NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender?

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Transcrição da apresentação:

NÚMEROS DECIMAIS Mas afinal o que vamos hoje aprender? Identificar a décima e a centésima. Ler e escreve números decimais. Comparar e ordena números decimais. Completar sequências de números na recta graduada. Resolver situações problemáticas.

NÚMEROS DECIMAIS Não existem só números inteiros 1,2,3,4 ... . Entre o 1 e o 2 existem vários valores: (1,1 / 1,2 / 1,3 / 1,4 / 1,5 / 1,6 / 1,7 / 1,8 / 1,9) Repara na tua régua. Entre os valores inteiros vês alguns valores intermédios? São os números decimais!

NÚMEROS DECIMAIS 0,5 1 1,5 2,5 3,5 4,5 5,5 2 3 4 5 6 Desenha a tua régua no caderno e assinala os números decimais: 4,9 2,4 4,1 3,3 1,7 5,5 0,5

NÚMEROS DECIMAIS 0,5 1 1,5 2,5 3,5 4,5 5,5 2 3 4 5 6 2,4 4,9 3,3 4,1 1,7 5,5 0,5

A DÉCIMA Para saber quanto é uma décima tenho que dividir a minha unidade em 10 partes iguais. Dividimos o papel em 10 partes iguais e depois vamos marcar as quatro décimas pintadas A D. Ana Bela disse-nos que já tinha pintado quatro décimas da fita de papel cenário da turma 3º C. Como posso eu saber que parte do papel ela já pintou? Já sei!

A DÉCIMA Para saber quanto é uma décima tenho que dividir a minha unidade em 10 partes iguais. Dividimos o papel em 10 partes iguais e depois vamos marcar as quatro décimas pintadas A D. Ana Bela disse-nos que já tinha pintado quatro décimas da fita de papel cenário da turma 3º C. Como posso eu saber que parte do papel ela já pintou? Já sei! O,1

A DÉCIMA Para saber quanto é uma décima tenho que dividir a minha unidade em 10 partes iguais. Dividimos o papel em 10 partes iguais e depois vamos marcar as quatro décimas pintadas A D. Ana Bela disse-nos que já tinha pintado quatro décimas da fita de papel cenário da turma 3º C. Como posso eu saber que parte do papel ela já pintou? Já sei! O,2

A DÉCIMA Para saber quanto é uma décima tenho que dividir a minha unidade em 10 partes iguais. Dividimos o papel em 10 partes iguais e depois vamos marcar as quatro décimas pintadas A D. Ana Bela disse-nos que já tinha pintado quatro décimas da fita de papel cenário da turma 3º C. Como posso eu saber que parte do papel ela já pintou? Já sei! O,3

A DÉCIMA Para saber quanto é uma décima tenho que dividir a minha unidade em 10 partes iguais. Dividimos o papel em 10 partes iguais e depois vamos marcar as quatro décimas pintadas A D. Ana Bela disse-nos que já tinha pintado quatro décimas da fita de papel cenário da turma 3º C. Como posso eu saber que parte do papel ela já pintou? Já sei! O,4

Nós podemos pintar o resto da fita de papel cenário!! A DÉCIMA Cada parte é uma décima! Podemos escrever este valor de várias formas. Vejam ... 1 décima 0,1 = 1 __________ 10 Nós podemos pintar o resto da fita de papel cenário!! O,4

A DÉCIMA E que parte do papel nos falta pintar? Deixa-me pensar ... Já pintaram 4 décimas. Para chegar a 10décimas falta ... 1 décima 0,1 = Nós podemos pintar o resto da fita de papel cenário!! 1 __________ 10 6!! Faltam-nos pintar 6 décimas do papel cenário!! O,4

A DÉCIMA Vamos então contá-las e ver como se podem escrever. 1 décimas = 0,1 1 __________ 10 O,6 O,4

A DÉCIMA Vamos então contá-las e ver como se podem escrever. 2 décimas = 0,2 2 __________ 10 O,6 O,4

A DÉCIMA Vamos então contá-las e ver como se podem escrever. 3 décimas = 0,3 3 __________ 10 O,6 O,4

A DÉCIMA Vamos então contá-las e ver como se podem escrever. 4 décimas 0,4 = 4 __________ 10 O,6 O,4

A DÉCIMA Vamos então contá-las e ver como se podem escrever. 5 décimas 0,5 = 5 __________ 10 O,6 O,4

A DÉCIMA Vamos então contá-las e ver como se podem escrever. 6 décimas 0,6 = 6 __________ 10 O,6 O,4

A DÉCIMA 10 décimas = 1 unidade + 0,4 0,6 = 1 unidade