Processamento da ordem do cliente: venda no depósito

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Transcrição da apresentação:

Processamento da ordem do cliente: venda no depósito SAP Best Practices

Objetivo, benefícios e processos-chave abordados Este cenário descreve toda a seqüência de processos para um processo de vendas standard (Produção para estoque) com um cliente. O processo empresarial engloba todas as etapas, desde a criação da ordem até a compensação da conta do cliente depois do recebimento do pagamento. Benefícios Quando uma ordem é criada, é executada uma verificação da disponibilidade e o ponto de expedição é automaticamente determinado. Um documento de faturamento é criado e são feitos lançamentos em FI e CO. Processo-chave abordados Criar ordem do cliente Confirmação da ordem Remessa Picking Saída de mercadorias Faturamento

Aplicações SAP necessárias e Funções da empresa SAP enhancement package 5 for SAP ERP 6.0 Funções da empresa Serviço ao cliente Encarregado do depósito Encarregado de faturamento

Descrição detalhada do process Processamento da ordem do cliente: venda no depósito O processo começa com a criação de uma ordem do cliente standard. Dependendo do cliente e do material, ocorrem vários eventos especiais durante a entrada da ordem, como determinação do preço de cliente/material, concessão de descontos aplicáveis, verificação de disponibilidade de materiais e verificação do histórico de créditos do cliente. Também é verificado se há material suficiente no depósito requerido. Se não houver, ocorrerá uma movimentação de estoque. Depois disso, as notas de picking são geradas para que os encarregados do depósito disponibilizem os produtos para remessa ao cliente. Após a realização do picking, a quantidade remetida fisicamente deve ser registrada no sistema para garantir que não haja diferenças entre a ordem do cliente e o documento de remessa. No caso de diferenças reais, elas também podem ser documentadas, assegurando lançamentos corretos. Após a conclusão do picking, o encarregado do depósito precisará liberar o estoque sistematicamente. Esse procedimento representa o registro real da quantidade física que está sendo remetida ao cliente. Isso resulta no registro do custo de mercadorias vendidas na contabilidade financeira. Depois que o estoque é liberado, a remessa pode ser faturada e a receita e o custo de mercadorias vendidas são registrados na contabilidade interna. Essa etapa significa o fim da transação comercial em Vendas e Distribuição (SD).

Diagrama do fluxo do processo Processamento da ordem do cliente: venda no depósito Evento Necessidades do cliente de comprar produto Administração de créditos (108) Administração de créditos (108) (Opcional) Cotação de vendas (112) Cliente Confirmação da ordem Nota de remessa Documento de Faturamento Serviço ao cliente Entrada de ordens do cliente Encarregado do depósito Criação da Renessa Verificar lotes/atribuir número de série (opcional) Registrar saída de mercadorias CPV stock Lista de picking Encarregado de faturamento Faturamento Contabilidade de clientes AR– Entrada de pagamentos (157) Preparativos para o encerramento SD (203) AR= Contabilidade de clientes, CPV = Custo de produtos vendidos

Legenda Símbolo Descrição Comentários da utilização Símbolo Descrição Faixa: identifica uma função do usuário, como revisor de faturas ou representante de vendas. Esta faixa também pode identificar uma unidade organizacional ou grupo de empresas, em vez de uma função específica. Os outros símbolos de fluxo do processo nesta tabela aparecem nestas linhas. Você tem tantas linhas quantas forem necessárias para cobrir todas as funções no cenário. A faixa de função contém tarefas comuns àquela função. Eventos externos: contém eventos que começam ou terminam o cenário, ou influenciam o curso de eventos do cenário. Linha de fluxo (sólida): a linha indica a seqüência normal de etapas e direção do fluxo no cenário. Linha de fluxo (pontilhada): a linha indica o fluxo de tarefas utilizadas com pouca freqüência ou tarefas condicionais em um cenário. A linha também pode levar a documentos envolvidos no fluxo do processo. Conecta duas tarefas em um processo de cenário ou um evento sem etapas Atividade comercial/evento: identifica uma ação que leva para dentro ou para fora do cenário, ou um processo externo que ocorre durante o cenário Não corresponde a uma etapa da tarefa no documento Processo da unidade: identifica uma tarefa que é abordada etapa a etapa no cenário Corresponde a uma etapa da tarefa no documento Referência a processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário no total, coloque o número e nome do cenário aqui. Referência a sub-processo: se o cenário fizer referência a um outro cenário em parte, coloque aqui o número e o nome do cenário bem como os números das etapas daquele cenário Decisão do processo: identifica um ponto de decisão/ramificação, significando uma escolha a ser feita pelo usuário final. As linhas representam escolhas diferentes que surgem de partes diferentes do losango. Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa no documento; reflete uma escolha a ser feita após a execução da etapa Símbolo Descrição Comentários da utilização Para o próximo/Do próximo diagrama: leva à página seguinte/anterior do diagrama O fluxograma continua na página seguinte/anterior Impressão/documento: identifica um documento, relatório ou formulário impresso Não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; é utilizado para refletir um documento gerado por uma etapa da tarefa; essa forma não tem nenhuma linha de fluxo de saída Dados reais financeiros: indica um documento de lançamento financeiro Planejamento do orçamento: indica um documento de planejamento do orçamento Processo manual: cobre uma tarefa que é feita manualmente Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; utilizado para refletir uma tarefa que é executada manualmente, como descarregar um caminhão em um depósito, que afeta o fluxo do processo. Versão/dados existentes: este bloco cobre dados que são alimentados de um processo externo Em geral, não corresponde a uma etapa da tarefa em um documento; essa forma reflete os dados provenientes de uma fonte externa; esta etapa não tem linhas de fluxo de entrada Decisão aprovar/reprovar do sistema: este bloco cobre uma decisão automática feita pelo software Em geral, não corresponde uma etapa da tarefa no documento; é utilizado para refletir uma decisão automática feita pelo sistema após a execução de uma etapa. Conexão do diagrama <Função> Impressão/ documento Externo ao SAP Dados reais financeiros Planejamento do orçamento Atividade comercial/ evento Processo da unidade Processo manual Referência a processo Versão/ dados existentes Referência a sub-processo Decisão do processo Decisão de aprovar/ reprovar do sistema