Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estoques de informação para a gestão do conhecimento
Advertisements

Ursula Blattmann Fortaleza, maio de 2011
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Portal do Livro Didático Eletrônico
Ou Sistemas de Informação?
Open Archives: interoperando repositórios digitais
Um novo paradigma para a Comunicação científica Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ 1º Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo Brasil.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Proposta de retomada da sua missão Hélio Kuramoto Julho, 2009 Brasília, DF.
Caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
APRESENTAÇÃO GERAL Treinamento SEER - CENTRO-OESTE FERNANDA MORENO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Acesso Livre à Literatura Científica:
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
BrasÍlia, DF Maio, 2006 AS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NA ERA DO ACESSO LIVRE.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
Biblioteca digital: oportunidades do acesso aberto à informação.
BIBLIOTECA DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Iº CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ESPORTIVA 28 a 29 de abril de 2006.
Vortex 2005.
Universidade Federal de Santa Catarina
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Uma metodologia para publicação eletrônica
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Programa de Apoio a Aquisição de Periódicos A construção de um projeto nacional Luiz Valcov Loureiro Fórum Nacional de Padronização e Divulgação da Produção.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
RICAA Rede Brasileira de Informação Científica de Acesso Aberto Encontro sobre Acesso Livre no Brasil Fernando César Lima Leite - UnB.
Biblioteca Digital da FGV
Harvest de Metadados com OAI-PMH / LexML João Lima.
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Acesso Livre à Informação Um modelo sustentável Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Bibliotecas Digitais Que nível de interoperabilidade? Maio, 2001 Belo Horizonte Agosto /2007 Rio de Janeiro, RJ Hélio Kuramoto.
BVS Saúde Pública Projeto: Publicação Eletrônica de Textos Completos Teses e Dissertações da Escola Nacional de Saúde Pública
Biblioteca Multimídia/CVSP-Brasil/UNA-SUS. Um ambiente que disponibiliza o acervo de produção científica da ENSP, documentos técnicos para acesso público,
Acesso Aberto à Informação Científica e Repositórios Institucionais
Projetando e Publicando Publicações Eletrônicas Interativas na World Wide Web Curso.
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A experiência da USP Elisabeth Adriana Dudziak Diretora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
A EXPERIÊNCIA DO ARCA REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL NO PROCESSO DE INTEROPERABILIDADE COM SISTEMAS DE GESTÃO DAS BIBLIOTECAS DA FIOCRUZ Por : Ana Maria Neves.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) Brasilia, de Março de 2016 Projeto BR-CRIS e Observatório.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
Arena Científica: relato da implementação utilizando o DICI Simone R. Weitzel Professora do DEPB/CCH/UNIRIO Doutoranda da ECA/USP.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Geral de Ação  Sistematização de acervos digitalizados para ampla disponibilização dos produtos.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Arquivos abertos e a democratização da informação científica Florianópolis, SC Maio, 2006 Simpósio Comunicação Científica: desafios da inclusão digital.
Transcrição da apresentação:

Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação

Contexto Necessidade de maior disseminação dos resultados da pesquisas Alto custo da manutenção de assinaturas de revistas científicas Desigualdades sociais Tecnologias da informação e da comunicação Movimento Open Archives and Open Access to knowledge and information in science and humanities

Antecedentes Scielo Open Archives Initiative (OAI) E-prints, OJS, OCS, Dspace e outros Implantação de bibliotecas digitais de teses e dissertações (NDLTD, Cyberthesis, BDTD, etc) Surgimento de repositórios institucionais e temáticos Movimento em prol do acesso livre à informação Declaração de Bethesda Declaração de Berlim Manifesto Brasileiro de apoio ao acesso livre à IC

Objetivos das ações do Ibict promover o acesso à informação científica; promover o registro e a disseminação da produção científica brasileira; promover o incremento de conteúdos brasileiros na web; contribuir com o estabelecimento e execução de políticas públicas; promover o estabelecimento de padrões para uma maior interoperabilidade entre os sistemas de informação; promover a absorção, desenvolvimento e distribuição de tecnologias da informação para a comunidade produtora de IC; Promover a criação de competência técnica nacional quanto ao uso e desenvolvimento de tecnologias da informação aplicadas ao tratamento e disseminação da informação.

Experiência na década de 1990 no Laboratório de Los Alamos; 2000 – Santa Fé – Criação do OAI – Open Archives Initiative; Surgimento de várias ferramentas de software para construção de repositórios digitais (OJS, E-prints, OCS, Dspace, Fedora, CDSware...) Modelo Open Archives

Ideais e princípios dos OA Auto publicação Sistema de armazenamento a longo prazo Política de gestão observando normas de preservação de objetos digitais Acesso livre, inclusive para coleta e replicação dos metadados Uso de padrões e protocolos com vista a solução de interoperabilidade entre as bibliotecas digitais Uso de software open source

Esquema Funcional do OA Provedores de Dados (Data Providers) Coleta via OAI-PMH Provedores de Serviço (Service Providers)

Esquema Funcional do OA mais atual Provedores de Dados (Data Providers) Coleta via OAI-PMH Agregador Provedor de Serviços (Services Providers)

Vantagens no uso do modelo OA Maior rapidez na disseminação da literatura científica publicada nesses repositórios Acesso livre => Maior Rapidez na disseminação da IC Maior visibilidade dos trabalhos publicados Maior impacto Acesso livre => Maior Visibilidade => Maior possibilidade de ser citado Maior interoperabilidade com outros repositórios OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol of Metadata Harvesting )

Ações empreendidas pelo Ibict Pesquisa e acompanhamento do OAI desde 2000; Implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD); Aperfeiçoar a pesquisa e o ensino de pós-graduação; Registrar teses e dissertações (depósito legal de teses eletrônicas); E-prints (Diálogo Científico); Open Journal Systems – SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas); dar assistência na edição dos periódicos científicos em cada uma das etapas do processo, desde a submissão, por parte dos autores, e a avaliação, por parte dos consultores, até a publicação on-line e sua indexação. Open Conference System – em parceria com o Centro de Informações Nucleares da CNEN – SOAC (Sistema Online de Acompanhamento de Conferências); DSPACE, em parceria com a Portcom/USP, uma rede de informação na área de comunicação.

Registro e Disseminação da Produção Científica Brasileira TEDE BDTD SEER Revistas Eletrônicas SOAC Anais Eletrônicos DSpace Repositórios Institucionais ou Temáticos Dici Repositórios Institucionais ou Temáticos

Política Nacional de Acesso Livre à IC Objetivo Discutir, estabelecer, acompanhar e apoiar ações para o livre acesso à informação científica Comissão Consultiva CNPq, Capes, Finep Forum das Faps SBPC, ABC Ibict, Bireme CRUB

Política Nacional de Acesso Livre à IC Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à IC; Promover a criação de repositórios; Adoção do modelo Open Archives; Articulação com todos os setores da Comunidade Científica Prospecção, absorção, customização, desenvolvimento e distribuição de ferramentas de software Estabelecimento de padrões, normas e protocolos compatíveis com o modelo OA; Portal de Repositórios de Acesso Livre à IC

Fonte:Registry of Open Access Repositories (ROAR)

Ranking por número de registros Fonte:Registry of Open Access Repositories (ROAR)

Obrigado!!!! Hélio Kuramoto Coordenador Geral de Projetos Especiais SAS Quadra 05 Lote 06 Bloco H – Brasília, DF