Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estoques de informação para a gestão do conhecimento
Advertisements

Ursula Blattmann Fortaleza, maio de 2011
O Open Access e a informação em saúde: os Repositórios Institucionais Seminário “O Acesso à Informação em Saúde” 9 e 10 de Fevereiro de 2009 Helena.
Portal do Livro Didático Eletrônico
Ou Sistemas de Informação?
Open Archives: interoperando repositórios digitais
Um novo paradigma para a Comunicação científica Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ 1º Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo Brasil.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Proposta de retomada da sua missão Hélio Kuramoto Julho, 2009 Brasília, DF.
Caminho para maior visibilidade da ciência regional Novembro, 2008 Gramado, RS V Workshop da ABEC H ÉLIO K URAMOTO.
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
APRESENTAÇÃO GERAL Treinamento SEER - CENTRO-OESTE FERNANDA MORENO
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE PESQUISA V FÓRUM DE EDITORES DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA UFRGS Por Ana Gabriela Clipes Ferreira.
Acesso Livre à Literatura Científica:
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Sistema Aberto de Gerenciamento e Publicação de Periódicos
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
O IBICT e a Open Archives Initiative
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
II CIPECC - Conferência IberoAmericana de Publicações Eletrônica no Contexto da Comunicação Cientifica Rio de Janeiro, 17 a 21 de novembro de 2008 Fotos:
BrasÍlia, DF Maio, 2006 AS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NA ERA DO ACESSO LIVRE.
Atuação do IBICT e os Open Archives
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
DSPACE x FEDORA Rodrigo Guerra Rio de Janeiro
Iº CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO ESPORTIVA 28 a 29 de abril de 2006.
Maria Bernardete Martins Alves. A Universidade do Minho situada na região do Minho, Portugal, foi fundada em 1973: –15820 estudantes –2921 alunos de pós-graduação.
Biblioteca Virtual em Saúde:
Vortex 2005.
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Universidade Federal de Santa Catarina
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina
Open Archives e as revistas científicas eletrônicas Convite da Professora Maria de Fátima da Silva Duarte, Ph.D. – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Brasília, 10 de dezembro de 2013 SEMINÁRIO TENDÊNCIAS DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EMBRAPA – INFORMAÇÃO TECNOLOGICA.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Universidade Presbiteriana Mackenzie Biblioteca George Alexander
Bruno Florencio Pinheiro Orientador: Renato Fernandes Corrêa
Cooperação Luso-Brasileira em Comunicação e Recursos Digitais RCAAP e Arquivo da Web Portuguesa 30.out.2013 João Gomes Diretor Área de Serviços Avançados.
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
RICAA Rede Brasileira de Informação Científica de Acesso Aberto Encontro sobre Acesso Livre no Brasil Fernando César Lima Leite - UnB.
Biblioteca Digital da FGV
Criciúma, SC - 8, 9 e 10 de dezembro de 2014
Sueli Maffia Sueli Maffia Workshop Implantação BDTD novembro/2003 Workshop Implantação BDTD novembro/2003.
Acesso Livre à Informação Um modelo sustentável Seminário sobre Conteúdos Digitais na Internet.
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Bibliotecas Digitais Que nível de interoperabilidade? Maio, 2001 Belo Horizonte Agosto /2007 Rio de Janeiro, RJ Hélio Kuramoto.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
Setembro, 2014 Belo Horizonte, MG Hélio Kuramoto x Dependência Científica ?!
Biblioteca Multimídia/CVSP-Brasil/UNA-SUS. Um ambiente que disponibiliza o acervo de produção científica da ENSP, documentos técnicos para acesso público,
Acesso Aberto à Informação Científica e Repositórios Institucionais
O que é a BDTD? Integração de iniciativas de Teses e Dissertações Controle da Produção Científica Brasileira Produtos e Serviços de Informação Biblioteca.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) Brasilia, de Março de 2016 Projeto BR-CRIS e Observatório.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Geral de Ação  Sistematização de acervos digitalizados para ampla disponibilização dos produtos.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Arquivos abertos e a democratização da informação científica Florianópolis, SC Maio, 2006 Simpósio Comunicação Científica: desafios da inclusão digital.
Transcrição da apresentação:

Novembro, 2008 Rio de Janeiro, RJ II CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA DE PUBLICACÕES ELETRÔNICAS NO CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO 2008 H ÉLIO K URAMOTO

Preço igual (EUA) USD $17,000 Pontiac G6

Despesas com publicações Recurso gasto pelas bibliotecas associadas à ARL com revistas e livros (Fonte: ARL). Entre 1986 e 2006 o índice de preços ao consumidor cresceu 78% enquanto o gasto com a manutenção das coleções de periódicos científicos cresceu 321%.

Motivação

Produção científica Recursos públicos Universidades Pesquisa Agências de fomento Pesquisador

Comunicação científica tradicional

Onde se encontram os resultados? Revistas científicas Teses Dissertações Livros ou capítulos de livros

Quem tem acesso a esses resultados?

Acesso Livre: o quê? Livre (custos), Livre (disponível) Imediato Permanente Texto completo Acesso em Linha

Acesso Livre: por que?

Acesso livre: como? Repositórios Institucionais Publicações periódicas de acesso livre Projeto de lei 1120/2007

Acesso Livre: incremento de citações Key Perspectives Ltd Range = 36%-200% (Data: Stevan Harnad and co-workers)

Ações IBICT em direção ao OA Lançamento do Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre Articulação com os diversos segmentos da comunidade científica visando sensibilizá-los quanto à importância do acesso livre Assinatura da Declaração de BerlimPL 1120/2007Construção do Portal Oasis.Br Construção de repositórios institucionais, temáticos e publicações eletrônicas Construção de uma incubadora de repositórios e publicações eletrônicas Absorção, customização e transferência de pacotes de software open source compatível com o modelo Open Archives

Toolbox DSPACE TOOLBOX DiCi SEER TEDE SOAC

IBICT Protocolo OAI-PMH Metadados: MTD-BR Protocolo OAI-PMH Metadados: ETD-MS Instituições NDLTD Modelo Open Archives: BDTD um exemplo de sucesso

Esquema Geral do modelo Open Archives Oasis. Br

BDTD no ranking ROAR* *ROAR : Registry of Open Access Repositories (

Repositórios de Acesso Livre: Posição brasileira no ranking* Fonte: Registry of Open Access Repositories (visto em: 24/09/2006)

Acesso Livre: mitos e verdades MITOS Acabar com o Portal da Capes Facilita o plágio Entregar as pesquisas brasileiras aos estrangeiros Piora a qualidade das publicações VERDADES Maximiza a visibilidade das pesquisas, dos autores e das universidades; Melhora a gestão da ciência; Acelera o desenvolvimento científico Maior transparência no investimento em ciência

Conclusão Os resultados obtidos pelo movimento global do acesso livre à literatura científica indicam que o Acesso Livre é inevitável e irreversível. O acesso livre promoverá: Maior disseminação das pesquisas ; Maior interação entre as comunidades científicas; Maior reflexão nas universidades Maior transparência e governança da ciência; O Acesso Livre beneficia os países de economia emergente. Portanto, deve ser o modelo a ser adotado.

OBRIGADO!!! Hélio Kuramoto Coordenador Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos Consolidados Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) SAS Quadra 02 Bloco H - 4. andar – Brasília, DF Blogs: