O ESTADO ISLÂMICO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Organização das Nações Unidas
Advertisements

Tecnologia Bélica Os países que mais produzem armas tem a intenção do negócio e da intimidação para manter ou criar um poder sobre os demais. A.
Sociólogo Demétrio Magnoli 4:58...
TRABALHO CONFLITO NA ÁSIA
AL QAEDA E TALEBAN.
ORIENTE MÉDIO: “um barril de pólvora”
ESTADOS UNIDOS X UNIÃO SOVIÉTICA
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: IMPÉRIO ÁRABE I OBJETIVOS RELACIONAR.
Geopolíticas Asiáticas
Em nome de Deus, clemente e misericordioso. Operação trens da morte
Repressão e violência na Síria
2º Guerra Mundial.
Organizações Internacionais e Regionais
Descolonização Afro-Asiática
2ª Guerra Mundial.
PODER PARALELO.
Em 1936, Hitler e Mussolini firmaram um acordo de apoio mútuo chamado de Eixo Roma-Berlim. Em 1940, os dois paises selaram com o Japão o Pacto Anti-Komintern,
AULA 11 02/06/2014 Professor Viegas Fernandes da Costa.
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Curdos.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 – 1945)
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
ÁFRICA Conflitos e tensões
História do Oriente.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
ÍNDIA.
“Não há nenhum Deus senão Allah, e Muhammad é o seu Profeta.”
Estrutura Complexidade: religioso, econômico, político, energético, local (interno), global (externo). O Choque de Civilizações A construção do Estado.
Iugoslávia País formado pós 1º Guerra Mundial (fim do Império Austro-Hungaro) unindo seis nações: Croácia, Eslovênia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Macedônia.
Fonte: Grande Reportagem, 17 de abril de 2004
Jerusalém Meca Aparecida do Norte POVO CURDO.
Conflitos Nacionais na África.
1) Recentemente um grande número de protesto acorreram e ainda ocorrem no território brasileiro. O que deu origem a estes protestos e quais foram as principais.
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁSIA
O CONFLITO ÁRABE ISRAELENSE
REVOLUÇÃO CHINESA Revolução Chinesa
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
Em 2014, o mundo tem um califado islâmico.
ORIENTE MÉDIO.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
O Oriente Médio A Questão Palestina.
ORIENTE MÉDIO – IMPORTÂNCIA GEOPOLÍTICA
Um panorama nacional e internacional
História já ! O tempo presente
A GUERRA FRIA
Conflitos no campo.
Conflitos Regionais no Mundo A Guerra do Líbano
FUNDAMENTALISMO ISLÂMICO
ESTADO ISLÂMICO.
A Primavera Árabe e sua relação com o Estado Islâmico Prof. Igor Alves
Primavera árabe Levantes no mundo Árabe: da Revolução do Jasmim aos bombardeios da OTAN Professor Reginaldo Geopolítica/Atualidades.
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
Fundamentalismo religioso mortal. Contexto Histórico No dia 29 de junho de 2014, Abu Bark Al-Baghdadi, líder do grupo terrorista sunita Estado Islâmico.
Segunda Guerra Mundial ( ). Causas Vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Primavera Árabe  Onda de protestos, revoltas e revoluções populares contra governos do mundo árabe que eclodiu em 2011.
Terrorismo  Definição atual: “Terrorismo é o uso da violência por um sub-grupo do Estado para inspirar o medo através de ataques a civis e/ou alvos significativos,
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. O Estado Islâmico Nome Oficial  Estado Islâmico do Iraque e do Levante (Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e.
 Cáucaso: região de grande diversidade étnica, teve duas influências religiosas fundamentais: a cristã ortodoxa e a islâmica. Os conflitos atuais dessa.
A guerra Civil da Síria.
GEOPOLÍTICA PROFESSOR JHONNY. Islamismo  Religião monoteísta, fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, chamado pelos ocidentais de Maomé.  A palavra.
GEOGRAFIA Professor Juan Dorado Licenciado em Geografia - Universidade Federal Fluminense - UFF Bacharel em Geografia - Universidade Federal Fluminense.
ATUALIDADES ENEM: GUERRA CIVIL NA SÍRIA CIC/2016.
A AMEAÇA DO TERRORISMO DESTRUIÇÃO Os atentados de Casablanca, Marrocos, em maio de 2003, causaram 44 mortos. Fonte: Grande Reportagem, 17 de abril de 2004.
Transcrição da apresentação:

O ESTADO ISLÂMICO

O ESTADO ISLÂMICO: ORIGEM Grupo terrorista Estado Islâmico (EI), conhecido também pela sigla EIIL (Estado Islâmico do Iraque e Levante – em inglês ISIS); Surgimento após a invasão dos EUA ao Iraque, entre 2003 e 2004 (conflito entre 2003 e 2011), sendo uma dissidência da Al Qaeda.

O ESTADO ISLÂMICO: FORTALECIMENTO A partir de 2011, com a eclosão da Guerra Civil na Síria, o Estado Islâmico liderado por Abu Bakr al Baghdadi (autoproclamado califa da região situada ao noroeste do Iraque e em parte da região central da Síria), começou a ganhar força.

O líder atual: Abu Bakr al Baghdadi

O ESTADO ISLÂMICO: AVANÇO Guerra civil na Síria: mais de 210 mil pessoas foram mortas desde o início da guerra, até 02/2015. Os protestos se iniciaram pacificamente em janeiro de 2011, se tornando luta armada em Março; Hafez al-Assad esteve no poder por trinta anos, e seu filho, Bashar al-Assad, tem se mantido no poder com mãos firmes desde o ano de 2000.

ATENÇÃO: em votação no Conselho de Segurança da ONU, Rússia e China vetaram uma possível intervenção militar na Síria em 2012. Desde então, outras três resoluções também foram vetadas.

O ESTADO ISLÂMICO: OBJETIVO Fundação de um Estado islâmico, estabelecendo-se como um califado liderado por um grupo de autoridades religiosas sob o comando de um líder supremo, o califa, que se acredita ser o sucessor de Maomé; Em junho de 2014, o EIIL publicou um documento em que afirmava ter rastreado a linhagem de seu líder al-Baghdadi até Maomé, proclamando assim um novo califado; Como califa, ele exigiu a lealdade e obediência de todos os muçulmanos do mundo, de acordo com a jurisprudência islâmica.

O ESTADO ISLÂMICO: LEALDADE BOKO HARAM (Nigéria): “Nós anunciamos nossa fidelidade ao califa... e iremos ouvi-lo e obedecê-lo em tempos de dificuldade e de prosperidade”.

O ESTADO ISLÂMICO: RECRUTAMENTO Segundo as potências ocidentais, o grupo é a maior ameaça desde o surgimento da Al Qaeda, de Osama Bin Laden; Motivo: pregam uma nova forma de terrorismo sem fronteiras e estão atraindo a atenção de muitos jovens muçulmanos ocidentais, dispostos a se alistarem. Abu Qassem Brazili Brian

A OFENSIVA OCIDENTAL CONTRA O ESTADO ISLÂMICO Em agosto de 2014, os EUA e aliados iniciaram os ataques aéreos contra instalações do Estado Islâmico no Iraque e na Síria.