Sistemas de Informação Inteligentes Aula 1 Nadilma Nunes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um pouco mais de cardinalidade e Relacionamentos
Advertisements

Agenda Introdução Justificativa Objetivo Detecção de Spam
Administração de Sistemas de Informação
INTELIGÊNGIA COMPUTACIONAL
Felipe Carvalho – UFES 2009/2
HAC MD -junho/ Noções de algoritmos e estudo de casos das principais tarefas de Mineração de dados.
Exercício 1 Rodar o algoritmo de classificação J4.8 do Weka variando:
1 Mineração de Dados - Trabalho Final junho/julho de 2008 Selecionar um arquivo de dados entre os sugeridos no repósitório UCI (
Aprendizado de Máquina
Mineração de Dados ou Descoberta de conhecimento em BDs
Jacques Robin, Francisco Carvalho, Flávia Barros
Weka Coleção de algoritmos de aprendizado de máquina implementado em Java Tanto é API como aplicativo!!! Open source software Framework para o desenvolvimento.
Data Mining com a Ferramenta Weka
KDD + IA Técnicas de IA em Descoberta de Conhecimento em Bancos de Dados set/2002.
DATA MINING Inteligência Artificial
Classes e objetos Modelagem
INF 1771 – Inteligência Artificial
INF 1771 – Inteligência Artificial
Introdução a Programação
INF 1771 – Inteligência Artificial Aula 19 – Bibliotecas e Ferramentas para Aprendizado de Máquina Edirlei Soares de Lima.
Aprendizado de Máquina
Data Mining, Data Warehousing e OLAP
Aula Prática Classificação
Link Mining Víctor Medeiros.
Aprendizado Baseado em Instâncias – Algoritmo k-NN
1 Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados por Algoritmos Genéticos Prof. Marco Aurélio C. Pacheco.
Sistema Recomendador para Comércio Eletrônico
Laboratório de Programação I Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação.
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Gerenciamento de Dados
Mini testes A apresentar na aula da semana a seguir à data descrito em cada teste. As respostas não devem exceder mais do que duas páginas A4.
INFERÊNCIAS SOBRE OS PERFIS DE VESTIBULANDOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CEFET-MG UTILIZANDO A FERRAMENTA WEKA DE DATAMINING Aluna: Lúcia Salomé de Aguilar.
Capacidades do Data Warehouse
Sistemas Inteligentes
Aprendizado de Máquina - Introdução
Data Mining: Conceitos e Técnicas
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
IA - Prof. Paulemir Campos
Programação Orientada à Objetos
O Processo de KDD Data Mining SUMÁRIO - AULA1 O processo de KDD
Marcus Sampaio DSC/UFCG. Marcus Sampaio DSC/UFCG Etapas do Processo.
A abordagem de banco de dados para gerenciamento de dados
Sistemas Baseados em Aprendizado (Aprendizado de Máquina)
DATA MINING Fabiany Lamboia Luciano Machado Pereira Fabiany Lamboia Luciano Machado Pereira.
WEKA Jacques Robin João Batista Marcelino Pereira junho/2001.
Projeto Final MCI 2004 Filtragem de s Agente de Classificação de SPAM.
Mineração de Dados: Classificação e Predição
O paradigma Indutivo Álvaro Degas
RequisitePro Ismênia Galvão Lourenço da Silva ANÁLISE E ESPECIFICAÇÃO DE REQUISITOS CENTRO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.
Banco de dados 1 Modelagem de Dados Utilizando MER
Marcus Sampaio DSC/UFCG. Marcus Sampaio DSC/UFCG URL: Função: Classificação Técnica: Árvore de Decisão.
SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO - SAD
24/4/2015IA - Prof. Paulemir Campos1 WEKA UPE – Caruaru – Sistemas de Informação Disciplina: Inteligência Artificial Prof.: Paulemir G. Campos.
Mineração de Dados: Introdução
Software Weka Waikato 2004, Witten & Frank 2000.
Universidade Federal do Paraná
HAC 1 MD - junho/2008 Tecnologias de suporte à Mineração de Dados Gerenciamento de dados Data Warehouse OLAP Arquiteturas Visualização Sistemas de Suporte.
Introdução à Inteligência Artificial Fundamentos Prof. Horácio.
Classificação de Textos
Projeto de Banco de Dados
DATA MINING: Conceitos e Principais Técnicas Seminário da disciplina IN940 - Banco de Dados Estudante: João Sedraz Professores: Ana Carolina | Fernando.
Department of Computer Science, University of Waikato, New Zealand Eibe Frank WEKA: Ferramenta para Aprendizado de Máquina O Explorer Classificação e Regressão.
Sistemas de Informação Inteligentes Aula 1 Nadilma Nunes
Mineração de Dados Classificação Felipe Carvalho – UFES 2009/2.
INTRODUÇÃO THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 01 JOINVILLE 2015 Universidade do Estado de Santa Catarina – CCT/UDESC.
Aula Pratica Aprendizagem WEKA Prof. Ivan Gesteira Costa Filho Centro de Informática Universidade Federal de Pernambuco.
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Laboratório de Mídias Sociais
DSI – Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informação Inteligentes Aula 1 Nadilma Nunes

Aula Passada... Data Mining: processo de exploração de grandes quantidades de dados a fim de detectar novos subconjuntos de dados. Compreender o domínio da aplicação Entender as expectativas do usuário final do processo. Criar/selecionar uma coleção de dados para aplicação Transformar os dados (encontrar atributos úteis e interessantes).

Aula passada... Tarefas principais: – Classificação: aprendizado de uma função que mapeia um dado em uma de várias classes conhecidas. – Regressão (predição): aprendizado de uma função mapeia um dado em um valor real. – Deteção de desvios: identificação de dados que deveriam seguir um padrão mas não o fazem

Hoje... A ferramenta WEKA Exemplo prático de Data Mining

WEKA Weka é um Software livre do tipo open source para mineração de dados, desenvolvido em Java, dentro das especificações da GPL (General Public License). O sistema foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade de Waikato, Nova Zelândia. Ao longo dos anos se consolidou como a ferramenta de data mining mais utilizada em ambiente acadêmico. Seu ponto forte é a tarefa de classificação, mas também é capaz de minerar regras de associação e clusters de dados.

WEKA Livro para conhecer melhor a ferramenta

Agora mostraremos um exemplo prático de utilização da Weka: – Será realizada a mineração de um classificador! Porém... antes é preciso falar um pouquinho sobre classificação...

Classificação Objetivo: a partir de um banco de dados contendo objetos pré- classificados (objetos cuja classe é conhecida), construir um modelo que seja capaz de classificar automaticamente novos objetos (objetos cuja a classe é desconhecida) em função de suas características. Exemplo - Mineração do BD de uma seguradora: – Sexo feminino : “não se envolve em acidente” – Sexo masculino e idade superior a 25 anos : “não se envolve em acidente”. – Sexo masculino e idade igual ou inferior a 25 anos: “se envolve em acidente” O modelo pode ser usado para a empresa prever a classe de um futuro cliente. A classificação é uma tarefa preditiva.

Como Minerar Dados? (Técnicas de Data Mining) O conceito de técnica de mineração de dados é diferente do conceito de tarefa. – Cada tarefa de mineração de dados possui um conjunto de técnicas associadas, que representam os algoritmos que podem ser empregados para a sua execução.

Como utilizar a WEKA? Primeiro, ter uma base de dados no formato arff. – O formato arff é utilizado como padrão para estruturar as bases de dados manipuladas pela Weka

Como utilizar a WEKA? Base de dados WEKA: corresponde a um arquivo texto contendo um conjunto de registros, precedido por um pequeno cabeçalho.

Como utilizar a WEKA? Exemplo: weather.arff

Como utilizar a WEKA?

A base de dados para classificação deve conter: – um ou mais atributos preditivos. – um atributo especial, denominado atributo classe (ou atributo alvo), sempre do tipo discreto. – Exemplo - BD de uma locadora de veículos – A ideia é minerar um modelo que classifique o cliente como “cliente de carro nacional” ou “cliente de carro importado” em função de sua “idade” e “renda”.

Classificador Mostraremos agora como minerar um classificador, sobre a base de dados da locadora de veículos, usando a técnica de árvores de decisão. – Domínio da aplicação: Locadora de Veículos – Expectativas do usuário: Redirecionar os clientes para maiores lucros

Classificador PASSO 1: antes de começar o processo, precisamos gerar uma versão arff da base que iremos minerar.

Classificador PASSO 2: abrir a Weka Explorer (GUI para mineração de dados)

Classificador PASSO 3: abrir a base de dados

Classificador PASSO 3: abrir a base de dados

Classificador

Podemos explorar a base de dados antes de minerá-la.

Classificador

PASSO 4: Seleção da aba “Classify” para a mineração do classificador.

Classificador PASSO 5: Escolha do algoritmo de classificação – Dentre as técnicas que podem ser utilizadas, encontram-se: Naïve Bayes Árvores de Decisão (nossa escolha nessa apresentação!) Redes Neurais k-Nearest Neighbor Support Vector Machines.

Classificador PASSO 5: Escolha do algoritmo de classificação. – Optamos pelo algoritmo J48 para mineração de árvores de decisão

Classificador PASSO 6: Configurar parâmetros e disparar o algoritmo!

Classificador

Sobre a WEKA Embora seja normalmente utilizada para fins didáticos, possibilita a mineração de bases reais. Muitos papers científicos relatam experiências onde a ferramenta foi aplicada de forma bem sucedida sobre bases de diferentes domínios.

Sobre a WEKA Mostramos apenas um exemplo, usando um algoritmo! – A Weka tem dezenas de algoritmos implementados! – E pode minerar regras de associação e clusters de dados, além de classificadores. Outra coisa muito boa é que você pode integrar os algoritmos implementados na Weka nos programas Java criados por você.

Projeto para NP2 06/09: Definir o grupo (no máximo 4 pessoas), definir o domínio do problema e a expectativa do usuário final. 27/09: Qual tarefa e qual técnica será utilizada e por quê? 01/11: Criar uma base de dados (com pelo menos 5 atributos preditivos) e imprimir a visualização da árvore. 29/11: Entrega de um relatório escrito com passo a passo do trabalho.