Caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estoques de informação para a gestão do conhecimento
Advertisements

Ursula Blattmann Fortaleza, maio de 2011
Os Investigadores e o Open Access Apresentação para Investigadores e Docentes.
O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
Portal do Livro Didático Eletrônico
Ou Sistemas de Informação?
Open Archives: interoperando repositórios digitais
Um novo paradigma para a Comunicação científica Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ 1º Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo Brasil.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Proposta de retomada da sua missão Hélio Kuramoto Julho, 2009 Brasília, DF.
Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
APRESENTAÇÃO GERAL Treinamento SEER - CENTRO-OESTE FERNANDA MORENO
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Acesso Livre à Literatura Científica:
Como fazer Engenharia de Software sem dinheiro!!!
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
O IBICT e a Open Archives Initiative
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
BrasÍlia, DF Maio, 2006 AS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NA ERA DO ACESSO LIVRE.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
DSPACE x FEDORA Rodrigo Guerra Rio de Janeiro
Periódicos eletrônicos brasileiros: a experiência da SciELO - Scientific Electronic Library Online Mariana Rocha Biojone Gerente, Unidade SciELO BIREME/OPS/OMS.
Iº CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ESPORTIVA 28 a 29 de abril de 2006.
Maria Bernardete Martins Alves. A Universidade do Minho situada na região do Minho, Portugal, foi fundada em 1973: –15820 estudantes –2921 alunos de pós-graduação.
Biblioteca Virtual em Saúde:
Vortex 2005.
Universidade Federal de Santa Catarina
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Portal de Periódicos UFSC Ursula Blattmann Florianópolis, 6 de maio de 2008.
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CIN 5329 – AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS José Luciano Lourdes.
Dimensões da gestão da informação em instituições de C&T
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
RICAA Rede Brasileira de Informação Científica de Acesso Aberto Encontro sobre Acesso Livre no Brasil Fernando César Lima Leite - UnB.
Biblioteca Digital da FGV
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Acesso Livre à Informação Um modelo sustentável Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Bibliotecas Digitais Que nível de interoperabilidade? Maio, 2001 Belo Horizonte Agosto /2007 Rio de Janeiro, RJ Hélio Kuramoto.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
Setembro, 2014 Belo Horizonte, MG Hélio Kuramoto x Dependência Científica ?!
Biblioteca Multimídia/CVSP-Brasil/UNA-SUS. Um ambiente que disponibiliza o acervo de produção científica da ENSP, documentos técnicos para acesso público,
Acesso Aberto à Informação Científica e Repositórios Institucionais
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
Clara Boavida | UMinho A rede de acesso aberto dos países do Mediterrâneo 22 Outubro 2012 | Workshop Nacional.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) Brasilia, de Março de 2016 Projeto BR-CRIS e Observatório.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
Arena Científica: relato da implementação utilizando o DICI Simone R. Weitzel Professora do DEPB/CCH/UNIRIO Doutoranda da ECA/USP.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Geral de Ação  Sistematização de acervos digitalizados para ampla disponibilização dos produtos.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Arquivos abertos e a democratização da informação científica Florianópolis, SC Maio, 2006 Simpósio Comunicação Científica: desafios da inclusão digital.
Transcrição da apresentação:

caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO

Preço igual (EUA) USD $17,000 Pontiac G6

Despesas com publicações Recurso gasto pelas bibliotecas associadas à ARL com revistas e livros (Fonte: ARL). Entre 1986 e 2006 o índice de preços ao consumidor cresceu 78% enquanto o gasto com a manutenção das coleções de periódicos científicos cresceu 321%.

Motivação

Comunicação científica tradicional

Acesso Livre: o quê? Livre (custos), Livre (disponível) Imediato Permanente Texto completo Acesso em Linha

Acesso Livre: para quê?

Acesso Livre: por que? É bom para a CIÊNCIA e para a sociedade que a financia Duplica o uso e o impacto das pesquisas científicas Os pesquisadores e suas instituições são os grandes beneficiários; O país é também beneficiário desses resultados O mundo inteiro já está em vias de obrigar o auto-depósito das publicações dos pesquisadores. O lobby das grandes editoras tem retardado o processo;

Acesso Livre: por que? 62% das revistas científicas endossam o auto-depósito das publicações dos pesquisadores; Para as 38% restantes, que impõem o embargo a esse auto-depósito, os repositórios institucionais podem restringir o acesso ao inteiro teor da publicação; Portanto, as iniciativas do Acesso Livre preservam os direitos de autor

Acesso Livre: por que?

Acesso livre: como? Repositórios Institucionais Publicações periódicas de acesso livre Projeto de lei 1120/2007

Acesso Livre: incremento de citações Key Perspectives Ltd Range = 36%-200% (Data: Stevan Harnad and co-workers)

Ações em direção ao AO (Ibict) Articulação com os diversos segmentos da comunidade científica visando sensibilizá-los quanto à importância do acesso livre Construção do Portal Oasis.Br Construção de repositórios institucionais, temáticos e publicações eletrônicas; Construção de uma incubadora de repositórios e publicações eletrônicas. Absorção, customização e transferência de pacotes de software open source compatível com o modelo Open Archives; Estabelecimento de competência técnica quanto ao uso e desenvolvimento de ferramentas em conformidade com o modelo Open Archives; Projeto de Lei 1120/2007.

Toolbox DSPACE TOOLBOX DiCi SEER TEDE SOAC

IBICT Protocolo OAI-PMH Metadados: MTD-BR Protocolo OAI-PMH Metadados: ETD-MS Instituições NDLTD Modelo Open Archives: BDTD um exemplo de sucesso

Esquema Geral do modelo Open Archives Oasis. Br

BDTD no ranking ROAR* *ROAR : Registry of Open Access Repositories (

Repositórios de Acesso Livre: Posição brasileira no ranking* Fonte: Registry of Open Access Repositories (visto em: 24/09/2006)

Acesso Livre: mitos e verdades MITOS Acabar com o Portal da Capes Facilita o plágio Entregar as pesquisas brasileiras aos estrangeiros Piora a qualidade das publicações VERDADES Maximiza a visibilidade das pesquisas, dos autores e das universidades; Melhora a gestão da ciência; Acelera o desenvolvimento científico Maior transparência no investimento em ciência

Conclusão Os resultados obtidos pelo movimento global do acesso livre à literatura científica indicam que o Acesso Livre é inevitável e irreversível. O acesso livre promoverá: Maior disseminação das pesquisas ; Maior interação entre as comunidades científicas; Maior reflexão nas universidades Maior transparência e governança da ciência; O Acesso Livre beneficia os países de economia emergente. Portanto, deve ser o modelo a ser adotado.

OBRIGADO!!! Hélio Kuramoto Coordenador Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) SAS Quadra 02 Bloco H - 4. andar – Brasília, DF Blogs: