Uma história de resistência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1914 – 1918.
Advertisements

DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Independência da América Latina
A Primeira Guerra Mundial
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
A ERA ESTALINISTA NA URSS
NAZISMO.
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
O MUNDO ATUAL.
Nazismo e Fascismo.
CONFLITOS EUROPEUS.
Região, Regionalização e regionalismos
Região, Regionalização e regionalismos
Região, Regionalização e regionalismos
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
CONFLITO BASCO.
O Fascismo na Península ibérica
Península Balcânica.
Colégio Militar de Belo Horizonte - História - 3ª ano
GUERRA CIVIL ESPANHOLA
Capítulo 7 Debatendo questões da população europeia
PODER PARALELO.
A QUESTÃO BASCA.
Capitulo 1- Povos e Nações
O menino do pijama listrado
CONFLITOS DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
IMPERIALISMO OU NEOCOLONIALISMO
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
CAP. 2 – Os países hispano-americanos no início do século XX
Irlanda do Norte e País Basco
História e Geografia de Portugal
22/11/2014História profª Suzana 8ª s1 NAZISMO FASCISMO.
Curdos.
O acontecimento que inspirou o conhecido quadro de Picasso foi a própria cidade de Guernica, capital da província Basca, a qual a 26 de Abril de.
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
Cordão Sanitário. Cordão Sanitário * Na Europa, a crise do liberalismo foi combatida com a organização de Estados forte, com alta concentração de poderes.
Historicamente o Cubismo originou-se na obra de Cézanne,
Episódios da Guerra Fria
Resumo Em 1930, por meio da “Revolução de 1930”, Getúlio Vargas chega ao poder, e coloca fim à República Velha (ou política do café-com-leite), e consequentemente.
Assim como a América do Sul e Central e Ásia, a África também foi colonizada pelos europeus, fato comum entre os citados é que todos foram colônias de.
conflito da Irlanda do norte
Após as forças antimonarquistas proclamarem a República na Espanha em 1931, a direita se organizou para tirar do poder o novo governo formado por socialistas.
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Independência dos Estados Unidos
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
GUERRA DO VIETNÃ.
Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945)
ARTE Formato do ENEM.
1 Estados totalitários II-A expansão 1- General Carmona entrega a economia portuguesa a Oliveira Salazar que organiza o pais nos moldes fascistas em 1932.
…um pintor que se chamava…
Revolução Russa.
NACIONALISMOS E SEPARATISMOS
DA UNIÃO IBÉRICA À RESTAURAÇÃO
DADAÍSMO Duchamp.
Fenando José de Goya.
A desintegração da Iugoslávia – um exemplo de reconfiguração/fragmentação espaço-territorial no contexto da globalização A globalização deve ser visualizada.
O país Basco (Espanha) 1959 Surge o grupo armado ETA (Euskadi ta Askatasuna) Luta por meio pacíficos por maior autonomia da região Luta contra o regime.
Europa no século XIX História Atualizado em 14 de dezembro de 2011
A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL ( ) Do avanço fascista ao Dia D
Luta pela emancipação política nas Américas
 O Tratado de Versalhes foi importante para o surgimento do Nazismo  Líder: Adolf Hitler  Local: Alemanha  Alemanha: inflação, dívida externa, desemprego,
Tema: Conflitos Regionais
ÍNDICE “UMA CONTINUAÇÃO DA ANTERIOR” A GUERRA (1939–1945)
GUERRAS E CRISES: MARCAS DO SÉCULO XX
O Mundo Entreguerras A Itália e a Alemanha. ITÁLIA Abalada pós guerra:  Dívida de US$4bi.  >inflação  >queda da produção agrícola e industrial.  2.
Mundo Estranho – Super Interessante Novembro de 2002.
A Segunda Guerra. Ascensão Mussolini  Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido.
CUBISMO.
GEOPOLÍTICA DA EUROPA ii
Transcrição da apresentação:

Uma história de resistência Questão Basca Uma história de resistência Mauro Vranjac

PAÍS VASCO Os bascos são conhecidos nas línguas locais como: euskaldunak (falantes de basco) ou euskotarrak (nativos do País Basco) em basco.

PAÍS VASCO Os bascos são considerados o grupo étnico- cultural sobrevivente mais antigo da Europa. Sua origem é desconhecida mas suspeita que eles estabeleceram na península Ibérica em 2000 a.c. Com a conformação dos estados europeus os bascos ficaram divididos entre Espanha e França.

PAÍS VASCO

PAÍS VASCO A reivindicação do basco hoje, junto ao governo espanhol é a sua autodeterminação para formara uma república basca. Os basco sofreram repressões durante a guerra espanhola e pelo nazismo da Alemanha. Esse episódio ficou marcado na famosa tela do artista Picasso.

Guernica – do pintor cubista Pablo Picasso – nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as conseqüências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola , em abril de 1937.

Também durante a ditadura do General Franco na Espanha(1939- 1975), os movimentos nacionalistas foram duramente reprimidos. Franco ordenou a proibição do uso da língua e dos costumes bascos. E foi nesse cenário que surgiu o grupo terrorista basco ETA (Pátria Basca e liberdade)

Luta Armada - grupo guerrilheiro ETA (Euzkadi Ta Askatana, que em vasconço significa “Pátria Basca e Liberdade”). O ETA surgiu em 1959 como um movimento socialista fundado através da união de diversos grupos políticos. Desde a Guerra Civil Espanhola (1936-39) e do bombardeio à cidade de Guernica pelos nazistas alemães como represália ao apoio do povo basco aos republicanos, o sentimento nacionalista basco foi se tornando cada vez mais forte, e o ETA decidisse pela luta armada com o apoio da população.

Com o final da ditadura de Franco (1975) e os direitos da Constituição (1978), o grupo ETA começa a perder força ante a população basca. Em março de 2006 o ETA declara uma trégua que durou apenas 14 meses. O ETA já decretou várias tréguas desde 1981, mas, apenas oito delas foram de fato efetivadas. Atualmente o Partido Nacionalista Basco (PNV) tenta um acordo com o governo espanhol onde o povo basco decidirá sobre o tipo de governo a ser adotado e sobre a relação política entre o País Basco e a Espanha.