ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Arquiteturas Programáveis de uma Máquina de Inferência Fuzzy em Tecnologia CMOS Autor: Leonardo Mesquita Orientador:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Tecnologia de Comando Numérico
Sensor de Carga de Bateria de Automóvel utilizando o CI “LM3914”
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 5.a Aula – Transformada Z.
Lógica de Programação Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 4 Entrada/Saída.
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
Lógica Difusa (Fuzzy). Lógica tradicional x Lógica difusa Lógica tradicional (Aristóteles) –Uma proposição = dois estados possíveis (V ou F) –Pode ser.
Lógica Fuzzy Aplicada a Sistemas de Diagnóstico
Introdução a Sistemas Fuzzy no Matlab e uso do Simulink
Sistemas especialistas Fuzzy
Ronaldo Gilberto de Oliveira
Projeto 1.
Sistemas Baseados em Lógica Fuzzy
Profa. Silvia Modesto Nassar
Regressão Linear Aula 09 Prof. Christopher Freire Souza
5. MODELAGEM: PLANTAS E PROCESSOS - 1
1. SINAIS Contém informações sobre uma variedade de coisas e atividades em nosso mundo físico. PROCESSAMENTO DE SINAIS Ato de extrair as informações necessárias.
Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial Prof. Leo Weber
4. TEORIA DOS CONJUNTOS FUZZY - 1
Projeto de um controlador de temperatura
1.1. CONTROLE DIGITAL SISTEMAS DE CONTROLE DIGITAL podem executar duas funções: SUPERVISÃO (externa à malha de realimentação): sincronismo de tarefas,
Modelamento do conversor
Inteligência Artificial
Prof. Dr. Cairo L. Nascimento Jr.
Laboratório de Máquinas Inteligentes – LMI/ITA
Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA3
Estruturação e Desenvolvimento de
Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA Divisão de Ciência de Engenharia Eletrônica e Computação EE-09 Inteligência Artificial Prof. Adilson Marques.
Motores de Passo: descrição, operação e acionamento.
Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
Processadores – Aula 3 Professor: André Luis Meneses Silva
Arquitetura de Computadores
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Modelagem, Análise e Decisão em Sistemas de Transporte Ferroviário
Transistor Bipolar de Junção TBJ
Relação entre Mintermos, Maxtermos e Tabela Verdade
Gilmar Cação Ribeiro Maxweel S. Carmo
ANÁLISE DE UM SISTEMA MULTI-ELETRODOS EM PROCESSOS ELETROQUÍMICOS Vinicius Flores Resumo A utilização de multi-eletrodos no estudo de processos eletroquímicos.
INF 1771 – Inteligência Artificial
INVERSOR PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Transistor de Efeito de Campo MOS (MOSFET) – Parte II
Rogério Vargas Sistemas Fuzzy Rogério Vargas
Introdução à Automação
Uma Abordagem Híbrida Fuzzy-Bayesiana para Modelagem de Incertezas
UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA (ULA)
Sistemas Microprocessados e Microcontrolados
UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Curso: Engenharia Elétrica
Controle Digital Prof. Flávio Vidal, MSc..
Luis Filipe de F. P. Wiltgen Barbosa1, Francisco E. D. F
Regras e Desfuzzificação:
UNIDADE LÓGICA ARITMÉTICA (ULA)
– Tópicos em Controle e Automação Victor Rafael R. Celestino
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Atualmente, aproximadamente 70% da produção nacional de óleo é proveniente de poços operados por injeção contínua de gás (gas-lift).
Circuitos Integrados Digitais ELT017
Controle de Processos por Computador
DETERMINAÇÃO AUTOMÁTICA DA MATRIZ CARACTERÍSTICA DE UM SISTEMA RLC SÉRIE EM CASCATA E DE GRANDE PORTE PARA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE REDUÇÃO DE ORDEM PET.
Root-Locus Introdução Regras para construção do root-locus para
Inteligência artificial (IA)
Colégio da Imaculada Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática
Proposta de projeto para Engenharia de Software Educativo Software para estudo de funções de segundo grau (Parábolas) Equipe: Bruno Jamir (bjs) Gustavo.
Germano Maioli Penello
1 Eletrônica II Germano Maioli Penello Aula 05 II_ html.
1 Eletrônica II Germano Maioli Penello II _ html Aula 17.
Prof. Dr. Mário Luiz Tronco
ECA-703 AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS
Circuitos Digitais Prof. Marcio Cunha Aula 01 – Introdução à Eletrônica Digital.
Escalonamento de Operações de Reconfiguração Dinâmica Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Aluno: Ricardo Ferreira Orientador:
Ciência da Computação Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Aula 07 Inferência Difusa Sistemas de Controle Difuso Max Pereira.
Universidade do Sul de Santa Catarina Ciência da Computação Técnicas de Inteligência Artificial Aula 08 Conjuntos Difusos Max Pereira.
Transcrição da apresentação:

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Arquiteturas Programáveis de uma Máquina de Inferência Fuzzy em Tecnologia CMOS Autor: Leonardo Mesquita Orientador: Prof. Osamu Saotome Co-orientador:Prof. Galdenoro Botura Jr.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Roteiro de Apresentação Motivação e objetivos. Lógica difusa. Microprocessador baseado em lógica difusa. –Blocos constituintes. Arquitetura proposta da máquina de inferência. Circuitos projetados e implementados. –Membership function circuit: mfc 1 e mfc 2. –Circuito de máximo e circuito de mínimo. –Unidade de regra. Resultados dos testes. Conclusões. Trabalhos futuros.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Motivação e Objetivos Atuar em projetos de sistemas de controle que utilizam metodologias de controle baseada na teoria da lógica difusa. O objetivo principal é desenvolver blocos que poderão ser utilizados como parte constituinte de uma máquina de inferência. Todos os blocos devem ser desenvolvidos em hardware analógico.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Lógica Difusa Proposta por Lofti Zadeh em É uma lógica de múltiplos valores que pode ser utilizada para resolver problemas de controle onde a modelagem do mesmo é muito difícil de ser obtido pelo método clássico devido às suas não-linearidades, às variações de processo ao longo do tempo ou à própria imperícia humana em se obter um modelo que represente o sistema.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Aplicações de Sistemas Baseados em Lógica Difusa 19% 44% 30% 7%

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Microprocessador Baseado em Lógica Difusa Converte o valor da variável de entrada para o seu correspondente valor difuso. O mapa de regras difusas deverá ser preenchido durante a identificação do sistema. Converte o conjunto difuso, que representa a possível ação de controle a ser tomada, em um valor real que melhor representa tal conjunto.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Arquitetura Proposta da Máquina de Inferência

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Membership Function Circuit – mfc 1 Gerar funções de pertinência do tipo triangular ou trapezoidal. Ocupar pouca área de silício. Arquitetura completamente modular.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito de Distribuição de Correntes Viabilizar o deslocamento do sinal de entrada em intervalos de corrente pré- determinados quanto ao valor inicial e final dos mesmos.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Resultados de Simulação -M s e M r ativados. - O sinal de entrada é deslocado em intervalos de 20(  A). -M s e M r desabilitados. - O sinal de entrada é deslocado em intervalos de 10(  A).

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito de Célula Básica Possui a função de gerar segmentos de reta com inclinações contrárias. EC1EC2

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Resultado de Simulação Quando |I del(n) –I del(n+1) | = I ref Função de pertinência gerada possui a forma triangular. Quando |I del(n) –I del(n+1) | > I ref Função de pertinência gerada possui a forma trapezoidal. O valor da base menor do trapézio é dado por: |I del(n) –I del(n+1) | - I ref base menor = |I del(n) –I del(n+1) | - I ref

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito Somador Proposto para unir segmentos de reta com inclinações contrárias produzidos por células básicas adjacentes. O sinal de saída produzido por este circuito representa a função de pertinência produzida pelo mfc 1 e a equação que define a mesma é:

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito Esquemático e Resultado de Simulação

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Membership Function Circuit – mfc 2 O usuário programa a forma da função de pertinência: tipo triangular, trapezoidal, “Z” ou “S”. O usuário programa a inclinação da função gerada. O usuário programa o deslocamento da função dentro do seu intervalo de existência. O usuário programa a altura da função de pertinência gerada.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Blocos Consituintes do Fuzificador mfc 2

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Possui a função de gerar dois segmentos de reta com inclinações contrárias. I pos = I in I neg = I e - I pos Célula central Resultados de simulação obtidos para um sinal de entrada variando linearmente entre [0, 10](  A) e para uma corrente I e = 10(  A).

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito Escalonador Programável Alterar as inclinações dos segmentos de reta produzidos pelo circuito célula central. programaçãoVa(V)Vb(V)Isaída 100Iin 2502Iin 305Iin 4553Iin Dependendo da programação o circuito escalonador altera a inclinação do sinal de saída.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuitos Aritmético e Módulo O circuito aritmético possui a função de unir os segmentos de reta oriundos dos circuitos escalonadores. O circuito módulo é utilizado para realizar a função módulo no sinal de corrente oriundo do circuito aritmético e também é utilizado para programar a forma da função. m 1 = razão de espelhamento programada no circuito escalonador 1. m 2 = razão de espelhamento programada no circuito escalonador 2.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito Ceifador Possui a função de limitar o valor máximo que a função de pertinência pode alcançar. A equação de saída deste circuito que representa a função de pertinência gerada pelo circuito mfc 2.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Resultados de Simulação do mfc 2 Programação da forma da função de pertinência.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Resultados de Simulação do mfc 2 Alteração da inclinação da função de pertinência. Deslocamento da função de pertinência dentro do seu universo de discurso.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito de Mínimo Possui a função de calcular o grau de ativação da regra e realizar a implicação difusa. I OUT = min(I X, I Y ) = I X  (I X  I Y ) Operação do circuito de mínimo sendo realizada entre um sinal triangular e um sinal variando linearmente entre [0, 10] (  A).

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito de Máximo Realiza a operação de agregação em uma máquina de inferência. I OUT = max(I X, I Y ) = I Y + (I X  I Y ) O resultado de simulação foi obtido utilizando-se como sinais de entrada dois sinais trapezoidais que variam entre [0, 10](  A) parcialmente sobrepostos.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Fotografia dos Circuitos Integrados Desenvolvidos Tecnologia de integração: CMOS 0,8  m da AMS. Todos os chips foram desenvolvidos com o apoio do programa PMU/FAPESP. –FAPESP75, FAPESP76, FAPESP78. Célula Básica Circuito Somador Circuito de distribuição de Correntes

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito mfc 2

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuitos de Máximo e de Mínimo Circuito de máximo Circuito de mínimo

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Resultados de Teste dos Circuitos Desenvolvidos Circuito Fuzificador mfc 1 Bloco de distribuição de correntes Parâmetros utilizados para realizar a caracterização do deste circuito. Iin [0,30] (  A) Idesl 10 (  A) R carga 100(K  ) Números de saídas03 Área de silício0,17 X 0,07 (mm 2 ) Número de transistores21 Tecnologia CMOS 0,8  m AMS

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Bloco de célula básica Parâmetros utilizados para realizar a caracterização do deste circuito. Resultados de Teste dos Circuitos Desenvolvidos Circuito Fuzificador mfc 1 Iin [0,10] (  A) Iref 10 (  A) R carga 100(K  ) Área de silício0,08 X 0,02 (mm 2 ) Número de transistores10 Tecnologia CMOS 0,8  m AMS

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Bloco somador Resultados de Teste dos Circuitos Desenvolvidos Circuito Fuzificador mfc 1 Parâmetros utilizados para realizar a caracterização do deste circuito. Iin [0,10] (  A) Icorte 10 (  A) R carga 100(K  ) Área de silício0,16 X 0,07 (mm 2 ) Número de transistores15 Tecnologia CMOS 0,8  m AMS

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito Fuzificador mfc 2 Funções de Pertinências

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito Fuzificador mfc 2 Alteração de Inclinação e Deslocamento circuito escalonador programável razão 1:3 circuito escalonador programável razão 1:2 circuito escalonador programável razão 1:1 escalonador (1)  razão 1:1 escalonador (2)  razão 1:1 escalonador (1)  razão 1:1 escalonador (2)  razão 1:2 escalonador (1)  razão 1:1 escalonador (2)  razão 1:3

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito de Mínimo Equação Iout = min(Ix, Iy) = Ix  (Ix  Iy) Corrente de entrada (máxima) 10 (  A) Números de entradas02 Área de silício0,135 X 0,07 (mm 2 ) Número de transistores20 Tecnologia CMOS 0,8  m AMS Principais características e parâmetros utilizados para realizar a caracterização do circuito de mínimo.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Circuito de Máximo Equação Iout = max(Ix, Iy) = Iy + (Ix  Iy) Corrente de entrada (máxima) 10 (  A) Números de entradas02 Área de silício0,077 X 0,085 (mm 2 ) Número de transistores14 Tecnologia CMOS 0,8  m AMS Principais características e parâmetros utilizados para realizar a caracterização do circuito de máximo.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Unidade de Regra

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Unidade de Regra Número de entradas02 Número de saídas01 Número de transistores268 Tecnologia CMOS 0,8  m AMS

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Conclusões Máquina de inferência com alto grau de programabilidade. Circuito fuzificador mfc 1. –Modularidade. –Programa funções do tipo triangular e trapezoidal. Circuito fuzificador mfc 2. –Modularidade. –Programa funções do tipo triangular, trapezoidal, “Z” ou “S”. –Programa o deslocamento da função dentro do seu universo de discurso. –Programa a inclinação da função gerada. Todos os circuitos operam em modo corrente. Todos os circuitos foram fabricados em tecnologia CMOS 0,8  m da AMS.

ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica Trabalhos Futuros Implementar um circuito que realize a operação de defuzificação. Integrar em uma única pastilha de silício um microprocessador baseado em lógica difusa. Desenvolvimento de um programa para realizar projetos de microprocessadores difusos baseados nas céulas analógicas desenvolvidas neste trabalho. Estudo de modificações na arquitetura proposta buscando diminuir o número de unidades de regra necessárias para implementar um microprocessador difuso. Estudar a possibilidade da utilização dos blocos desenvolvidos em aplicações de controle adaptativo.