumbica 15. Fátima 16. Fortaleza 17. Gopoúva 18. Invernada 19. Itaim 20. Itapegica 21. Jardim Vila Galvão 22. Lavras 23. Macedo 24. Maia 25. Mato Das Cobras 26. Monte Carmelo 27. Morro Grande 28. Morros 29. Paraventi 30. Picanço 31. Pimentas 32. Ponte Grande 33. Porto da Igreja 34. Presidente Dutra 35. Sadokim 36. São João 37. São Roque 38. Taboão 39. Tanque grande 40. Torres Tibagy 41. Tranquilidade 42. Várzea do Palácio 43. Vila Augusta 44. Vila Barros 45. Vila Galvão 46. Vila Rio

CONSIDERAÇÕES FINAIS NOVOS PRODUTOS QUE PODERÃO SURGIR A PARTIR DO MAPA: Trabalhar essas informações no nível do setor censitário do IBGE ou agregá-las em uma divisão territorial mais adequada as ações de Governo; Trabalhar essas informações em série histórica e comparativa utili- zando o micro dados do IBGE dos censos de 1991 e 2000; Cruzar as informações do MAPA que dizem respeito ao mercado do trabalho com a s informações do Ministério do Trabalho (RAIS e CAGED). Trabalhar as informações do MAPA e somar informações específi- cas por faixa etária ou outro grupo que se queira destacar.