A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A QUESTÃO BASCA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A QUESTÃO BASCA."— Transcrição da apresentação:

1 A QUESTÃO BASCA

2 "Somos o único país da Terra cujas fronteiras não são divisões geográficas nem políticas, mas vogais e consoantes. Nosso país começa onde se fala basco e termina onde não se fala mais. Uma vez que o basco não tem relação com qualquer língua conhecida, isso cria fronteiras melhores que as impostas pelos governos."

3 Região Basca

4 O PERÍODO FRANQUISTA 1939/1975: Ditadura franquista;
Perseguição franquista a toda manifestação autônoma aos costumes e símbolos bascos ; 1959: Criação do grupo ETA; Inicialmente difusão dos costumes e tradições bascas; A partir dos anos 60 lançou-se na luta armada Apoio de grande parte da população espanhola

5 A VOLTA DA DEMOCRACIA 1975: Redemocratização do território espanhol – volta da monarquia; Autonomia basca; Permissão para a difusão da cultura basca; Divisão do ETA: um ETA político-militar e outro somente militar. 1982: Alternativa KAS rejeita a autonomia e parte para uma linha separatista. Retomada de violentas ações terroristas.

6 No país Basco, o terrorismo resultou numa fissura profunda: de um lado o Partido Nacionalista Basco, que representava a ETA; de outro o Eukadino Ezkerra, partido que não aceita a luta armada. Atualmente, a maior parte da população rechaça a luta armada, defendida pela ala mais radical da ETA, ou seja, a ETA-M.

7 Em 1999, sem o apoio popular, a ETA declarou oficialmente o cessar-fogo, o que não impede que os radicais bascos continuem com os atentados a bomba, como os ocorridos no primeiro semestre de 2001.


Carregar ppt "A QUESTÃO BASCA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google