COMUNICAÇÃO E CATEQUESE Aparecida, 23 de julho de 2010 Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação (27) 8823-1713.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EVANGELHO – Lc 2, Ambiente: meditando-as em seu coração.…..»
Advertisements

Federação Portuguesa de Atletismo
“O Chamado de Deus”..
Comunicação e Animação de Grupos
APRENDENDO A CONSOLIDAR COM JESUS
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
O DIA DE HOJE.
2ª Visita Ensaio da Festa 17/09/2006.
COMUNICAÇÃO E LITURGIA
Aprendizagem Significativa
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
A Cadeira.. A Cadeira.. A filha de um homem pediu a um sacerdote que fosse a sua casa rezar uma oração para o seu pai, que estava muito doente. Quando.
UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen. UM ANJO EM MINHA VIDA Edmen.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
O nó de afeto.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Virgem Poderosa.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Ligue as colunas do computador e concentre-se
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XXXI TEMPO QUARESMAL CRISTÃO NEGLIGENTE.
POR UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
Coisas da Vida....
APRENDIZ DA VIDA!.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Quantas vezes ?....
O princípio da interação: “Fé-Vida”
A Teologia da Comunicação
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Vários estudos biológicos provaram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos.
SERÁ QUE DEUS É CULPADO ?.
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSE PROFESSORA COORD JACIRA DE SOUZA FERRAZ
Programação – Quando é onde...
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM CATEQUISTAS 2013 “Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
Curso sobre Revista.
Aprendi Clique.
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC TUTORA: MARIA APARECIDA CRIVELLI
Ligue o Som.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Doutoras... “Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo... Dê a eles o seu melhor.”
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
BOAS DICAS PARA VIVER FELIZ
2011 “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital” 2010 “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos meios a serviço da Palavra”
O Primeiro Mandamento Texto Bíblico: Êxodo 20:3 “Não terás outros deuses diante de mim”
Encontro 2: Planejando Encontros que Edificam
Professora: Janine Fernandes
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata!
“o oponente dentro da cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da rede."
APRENDIZ DA VIDA!.
Metodologia Catequética
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
Quando a criança entra para a escola ou vai mudar de escola tem à sua espera um mundo novo e apaixonante, que terá de descobrir. Esta descoberta passa,
COMUNICAÇÃO E CATEQUESE
Transcrição da apresentação:

COMUNICAÇÃO E CATEQUESE Aparecida, 23 de julho de 2010 Maria da Luz Fernandes Marketing e Comunicação (27)

A Importância da comunicação  Podemos dizer que dos 100% que compõe o nosso poder de comunicação, 80% vem do conhecimento do conteúdo do tema central. É o conhecimento técnico. Os 20% restante são técnicas, mas sem estas o conhecimento fica comprometido.

EFICÁCIA DA COMUNICAÇÃO  93% da eficácia da comunicação deve-se ao tom e à intensidade da voz, aos gestos e às expressões corporais. “A mensagem que prevalece é aquela transmitida pela comunicação não-verbal“, comunicação não-verbal comunicação não-verbal

EDUCAÇÃO  Educar é formar pessoas verdadeiramente humanizadas e felizes. Frei Beto, 2006  De maneira menos poética: educar é ensinar valores, princípios, o certo e o errado, o bem e o mal etc....

A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO  O problema é que quem ensina isso hoje são fundamentalmente os meios de comunicação: TV, internet, filme, jogo... (antes era o programa de auditório...hoje filme dentro do auditório.... novo formato)

A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO Quando a criança vê o bandido e o policial com a arma, ela enxerga o bem e o mal (não importa de que lado está a arma).

A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO  Outros aspetos:  Sexualidade – informação (quantidade e qualidade)

QUEM É RESPONSÁVEL PELA EDUCAÇÃO?  Família – escola – catequese - sociedade

O QUE APONTAM OS ESPECIALISTAS?  1ª SUGESTÃO: Formar consciências críticas (diálogo) – estaria, então delegado à família e à escola. ( A Igreja também embarcou)

A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO  2ª SUGESTÃO: O meio é apenas um instrumento para se transmitir a mensagem. (A Igreja também embarcou)

A CRIANÇA E A COMUNICAÇÃO  Até que um dia David Olsone Jerome Bruner (psicólogos) fizeram uma simples pergunta: Além de ajudar na transmissão do conhecimento será que o uso dos meios influencia no aprendizado? Revista da Educação, 1995

 Eles responderam que sim.  Fica a pergunta: E a Igreja embarcou?

 Eles foram além.  Existem 3 formas de aprender: 1ª Experiência direta (forno aquecido queima)  2ª Observação (alguém toca o forno e retira rapidamente a mão)  3ª Interpretação (alguém nos diz)

ESTATÍSTICA  uma pessoa retém 10% do que lê;  26% do que escuta;  30% do que vê;  70% do que vê e escuta;  70% do que discute com outros;  80% do que aprende experimentando;  90% do que explica para outros e  95% do que ensina para outros  COOK, J. & COOK, L. How technology enhances the quality of student learning. Quality Progress, n. 1, p , learning. Quality Progress, n. 1, p , 1999.

 E a Igreja embarcou?

 Se não embarcou, a hora é agora.

O QUE É COMUNICAÇÃO E CATEQUESE?  COMUNICAÇÃO = ARTE DE SE RELACIONAR (com pessoas, grupos, nas diversas situações, com vários objetivos) – GERA ALEGRIA  CATEQUESE = ENSINAMENTO = educação da fé das crianças, jovens e adultos

COMO SE DÁ A COMUNICAÇÃO  Emissor Receptor Mensagem Feed-back RUÍDOS

ONDE ESTÃO OS MEIOS OU VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO?  O uso dos veículos de comunicação pode ajudar ou atrapalhar

CATEQUESE É ENSINO  TEM UM ROTEIRO

CATEQUESE É COMUNICAÇÃO  Tem um emissor, uma mensagem e um receptor

CATEQUESE É VIVÊNCIA (EXPERIÊNCIA)  Tem que ser autêntica, de verdade, motivada e não robótica  Tem veículos ou formas de comunicar que podem facilitar esse processo.

CATEQUESE É UM EVENTO  Exige um comportamento – tempo – ritual

TEMPO  TEMPO DE CONCENTRAÇÃO DO OUVINTE  A CAPACIDADE MÁXIMA DAS PESSOAS É DE 20 MINUTOS DE ESCUTA

JUNTANDO TUDO  Processo de comunicação não precisa de meios (instrumentos)  Existem 3 formas de aprender. Podemos trabalhar com as 3 ou priorizar a experiência (= vivência)  A rapidez da informação não ajuda a conscientização e aprendizado

QUAL O OBJETIVO DA COMUNICAÇÃO NA CATEQUESE?  ENVOLVER E PROMOVER A APRENDIZAGEM E A EXPERIÊNCIA

COMO FAZER?  Na década de 80, um Francês, Pierre Babin, profetizou uma mudança profunda na educação.  Em síntese ele anunciou o fim da escola-loja e o surgimento da escola-mesa

É isso que nós precisamos fazer na catequese.  1º mudar o formato das salas (ainda são lojas?)  2º desacelerar o ritmo, tempo (Não ensinar tudo no primeiro ano. Organizar um crescente)

 3º aproximar as histórias dos personagens bíblicos e santos com as histórias dos heróis  4º criar ambientes diferentes para provocar atitudes, sentimentos e vivências diferentes  5º colocar os instrumentos na mão dos catequizandos

ATITUDES  Atit. 1 – na catequese-mesa o conhecimento é partilhado (eles não conhecem vão fazer pesquisa na internet, em documentos, em visitas, entrevistas, na Bíblia)  Atit. 2 – a forma de partilhar o conhecimento pode ser muito diversificada – fotos, vídeos, encenações, torpedos, mensagens formato twitter

 Atit. 3 – Lembre-se sempre que sua presença deve ser oportuna e segura  Atit. 4 – Não tenha medo de arriscar. Ouse.

ORGANIZAÇÃO  Cada evento (elemento) pode ser fracionado em partes.  O emissor escolhe o ritmo da sequência.  A sequência deve ser dedutiva

TUDO DEPENDE DE: 1. O OBJETIVO (saber exatamente o que se pretende com o ano (período) e cada encontro 1. O CONHECIMENTO DO PÚBLICO (ruídos) 1. CONHECIMENTO DAS TÉCNICAS OU INSTRUMENTOS A UTILIZAR

4. TER PRESENTE TODO O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO (o público dá sinais [feed- back])

PERGUNTAS PÓS-PREPARAÇÃO DO ESQUEMA  GESTOS – falam por si mesmos ou não?  ESSA DINÂMICA É A MELHOR PARA ESSA MENSAGEM?  O USO DO MEIO – é adequado àquele ambiente?

EXEMPLOS  1.  Anunciação do anjo a Maria  Pedir que leiam o texto e façam fotos para apresentar essa passagem.  Depois que eles apresentarem enviar por a todos para que durante a semana eles trabalhem as fotos

 Na semana seguinte levar um computador para que eles gravem a narração  Na semana após enviar para todos para façam a base musical  No encontro seguinte votar a melhor  TOTAL = 3 ENCONTROS

 2. Falar de crack  Jogo de futebol: o time do crack e o time saúde – formar os times e discutir como será a dinâmica do jogo  Na semana seguinte – realizar o jogo e narrar  O diálogo vai acontecer com perguntas e respostas sobre a narração

 3. Vida de um santo  Pesquisar na internet a história de S. Francisco de Assis. Levantar os dados importantes e relacionar com algum herói dos filmes e desenhos que eles assistem.  Abrir uma discussão no orkut sobre o assunto  Apresentar em forma de teatro

 4. Passagem Bíblica  Ler o sermão da montanha e discutir qual lugar do bairro Jesus escolheria se tivesse que fazer o sermão ali.  Na encontro seguinte ir ao local e fazer a experiência

 5. Explicando a missa  Explicar parte por parte e aos poucos.  1º dia fica até ao glória – sai, conversa sobre dúvidas etc....etc...  Volta e tenta perceber se ficaram dúvidas

 Na terceira vez faz com que eles participem com a aspersão da água – acompanhando os pais para purificar as mãos etc...etc....  FIM